Impressora

08/08/2015 07h00 - Atualizado em 10/08/2015 10h06

Novas impressoras da Epson acabam com a dependência dos cartuchos

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Com uma nova série de impressoras EcoTank, a Epson pretende acabar com a dependência dos cartuchos e das constantes recargas. Com um suprimento de tinta suficiente para 6500 páginas impressas a cores, as novas impressoras da marca desmontam a lógica de um modelo de negócios construído em torno do uso dos cartuchos.

Impressora 3D portátil promete criar objetos ‘na hora em que precisar’

Linha EcoTank tem cinco versões diferentes, todas com um reservatório de tinta que elimina a necessidade de recargas constantes (Foto: Divulgação/Epson)Linha EcoTank tem cinco versões diferentes, todas com um reservatório de tinta que elimina a necessidade de recargas constantes (Foto: Divulgação/Epson)

As novas EcoTank possuem um tanque de tinta, como o nome sugere, que nas estimativas do fabricante, deve ser suficiente para dois anos de uso. Quando toda essa tinta se esgota, o usuário pode comprá-la sem a necessidade de cartuchos, e repô-la diretamente na impressora. A ideia da Epson é que, embora as EcoTank sejam mais caras que as impressoras comuns, elas se tornem competitivas, já que o custo de manutenção envolvido nas trocas, ou recargas, de cartuchos é eliminado.

Segundo a Epson, os reservatórios das impressoras devem ser equivalentes a, no mínimo, 20 cartuchos comuns. Nas duas versões para uso doméstico, chamadas de Expression, o tanque de tinta é suficiente para imprimir 4 mil páginas com tinta preta e 6500 páginas coloridas. As versões corporativas, chamadas de WorkForce, podem chegar a 20 mil páginas impressas, coloridas ou não, com um tanque.

A Epson foi capaz de desenvolver esse tipo de impressora porque, ao contrário das demais, usa um tipo diferente de cabeça de impressão, que fica o tempo todo fixa à impressora. Por esse motivo, a tinta pode ser fornecida de qualquer lugar. Outra vantagem é que a cabeça de impressão é mecânica, e não térmica, como nas impressoras de cartucho convencionais. O problema desse componente trabalhar com temperatura é o aumento do desgaste e risco de entupimento, problemas que não atingem os produtos anunciados pela Epson.

Depois que a tinta acaba, usuário pode reabastecer a impressora (Foto: Divulgação/Epson)Depois que a tinta acaba, usuário pode reabastecer a impressora (Foto: Divulgação/Epson)

Além das vantagens oferecidas para o consumidor, as novas impressoras representam um consumo um pouco mais sustentável, já que evita o descarte de cartuchos e diminui a demanda pela fabricação de novos.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Saiba mais no Fórum do TechTudo.

As novas EcoTank entram em comercialização no mês de setembro, nos Estados Unidos. O preço das versões domésticas começa em US$ 379 (R$ 1310, em conversão direta). A tinta preta para reabastecer, em dois anos, o reservatório será vendida por US$ 12,99 (R$ 44) e o conjunto de tinta colorida por US$ 52 (R$ 179).

No Brasil, a linha EcoTank já está sendo comercializada há dois anos como uma boa opção de impressoras multifuncionais. Graças a este sucesso, a Epson resolveu lançar estes produtos em outros mercados, como nos Estados Unidos. Por aqui, os modelos L565, L365 e L220 serão comercializados por, respectivamente, R$ 1.499,00, R$ 929,00 e R$ 849,00.

Via Wired, WSJ e Gizmag

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Neto
    2015-08-08T14:47:15  

    Quanto custa um cartucho de tinta? Ultima vez que compre era mais de 40 reais, valor absurdo pra alguns ml de água misturado com corante.

    recentes

    populares

    • Paulo Neto
      2015-08-08T14:47:15  

      Não é nem de perto absurdo quando comparado aos preços dos cartuchos HP e a dor de cabeça de ter que comprar cartuchos novos com as HP que queimam o tempo todo quando você recarrega.

  • Renan F.c
    2015-08-08T15:21:13  

    Retire o cartucho da HP com cuidado sem encostar nos circuitos atrás do cartucho, compre uma seringa de 5 ml e um litro de tinta em lojas de informática custa em média R$ 20,00 o vidro de 500 ml, veja no cartucho a quantidade máxima do cartucho, puxe na seringa a tinta retire o lacre de cima do cartucho, vai ter 3 furos, veja o que tem um ponto com tinta preta, coloque a seringa neste furo e coloque a tinta, pronto.... Eu não pago 1300,00 nessa revolucionária impressora...

    recentes

    populares

    • Renan F.c
      2015-08-08T15:21:13  

      Bacana, e depois de 5 recargas lá vai você ter que comprar outra dupla de cartucho por quase 100 reais, fera, não sou escravo da HP.

  • Deivid Correia
    2015-08-08T13:17:24

    Diferentemente dos taxistas reclamando do UBER e as operadoras de telefonia celular reclamando do WhatsApp a Epson correu atras e se adaptou a uma nova demanda de mercado que havia surgido com as adaptações de fundo de quintal destes reservatórios de tinta em suas próprias impressoras, e no meu ponto de vista deu a volta por cima pois eu que era usuário de impressoras adaptadas estou migrando para esta linha ecotank com garantia de fabrica e de funcionamento. Parabéns para Epson.

  • Rene Lauro
    2015-08-09T07:31:49  

    Só tem gente que faltou na aula de interpretação de texto aqui. A matéria fala sobre os novos modelos, ouviram novos modelos De impressoras Não as que já tem no Brasil Novos novos novos novos modelos seus burros

    recentes

    populares

    • Rene Lauro
      2015-08-09T07:31:49  

      Caro colega Rene, você também não viu que está escrito "No Brasil, a linha EcoTank já está sendo comercializada há dois anos" ou seja é o mesmo modelo que o pessoal ta citando ai!. entendeu ou quer que eu desenhe?

    recentes

    populares

    • Rene Lauro
      2015-08-09T07:31:49  

      nao é o mesmo modelo, espertao, olha a foto. onde coloca a tinta aqui no brasil é quadradao, esses da foto sao com os cantos arredondados, olha ai cegueta

  • Daniel Favero
    2015-08-08T13:00:21  

    Esquecem de falar que em caso de entupimento (que já aconteceu dois clientes) você tem que trocar todo o mecanismo que custa mais que uma laser mono...outro detalhe é que tem que ficar restando a cabeça de impressão e isso é sempre pago, no fim das contas, custo de aquisição, custo de manutenção, Tô fora!

    recentes

    populares

    • Daniel Favero
      2015-08-08T13:00:21  

      L200 alguma coisa não lembro mais.

    recentes

    populares

    • Daniel Favero
      2015-08-08T13:00:21  

      Tenho uma l800 a mais ou menos um ano e meio e nunca tive problema algum e só uso tinta original

  • Armando Zumpichiatti
    2015-08-11T17:11:39

    Tenho uma L355 a mais ou menos um ano, em relação ao Ecotank não tenho reclamação nenhuma, foi uma excelente aquisição. Já em relação ao Wifi da multifuncional, é uma tristeza, volta e meia é preciso remover e adicioná-la novamente porque ela perde as configurações do Wifi e não imprime por nada e é sempre na hora que mais se precisa. Eu já vi várias reclamações na internet sobre esse problema, mas nenhuma solução.

  • Claudio Junior
    2015-08-08T11:11:31  

    a menor ecotank, aquela do canto esquerdo já tem no brasil, por 700,00, eu tenho uma.

    recentes

    populares

    • Claudio Junior
      2015-08-08T11:11:31  

      é otima e econômica, facil de usar

    recentes

    populares

    • Claudio Junior
      2015-08-08T11:11:31  

      eu tbm tenho uma, é muito boa e econômica! ;D

  • Fábio
    2015-08-09T10:57:43

    Tenho uma L355 e funciona perfeitamente. Antes tinha de ficar enchendo cartucho "ripado". Para quem tem filhos na escola é uma boa economia.

  • Raimundo Júnior
    2015-08-09T10:56:13

    De fato estas Impressoras já existem no Brasil. Tenho uma L555 (a da frente, à esquerda na foto) Que comprei em julho do ano passado por R$ 1.299,00. Hoje custa menos de R$ 900,00. A não ser que esta seja uma série nova. Mas é uma ótima impressora. E, defeitos, não conheço NENHUM modelo de impressora em que TODAS funcionaram sem problemas...

  • Rivelino Ortega
    2015-08-09T10:35:02

    ESSA MATÉRIA É PATROCINADA? E SE NÃO FOR, ESTÃO PRECISANDO SE ATUALIZAR NA REDAÇÃO PORQUE NÃO É NOVIDADE ESSA IMPRESSORA!

  • Roberto Amadeu
    2015-08-09T07:00:04  

    Mas já existe uma no nosso mercado!!

    recentes

    populares

    • Roberto Amadeu
      2015-08-09T07:00:04  

      Sim, várias. Eu tenho há mais de 3 anos a fabulosa e super econômica Epson L355 e até hoje não completei nenhum dos tanques de tintas dela.

  • Carlos Santana
    2015-08-09T08:30:15

    Compra uma à laser. Ótimo custo benefício.

  • Everton Rocha
    2015-08-09T03:26:24  

    Já estou na segunda dessas. Tinha uma L200 que pifou, acho que problema de fonte. Resolvi comprar outra pq a L200 era muito lenta. Comprei a L555, mais rápida, mas falhava constantemente na impressão. Levei na assistência da Epson (garantia) e parece que eram as mangueiras de tinta que estavam dobradas. Resolveram e agora ela funciona muito bem. Apesar dos transtornos, acho que valeu a pena. Econômica e qualidade de impressão boa.

    recentes

    populares

    • Everton Rocha
      2015-08-09T03:26:24  

      Vc ainda tem essa impressora? Podemos negociar a L200. 43 9649-1161 zap

  • Norton Nascimento
    2015-08-09T06:49:19

    E, será que não dá entrada de ar?

  • Gilmar Faustino
    2015-08-09T00:37:24

    louco desvairado kkk só pode kkkkk já existe várias impressoras EcoTank no mercado a mais de 5 anos kkkk

  • William Pereira
    2015-08-08T20:13:40  

    Matéria desatualizada, no mínimo incompleta. Este modelo já existe há bastante tempo e por sinal é uma porcaria! Tive uma L355 depois de ter uma TX115 (outro lixo que deu problema) e cansei de levar na assistência técnica pra consertar pois falhava a impressão e não realinhava os cartuchos com a manutenção automática. Acabei por solicitar devolução do meu dinheiro pois estava na garantia! Epson nunca mais!!!

    recentes

    populares

    • William Pereira
      2015-08-08T20:13:40  

      Cartuchos???

  • Marcos Farias
    2015-08-09T00:18:22

    Matéria paga é isso mesmo... tem que promover o produto nem que ele já tenha um tempão no mercado. E mais: por que não fazer um comparativo com aqueles "kits externos" que algumas impressoras usam?

  • Luis Campbell
    2015-08-08T19:01:10  

    Matéria fraca !! Os modelos EPSON EcoTank já estão no mercado brasileiro há algum tempo... Vejam na loja da EPSON e nas lojas online (Fastshop, Extra, etc)

    recentes

    populares

    • Luis Campbell
      2015-08-08T19:01:10  

      eu tenho uma

    recentes

    populares

    • Luis Campbell
      2015-08-08T19:01:10  

      é boa mas não é novidade

  • Carcará Mearim
    2015-08-08T23:44:16

    Realmente já existem outros modelos no BRASIL da EPSON que tem o compartimento de tinta. Por sinal, muito boa. E excelente custo beneficio da mesma.

  • Marcos Furtado
    2015-08-08T11:40:29  

    A tecnologia tanque de tinta já tem, mas tem dois problemas, o alto custo das impressoras, tipo L1300 que custa em torno de R$ 2.500,00 o outro é o preço de cada garrafinha de 100 ml para recarga que não sai por menos de R$ 40,00. Isso para o meu caso que faço muitas impressões diariamente.

    recentes

    populares

    • Marcos Furtado
      2015-08-08T11:40:29  

      Comprei uma epson ecotanque na Sta Efigenia... ja imprimi umas 1000 pgs de boa.... kkkkk

  • Nelson Nunes
    2015-08-08T18:59:42

    O cara tomou todas! Qual é a novidade?

  • Osvald Luciano
    2015-08-08T18:19:52

    O estagiário tá doidão, e vivendo no passado.

  • Mailane Silva
    2015-08-08T17:56:16

    AFF ESSA IMPRESSORA JA ESTA NO BRASIL HA TEMPO L355 L210 AGORA A L365 NAO SEI QUE NOVIDADE. AFFFFF

  • Ronaldo Souza
    2015-08-08T17:36:32

    Pro cara que fez a matéria é nova ué =/

  • Jose Andrade
    2015-08-08T15:26:39  

    Qual a novidade? Se informe essas impressoras já estão no mercado a mais de 3 anos L210 .

    recentes

    populares

    • Jose Andrade
      2015-08-08T15:26:39  

      Verdade, tenho duas L355 a quase 2 anos. Até estranhei a matéria.