Roteador

29/08/2015 06h00 - Atualizado em 29/08/2015 06h00

Trocar a antena do roteador pode ajudar a 'turbinar' seu Wi-Fi; entenda

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Melhorar o sinal do Wi-Fi pode não ser um bicho de sete cabeças quando damos a devida atenção às antenas dos roteadores, pois elas desempenham tarefa fundamental na propagação do sinal. No entanto, a potência das antenas originais pode não ser suficiente para que as ondas cheguem em todos os cantos da casa ou escritório, principalmente em locais com paredes grossas ou outros obstáculos físicos. 

Confira dicas e tutoriais que irão ajudar a ter o melhor sinal de Wi-Fi

Uma das soluções para contornar o problema está na troca da antena por outra com maior alcance. Leia a seguir e descubra como e em que situação fazer isso.

Antena externa pode ajudar Wi-Fi chegar em mais pontos da casa (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Antena externa pode ajudar Wi-Fi chegar em mais pontos da casa (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Quando trocar a antena?

A antena do roteador deve ser trocada quando há pontos ‘cegos’ no ambiente, desde que outras medidas já tenham sido tomadas e não tenham surtido efeito. A primeira coisa a fazer é mudar o roteador de lugar, colocando-o no cômodo central da casa e no alto. Isso irá ajudar as ondas a passarem livremente por obstáculos como móveis, chegando com mais força nos quartos e regiões mais distantes.

Outra dica é limpar e reposicionar a antena. Para chegar à posição ideal, meça a potência do sinal com um analisador de Wi-Fi, como por exemplo o Wifi Analyzer. Analisar a velocidade da sua conexão com o velocímetro do TechTudo também pode ajudar a diagnosticar outras falhas para além da antena.

Wifi Analyzer, app que mede potência do sinal de Wi-Fi (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Wifi Analyzer, app que mede potência do sinal de Wi-Fi (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Também é possível dar um ‘empurrãzinho’ no sinal usando o tech hack da lata de alumínio, já ensinado aqui. Ao executá-lo, é preciso posicionar corretamente a lata em relação ao roteador, para que ele rebata e chegue no dispositivo que você quer que receba a onda.

Alterar o canal de operação do roteador também pode resolver o problema de sinal ruim. Isso porque, se os roteadores da vizinhaça estiverem usando o mesmoa canal, eles podem interferir no seu aparelho. Para isso, o primeiro passo é entrar na página de configuração do roteador e digitar o nome de usuário e senha. As principais fabricantes – TP-Link, D-Link e Linksys – informam esses dados no verso de seus roteadores.

Destaque para informações de página de configuração da TP-Link (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para informações de página de configuração da TP-Link (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

As janelas vão mudar de marca para marca, mas normalmete a opção de mudança de canal estará na seção de conexão wireless. Vá em canal (ou channel), selecione outra opção e teste seu sinal Wi-Fi novamente.

Alteração de canal na página de configuração do D-Link (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Alteração de canal na página de configuração do D-Link (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Que antena escolher?

Ao pesquisar por antenas, você identificará de cara um certo “dBi”. Essa é a medida de ganho da antena, que, em linhas gerais, a torna mais poderosa. Quanto maior o dBi, maior será a potência e consequentemente o alcance da antena.

Isso significa que basta colocar uma antena com alto dBi para aumentar o campo do Wi-Fi? A resposta é: não necessariamente. Isso porque, à medida que este índice sobe, a antena irradia o sinal mais forte em linha reta, mas com ângulo proporcionalmente mais estreito. Por exemplo, uma antena de 3 dBi projeta as ondas com o dobro de potência, mas com a metade da angulação.

Antena direcional externa de 14 dBi da TP-Link (Foto: Divulgação)Antena direcional externa de 14 dBi da TP-Link (Foto: Divulgação)

Na prática, se você colocar uma antena de 12 dBi ao seu roteador, ele poderá atingir distâncias de cerca de 2 km, mas o sinal terá dificuldade para subir de andar. Se sua casa ou escritório tem mais de um pavimento, provavelmente será necessário o auxílio de um repetidor para os outros patamares. Neste cenário hipotético, o ideal seria escolher uma antena de 7 dBi, que apresenta ganho sem fechar tanto o ângulo de transmissão do sinal.

Instalação

Algo de crucial importância ao considerar trocar a antena do roteador é conferir se o modelo suporta antenas externas. Há vários dispositivos com antenas fixas, que não podem ser substituídas. Nos modelos onde isso é possível, como o TP-Link TD-W8951ND, há uma saída como na imagem abaixo.

Conector de antena externa em roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Conector de antena externa em roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Preço e disponibilidade

Grande parte dos roteadores atuais vem com antena de 5 dBi, mas os mais antigos normalmente apresentam 3 dBi. Antenas externas de 5 dBi saem, em média, por R$ 30. Modelos de 12 dBi têm preço de aproximadamente R$ 300, enquanto os mais poderosos, de 24dBi, chegam a custar R$ 1.400.

Antena de 5 dBi é encontrada por cerca de R$ 30 (Foto: Divulgação/TP-Link)Antena de 5 dBi é encontrada por cerca de R$ 30 (Foto: Divulgação/TP-Link)

Soluções complementares

Como explicado neste artigo, a frequência de 2,4 GHz é mais adequada para lugares com paredes grossas ou muitos obstáculos físicos, que é justamente o caso em questão. O problema é que ela é mais congestionada, sendo muito usada por telefones sem fio, microondas, babás eletrônicas e aparelhos eletrodomésticos em geral. Por isso, uma medida que pode ajudar o Wi-Fi a se propagar pela casa é desligar esses dispositivos sempre que possível.

Como melhorar o sinal da rede Wi-Fi? Confira as dicas no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ramon Defilippo
    2015-08-29T10:41:50

    tudo conversa fiada,nada disso funciona,uma vez fui no papo de por latinha na antena e nada funcionou

  • Daniel Souza
    2015-08-29T10:54:19  

    Haann e aí?? Meu roteador é um airport express da Apple, onde eu enfio a antena?? E ai produtor da reportagem??

    recentes

    populares

    • Daniel Souza
      2015-08-29T10:54:19  

      Apple só tem coisa boa, o problema é o preço que as vezes ninguém consegue pagar.. Não uso só Apple. Uso dell, motorola, LG e tantas outras marcas... Calma gente não precisa ficar bolado..

    recentes

    populares

    • Daniel Souza
      2015-08-29T10:54:19  

      Não é um desperdício o supra sumo da tecnologia ser adquirido por esses mocorongos que não sabem nada de tecnologia?

  • Claudio Freire
    2015-08-30T09:18:18  

    nao sei aonde uma antna de 12bdi e 300 eais tu fumou pedra cara.. olha o ML antes de falar besteira

    recentes

    populares

    • Claudio Freire
      2015-08-30T09:18:18  

      Realmente 300,00 e uma enzagero, mas de 180,00 a 250 existe, por exemplo (Antena Ominidirecional Aquario 15dbi Homologada Anatel)

    recentes

    populares

    • Claudio Freire
      2015-08-30T09:18:18  

      o lafaiete não sabe distinguir erro de digitação de erro de 'português', aliás, é dBi...

  • David Soares
    2016-07-10T20:25:28  

    Meu roteador tem 3 antenas, uma de 5 e duas de 3 dbi, eu comprei duas de 9 dbi para substituir as de tres, mas nao ta funcionando.. o que eu faço? alguem pode me ajudar? marca do roteador TP-Link = TL-WR941ND, marca das antenas de 9 dbi Link One 9 dBi Omni direcional L1-ANT2409

    recentes

    populares

    • David Soares
      2016-07-10T20:25:28  

      Muda na configuração interna do aparelho a frequencia e o canal da antena, qualquer coisa deixa no automatico e reseta o roteador.

  • Ivan Girao
    2016-05-08T15:48:27

    Esses caras não entendem de nada. Quer vê sua internete voar, experimente dar Red Bull. KKkkkkk

  • Leandro Resende
    2015-10-22T15:31:04

    Esses roteadores que têm mais de uma antena sempre trabalham de forma dependente de uma da outra? Exemplo: se quiser tirar uma e colocar uma outra maior e mais potente no lugar dela, deixando assim o roteador com uma antena de 5 dbi e outra 12 dbi, pode haver alguma interferência ou algum problema de perfomance? ou tenho sempre que manter as antenas iguais?

  • Fabiano Mutafei
    2015-09-05T22:39:00

    Compensa comprar um Roteador Potente e instalar Rente a Laje do que comprar as Antenas Separadas..................................

  • Mozart Cruz
    2015-08-29T10:36:45  

    Fiz com lata de cerveja, agora meu sinal fica caindo.

    recentes

    populares

    • Mozart Cruz
      2015-08-29T10:36:45  

      É só colocar bombril nas pontas das antenas, kkkkkkkk fica top

    recentes

    populares

    • Mozart Cruz
      2015-08-29T10:36:45  

      Tenta enrolar a antena com papel alumínio...

  • Thomás Famasa
    2015-08-30T13:22:20

    Torcar antena é jogar dinheiro no lixo, o ganho é pouco, compre um repetidor, ou um roteador que tenha a possibilidade ativar esta função.

  • Afranio Manhaes
    2015-08-30T08:05:16

    esse cara so pode estar de brincadeira não coloca uma inter boa na sua casa pra ver

  • Celinaldo Maranhão
    2015-08-30T09:16:55  

    isso é ideia de vascaino

    recentes

    populares

    • Celinaldo Maranhão
      2015-08-30T09:16:55  

      Nem em matéria falando de roteador o povo esquece o Vasco. Mds!

  • Leandro Oliveira
    2015-08-30T08:59:58

    Acho q se VC não tiver uma net boa uma operadora lega coisa difícil VC pode colocar uma antena Daki na lua q não vai dar jeito.

  • Lenoi Riva
    2015-08-29T22:33:26

    os meus vizinhos ja tentaram acessar meu wi fi, pior que eu seu que foi, este costume feio Brasileiro!

  • Luiz Nogueira
    2015-08-29T21:41:37

    molha o rotedor que ajuda

  • Gilson Almeida
    2015-08-29T18:10:26  

    o que adianta ter uma antena grande, se a internet é pequena

    recentes

    populares

    • Gilson Almeida
      2015-08-29T18:10:26  

      vou dar a dica para meu vizinho ja que uso a internet dele

  • Dilminha
    2015-08-29T10:23:29  

    Parem de mentir .

    recentes

    populares

    • Dilminha
      2015-08-29T10:23:29  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Dilminha
      2015-08-29T10:23:29  

      Nenhum roteador das operadoras, com antena interna, presta. adquiri um repetidor de sinal que dizia fazer milagres e também não prestou. De repente apareceu uma oferta maluca nesse canal que vende pela tv e pela internet e comprei um "WRN 300" pela metade do preço que a loja do fabricante oferece. Diz o manual que as 2 antenas são de 5dBi. Resolveu bem meu problema aqui de casa. Assisto os filmes onde quiser sem aquele travamento que acontecia mesmo se eu estivesse a 2m de distância do roteador Cisco da NET. A solução foi bem barata mesmo.

  • Sinto Autorizado
    2015-08-29T15:09:57  

    NAO SE TROCA ANTENA DE ROTEADOR! Se ele é assm é por que foi homologado assim. mudar isso pode te dar um cancer por que wi-fi é MICROONDAS... cuidado. Se você quer alcance, mude de roteador. compre um ASUS que é barato e não incomoda. Esses que vem da operadora são fracos de propósito pra você não dividir internet com o apartamento do lado ACORDEM

    recentes

    populares

    • Sinto Autorizado
      2015-08-29T15:09:57  

      Não viaja. Aumente uns 2db na antena e tudo fica melhor. Essa história de cancer parece aqueles alienados que falam que celular deve-se usar longe da cabeça, coisa que daqui uns 50 anos pode dar câncer.

  • Guilherme Moraes
    2015-08-29T11:35:37  

    Não adianta colocar uma antena maior se o roteador não tiver forças para enviar o sinal... Tem que ver antes de tudo quantos mW o Roteador passa para a antena.. Caso seja poucos, seria necessário acrescentar um amplificador de sinal entre o roteador e a antena... Ou seja, trocar a antena funciona?? Em alguns roteadores SIM, em outros não irá funcionar...

    recentes

    populares

    • Guilherme Moraes
      2015-08-29T11:35:37  

      E mesmo assim... quanto mais mw, mais perigoso é para a saude. trocar de antena faz com que a radiação se propague diferente do que foi projetada podendo causar danos à saude... com microondas não se brinca

    recentes

    populares

    • Guilherme Moraes
      2015-08-29T11:35:37  

      Até que enfim um comentário inteligente. Apesar que na maioria das vezes uma antena com uns 2db a mais já faz diferença e pode cobrir pontos antes "escuros". A dica de uma antena com maior frequência geralmente funciona. O que vale mesmo hj em dia é colocar repetidor (aqueles de tomada) nos pontos mais distantes.

  • Faell Desterro
    2015-08-29T11:44:22  

    Quer Wi-Fi mais potente? Contra mais GB na sua operadora!

    recentes

    populares

    • Faell Desterro
      2015-08-29T11:44:22  

      O que é processo ELETRÔNICO?

    recentes

    populares

    • Faell Desterro
      2015-08-29T11:44:22  

      O cara nem sabe a diferença entre sinal de rede com velocidade de internet.

  • Persianas Flaci
    2015-08-29T12:37:49  

    E isso la funciona ???

    recentes

    populares

    • Persianas Flaci
      2015-08-29T12:37:49  

      Não! Compre um ASUS, coloque o mais perto possivel do centro da casa e num lugar mais alto que você nunca mais se preocupa com essas bobagens e se livra da perda de bilhões de neurônios

    recentes

    populares

    • Persianas Flaci
      2015-08-29T12:37:49  

      Com certeza, eu, tenho um Asus RT ac68u a um ano e nunca deu problema, ele tem 3 antenas externas, mas eu coloquei uma antena de 9dbi da TP-LINK e ficou com um alcance bem longe e a Internet nunca cai.

  • Erik Valcezio
    2015-08-29T14:37:51  

    Balela! compra roteador outdoor tudo resolvido 1km de distância ...

    recentes

    populares

    • Erik Valcezio
      2015-08-29T14:37:51  

      E a licença filho? Não sabia que tem que ter permissão? Se o provedor da sua cidade te denunciar a policia federal aparece ai pra lacrar tudo e te por um processinho federal... procura no youtube que voce vai ver a história dos 3 moleques que se ferraram nessa

  • Sinto Autorizado
    2015-08-29T15:07:09

    hahaha antena de "maior alcance"

  • Sinto Autorizado
    2015-08-29T15:05:22

    kkk antena de maior alcance... é cada uma

  • Daniel Aguiar
    2015-08-29T14:47:12

    Uso um tp-link archer C2 e recomendo! Muito bom

  • Genival Lacerda
    2015-08-29T12:55:08

    Nada disso resolve..É melhor gastar R$ 70 num repetidor de wifi e acaba o problema.