Internet

18/08/2015 11h33 - Atualizado em 18/08/2015 11h33

Novo método de autenticação em dois passos usa sons do ambiente

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

No futuro, você poderá acessar serviços e aplicativos sem se incomodar com métodos de autenticação em dois passos complicados. Na Suíça, pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia estão desenvolvendo uma nova técnica para você provar que é você mesmo. O Sound-Proof, que usa sons do ambiente para verificar a legitimidade da tentativa de login, sincroniza o áudio do celular e do PC.

Erro que reinicia o Windows 10 sem parar ganha correção da Microsoft

Sistema usa sons do ambiente para identificar se computador e celular estão no mesmo lugar, o que confere legitimidade a uma tentativa de login (Foto: Divulgação/SoundProof)Sistema usa sons do ambiente para identificar se computador e celular estão no mesmo lugar (Foto: Divulgação/SoundProof)

Qualquer aplicativo e serviço que use o Sound-Proof garante ao usuário login seguro e mais ágil. A ideia é que, ao tentar entrar no seu e-mail, por exemplo, o computador comece a registrar o som ambiente. O aparelho celular cadastrado no recurso também registra o som e funciona como segundo passo de autenticação. Caso o áudio da máquina e do smartphone coincidam, o Sound-Proof entende que os dois dispositivos estão no mesmo lugar e considera a tentativa de login legitima.

Velocímetros de Internet podem errar?  Comente no Fórum do TechTudo.

Apesar de engenhoso, o sistema dá brechas para que hackers usem o sistema contra o usuário. Um invasor, por exemplo, poderia seguir você para garantir estar no mesmo ambiente na hora da captação do som ambiente.

Os criadores do Sound-Proof garantem que não há riscos para a sua privacidade, pois o que o sistema capta e registra é a assinatura digital dos sons ao seu redor e não uma gravação deles. A grande vantagem do método em relação aos métodos convencionais em dois passos é a praticidade: você não precisa esperar por SMS ou gerar códigos aleatórios no token.

No momento, os criadores da tecnologia desenvolvem maneiras para garantir que o método não seja vulnerável a hackers, além de aprimorar as características de operação da tecnologia. Diversos fatores podem fazer com que o som não seja salvo corretamente, dando a impressão de que você não está com os dois aparelhos no mesmo lugar, por exemplo.

Via Sound-Proof

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares