Sistemas Operacionais

07/08/2015 12h18 - Atualizado em 17/08/2015 15h30

Windows 10: conheça os 'apps embutidos' e pré-instalados no sistema

Pedro Cardoso
por
Para o TechTudo

O Windows 10 trouxe consigo uma série de novos aplicativos que não estavam presentes no Windows 8.1 . Alguns ganharam destaque no Menu Iniciar, mas outros estão um pouco mais escondidos. Fotos, Mapas, Groove Música, Filmes, Calendário e Email: todos funcionam com uma interface em comum e trazem novidades para os usuários. Conheça os aplicativos nativos do novo Windows 10

Como forçar o download e a instalação do Windows 10 no seu computador

windows-10-chega-aos-pcs1 (Foto: Divulgação)Saiba usar os apps nativos do Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)


Fotos

O Microsoft Fotos, além de ser o visualizador de imagens padrão do Windows 10, também permite criar galerias, com slides, e realizar pequenas edições, como recorte e adição de filtros. Vale lembrar que, em todas as versões anteriores do Windows, só era possível visualizar as fotos individualmente.

Entre as ferramentas do Fotos, também estão a criação de álbuns de eventos, sincronia automática com o serviço de armazenamento em nuvem OneDrive, da Microsoft, e compartilhamento via e-mail. O usuário também pode escolher uma imagem como tela de bloqueio e fundo de tela da Área de trabalho.

O Fotos organiza suas imagens automaticamente por data (Reprodução)O Fotos organiza suas imagens automaticamente por data (Reprodução)

Email

No Windows 10, sai o aplicativo Outlook presente nas versões do Windows 8 e entra o “Email”. Diferente do app Fotos, aqui as mudanças foram mais estéticas do que práticas. Porém, em nossos primeiros testes, a navegação entre as mensagens e pastas se mostrou muito mais fluída e o menu está mais simples, dando mais agilidade. O maior destaque está na possibilidade de inserir outras contas, como Gmail ou Yahoo por exemplo, e gerenciar todos os serviços de e-mail no mesmo local.

O app de Email funciona de forma integrada ao Calendário (Reprodução)O app de Email funciona de forma integrada ao Calendário (Reprodução)

Calendário

O aplicativo “Calendário” funciona integrado com o “Email”, mas também pode ser encontrado no novo Menu Iniciar. Assim como seu irmão, este programa é rápido e dinâmico, mas tem uma grande deficiência para os dias atuais: não sincroniza com os eventos do Facebook. Por outro lado, aceita a inclusão de uma conta Google Agenda que sincroniza dados dos smartphones e conta web.

O Calendário é leve e tem excelente design, pena não sincronizar com Facebook (Reprodução)O Calendário é leve e tem excelente design, pena não sincronizar com Facebook (Reprodução)

Groove Música

O Groove Música é o aplicativo padrão do Windows 10 para organizar faixas e ouvir sua coleção de músicas, mas não só isso. Criado para substituir o Xbox Music, este app também fornece um serviço de streaming similar ao Spotify, Deezer e tantos outros. O usuário pode escolher entre consumir as músicas online gratuitamente, ou assinar um plano que retira os anúncios e dá outros benefícios. Diferente do Apple Music , streaming de músicas da Apple, que só oferece versão paga. 

App chegou para substituir o Xbox Music (Reprodução)App chegou para substituir o Xbox Music (Reprodução)

Filmes e Programa de TV

O funcionamento do Microsoft Filmes e Programa de TV é igual ao Groove Música, porém, ao invés de importar músicas, o usuário pode adicionar e organizar os vídeos armazenados em seu disco rígido. É possível também alugar ou comprar filmes do catálogo da Windows Store e assistir no Windows 10 do PC, nos celulares e tablets ou no console Xbox One. O serviço de TV ainda não está disponível no Brasil.

Novo programa reúne stream de filmes e vídeos próprios do usuário (Reprodução)Novo programa reúne stream de filmes e vídeos próprios do usuário (Reprodução)

Mapas

Assim como o Apple fez com o Mac OS , a Microsoft incluiu um app de mapas nativo no Windows 10. Como diferencial o Mapas do Windows trabalha ao mesmo tempo com os serviços Bing Mapas e HERE Maps, criado pela Nokia. Com ele, o usuário pode salvar um local no Menu Iniciar, para acesso rápido, enviar um endereço por e-mail e até sincroniza-lo com o OneDrive. 

Ferramenta de mapas funciona integrado ao Windows 10 (Reprodução)Ferramenta de mapas funciona integrado ao Windows 10 (Reprodução)

Entre as ferramentas disponíveis, estão navegação ponto-a-ponto, mesmo em modo offline, informações sobre o trânsito das grandes cidades atualizadas a todo minuto e um recurso que encontra o caminho de volta para casa com apenas um toque, esteja onde estiver.

Atualização do Windows 10 funciona em computador com software pirata? Veja no Fórum do TechTudo. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cristiano Nascimeto
    2015-08-09T00:22:41  

    Gostaria de saber se existe alguma forma para desinstalar esses aplicativos e impedi-los de se reinstalarem ???

    recentes

    populares

    • Cristiano Nascimeto
      2015-08-09T00:22:41  

      só clicar com o botão direito em cima do ícone e selecionar "desinstalar" ele não instalará sozinho novamente.

    recentes

    populares

    • Cristiano Nascimeto
      2015-08-09T00:22:41  

      Esqueceram do 3D Builder