Jogos de raciocínio

02/07/2015 11h02 - Atualizado em 02/07/2015 12h52

Minecraft vai para salas de aula, ganha portal e bate recorde de vendas

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O portal Minecraft in Education (Minecraft na Educação, em tradução livre), lançado nesta semana pela Microsoft, chega com uma meta ousada: unir professores de todo mundo em torno do famoso game de construção. O site quer mostrar como docentes estão usando o popular game do estúdio Mojang em sala de aula, para ensinar desde matemática até comunicação.

Veja a nossa coletânea de guias e tutoriais do game!

Projeto da Microsoft segue a tendência de projetos educacionais construídos em torno de Minecraft (Foto: Reprodução/Minecraft in Education)Projeto da Microsoft segue a tendência de projetos educacionais construídos em torno de Minecraft (Foto: Reprodução/Minecraft in Education)



Minecraft para estudantes

O site Minecraft in Education funciona como uma comunidade, onde os professores podem compartilhar ideias e inspirações de como usar o jogo para educar crianças nas escolas. Por enquanto, o portal ainda não está no ar na versão completa, mas o educador já pode fazer uma inscrição pelo endereço para receber atualizações e novidades sobre o lançamento oficial.

Projeto da Microsoft busca reunir informações sobre o uso do jogo dentro da sala de aula (Foto: Reprodução/Minecraft in Education)Projeto com Minecraft busca reunir informações sobre o uso do jogo dentro da sala de aula (Foto: Reprodução/Minecraft in Education)

A criação do site não é a primeira iniciativa que busca envolver Minecraft e educação. Ao redor do mundo, diversos projetos-piloto utilizam o jogo como ferramenta para melhorar o aprendizado dos mais jovens. No lançamento do site, a própria Microsoft listou alguns desses projetos: em Seattle, crianças usam o game para aprender conceitos de geometria e matemática, como cálculo de área e perímetro.

Enquanto isso, em Los Angeles, alunos visitam lugares reais, de importância histórica, e depois os constroem no game. Já os estudantes da Nova Zelândia participam de um projeto com um museu e buscam reconstruir, pedaço por pedaço, o cenário da Batalha dos Dardanelos, que ocorreu no período da Primeira Guerra Mundial.

Recorde de vendas

Nesta semana, o game bateu o recorde de mais de 20 milhões de cópias vendidas para PC. De acordo com o portal de estatísticas da Mojang, a marca surpreendente foi atingida graças às 10,6 mil pessoas que compraram o jogo em apenas 24 horas. Desde o lançamento, Minecraft vendeu mais de 70 milhões de cópias, atingindo jogadores de todas as faixas etárias. O enorme sucesso do jogo incentivou a Microsoft a adquirir o estúdio Mojang, que desenvolveu o título, pela expressiva cifra de US$ 2,5 bilhões.

Assista ao vídeo de lançamento do site abaixo:



Qual seu maior feito em Minecraft? Compartilhe com outros usuários no Fórum do TechTudo!

Via The Guardian e Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares