Sistemas Operacionais

28/07/2015 11h48 - Atualizado em 29/07/2015 10h59

Windows 10 começa a ter atualização automática liberada pela Microsoft

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Windows 10 tem lançamento oficial marcado para esta quarta-feira (29), quando terá update liberado e gratuito para algumas versões do Windows. Porém, horas antes, a Microsoft já começa a liberar o download da versão final do sistema para alguns usuários. Algumas pessoas já teriam baixado os arquivos de instalação em máquinas rodando Windows 7 e 8, segundo o The Verge e outros sites.

Windows 10: 20 coisas que você precisa saber antes de instalar no PC

Microsoft já começa a liberar arquivos de instalação do Windows 10 para alguns usuários (Foto: Divulgação)Microsoft já começa a liberar arquivos de instalação do Windows 10 para alguns usuários (Foto: Divulgação)

A estratégia pode estar sendo adotada pela Microsoft para agilizar o update do Windows 10 em computadores elegíveis, cuja liberação está prevista para começar 1 h da madrugada do dia 29 de julho. Os PCs que já tiverem pré-baixado automaticamente os pacotes de instalação poderiam, portanto, ser ativados e disponibilizados para atualização imediata ainda nesta terça-feira (28).

DICA Windows 10: Como checar se o download do Windows 10 já foi 'pré-baixado' no seu PC

Alguns usuários relataram nas redes sociais que, sendo membros do Windows Insider, trocaram o horário de atualização para a hora local em Sydney, Austrália. O processo teria feito com com que os seus computadores fossem direto para o dia 29 de julho (quarta-feira), nos seus calendários. A Microsoft Brasil, porém, não confirma o procedimento nem um horário específico para os downloads.

Testamos! Veja como 'furar fila' e forçar a instalação do Windows 10

Porém, é importante destacar que nem todos os usuários poderão experimentar o Windows 10 no primeiro dia de lançamento. Conforme a Microsoft já esclareceu, o update será disponibilizado em ordem de prioridade, "em ondas", começando por participantes do programa Windows Insider e por quem reservou sua cópia usando computadores com Windows 7, 8 ou 8.1 e licenças originais.

Windows 10: dez motivos para atualizar o seu computador no lançamento

Usuários que não reservaram cópia ou que o fizeram mas têm máquinas com incompatibilidade de hardware deverão aguardar uma notificação na área de trabalho avisando que o software está liberado para instalação. A fila de espera depende, principalmente, de testes feitos junto aos fabricantes para garantir o funcionamento das novidades em todos os computadores já vendidos nos mercados.


Vale também lembrar que, mesmo que você receba a instalação antecipada do novo Windows e possa atualizar logo no primeiro dia, é importante ter paciência para esperar downloads adicionais.

A Microsoft já prepara correções que chegam a 1 GB de tamanho e que deverão ser liberadas a todas as máquinas com Windows 10 imediatamente após a instalação por meio do Windows Update.

Via The Verge