30/08/2015 11h03 - Atualizado em 31/08/2015 17h09

Exclusivo: Android é alvo de 99% dos vírus para smartphones, diz Kaspersky

Nicolly Vimercate
por
De Santiago, no Chile*

Existem mais de 13 milhões de arquivos maliciosos feitos para infectar celulares com Android. E eles representam 99% dos vírus desenvolvidos para smartphones. Os dados alarmantes foram apresentados, na última quinta-feira (26), por um dos maiores especialistas de segurança em internet do planeta, Eugene Kaspersky, CEO da Kaspersky Lab. Ainda segundo o russo, a solução parece óbvia: “Smartphones precisam ser protegidos, assim como os computadores”.

Golpe no WhatsApp usa Starbucks para roubar informações de vítimas

Em entrevista exclusiva ao TechTudo, durante a 5ª Conferência Latino-americana de Analistas de Segurança, em Santiago, no Chile, Kaspersky explicou que atitudes simples podem fazer toda a diferença na hora de proteger os dispositivos móveis. “As pessoas não se preocupavam em proteger seus computadores 20 anos atrás. O mesmo se vê hoje com os smartphones. Mas, quando algo grave acontecer, todos mudarão de ideia”, alerta.

Eugene Kaspersky faz alerta durante conferência sobre segurança digital (Foto: Divulgação/Kaspersky Lab)Eugene Kaspersky faz alerta durante conferência sobre segurança digital (Foto: Divulgação/Kaspersky Lab)


A situação “grave” pode se dar a qualquer momento. Afinal, cerca de 325 mil arquivos maliciosos são criados todos os dias. Os principais alvos são os sistemas operacionais com maior número de usuários: Windows e Android. Atualmente, existem 237 milhões de arquivos maliciosos para o sistema da Microsofte mais de 13 milhões para o sistema móvel do Google.

A diferença é que, segundo Kaspersky, as pessoas ainda não se deram conta de que os smartphones também precisam de medidas preventivas. “As empresas de segurança na internet estão desenvolvendo novas tecnologias, novas barreiras, novos níveis de proteção. Mas isso é algo que não depende das companhias, depende dos consumidores. Se você fosse um fazendeiro, seria o responsável por garantir a segurança da sua fazenda. O mesmo acontece com o seu dispositivo pessoal.”

“Paranóicos, mas no bom sentido”

Para Kaspersky, a forma mais eficiente de manter as pessoas seguras é por meio da educação. “Nós temos que ser mais paranóicos”, diz Karspersky, “mas no bom sentido”. Afinal, segundo ele, ataques a bancos online ou via aplicativos, roubo de dados privados, ransomwares que sequestram computadores, botnets que usam a pessoa para fazer outras vítimas, e até o crime organizado, que agora contrata engenheiros e usa a tecnologia para dar suporte a suas ações, são ameaças para os usuários.

“Não basta que as empresas de segurança conheçam essas situações e criem proteção contra elas, as pessoas precisam estar conscientes dos riscos”, explica.

Especialista disse que criminosos estão aumentando os ataques contra dispositivos móveis, como celulares (Foto: Divulgação/Kaspersky Lab)Especialista disse que criminosos estão aumentando os ataques contra dispositivos móveis, como celulares (Foto: Divulgação/Kaspersky Lab)

“O próximo ataque pode ser em uma smart TV”

Para Kaspersky, a Internet das Coisas é, na verdade, a “Internet das Ameaças”. Isso porque, partir do momento em que os dispositivos da casa estiverem conectados, haverá malwares voltados para eles. As smart TVs, por exemplo, podem receber o botão “comprar” e, assim, despertar a atenção dos criminosos.

“A pergunta é: ‘É possível pegar dinheiro dos usuários com este golpe?’, ‘É possível coletar dados das pessoas hackeando este aparelho?. Se a resposta for sim, então, haverá ataques”. “No futuro os cibercriminosos vão sequestrar a geladeira e pedir dinheiro para liberar a comida”, brincou Kaspersky.

A proteção está offline
 
O segredo da proteção contra malwares, de acordo com o CEO, não está na Internet. Para ele, existem atitudes muito simples que as pessoas podem tomar para manter os dispositivos longe de vírus.
 
“Ter um bom software de proteção nos devices é um bom ponto de partida, mas não é tudo. O usuário precisa ter em mente que não pode acreditar em todas as pessoas na Internet. Se receber e-mails de alguém que não conhece, não clique. E mesmo se receber um e-mail suspeito de algum amigo, não abra. Saia da internet e ligue pra ele”, brincou.
 

*A jornalista viajou a convite da Kaspersky Lab

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Linguador
    2015-08-31T03:58:00  

    Todo mundo tenta, mas só iPhone ostenta nível alto de escolaridade e bom gosto.

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-08-31T03:58:00  

      Concordo com você, então compre um Nexus

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-08-31T03:58:00  

      E quem disse q é preciso estudar pra comprar alguma coisa. Qualquer ajudante de pedreiro parcela isso em 21x sem juros e compra esse telestatus aí, inocente... kkkkkkkkkkk.

  • Christian Gontijo
    2015-09-01T12:34:27

    O engraçado é a "solução óbvia" do sr. Kaspersky, para o "problema": "usem nossos antivírus". Tudo marketing espalhando desinformações para causar "medo, incerteza e dúvida".

  • Cumpadi Washington
    2015-08-30T20:33:28

    Todo mundo tenta, mas só iPhone ostenta.

  • Tiago Costa
    2015-08-31T00:13:29

    Quem gosta de celular com Android é camelô. É muito bom pra quem vende, mas uma tremenda dor de cabeça pra quem compra.

  • Ana Polina
    2015-08-30T19:44:25  

    Depois ficam brabos quando eu falo que prefiro Iphone.

    recentes

    populares

    • Ana Polina
      2015-08-30T19:44:25  

      Porquê ficariam bravos??? Que disputa infantil!!

  • Marco
    2015-08-30T21:47:53

    Essas empresas de tecnologia de celular ri na cara dos usuários, fazer smartphone de 4 mil dilmas, e daqui 5 anos o celular nao funcionar, tentem usar o iphone 1, 2 ou 3, quem tem android a mais de 3 anos sabe que o celular simplesmente vira uma b/os/ta. imaginem se te vendessem um carro dizendo olha seu carro vai funcionar 3 ou 4 anos, depois o sistema operacional dele fica defasado e vc tem que trocar o carro ok

  • Porangatu
    2015-08-30T20:44:13

    Meu XPERIA pega virus, e eles internam eu.

  • Bruno Hermogenes
    2015-08-30T19:59:33

    só falta a kaspersky explicar, pq a Avast e a avg estão processando elas por criar um vírus só prejudicar essas duas. vírus é criado pelas empresas de anti vírus só pra sustentar elas...

  • Pescador Parrudo
    2015-08-30T19:03:56

    ALGUMA NOVIDADE?.......kkkkkkkkkkk...que Lixo!

  • Gustavo Lages
    2015-08-30T18:56:57

    Quer coisa mais óbvia que o dono da Kaspersky dizer que smartphone precisa de antivírus? Ele quer é vender o "peixe" dele! Primeiro smartphone que tive foi com o sistema Android. Caí nessa besteira e comprei uma licença desse APP. Só "pesou" o telefone, diminuiu a performance consideravelmente e na verdade não protegeu de nada. A melhor prevenção chama-se "bom senso". Evitar de baixar APPs fora da Play Store e pronto. Hoje em dia utilizo Android e iOS tbm e em nenhum tenho essa preocupação besta de vírus.

  • Newton Carneiro
    2015-08-30T17:02:27

    olha perdi um pc por isto realmente devemos nós preucupar sim ,pós a onde se tem muita tecnologia tem gente bem inteligente e também gente mal intencionada ,e no tal celular ,realmente não devemos deixar tudo entrar e sim evitar viver entrando em tudo ,isto sim devemos ter um bom anti virus

  • Eder Luiz
    2015-08-30T16:29:12

    Só pega vírus no celular quem fica baixando vários aplicativos desconhecidos.

  • Humberto Azevedo
    2015-08-30T14:05:20  

    Por isso amo meu Windows Phone não preciso nem me preocupar com vírus, nem anti vírus preciso baixar :))

    recentes

    populares

    • Humberto Azevedo
      2015-08-30T14:05:20  

      Não magina

    recentes

    populares

    • Humberto Azevedo
      2015-08-30T14:05:20  

      Humberto tenho WP e acho uma palhaçada não ter aplicativo de antí virus esse papo de que não pega vírus é a mentira que eles inventaram

  • Junior Souza
    2015-08-30T14:17:37

    Aí o cara paga quase 4.000 em um smartphone pra ficar cheio de vírus kkkkkkkkk

  • Pedro
    2015-08-30T15:15:16

    Uma empresa que vende antivírus dizendo que o povo tem que comprar antivírus, kkkkk, imparcialidade 0.

  • Alberto Machado
    2015-08-30T14:41:06

    Uma matéria puramente sensacionalista, empresas querendo vender produtos para o sistema majoritário no mercado, voce so pega virus no android se quiser caso contrario não. Mas vamos la que Brazuka quer pagar por um App não é verdade :/