Sistemas Operacionais

12/08/2015 11h00 - Atualizado em 29/04/2016 19h50

Como mover apps para o cartão de memória e ganhar espaço no Android?

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

O Android permite mover aplicativos para o cartão microSD para liberar espaço na memória interna do aparelho. Infelizmente, nem todos os apps instalados podem ser movidos, mas mudar de lugar alguns programas pesados, como o Facebook, já economizam um grande espaço no armazenamento.

Como bloquear notificações de aplicativos no Android Lollipop?

Se o seu aparelho está apresentando erros ao tentar atualizar os aplicativos ou recebendo mensagens informando que há pouco espaço, confira como mover os apps para o cartão SD e “desafogue” a memória interna do seu smartphone Android 5.0 (Lollipop).


 Passo 1. Acesse as configurações do Android, deslize até a seção “Dispositivo” e toque em “Aplicativos”.

Aprenda a mover apps para o cartão SD e liberar espaço na memória interna do aparelho (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Aprenda a mover apps para o cartão SD e liberar espaço na memória interna do aparelho (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Em seguida, deslize a tela para esquerda para acessar a lista de apps que podem ser movidos para o cartão SD;

Acesse a lista de aplicativos instalados no celular (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse a lista de aplicativos instalados no celular (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Em “No cartão SD”, serão listados os apps que podem ser movidos ou já estão instalados no cartão. Para mover um aplicativo, toque sobre ele e, por fim, toque em “Mover para cartão SD”.

Movendo aplicativo para o cartão de memória (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Movendo aplicativo para o cartão de memória (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto. Agora resta aguardar até que o aplicativo seja movido da memória interna do aparelho para o cartão SD, o que pode demorar alguns minutos dependendo do tamanho do programa. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pamela Garcia
    2017-08-18T11:15:11

    O meu não tem botão de mover p/SD tem algum APP q faca isso?

  • Rosana Gontijo
    2017-04-06T10:40:07

    Pronto, seguindo esse passo a passo, você consegue liberar bastante espaço no aparelho. Utilizei um SD de 16 GB

  • Charles Netto
    2017-09-04T23:11:26

    ibrigado me ajudou bastante mesmo, valeu, ok!

  • Waldir Santos
    2017-06-12T18:27:53  

    A techtudo comete este grande erro: Publica uma orientação, a maior parte dos comentários é informando que não deu certo, e nenhuma resposta é dada. Minha sugestão, para ver se eles passar a respeitar o leitor, é postarmos aqui o link de uma página que tenha ensinado corretamente, e assim eles perceberão que estão perdendo público. Até um blog particular de alguém com boa vontade pode nos ajudar.

    recentes

    populares

    • Waldir Santos
      2017-06-12T18:27:53  

      Verdade. A maior parte para mim não ativa o botão MOVER PARA CARTÂO SD, em alguns sim, mas na maioria não. Então deparo com o problema, tenho muito espaço livre no cartão SD mas a memoria do telefone sobrecarregada.

  • Edgar Soares
    2017-02-06T21:29:53  

    No meu LG Leon 4g o único aplicativo que deu pra transferir foi o Waze. Pergunto : pra que colocar um micro sd de 16 ou 32 Gb se os aplicativos não podem ser transferidos?????

    recentes

    populares

    • Edgar Soares
      2017-02-06T21:29:53  

      Faça o root e be happy!

    recentes

    populares

    • Edgar Soares
      2017-02-06T21:29:53  

      Mauro, falando assim até parece facil mas não adianta colocar o aparelho em risco

  • Rosana Gontijo
    2017-04-06T10:38:31  

    Olá pessoal eu consegui mover alguns apps e arquivos para o cartão de memória no J2 Prime desta forma: (tentei de tudo antes e não dava certo)

    recentes

    populares

    • Rosana Gontijo
      2017-04-06T10:38:31  

      Pois mim conte amiga porque no meu j2 primar não tem essa opção de salvar no sd. Só aparece desinstalar ou apagar o cachê ou apagar os dados.

    recentes

    populares

    • Rosana Gontijo
      2017-04-06T10:38:31  

      Leandro comigo acontece o mesmo... antes não era assim.

  • Daniel Estrela
    2016-03-30T22:40:24  

    Tenho o LG Prime II e realmente não consigo aumentar a memória dele, daí apaguei o facebook e uso no browser que é a mesma coisa e salvei 500 mb de espaço em disco duro do Cel, que tal? ;)

    recentes

    populares

    • Daniel Estrela
      2016-03-30T22:40:24  

      O meu é o moto g 4 play e não quer dar certo, o que eu faço??

    recentes

    populares

    • Daniel Estrela
      2016-03-30T22:40:24  

      Tem que formatar o cartão de memoria para "Interno", só assim sera possivel mover os aplicativos.

  • Vanda Viana
    2017-06-10T04:06:10

    Não consegui fazer no Android Nougat.

  • Flávio Santos
    2017-05-19T12:23:05

    obrigado pelas informações foram muito uteis

  • Rosana Gontijo
    2017-04-06T10:37:49

    oi

  • Monica Hanke
    2017-03-29T13:12:51

    Não dá para fazer essa transferência no LG K10?

  • Angelo Moraes
    2017-01-03T18:13:21

    '-'

  • Willen Jesus
    2016-12-28T15:02:35  

    Oi eu tentei mas a opção acima aparece de forma que não posso selecioná-la, o que fazer por favor me ajudem.

    recentes

    populares

    • Willen Jesus
      2016-12-28T15:02:35  

      Nem todos aplicativos podem ser removidos para o card, deve ser isso

  • Eduardo Oliveira
    2016-06-23T15:34:05  

    Pessoal pra quem ta com dificuldades de mover faz. Root no aparelho e ai sim você conseguira mover todos apps baixados pesquisa no google tem muitos tutoriais que pode te ajudar eu tinha esse problema. E consegui fazer root no aparelho .

    recentes

    populares

    • Eduardo Oliveira
      2016-06-23T15:34:05  

      depois que começa a travar a culpa é do Android

    recentes

    populares

    • Eduardo Oliveira
      2016-06-23T15:34:05  

      só que para fazer root precisa baixar um aplicativo e o cel não tem memoria para baixar affffff

  • Marli Baptista
    2016-10-19T16:07:58

    Fiz todo o procedimento e não consegui transferir os apps

  • Paulo Lopes
    2016-10-12T14:08:31

    Em alguns aparelhos deve-se entrar, depois de se ter selecionado o aplicativo, na opção "armazenamento" onde aparecerá "alterar" e depois "alterar local de armazenamento". Não são todos os aplicativos que permitem fazer a troca de local de armazenamento. Você pode ir testando um a um.

  • Jose Otoni
    2016-01-29T16:28:04  

    Boa tarde , estou tentando fazer esse processo em LG prime 2 , e não estou conseguindo. Não aparece a opção ,mover o APP p/ o cartão SD. Alguem poderia me dar uma dica ? Obrigado !

    recentes

    populares

    • Jose Otoni
      2016-01-29T16:28:04  

      Estou com um cartão de 16 gb, mais não move neim um app pra ele

    recentes

    populares

    • Jose Otoni
      2016-01-29T16:28:04  

      EU TAMBÉM TENHO UM LG PRIME 2 E NÃO TEM ESSA OPÇÃO DE MOVER PARA O CARTÃO SD REALMENTE UMA PORCARIA DE TELEFONE ME ARREPENDI POIS SEMPRE FUI CLIENTE LG SAI DO L7 PARA ESTE E NÃO VALEU A PENA NÃO, POIS O L7 TINHA ESTA OPÇÃO.

  • Omar Wahed
    2016-05-27T09:45:43  

    O problema é que sempre que atualiza os apps eles voltam para a memória do dispositivo...e aí você tem que toda hora ficar movendo o mesmo app para o cartão SD.

    recentes

    populares

    • Omar Wahed
      2016-05-27T09:45:43  

      é só não ficar atualizando colega.. A grande maioria das atualizações são supérfluas, basta olhar um quadrinho verde que aparece na página de atualização. Muitas das vezes são para correção de bugs em determinados smartphones que não o seu ou msm são atualizações insignificantes, completamente inúteis. Minha dica, não atualize toda hora!!!!

  • Carolina Anselmo
    2016-02-02T07:26:56

    eh que tenho um cartao de memoria de 8G e so abaixou o facebook , zap e o messegem e nao quer abaixar mais nada alguem me ajuda fazendo favor

  • Fabio Ferreira
    2015-08-12T16:42:53  

    Fiz isso em vários APP mas poucos dados foram para o Cartão SD. Exemplo: O APP Facebook tinha 251MB no armazenamento interno (APP + Dados), ao clicar em Mover para SD ficaram ainda 162MB internamente de aplicativo e 36MB Dados e apenas 53.06MB foram para o SD. Por que isso? Sabe explicar Helito Bijora?

    recentes

    populares

    • Fabio Ferreira
      2015-08-12T16:42:53  

      Alguns aplicativos compartilham a ferramenta do sistema operacional do aparelho em seu valor de dados (tamanho), que acaba não mostrando o valor real de dados do aplicativo! E por isso que fica essa impressão de que não foi transferido tudo para o SD Lembrando! ferramenta do sistema não pode ser transferido para o SD

    recentes

    populares

    • Fabio Ferreira
      2015-08-12T16:42:53  

      E se depois eu quiser trocar o sd por outro maior, eu tenho que ir em todos os programas e passar para a memória do celular de novo?

  • Luiz Junior
    2015-08-13T10:04:15  

    Descobriram a pólvora!

    recentes

    populares

    • Luiz Junior
      2015-08-13T10:04:15  

      Descobriram o acre shuashauhsua

    recentes

    populares

    • Luiz Junior
      2015-08-13T10:04:15  

      kkkkkkkkkkkkkk

  • Rosa Cardoso
    2015-08-13T09:55:40

    Meu cel está precisando de ajuda. Vamos ver!

  • Diogo Bessa
    2015-08-13T09:39:00

    Pra deixar esses aparelhos rápidos só instalando a ROM pura do Android. Uso a Google play edition e o meu galaxy s4 nunca esteve tão liso. Não tem um aplicativo desnecessário.

  • Sandro Arruda
    2015-08-13T08:18:03  

    Junta vi este estresse em um IOS.

    recentes

    populares

    • Sandro Arruda
      2015-08-13T08:18:03  

      Nunca***

  • Walter Carneiro
    2015-08-12T22:38:42  

    Faltou esclarecer que os Apps que forem para o SD podem também desaparecer quando voltarmos o celular às suas configurações de fábrica por algum motivo, mesmo que a gente desinstale corretamente o SD do celular ou diretamente antes de qualquer procedimento. Ao recolocar o SD no lugar, depois do procedimento de volta, todos os Apps. que estavam armazenados no SD desaparecem totalmente. Aconteceu várias vezes com o meu sofisticado Galaxy K Zoom e também com o bonito, ergonômico e frágil Galaxy Gran Prime Duos TV. Por quê? Ninguém sabe, ninguém viu...

    recentes

    populares

    • Walter Carneiro
      2015-08-12T22:38:42  

      No meu simplizinho lg prime,deu tudo certo.Retirei o cartão e os programas não ficaram ativos,depois coloquei o cartão e voltou tudo ao normal.Demorou 2s pra reconhecer.

    recentes

    populares

    • Walter Carneiro
      2015-08-12T22:38:42  

      Já aconteceu isso comigo também! Descobri uma coisa! quando eu fui na janela de desinstalar aplicativo cliquei em forçar parada do aplicativo! Aí foi feito todo procedimento já conhecido! Quando voltei a colocar o SD estava lá todos os aplicativos!