27/07/2015 07h00 - Atualizado em 27/07/2015 07h00

Qual a diferença entre um cabo MFi e um ‘normal’ para carregar iPhone?

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O cabo que acompanha o iPhone é frágil e requer a troca após um certo tempo de uso, caso você queira permanecer recarregando a bateria do seu gadget. Mas, por qual modelo optar: originais, piratas ou com a certificação MFi - Made for iPhone? Confira a diferença entre eles antes de decidir sua compra.

Adaptador magnético promete mais segurança ao carregar smartphones

Veja qual a diferença entre um cabo MFi, original e um pirata (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Veja qual a diferença entre um cabo MFi, original e um pirata (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

MFi é uma certificação feita pela própria Apple destinada principalmente a acessórios fabricados por terceiros que apresentam compatibilidade total com iPhones, iPads, iPods e até com o AirPlay, tecnologia de transferência de arquivos sem fios da maçã. Esses produtos passam por uma inspeção rigorosa de qualidade, que garante não só sua durabilidade, mas operação correta de funcionalidades, como botões de volume e pareamento Bluetooth em fones de ouvido e caixas de som, por exemplo.

No caso de cabos, há a garantia de que a corrente certa será transmitida da tomada para o iPhone. O problema é que, para passar pelo programa de licenciamento, fabricantes de acessórios devem pagar à Apple uma quantia que acaba sendo repassada ao consumidor, deixando o preço final mais alto. Dessa maneira, cabos USB com a designação MFi podem ser mais seguros do que cabos alternativos, porém muito mais caros.

Enquanto cabos não-certificados custam até R$ 20, modelos MFi podem ser encontrados por preços que vão de R$ 50 a mais de R$ 100, dependendo do fabricante e do material que reveste o fio de cobre por onde passa a corrente elétrica.

Como diferenciar 

cabo mfi (Foto: Divulgação/Apple)Cabo MFi traz certificação da Apple para funcionar bem em iPhones (Foto: Divulgação/Apple)


Na prática, não há diferença entre os cabos originais do iPhone fabricados pela Apple e os que recebem o licenciamento MFi. Porém, a mudança pode ser grande quando comparados com modelos mais baratos. Nesses casos, a maneira mais fácil de saber a diferença é, primeiro, verificando se há a inscrição “Made for iPhone” na caixa.

Caso haja, mesmo assim assim é indicado conectá-lo ao aparelho. Se você visualizar um alerta de incompatibilidade na tela, esteja certo: trata-se de um cabo pirata.

Possíveis problemas 

cabo mfi (Foto: Divulgação)Cabos não-certificados podem danificar seu iPhone com uso prolongado (Foto: Divulgação)


Os problemas ao usar um cabo não-certificado em seu iPhone podem ser muitos, desde superaquecimento até queda de performance, ou seja, demora no tempo de recarga. Pode não ser algo que impeça o uso em emergências, mas é importante ter em conta que a Apple não recomenda fazer disso uma rotina. A fabricante, inclusive, colocou em carregadores de terceiros a culpa por alguns iPhones terem pegado fogo no passado.

Usar carregador de outra marca estraga o celular? Descubra no Fórum do TechTudo.

No final das contas, vale investir em cabos USB ou carregadores MFi porque eles acabam por ser uma alternativa para quem não quer gastar tanto em um modelo fabricado pela Apple, mas deseja se esquivar de possíveis defeitos que eles podem causar – se a assistência autorizada souber que você utiliza acessórios piratas, pode até anular a garantia do seu iPhone.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joca
    2015-07-28T10:09:38  

    Acho engraçado quem critica as matérias que sites publicam em sua página. Eu só queria entender o motivo da crítica, ao invés de criticar é só não abrir a matéria, ou melhor, vai procurar outros sites para ler.

    recentes

    populares

    • Joca
      2015-07-28T10:09:38  

      Talvez para que o veículo se preocupe em contratar melhores articulistas?

  • Marcos Voto
    2015-07-27T10:17:53  

    Quando terminar a matéria me avisa! Não acredito que é só essa pobre informação!

    recentes

    populares

    • Marcos Voto
      2015-07-27T10:17:53  

      Realmente. Se já sabem que é assim porque ler? Se os textos não servem para vcs sabichões com certeza serão úteis para outros

    recentes

    populares

    • Marcos Voto
      2015-07-27T10:17:53  

      Interessante em pleno secúlo 21 quanta gente E5CR4v1s4d4. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Bruno
    2016-01-20T11:02:06

    use android seja limites e barato . use iphone e se limite e muito mais caro.

  • Victor Munarin
    2015-07-27T13:52:06  

    Grande matéria! Usar cabo pirata no iphone aparece a mensagem de incompatível... quando colocarem uma matéria de verdade me mandem um email avisando

    recentes

    populares

    • Victor Munarin
      2015-07-27T13:52:06  

      Engraçado as pessoas falarem tão mal da Apple! ninguém está pedindo para comprar e utilizar. Quem usa, sabe que é limitado e não compra às cegas, quem não usa, não usa porque não gosta e pronto! Quem gosta se limita a Apple, quem não gosta não usa e pronto! Quem mais reclama são as pessoas que não usam, não dá para entender.....

    recentes

    populares

    • Victor Munarin
      2015-07-27T13:52:06  

      a melhor frase pra esses q nao gostam da apple é assim: MUITOS QUEREM E POUCOS TEM BJSS

  • Bryan Bertunes
    2015-07-27T16:26:40  

    Uso o meu do camelo e parece que é ate melhor que o original hahahahahha.... quanta bobagem

    recentes

    populares

    • Bryan Bertunes
      2015-07-27T16:26:40  

      eu tbm o original meu cachorro mordeu :/ nao demora para carregar se eu ficar sem mexer no meu celular em menos de 2 hrs ele esta totalmente carregado

  • Diego Silva
    2015-07-27T19:37:48

    bom eu não uso IPhone e nenhum produto da appel mas eu estudo eletrônica e todas as desculpas dadas aqui para mim não faz sentido a única questão que eu poderia alertar é da qualidade dos fios sobre possíveis choques e a durabilidade deles o resto é ilusão para vender produto mais caro para usuário !!!! so quero lembrar que se o cabo original é 50 reais o de 5 reais é furada , mas isso eu acho que todo mundo ja sabe !!!!

  • Fabio Souza
    2015-07-27T15:05:54  

    Não foi dito que se quiser recuperar seu aparelho via Itunes, só vai funcionar com cabo original.

    recentes

    populares

    • Fabio Souza
      2015-07-27T15:05:54  

      E para resolver qualquer coisa no iphone é só usar o copyTrans.

    recentes

    populares

    • Fabio Souza
      2015-07-27T15:05:54  

      Lucas, vc não deve usar o iPhone então. O cabo original já não é surpresa dar problemas, principalmente quando vc tem de carrega-lo com você direto pq a bateria não dura muito. E não venha com mimimi porque eu tenho o iPhone 5.

  • Stephani Araujo
    2015-07-27T17:24:45

    Nada ver já usei carregador Paraguai no meu sansung e não estragou ... .techtudo cadê as matérias que prestam

  • Valério Vito
    2015-07-27T16:21:33

    cabo de iPhone frágil? o do meu 4S só tinha 4 anos, vendi o celular com o cabo em perfeitas condiçoes...

  • Albert
    2015-07-27T14:17:52  

    ????????? O que é iPhone? Eu uso LG.

    recentes

    populares

    • Albert
      2015-07-27T14:17:52  

      Nob

    recentes

    populares

    • Albert
      2015-07-27T14:17:52  

      Iphone é um aparelho que revolucionou os celulares quando lançado, originando ai os tais smartphones...masss....parou no tempo é hoje come poeira da concorrência, mas ainda é um bom aparelho que vende pelo "status".

  • CLEDSON INOUE
    2015-07-27T14:44:46  

    "No caso de cabos, há a garantia de que a corrente certa será transmitida da tomada para o iPhone." - O cabo não se certifica de nada... A fonte é que é certificada para enviar a corrente correta para o aparelho.

    recentes

    populares

    • CLEDSON INOUE
      2015-07-27T14:44:46  

      Cledson, Infelizmente o texto está correto. Até o cabo influencia. A Apple fechou o cerco mesmo!!! Esta experiência pode ser melhor observada em carregadores veiculares. Carregadores veiculares alternativos não costumam funcionar com o fio proveniente daquele "fabricante alternativo". Mas, passa a funcionar perfeitamente se você mudar o cabo e utilizar o cabo original do iPhone juntamente com o "charuto" do carregador veicular alternativo. Infelizmente, tudo foi feito para comprarmos somente o original... Abraços.

  • Alex Santos
    2015-07-27T12:00:32  

    tive iphone por muito tempo e quando cabou estragou comprei na feira mesmo e nunca tive problema..e muito bla bla e bla

    recentes

    populares

    • Alex Santos
      2015-07-27T12:00:32  

      A Apple quer ser "diferente" até no cabo...pelamor. Um simples cabo mini-usb serve para todos os smarts do mercado, podendo um emprestar para o outro em caso de emergência, mas a do iphone tem que ser diferente. Qual a praticidade disso? Acho que não pensam no usuário e sim no lucro...

    recentes

    populares

    • Alex Santos
      2015-07-27T12:00:32  

      Cuidado. Utilizem apenas original. Uma vez carreguei com um cabo pirata, a bateria começou a superaquecer. A garantia não cobre, a Apple possui um software que detecta se foi utilizado carregador não aprovado por ela.

  • Donax Alves
    2015-07-27T13:41:14

    huummm !!! Se o carregador não dura um mês....imagina o resto do aparelho !!

  • Rogério Santos
    2015-07-27T13:36:19

    Cabo original somente na iDeupane

  • Ariel Martinez
    2015-07-27T13:25:57

    Desperdício de espaço internet

  • Bocudao
    2015-07-27T11:28:04  

    Vá vá vá, é tudo a mesma bosta.........................

    recentes

    populares

    • Bocudao
      2015-07-27T11:28:04  

      Pessoal ignorante!!!!! não precisaria nem ter essa matéria para saber que não vale a pena usar cabos piratas, mas se a TechTudo está informando agradeçam ;)

  • Wender Azevedo
    2015-07-27T12:38:08

    ninguém sabia disso...To vendo que a TechTudo nao tem nada pra postar..

  • Kelly Pereira
    2015-07-27T11:33:51

    Gente para de por os estagiarios p escrever essas materias.. Aff complicado viu..

  • Vinicius Siqueira
    2015-07-27T11:24:30

    Essa matéria não agregou nada além do que a simples mensagem exibida na tela do Iphone, Ipad, ipod, já traziam muito blablabla

  • Mayconl Bezerra
    2015-07-27T11:00:04

    Matéria fraca e nada técnica.

  • Weslley Souza
    2015-07-27T10:38:48

    Apple pagou quanto por essa matéria?