Celular

18/08/2015 06h00 - Atualizado em 18/08/2015 12h02

Apple A9: o que esperar do próximo processador do iPhone?

Pedro Cardoso
por
Para o TechTudo

Faltando um pouco menos de um mês para a chegada da nova linha de produtos da Apple, o site 9to5Mac especula como será o chip que vai controlar os aparelhos. As hipóteses são baseadas em informações que já vazaram na imprensa especializada e no histórico de lançamentos da fabricante. O processador A9 deve equipar dispositivos como o iPhone 6S e o iPod Touch e, seguindo a evolução natural, será mais rápido que o A8.

Apple quer usar reconhecimento facial para compartilhar fotos com amigos

Interface do iOS 8 no iPhone 6 Plus (Foto: Lucas Medes/TechTudo)Novo iPhone 6S, sucessor do iPhone 6, deve vir equipado com processador A9 (Foto: Lucas Medes/TechTudo)

Um rumor recente sugere que o iPhone 6S, equipado com o processador A9, poderia atingir a pontuação de 1.921 no aplicativo Geekbench, usando apenas um núcleo, ou 4.873 pontos em uma situação multi-core. Apenas como um comparativo, o atual processador A8 atinge a marca de 1.610 e 2.890 pontos, respectivamente. Logo, o aumento seria de 69% em uma situação multi-core.

iPhone 6s: o que esperar do próximo smartphone da Apple? Comente no Fórum do TechTudo

Suposto resultado no Geekbench coloca o A9 69% mais rápido que o A8 (Reprodução/9to5Mac)Suposto resultado no Geekbench coloca o A9 69% mais rápido que o A8 (Reprodução/9to5Mac)

A publicação também traz uma imagem vazada da placa de circuito do iPhone 6S que, comparada com a placa do iPhone 6, não demonstra nenhuma mudança visual. Entretanto, segundo fontes consultadas pelo site, o novo processador A9 poderá ter processo de fabricação de 14 a 16 nanômetros, contra 20 da geração anterior, o que garante a presença de mais transistores em um mesmo espaço. Assim, o A9 pode ter mais eficiência em processamento e consumo de energia.

Visualmente, as duas placas são idênticas (Reprodução/9to5Mac)Visualmente, as duas placas são idênticas (Reprodução/9to5Mac)

Ainda de acordo com o site, este ganho de desempenho do A9 poderia ser usado pelo iPod touch ou iPhone 6S para processamento de vídeos em 4K e execução de aplicativos mais complexos. Se os rumores se confirmarem, o novo chip móvel da fabricante pode ser tão poderoso quanto aqueles usados em iMacs de 2009, MacBook Pro de 2010 ou mesmo no MacBook Air 2011.

Vale lembrar que, mesmo que o novo processador consiga atingir um desempenho muito maior que seu antecessor, a Apple pode limitar essa potência para favorecer o desempenho da bateria, mantendo a política utilizada em produtos anteriores.

Via 9to5Mac

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Rodrigues
    2015-08-18T17:07:11  

    Mesmo sendo dual core e tendo 1GB de RAM, o iPhone 6 detona todos os celulares Android no mercado atual. Agora, imagine com o novo A9 e 2GB de RAM?

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2015-08-18T17:07:11  

      Falando nisso tbm, não sabia q o A9 era 2x mais forte q o snapdragon 820, 810, 808, 805, 801, acho q não é 2x mas forte nem que o 600

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2015-08-18T17:07:11  

      o A9 é duas vezes mais forte que o single-core do celular da minha mãe!!!

  • Hugo Braghirolli
    2015-09-04T09:04:01

    o pessoal vem aqui brigar por causa de CELULAR...CELULAR!!!!!! e depois reclama do Estado Islâmico....acordem, voces estao fazendo a mesma coisa (guardadas as devidas proporções) e acham que está tudo bem. Aprendam a respeitar gostos, culturas, religiões ou o que quer que seja.....é por isso que o mundo tá do jeito que tá...ninguém mais respeita nada........ficadica....o mundo agradece!

  • Ana Oliveira
    2015-08-18T17:17:27  

    Se dizem tão antenados com a tecnologia com explicar o iPhone 6 com apenas 1 GB de RAM e processador Dual Core funcionar mais rápido e estável do que qualquer aparelho com Android?

    recentes

    populares

    • Ana Oliveira
      2015-08-18T17:17:27  

      Apple é Apple, o resto corre atrás da maçã.

    recentes

    populares

    • Ana Oliveira
      2015-08-18T17:17:27  

      Fazer um bom sistema operacional não é pra qualquer um não! A Apple desenvolve seus aparelhos e faz o próprio sistema operacional.

  • John Elves
    2015-08-29T16:44:54

    tood mundo fala da bateria dos celulares da apple mas qualquer eletrônico que usar internet frequentemente a bateria não dura , se vc ficar sem acessar a net a bateria do iphone dura muito, mas o face e o whats não deixam

  • Bruno Torres
    2015-08-18T19:26:04  

    Prefiro ficar com meu Asus Zenfone 2 e fodase o resto!

    recentes

    populares

    • Bruno Torres
      2015-08-18T19:26:04  

      Rafael pegou pesado...mas é a pura verdade. Celular baratinho é paleativo pra quem nao tem dinheiro. quando ele tiver vai pegar um iphone sem pensar.

    recentes

    populares

    • Bruno Torres
      2015-08-18T19:26:04  

      e não esta tao caro e se não tiver a vista compra a prazo, os aparelho da apple dura muito tempo.

  • Tony Stark
    2015-08-18T21:38:30  

    Dilma curtiu...o imposto que vc vai pagar pro PT.

    recentes

    populares

    • Tony Stark
      2015-08-18T21:38:30  

      Hahahaha, boa galera, o petistinha do bolsa família depois desses comentários não vai ter coragem de voltar aqui. Imagino que agora mesmo ele deve estar calculando quantos filhos mais precisaria fazer pra ganhar no bolsa família o equivalente pra comprar um iphone 6S ou um Samsung top de linha.

    recentes

    populares

    • Tony Stark
      2015-08-18T21:38:30  

      Bolsa Blog. O PT paga um monte de "blogueiros",transvestidos de ONG, para ficar "defendendo" o governo, o PT e a Dilma na internet.

  • Lucas Rodrigues
    2015-08-19T11:17:27

    Fico pensando nesses "androidstas" que ficam falando em hardware do celular, que o processado é isso, a camera é aquilo etc. Vocês precisam de um processador quad-core/octa-core e 3gb/4gb de ram pra rodar um sistema liso e limpo e mesmo assim tem umas travadas. Agora imagina se o Iphone tivesse um processador octa-core e 4gb de ram com o sistema que ele tem, não ia precisar lançar outro aparelho por no minimo uns 10 anos. Abraço

  • Dilminha
    2015-08-18T14:04:27  

    Android superior ! .

    recentes

    populares

    • Dilminha
      2015-08-18T14:04:27  

      HTC M9 plus coloca no bolso.

    recentes

    populares

    • Dilminha
      2015-08-18T14:04:27  

      Pena que não é comercializado aqui no Brasil, temos que fazer comparações que estejam ao nosso alcance.

  • Alan Costa
    2015-08-18T13:19:07  

    Resumo bem simples: IOS está para Apple. Mas Android está para qualquer um menos desenvolvido. Android é bom... para alguns aparelhos. Mas o IOS só pro da Apple. Vai de cada usuário. Amo IOS mais tbm uso Android.

    recentes

    populares

    • Alan Costa
      2015-08-18T13:19:07  

      Usei um 5s por uma semana. Com todo respeito não vir nada d +, por sinal fiquei decepcionado com a bateria.

    recentes

    populares

    • Alan Costa
      2015-08-18T13:19:07  

      Cara que fala "amo ios" mija de cocoras!

  • Leonardo Durães
    2015-08-19T11:02:48

    Apple é pura ilusão a mais de 6 anos na mesma interface, ridiculo.. não compro um nem ganhando na mega! kkk

  • Thiago Baptista
    2015-08-19T10:02:08

    nao tenho coragem de pagar essa grana em um aparelho celular. É o preço de uma moto.

  • Marcos Rocha
    2015-08-19T08:31:37  

    eu gosto mais de android, mas tiro o chapéu para a apple pelo menos em um quesito: baixa latência. a latência é um velho problema do android q faz com q seu uso para apps de áudio seja bem limitado. fora isso, as demais coisas é questão de gosto mesmo. acho os novos lançamentos da samsung de muito bom gosto, e as fotos do galaxy s6 ligeiramente superiores às do iphone. mas é um absurdo a falta de otimização do android (o fato de precisar de muito hardware pra rodar de forma satisfatória)

    recentes

    populares

    • Marcos Rocha
      2015-08-19T08:31:37  

      Parabéns pela clareza e imparcialidade. Falou tudo!

  • Rogério Alditore
    2015-08-18T14:20:00  

    Melhora um pouco em relação a própria Apple...mas ainda está longe dos processadores parrudos da concorrência.

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2015-08-18T14:20:00  

      oo Rossana,mesmo se o desempenho de s6 for bom,nao muda o fato do android ser pesado e por isso precisar de um hardware muito forte pra empurra-lo.Isso e um fato.Mesmo os da linha nexus,q sao puros,vem com uma configuracao parruda(memoria RAM e outras coisas).E uma necessidade do sistema.Nao precisa negar o fato.

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2015-08-18T14:20:00  

      sou teu fã dilma vamos nessa pro progresso e diminuição dos imposto pra que eu posso ter esse iphone 6s

  • Caio Morais
    2015-08-19T09:02:38

    Top... mas por 4 mil eu prefiro comprar um moto x e usar os outros 3 mil para outras coisas...

  • Ricardo Santos
    2015-08-19T07:34:32

    Só comércio !!!!

  • Fernanda Voi
    2015-08-18T16:52:31  

    Apesar dos altos preços, vendas de iPhones duplicaram no Brasil! Os preços que já não estavam nada bons no final de 2014 e sofreram um reajuste do dólar no começo de 2015. Na média, os valores dos iPhones subiram 8%. Mas acreditem: nem isso foi motivo para frear as vendas de iPhone 6 e 6 Plus no Brasil. E ainda, as vendas de iPhones (6 e 6 Plus) no Brasil cresceram 70% em relação ao mesmo período do ano passado. A Apple está com tudo, mesmo!

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-08-18T16:52:31  

      E o Brasil mais pobre. Americanos inteligentes.

  • Fabio Ribeiro
    2015-08-19T02:14:09

    Cuidado com o s6 plus, esse é monstro. Chega junto

  • Jacques
    2015-08-18T18:03:07  

    Idênticas? Dá até pra jogar o jogo dos 7 erros. heheh As placas não são idênticas.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2015-08-18T18:03:07  

      pelo menos uns 70 erros...

    recentes

    populares

    • Jacques
      2015-08-18T18:03:07  

      um bando de idiotas!!! kkkkk

  • Allan Ferreira
    2015-08-18T11:22:59  

    Processador da Xuxa esse huaehuaehuehe sou mais os octa-core usados pelo Android! Esses Apple-boys... adoram pagar caro!

    recentes

    populares

    • Allan Ferreira
      2015-08-18T11:22:59  

      O Polvo tem 8 cérebros, nem por isso é mais inteligente que um macaco.

    recentes

    populares

    • Allan Ferreira
      2015-08-18T11:22:59  

      O problema não e câmera, RAM, HD, o problema é SO,s. Sou motorola na veia e concordo que a Apple ficou pra trás em diversos aspectos, mas quando se trata de SO essa deixa todos pra trás, inclusive em processamento de dados com um hardware inferior ! Mas o mais importante, não precisa do tal anti vírus !!

  • Linguador
    2015-08-18T16:44:52  

    ATENÇÃO!!! Se você é um recalcado que tem uma porcaria de celular com Android, descarregue sua frustração aqui. Obrigado e vão pro diabo que carregue!

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-08-18T16:44:52  

      kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-08-18T16:44:52  

      kkkkkkkkkkk

  • Carlos Bohn
    2015-08-18T19:45:40

    ESTE VAI CUSTAR 10 MIL .

  • Gilberto Filho
    2015-08-18T13:08:33

    Processador Dualcore to fora

  • Marcelo Souza
    2015-08-18T12:46:51  

    "não demonstra nenhuma mudança visual"! - Parei de ler ali olhando para as duas fotos, assim perdem credibilidade, uma olhada rápida já da para verificar diversas mudanças. Meu deus!

    recentes

    populares

    • Marcelo Souza
      2015-08-18T12:46:51  

      É verdade.... Cegueira é um problema sério! Mas as vezes não tem cura.

    recentes

    populares

    • Marcelo Souza
      2015-08-18T12:46:51  

      se vai pelo visual vai comprar android.

  • Thiago Querole
    2015-08-18T17:28:32

    apple e apple tem que respeitar!!! os ants piram kkkkkkk

  • Tiago Costa
    2015-08-18T17:01:39

    "O Ministério da Saúde adverte": Inveja do iPhone provoca impotência sexual e hemorróidas. Procure um bom medico, mas se o problema persistir, compre um iPhone e veja feliz... Boa sorte.