Sistemas Operacionais

05/07/2015 07h00 - Atualizado em 05/07/2015 07h00

Ainda vale a pena comprar um Galaxy S4? Confira vantagens e desvantagens

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Galaxy S4 foi um top da Samsung lançado em 2013, mas que ainda continua disponível em muitas lojas online. Equipado com tela Full HD, sistema operacional Android e outras boas configurações, o modelo pode ser uma opção mais barata para quem busca um modelo top de linha, ainda que antigo. No entanto, será que vale mesmo a pena comprar um aparelho de 2013, só pelo nome? Confira!

Veja a evolução da linha Galaxy até o mais novo top da Samsung

Ainda vale a pena comprar o Galaxy S4? (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Ainda vale a pena comprar o Galaxy S4? (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Tela

O display do Galaxy S4 pode ser considerada boa para os padrões atuais. Ele tem 5 polegadas com resolução Full HD (1080p) e uma densidade de 441 pixels por polegada, sendo superior nesse quesito até ao do sucessor S5, que embora tenha tela 0,1 polegada maior, é inferior na concentração de pixels.

Se você está procurando um celular para ler, ver filmes, navegar pela Internet e jogar, o Galaxy S4 é capaz de oferecer uma ótima experiência com esta tela. O aparelho da Samsung só fica atrás dos aparelhos QHD (1440p) mais atuais, como o Galaxy S6, mas os usuários não perderão muita coisa por conta da resolução menor.

Configurações

Nas especificações, porém, o Galaxy S4 começa a mostrar o “peso da idade”. O aparelho da Samsung chega equipado com um processador quad-core Snapdragon 600 de 1,9 GHz, 2 GB de memória RAM e a partir de 16 GB de armazenamento internos, expansíveis até 64 GB.

Lançado há dois anos, o chip Snapdragon 600 do Galaxy S4 promete rodar bem tarefas simples, mas a sua arquitetura antiga pode prejudicar tarefas com alta exigência gráfica, como jogos ou apps pesados. Além disso, o aparelho da Samsung roda a uma frequência de 1,9 GHz, bastante inferior às 2,5 GHz e aos oito núcleos de processamento dos modelos mais recentes.

Galaxy S4 tem tela Full HD, mas configurações defasadas (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy S4 tem tela Full HD, mas configurações defasadas (Foto: Allan Melo/TechTudo)

O consumidor que queira comprar o S4 deve ficar atento a mais um detalhe. O aparelho chegou ao Brasil tanto nas versões 3G como na 4G. Considerando que a conexão 4G tem se tornado mais acessível e disseminada no país, comprar um aparelho sem suporte à mesma pode ser um desperdício de dinheiro. Portanto, foque na versão 4G do smartphone.

Android

Para a alegria dos usuários a Samsung já liberou o Android 5.0 (Lollipop) para os usuários do Galaxy S4. Isso significa que os usuários do aparelho poderão usar versão recente do sistema e todas as suas novidades. De fábrica, o aparelho sai com a versão 4.2.2 (Jelly Bean), que está bastante defasada.

Qual é o melhor smartphone intermediário? Comente no Fórum do TechTudo

Um ponto bastante polêmico a respeito dos aparelhos da Samsung, porém, é a interface TouchWiz. Ao contrário do que fazia até o S3, a Samsung atualizou a aparência do sistema junto com o Android Lollipop, deixando-o mais parecido com o que se encontra no S5. Apesar disso, a plataforma ainda mantém modificações mais pesadas do que as encontradas no S6.

Há ainda um ponto importante a se destacar: não é garantido que o smartphone seja atualizado para o Android M. A Samsung não tem um histórico de atualização de modelos antigos, mas tem trabalhado para mudar essa imagem. Sendo assim, o usuário é que deve analisar se vale a pena arriscar ou não ficar por muito tempo com um sistema "velho".

Câmera

O S4 vem equipado com uma câmera traseira de 13 megapixels com Flash LED, função HDR e gravação em Full HD (1080p). O aparelho da Samsung chega cheio de truques como o dual-shot e reconhecimento de face e sorriso, mas deixa a desejar nos vídeos pela ausência de uma estabilização óptica de imagem (OIS).

Galaxy S4 tem câmera traseira de 13 megapixels (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy S4 tem câmera traseira de 13 megapixels (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Na parte frontal, o aparelho traz 2 megapixels para selfies e chamadas em Full HD. Não chega a ser das melhores, mas o usuário conseguirá tirar autorretratos satisfatórios com o modelo.

Preço

Esse é um quesito no qual o usuário deve estar muito atento. Em algumas lojas online, é possível encontrar o Galaxy S4 por um valor de R$ 1.250. Considerando que, durante uma breve pesquisa, foi possível achar um S5 a R$ 1.350, o valor do modelo antigo está bastante abusivo.

Por essa razão, é recomendado que o consumidor não pague mais do que R$ 1 mil no aparelho da Samsung. Afinal, o modelo já está desatualizado para os padrões do mercado e é possível encontrar outros smartphones recentes e com boas configurações nessa faixa de preço.

Conclusão

O Galaxy S4 teve seus dias de glória, mas eles já chegaram ao fim. Se você gosta muito do aparelho da Samsung e o achou por um bom preço, vá em frente. No entanto, não deixe de considerar algumas vantagens e desvantagens antes de concluir a sua compra.

Galaxy S4 deve ser comprado apenas por preço abaixo de R$ 1 mil (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy S4 deve ser comprado apenas por preço abaixo de R$ 1 mil (Foto: Allan Melo/TechTudo)

As principais qualidades que o aparelho da Samsung pode oferecer nesse momento é um preço mais acessível, tela de ótima qualidade e um Android relativamente atualizado. Além disso, a câmera traseira e a conexão 4G também podem pesar positivamente.

Já as desvantagens do aparelho ficam por conta do hardware defasado e a grande possibilidade de não receber o Android M. Há ainda que se considerar o peso da interface TouchWiz da Samsung e a baixa desenvoltura do modelo para a gravação de vídeos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Germano
    2016-03-23T20:45:08  

    Se não tem dinheiro para comprar um S6 simples... Pegue o seu S4 e coloque uma custon rom Cyanogenmod 12.1 snapshot, ou a Cyanogenmod 13, que além de serem muito leves comparadas ao Tw da Samsung, dão um fôlego enorme para o hardware, já que que a CM é mais limpa e por isso não necessita de tanto processamento. Tenho meu S4 zerado rodando a cm 13 e está ótimo, sem leg, engasgos ou travamentos, sem com o sensor IR que adoro, não preciso ficar caçando controles remotos espalhados pela casa.

    recentes

    populares

    • Rafael Germano
      2016-03-23T20:45:08  

      E o nd600 dá conta legal? É muito melhor que o moto g 2014 será?

    recentes

    populares

    • Rafael Germano
      2016-03-23T20:45:08  

      Rafael Germano. Pois é rapaz, não to com grana pra investir num smartphone TOP, que custe mais de 1.000. O meu S4 estragou e custará 200 reais pra arrumar. To pensando seriamente em mandar arrumar e continuar com ele pq to vendo q se eu comprar um mais moderno por menos de 1.000 a chance de eu sentir saudades do meu S4 vai ser grande.

  • Giorgio Moraes
    2016-03-22T21:03:20

    Comprei um S4 (modelo 4G) zeradinho há uns 15 dias atrás por uma pechincha: 700 reais. E olha que estou sendo feliz. Depois de dar aquela "regulada" na interface, o "velhinho" tá voando!!!

  • Nelson Cardoso
    2015-07-05T20:26:40  

    Moto g o melhor...

    recentes

    populares

    • Nelson Cardoso
      2015-07-05T20:26:40  

      Por isso que eu falo licho

    recentes

    populares

    • Nelson Cardoso
      2015-07-05T20:26:40  

      Tirando a memória interna relativamente baixa e ser de um chip só, ainda tá ótimo.

  • Paulo Silva
    2016-02-01T00:24:35

    Gostaria que vocês me dessem informação a respeito do aparelho smart fone quantum. desde já agradeço.

  • Jameson Junior
    2015-07-06T09:48:51  

    LG g2 é melhor, unico defeito é não poder colocarmos um cartão sd.

    recentes

    populares

    • Jameson Junior
      2015-07-06T09:48:51  

      discordo da minha propria opinião, hj tenho um s4 e estou super feliz com ele.

  • Gui Marques
    2015-07-06T15:52:54

    Tenho um S4 i9515L, rootiei, deodexei, apaguei td a lixarada da samsung, instalei xposed, personalizei a meu gosto. hoje rodo qualquer jogo ou app nele. bateria chega a durar 2 dias. Enfim eh um otimo aparelho, basta apenas um conhecimento básico técnico pra turbinar ele.

  • Danilo Gaiao
    2015-07-06T10:35:17  

    Isso parece uma opinião de quem só conhece o aparelho na teoria, e nunca usou um! Eu tenho meu S4 (4G) desde o lançamento e não tenho do que reclamar! Roda até os jogos e apps mais atuais da play store e sem nuncaaaa engasgar! Fotos e vídeos show de bola.. A única parte dessa matéria que eu tenho que concordar é que para os dias atuais ele está realmente com o preço superestimado, considerando que ele foi lançado em 2013! Mas eu super recomendo, nunca me arrependi e até hoje não me deu problemas nem motivos para eu pensar em trocá-lo.

    recentes

    populares

    • Danilo Gaiao
      2015-07-06T10:35:17  

      lentidão e travamento é comum no meu S4 4G

    recentes

    populares

    • Danilo Gaiao
      2015-07-06T10:35:17  

      Tenho um S4 e não tenho a reclamar, funciona perfeitamente bem, roda todos os jogos, espelho com facilidade na tv Samsung Smart sem nenhum problema, para mim é um excelente smartefhone. Agora quem quer andar na crista do top ai........

  • Wagner Andrade
    2015-07-14T01:45:51

    Só digo quatro palavras: LIXO, LIXO, LIXO, LIXO.

  • Julio Cavalcante
    2015-07-06T04:20:17  

    So lembrando que existe 8 versões de S4: S4 3G, S4 LTE, S4 LTE-A, S4 mini, S4 Zoom, S4 Active, S4 Duos, S4 VE. Eu uso o S4 LTE-A que tem um processador de 2,3 GHz.

    recentes

    populares

    • Julio Cavalcante
      2015-07-06T04:20:17  

      Tem também o s4 Google Play edition kkkkkkk

  • Douglas Lima
    2015-07-06T09:24:04  

    Paguei 899 no meu S4 4G i9515L , com o KitKat é perfeito, atualizou para o Lollipop, da vontade de jogar na parede kkkk

    recentes

    populares

    • Douglas Lima
      2015-07-06T09:24:04  

      Saiu Lollipop oficial para o value edition latino aqui no Brasil? Ou você att pelo odin?

    recentes

    populares

    • Douglas Lima
      2015-07-06T09:24:04  

      Odin, com a ROM 5.0.1 disponível no SamMobile.

  • Pablyto Ribeiro
    2015-07-06T10:47:38

    Eu dei um S4 de presente para a esposa no dia das mulheres. Com 3 dias de uso, ele já deu tela preta. Atualizamos o sistema, estabilizou uns dias e voltou a dar o problema. Fiz reset de fábrica, dois dias depois voltou a dar tela preta. Enfim, é uma completa porcaria... Eu deveria ter investido um pouco mais e dado um iPhone 5c para ela.

  • Wellington Telles
    2015-07-06T08:45:46

    Não compensa por este valor, Moto X ainda é a melhor aposta.

  • Carlos Eduardo
    2015-07-06T08:30:21

    Esqueceram de citar o principal: Depois de uns 3 meses de uso a câmera frontal para de funcionar de vez.

  • André Ferreira
    2015-07-05T13:46:44  

    A linha S da Samsung parou no S3. O S4 é um bom aparelho e rende bem ainda nos dias de hj, mas a estratégia da Samsung de segurar poder de fogo e tecnologia a cada lançamento deixou a Samsung para trás. O que antes a Samsung conseguia com facilidade que era fazer com que os usuários aguardassem e esperassem seus lançamentos, hj a mesmice provável já não segura e empolga ninguém.

    recentes

    populares

    • André Ferreira
      2015-07-05T13:46:44  

      Balela. Eu já tive todos que você mencionou e não tive nada a reclamar do S4. Excelente aparelho.

    recentes

    populares

    • André Ferreira
      2015-07-05T13:46:44  

      Opa comprei o meu por 829 reais..... não me arrependo..

  • Brendon Cardoso
    2015-07-06T07:42:53

    Samsung? Nada que um bom root nao resolva. Uso um s duos 2, desistalei todos os app nativos dele, particionei meu cartao de memoria de 16gb, ficando 6gb p jogos e 10gb para o resto, baixei setCPU para usar o max do processador quando necessario. E sinceramente ele ta bem proximo a um S4mini, ficou execelente !

  • Edi Rorato
    2015-07-06T06:06:29

    Uma coisa tem que ficar clara, normalmente qualquer flagship (top) de dois ou 3 anos de idade vale mais a pena que um intermediario novo. Pois mesmo sendo mais antigo, utiliza os melhores componentes disponiveis na epoca, enquanto o intermediario normalmente utiliza materiais intermedarios. De qualquer maneira, eu nao compro samsung, nada contra a marca em si, mas a familia exynos para mim eh o cao.

  • Daniel Germano
    2015-07-06T01:37:41

    Na minha opinião pensaria bastante em comprar o S4 . Eu acho preferia guardar mais o dinheiro e comprar o S5 ou S6 edge e tem que ser a cor azul .

  • Lucas Ruiz
    2015-07-05T11:54:21  

    comprei meu s4 em uma viagem ao exterior porem o octacore, ainda tem muita lenha pra queimar e paguei um preço a baixo dos praticados ainda hoje aqui no Brasil, unica desvantagem é que por ser octa não tem 4g mais moro no interior e o 4 g ainda não chegou , achei uma baita burrice não serem comercializados os octacore aqui no Brasil

    recentes

    populares

    • Lucas Ruiz
      2015-07-05T11:54:21  

      Foram 3 versões do Galaxy S4 comercializadas no Brasil: a GT-I 9300 (chip exynos octa-core,mas sem 4G), a GT-I9505 (chip snapdragon quad-core e com 4G) e a GT-I9515 (a que é vendido até hoje).

    recentes

    populares

    • Lucas Ruiz
      2015-07-05T11:54:21  

      Houve apenas duas versões GT-l9505 quad-core 4G e o GT-l9500 octa-core 3G.

  • Helio Oliveira
    2015-07-05T21:59:07  

    S4 não é octa-core? Tenho um e até hoje acreditei que é octa-core. rs

    recentes

    populares

    • Helio Oliveira
      2015-07-05T21:59:07  

      Tem quad também. Os que vieram com 4G.

    recentes

    populares

    • Helio Oliveira
      2015-07-05T21:59:07  

      Também... Há duas versões uma quad-core com rede 4G e a versão octa-core de rede 3G.

  • Fagner Silva
    2015-07-05T22:07:43

    Eu sempre comprei celulares e tablet da sansung e estou mudando minha opiniao sobre a empresa por nao dar suporte as atualizacao do android sendo que se paga caro pelos aparelhos. E em consideracao que a sony esta desenvolvendo varios aparelhos que fazem concorencia com a sansung e dao suporte as atualizacoes do android.

  • Ramon Defilippo
    2015-07-05T18:59:47

    brasil tem q evoluir,nunca que vou dar esse valor em um celular,quase dá para comprar uma moto usada em boas condições

  • Kratos
    2015-07-05T13:26:01  

    onde encontro o S5 a $1.350??

    recentes

    populares

    • Kratos
      2015-07-05T13:26:01  

      entra no face e procura por promoface

  • Sanini Ignêz
    2015-07-05T14:52:29

    Discordo quando fala da defasagem do hardware do aparelho. Tenho um e atende perfeitamente. O Android lollipop foi uma atualização espetacular, não deixando aquele aquecimento acontecer e nem travamentos.

  • Gilberto Filho
    2015-07-05T13:26:28

    Nunca valeu a pena

  • Joubert Vasconcelos
    2015-07-05T11:57:43  

    Discordo da conclusão. Tenho o S4 desde o lançamento e o S5 também. Dei o S5 pra minha esposa porque prefiro de longe o S4. Avaliei o S6, mas comparando com as aplicações que uso, inclusive jogos pesados, o S6 não mostrou grande vantagem versus o preço absurdo que teria que pagar. Enfim, o S4 com o Android 4.4.2 (o 5 é um lixo) vale a pena sim.

    recentes

    populares

    • Joubert Vasconcelos
      2015-07-05T11:57:43  

      concordo plenamente com você. Tenho atualmente um Note 4 e dei meu S4 para meu irmão. O S4 é ótimo, de longe muito melhor que o S5 e seus travamentos ridiculos. Não achei o S6 isso tudo que a Samsung tenta passar. De longe a linha S parou no S4, os que vieram depois são mais do mesmo.