Navegadores

25/08/2015 09h01 - Atualizado em 25/08/2015 09h01

Firefox: Raposa ou Panda Vermelho? Conheça a história da mascote

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O mascote do navegador Mozilla Firefox, definitivamente, não é uma raposa, mas sim uma versão animada do panda vermelho. Muitos usuários confundem a mascote, mas a Mozilla explica. Ficou espantado com a revelação? Conheça a história do "representante" do browser e saiba mais novidades.

Botão Esquecer: Como deletar rapidamente seu histórico no Firefox

Origem do nome Firefox

Em 2002, o nome de projeto pra o browser era Phoenix (Fênix, em português), a famosa ave que renasce das cinzas. Alguns meses depois, houve a alteração para Firebird. Porém, essas duas marcas já eram usadas em outras propostas de código aberto. Foi então que, em 2004, mudou para a que conhecemos hoje: Mozilla Firefox, navegador de Internet que já passa da versão 40 nos computadores.

Mascote da Mozilla Firefox é um panda vermelho e não uma raposa (Foto: Guilherme Almeida/TechTudo)Mascote da Mozilla Firefox é um panda vermelho e não uma raposa (Foto: Guilherme Almeida/FISL)


Encontrar a marca ideal para o browser foi um dos desafios iniciais da empresa. Essa escolha foi discutida pelos líderes do projeto, levando em consideração sugestões na comunidade MozzilaZine, além do debate entre funcionários e colaboradores que deram inúmeras sugestões de nomes.

Firefox já teve o nome de Phoenix e até Firebird (Foto: Divulgação/Firefox)Firefox já teve o nome de Phoenix e até Firebird (Foto: Divulgação/Firefox)

E por que Firefox? O nome foi escolhido por vários motivos: é simples de lembrar, uma boa marca, parece com Firebird e é único. Ou seja, nenhuma empresa tinha registrado algo com esse título.

Sobre a Mascote

A mascote do Firefox é a Fox, um panda vermelho. O conceito inicial do logotipo foi desenhado por Stephen Desroches e, depois, formulado pela equipe com efeitos gráficos, usando a imagem conceitual do animal, modificado e super simpático, envolvido em um globo azul. Como o panda vermelho não é muito conhecido, o designer acabou usando traços da raposa e, por isso, a confusão entre os dois.

Desenho de origem do logotipo do Firefox (Foto: Divulgação Stephen Desroches)Desenho de origem do logotipo do Firefox (Foto: Divulgação/Stephen Desroches)

Mas, se traduzirmos Firefox para o português, o termo usado é "Raposa de Fogo". Isso mesmo. Mas, saiba que esse é um dos nomes pelo qual o panda vermelho é conhecido. Acontece porque o animal apresenta características bem parecidas com as da raposa, como pelagem avermelhada e cauda longa.

O panda vermelho não é nada parecido com o panda “tradicional”, um urso de porte grande, preto e branco, que a maioria das pessoas conhecem. Para a divulgação, a Mozilla ofereceu diversos produtos da marca, inclusive bichinhos de pelúcia da Fox. Na Campus Party e na FISL, no Brasil, uma "versão humana" da mascote faz sucesso e costuma tirar fotos e selfies com os participantes dos eventos.

Fox, mascote do Firefox, na Campus Party 2015, em São Paulo (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Fox, mascote do Firefox, na Campus Party 2015, em São Paulo (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Mais sobre o panda vermelho

Curioso sobre o panda vermelho? O animal é um mamífero cujo nome científico é Ailurus fulgens. O país de origem é a China, e seu habitat natural são as florestas.

Panda Vermelho, na floresta (Foto: Divulgação/Mozilla)Panda Vermelho, na floresta (Foto: Divulgação/Mozilla)

Ele é de porte pequeno com pelagem vermelha e manchas brancas no focinho, olhos e orelhas. Está em perigo de extinção após a expansão humana no seu habitat tê-lo prejudicado.

Vale lembrar que o  panda vermelho é protegido em todos os países nos quais vive e sua caça é considerada ilegal por todos os governos.

Os pandas vermelhos são animais crepusculares (ou seja, mais ativos ao amanhecer e ao entardecer) e noturnos, passando o dia dormindo nos ramos das árvores ou em suas tocas.

Via MozDev, Archive Mozilla

Qual é o melhor navegador na sua opinião? Comente no Fórum do TechTudo. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jose Pinto
    2017-10-23T09:53:29  

    Não faz nenhum sentido. Busquem na internet por Raposa de Fogo (veja as imagens) e depois faça o mesmo com Panda Vermelho. Verão que o Fucinho e o corpo é da realmente da Raposa. Acredito que os motivos que levaram a companhia a lançarem isso agora seja mais "político" do que prático. O nome "Firepanda" naquela época, com certeza ainda não estava registrado tbm... então... porque não mudaram o animal quando viram que seria FIREFOX? Me engana que eu gosto rss Vamos ver se isso vai gerar lucro nas ações da companhia...

    recentes

    populares

    • Jose Pinto
      2017-10-23T09:53:29  

      É claro mano, não existe um animal chamado Raposa de Fogo.

    recentes

    populares

    • Jose Pinto
      2017-10-23T09:53:29  

      "Firepanda"? ! O nome do animal não é "firepanda", é "firefox". Busque no Google "firefox animal". É SIM uma espécie de panda. Por favor, vamos parar de acreditar em teoria da conspiração.