Celular

15/08/2015 08h01 - Atualizado em 15/08/2015 08h01

Testamos o Galaxy Note 5, smartphone 'gigante' com caneta da Samsung

Thássius Veloso
por
De Nova York

Voltado para o trabalho. Com este objetivo, a Samsung apresentou o Galaxy Note 5 na última quinta-feira (13), em evento em Nova York. De diferente do Galaxy S6 Edge Plus está a caneta S-Pen que fica embutida na borda inferior do celular. A fabricante aposta no Note 5 para a chamada multitarefa – quando o usuário executa mais de uma atividade ao mesmo tempo.

Galaxy S6 Edge Plus e Note 5 já estão em produção no Brasil


Antes de tudo, é preciso falar do design do Note 5. Houve um salto em termos de construção industrial, em relação ao Galaxy Note 4 do ano passado: em vez de plástico, o celular conta com corpo em metal e vidro. O acabamento ficou mais “premium” e condizente com o restante dos produtos top de linha da Samsung.

Galaxy Note 5 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Galaxy Note 5 vem com a caneta S-Pen embutida (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)



A tela Super AMOLED de 5,7 polegadas entrega imagens de alta qualidade, em especial por causa da resolução Quad HD de 2560 x 1440 pixels. Dá para assistir até mesmo a filmes em 4K neste telefone.

Ainda vale a pena comprar um Galaxy Note? Comente no Fórum do TechTudo

A canetinha stylus, grande diferencial do Note 5 em relação aos demais produtos da Samsung, tem ativação automática. Na prática, o usuário vai perceber que, ao ejetar o acessório, a tela estará toda preta, mas pronta para tomar anotações. Ao deslizar com a ponta da caneta pelo display, o texto se apresenta na cor branca. Isso não é um problema, pois o Note 5 salva o conteúdo com os ajustes de cor, para que a escrita fique escura e o fundo, claro.

Galaxy Note 5 traseira (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Traseira do Galaxy Note 5, com acabamento em metal e vidro (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)



Assim como em gerações anteriores, o Note 2015 conta com o atalho acionado a partir da caneta. Ao aproximá-la da tela, surge um carrossel com diversas opções rápidas, entre elas criar uma nota. Sim, a Samsung aposta forte no Note 5 como um equipamento para substituir a agenda de anotações – tanto que adotou este nome para o produto.

Galaxy Note 5 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)No Galaxy Note 5 é possível escrever com a tela apagada (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Nos testes, constatamos que o desempenho condiz com a classificação de “top de linha”. O processador octa-core (quatro núcleos de 2,1 GHz e quatro de 1,5 GHz) funcionam combinados com 4 GB de RAM para executar bem aplicativos e recursos nativos do software da Samsung. O Android 5.1 (Lollipop) – como de costume – foi modificado e recebeu o visual TouchWiz.

Se o foco deste produto é o trabalhador, vale lembrar que a bateria passou por uma redução de 3.220 mAh (no Galaxy Note 4, do ano passado) para 3.000 mAh neste ano. Ainda não se sabe o impacto desta modificação na autonomia de uso. De qualquer forma, os sul-coreanos incluem no kit do Galaxy Note 5 um carregador rápido, com promessa de levar a bateria de 0% a 100% em uma hora e meia. Nada mal.

Galaxy Note 5 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Galaxy Note 5 tem diversas opções rápidas, inclusive, de anotação (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)



O Note 5 está em produção nas unidades da Samsung em Campinas (interior de São Paulo) e em Manaus (AM). Seu preço ainda não foi revelado. A expectativa é de que ele chegue às lojas brasileiras em setembro, uma vez que, segundo Roberto Soboll, diretor de dispositivos móveis, o Brasil está entre os cinco mercados mais importantes para a companhia. 

*Thassius Veloso viajou para New York a convite da Samsung


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jovem Fla
    2015-08-16T08:52:51  

    Evolução da Samsung..?? tiraram...Rádio FM...Infravermelho....Micro SD....Bateria removível....Bateria com menor capacidade que o Note 4......por isso que abandonei a Samsung e comprei o LG G4.

    recentes

    populares

    • Jovem Fla
      2015-08-16T08:52:51  

      Lg g4 tem uma cara impressionante só a tela superamoled da samsung que ainda continua sendo a melhor mas to feliz com meu lg g4

    recentes

    populares

    • Jovem Fla
      2015-08-16T08:52:51  

      eu ja fui fanboy da sumsung mais depois que tiraram entrada micro sd e bateria removivel e em falar que as baterias estão piores, nunca mais sumsung....ios não trava e o iphone plus de 128gb tem ótima bateria.

  • Wagner Andrade
    2015-08-16T11:22:14

    Muito bom esse aparelho! Tenho ele a 2 dias e nunca deu defeito algum. O único problema era o Android que não parava de travar. Mas depois que instalei a firmware do sistema iOS 8 da Apple, a estabilidade ficou normal. Só não dá pra instalar aplicativos na loja App Store, mas o resto tá normal. Android é um lixo!

  • João Henrique
    2015-08-17T08:40:56  

    "é possível escrever com a tela apagada"...só que não né, tela apagada é diferente de tela preta. Da para ver que a tela não esta apagada pelos icones em cima. Pega leve nas dorgas techtudo

    recentes

    populares

    • João Henrique
      2015-08-17T08:40:56  

      É verdade... A tela não está apagada. Quero ver fazer isso em standy by.

  • Humberto Souza
    2015-08-17T22:45:15

    Espero que não demore chegar em nossas terras, e com um preço bom. Pois a máquina não tenho nada à dizer no momento. Depois de adquirir vou voltar e informar.

  • Kadu Ramos
    2015-08-16T08:57:11

    R$10.000,00 XD kkkkkkkkkkk

  • Diego Almeida
    2015-08-16T10:48:20

    Se não tivesse embutido com meio mundo de apps ridículos da samsung dava até para comprar.

  • Luiz Fontenelle
    2015-08-16T08:46:11

    Tem gente que ainda compra samsung, ta copiando tudo a apple

  • Mayra Ambrósio
    2015-08-15T22:26:40

    Até que eu queria acompanhar esse mercado, mais pra nós Brasileiros está cada vez mais difícil... Eu uso um note 2 todo modificado com overclock ainda faz 33mil pontos no antutu o celular me atende muito bem no geral e ainda to usando android 5.1... Até pensei em comprar outro celular mais só gosto de telas grandes e só compro o LG G4 ou o Note 3 quando tiver custando 800 reais ou menos.

  • The Rocketeer
    2015-08-16T00:27:34

    Vou comprar uns 4!!!

  • Fabio Ribeiro
    2015-08-15T23:10:50

    Galara vamos parar de discursoes idiotas sobre quem é melhor. Hoje está presentes nos aparelhos peças de todos os.fabricantes. Eles estão unidos e agentes descultindo. Bobagem pura, e melhor é o meu porque é meu.

  • Linguador
    2015-08-15T15:43:41  

    Dizem que a Samsung também retirou o sensor IR de controle remoto do Galaxy S6. Só falta colocar o desenho da macã atrás do aparelho.

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-08-15T15:43:41  

      No meu S6 edge também continua

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-08-15T15:43:41  

      No Note 5 e S6 Edge+ a Samsung eliminou o infravermelho. Tão capando tudo, infravermelho, prova d'água, bateria removível, MicroSD... Isso é revolução ou viagem de volta ao tempo?

  • Joao Santos
    2015-08-15T18:44:48  

    Infelizmente, custará acima dos 2 mil (muito acima). O que é totalmente absurdo, pois na europa com impostos e tal, fica nos 500 euros (1700 reais).

    recentes

    populares

    • Joao Santos
      2015-08-15T18:44:48  

      Nao sei que qual País da Europa voce esta falando,visto que o Note 5 nem será vendido por lá,e o Galaxy 6,custa mais de 600 Euros.

  • Mauro1313
    2015-08-15T21:32:35

    Muuuuuito loooko . Preciso de um desses

  • Hermes Coelho
    2015-08-15T14:55:24  

    Agora só me falta os Appleboys dizer "Samsung copiou o Iphone 6 Plus"..... Jobs dizia: "Ninguém comprará um celular grande" aí lança o Plus. Já os Samsungboys "Nunca terá processador, memória e blá, blá, blá". Comédia!

    recentes

    populares

    • Hermes Coelho
      2015-08-15T14:55:24  

      Na verdade ela nao copiou o Iphone 6 plus, ela copiou o primeiro Iphone e depois disto só mais do mesmo e dele cópia!!

    recentes

    populares

    • Hermes Coelho
      2015-08-15T14:55:24  

      E esse plus q vc citou,foi lancado apos a morte dele.

  • Renato Pc
    2015-08-15T21:11:00

    Nada melhor que o bom e velho papel e caneta!!!

  • Doni Ferreira
    2015-08-15T19:27:59

    o 4 esta na faixa dos r$ 2.500, esse vai chegar acima dos r$ 3.000.

  • Fabricio Najima
    2015-08-15T12:51:11  

    À Samsung quer ser um iPhone e isso só retarda um sucesso no qual faz a Apple ser a melhor no quesito smartphones!!!!

    recentes

    populares

    • Fabricio Najima
      2015-08-15T12:51:11  

      Até onde eu sei, a Apple foi a última fabricante a lançar um Phoblet. Coisa que o fanboy da Apple nunca vai saber.

    recentes

    populares

    • Fabricio Najima
      2015-08-15T12:51:11  

      Na verdade, só existe um Phoblet, pq um dia a Apple criou um Iphone. E todo o resto copiou desde então.

  • Sinto Autorizado
    2015-08-15T13:16:42  

    Vejam os telefones da Samsung antes de 2007 e me diga quem imita quem

    recentes

    populares

    • Sinto Autorizado
      2015-08-15T13:16:42  

      E o que muda a vida dessa empresa essa tua opinião tosca??? Pobre chinelão é soda...

  • Sinto Autorizado
    2015-08-15T13:18:56  

    Até 2009 a samsung fazia telefone com teclado fisico estilo tijorola... agora neguinho quer falar que eles são melhor que apple que desde 2007 tem praticamente o mesmo celular (e sempre melhorando)

    recentes

    populares

    • Sinto Autorizado
      2015-08-15T13:18:56  

      E tu tens melhorado em quê essa tua vidinha meia boca???

  • Paulo Rocatto
    2015-08-15T17:47:15

    A Sansung já quis ser um apple. Hoje a apple quer ser um Sansung. (Só que não consegue).

  • Wagner Dargevitch
    2015-08-15T11:37:06  

    Tiraram o cartao sd e diminuiram a bateria. Sera que vai pra frente?? Eu tenho o note 4 e nao to com vontade de mudar

    recentes

    populares

    • Wagner Dargevitch
      2015-08-15T11:37:06  

      Estão imitando a Apple, que por sinal é bem melhor.

    recentes

    populares

    • Wagner Dargevitch
      2015-08-15T11:37:06  

      Galera fica brigando por marca de smartphone . kkkkkk Bah axo q era melhor ter ido ver o filme do Pelé.

  • Juliano Ribeiro
    2015-08-15T15:18:05  

    Nada melhor do que IOS !

    recentes

    populares

    • Juliano Ribeiro
      2015-08-15T15:18:05  

      siM PENA QUE O HARDWARE DO IPHONE É DE BAIXO CUSTO

  • Gilberto Filho