Sistemas Operacionais

24/08/2015 15h06 - Atualizado em 25/08/2015 10h13

Windows 95 faz 20 anos; relembre como funcionavam PCs antigos

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O lançamento do Windows 95 pela Microsoft completa 20 anos nesta segunda-feira (24). Após duas décadas, os computadores e sistemas operacionais mudaram bastante, principalmente quando o assunto é processamento e memória. Relembre a história da plataforma de Bill Gates e Paul Allen que vendeu sete milhões de cópias nas primeiras cinco semanas. Veja também quais eram as configurações mínimas para rodar o Windows e confira os jogos e os programas nativos do software. 

GIF reúne todas as versões até o Windows 10 em apenas 15 segundos

Windows 85 foi lançado pela Microsoft em 24 de agosto de 1995 (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows 95 foi lançado pela Microsoft em 24 de agosto de 1995 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Origem

O Windows 95 foi um marco para o avanço dos computadores pessoais (Personal Computer). Lançado em 24 de agosto de 1995, os destaques do sistema operacional estão na introdução do Menu Iniciar e da barra de tarefas (taskbar), que facilitam a usabilidade. O Menu fez tanto sucesso entre os usuários que foi foco de reclamações quando a Microsoft resolveu remover a tradicional função no Windows 8. O botão fixo no canto esquerdo e o menu retornaram redesenhados no Windows 10 apenas neste ano.

Microsoft tem como co-fundadores Bill Gates (à direita) e Paul Allen (à esquerda) (Foto: Divulgação/Microsoft)Microsoft tem como co-fundadores Bill Gates (à direita) e Paul Allen (à esquerda) (Foto: Divulgação/Microsoft)

O Windows 95 vendeu 40 milhões de cópias em seu primeiro ano de lançamento. Considerando que o conceito de inclusão digital não era tão disseminado na época e muitas pessoas ainda não tinham computadores em casa, o sistema foi um grande sucesso entre quem já tinha uma máquina.

Configurações mínimas

Os computadores na metade dos anos 90 passavam longe da potência oferecida pelos atuais. Para a antiga plataforma funcionar a máquina precisava oferecer um armazenamento interno mínimo de 35 a 40 MB para atualizar para o Windows 95, e 50 a 55 MB para uma instalação limpa, dependendo da versão do sistema. A memória básica era de 4 MB, sendo recomendado manter 8 MB pela Microsoft.

Interface do Windows 95 (Foto: Divulgação/Microsoft)Interface do Windows 95 (Foto: Divulgação/Microsoft)

O usuário precisava ter um PC com um processador 386DX ou superior. Em uma breve comparação, um PC atual mais básico vem com processador a partir do Intel Core i3, 2 a 4 GB de memória RAM e armazenamento interno de 256 ou 500 GB, sendo que 1 GB corresponde a cerca de 1024 MB.

Drives, jogos e programas

Os computadores mais modernos vinham com drive para CD-ROM e a maioria oferecia a entrada para os antigos disquetes quadradões, discos removíveis com armazenamento a partir de 1,44 MB. Entre os jogos incluídos no Windows 95 estavam os populares Campo Minado e games clássicos de cartas, como Solitaire, FreeCell e Hearts. Tudo em uma interface simples, em 2D.

Lançamento do Windows 95 apresentado por Bill Gates em evento (Foto: Divulgação/Microsoft)Lançamento do Windows 95 apresentado por Bill Gates em evento (Foto: Divulgação/Microsoft)

Entre os programas, estavam os básicos como Calculadora, Bloco de Notas, Paint e WordPad, que resistem até hoje em todos os computadores com Windows em versões renovadas. Alguns modelos também vinham com o programa Personal Organizer and Hoyle e Outlook Express incluídos.

Via Microsoft, Telegraph, Engadget

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Guilherme O
    2015-12-02T22:29:05  

    Comecei no windows 98 na verdade, mas o 95 é nostalgia pura...

    recentes

    populares

    • Guilherme O
      2015-12-02T22:29:05  

      comecei com 98 também

  • Sergio Ferraz
    2015-08-24T18:04:28  

    Que faaaaaaaaase!!!!! Acho que as piores matérias estão aqui no techtudo. Que tal mudar o nome da coluna pra TECHNADA?

    recentes

    populares

    • Sergio Ferraz
      2015-08-24T18:04:28  

      Os incomodados que se mudem, chega de mimimi

    recentes

    populares

    • Sergio Ferraz
      2015-08-24T18:04:28  

      Sergio Ferraz vai chupar sabão pow!!! se muda então...

  • Pedro R
    2015-08-24T18:18:30  

    os fracaçados da versão windows foram Windows ME, Windows 2000 e o mais novo integrante Windows 10 kkkkkkkkkk. ao contrario do que muitos dizem mas o Vista é um dos mais completos, senão o mais completo das versões, porém muita gente não tinha pc decente, por isso essa mal fama! já o Windows 10, é um verdadeiro presente de Grego! suas novas políticas te proibre de tudo, desde softwares, hardwares e drives de dispositivos que ele considere pirata, outra coisa é o uso da sua internet constantemente enviando arquivos e fazendo varreduras no seu pc e etc...

    recentes

    populares

    • Pedro R
      2015-08-24T18:18:30  

      A produtora do software não esta preocupada a quem não pode atualizar o seu hardware pois vc é do tipo que compra um pc nas casas Bahia e acha que o mesmo deve durar 20 anos de uso.

    recentes

    populares

    • Pedro R
      2015-08-24T18:18:30  

      Mas vou respeitar o seu ponto de 'VISTA'

  • José Gabsk
    2015-10-21T23:24:28

    "Considerando que o conceito de inclusão digital não era tão disseminado na época e muitas pessoas ainda não tinham computadores em casa". Um pouco óbvio,né.

  • Rabinson Grings
    2015-08-25T08:18:08  

    Ow meu amigo Charlie Brown, onde você escreveu "discos removíveis com armazenamento a partir de 1,44 MB", o correto seria de armazenamento de ATÉ 1,44MB.

    recentes

    populares

    • Rabinson Grings
      2015-08-25T08:18:08  

      Tinha softwares que permitiam que vc formatasse até 1,7MB então não está totalmente errado.

    recentes

    populares

    • Rabinson Grings
      2015-08-25T08:18:08  

      Disquete de 2.88... LS120 (120 megabytes)... Zip Drive... A Compaq lançou modelos com essas configurações.

  • Rejane Silva
    2015-08-25T06:36:37  

    Meu primeiro computador nem windows tinha, era um Gradiente Expert plus que rodava basic, tipo um DOS... eita agora me senti velha kkkkkkk Depois sim, tive 386, 486, Pentium 200, Pentium IV, Core 2 Duo durante muuuuito tempo, para finalmente evoluir pra um i5 e i7. Saudade da simplicidade do windows 95...

    recentes

    populares

    • Rejane Silva
      2015-08-25T06:36:37  

      Ei Win 95OSR2 sempre fui fácil

    recentes

    populares

    • Rejane Silva
      2015-08-25T06:36:37  

      pacote de themas do windows plus! quem nunca?

  • Murillo Veiga
    2015-08-25T06:08:09

    A matéria poderia ter mencionado que a grande novidade do windows 95 foi o fato dele ser o primeiro windows que podia ser considerado um sistema operacional, antes dele o windows era apenas um aplicativo que precisava de um S.O para funcionar (no caso o MS-DOS).

  • Charlles Sousa
    2015-08-24T17:34:26  

    Cadê o resto da matéria????? Meu Deus está muito superficial. Nem falaram que você tinha 32 disquetes para instalar o SO. Nem falaram que foi o primeiro a democratizar o uso da internet, com aqueles CDs da AOL e demais empresas. E a internet discada? Cadê o Netscape? Cadê a tradicional tela azul? Os Drivers instalados com um disquete? Lembraram também que pela primeira vez o nome das pastas poderia ter 256 caracteres?

    recentes

    populares

    • Charlles Sousa
      2015-08-24T17:34:26  

      Bem isto!

    recentes

    populares

    • Charlles Sousa
      2015-08-24T17:34:26  

      E aqueles drives de 5 1/4 com disquetes enormes? Eram tao bonitos os coloridos da Verbatim e Maxell ! kkkk Mas eram flexíveis e estragavam fácil e não cabia nem 1Mb kkk Se eu procurar bem aqui em casa acho que ainda acho um perdido '-'

  • Pescador Parrudo
    2015-08-25T02:43:15  

    Me acabava no Doom 2 nessa epoca!

    recentes

    populares

    • Pescador Parrudo
      2015-08-25T02:43:15  

      Carregava no disquete 5 1/4"

    recentes

    populares

    • Pescador Parrudo
      2015-08-25T02:43:15  

      Doom 4 agora nossa quanta evolução

  • Edi Rorato
    2015-08-25T08:01:24  

    Olha, acho que existem algumas informacoes equivocadas. Eu tive o Windows 3.11 na epoca com um 486EDX e ele tinha 8MB de memoria RAM, foi necessario mais 8MB para atualizar para o Windows 95. Outra coisa, quando forem tadutir uma materia, facam uma revizao. "... sendo recomendado manter 8 MB pela Microsoft." --> "...sendo recomendado pela Microsoft utilizar 8 MB."

    recentes

    populares

    • Edi Rorato
      2015-08-25T08:01:24  

      Hoje em dia é mesmo, mas naquele tempo era muito bom...

    recentes

    populares

    • Edi Rorato
      2015-08-25T08:01:24  

      e o povo que falava que Pentium 166 era lane de placa aceleradora voodoo? ohh tempo bom!

  • Albert Barotto
    2015-08-24T22:31:29  

    putz eu tive um 486DX2 66 megaheeeeeeeeeeeertzzzzzzzz fazia overclock para rodar com 80 mhz esses tempos não voltam mais.

    recentes

    populares

    • Albert Barotto
      2015-08-24T22:31:29  

      O fato é que pouco mudou . Tirando a arte do S.O tudo se manteve com os atuais . O hardware evoluiu muito mais que o software .

    recentes

    populares

    • Albert Barotto
      2015-08-24T22:31:29  

      Tbm tive um AMD 486 DX4 100Mhz batia em muito Pentium 2 e usei até o Windows 98

  • Ricardo
    2015-08-26T16:58:44

    Sabia o serial de cor de tantas vezes que precisei reinstalar o win95. Pelo menos tinha kit mulitimidia.

  • Julianof Souza
    2015-08-26T08:06:11  

    W7>WXP>W98>LINUX>IOS

    recentes

    populares

    • Julianof Souza
      2015-08-26T08:06:11  

      É OS-X, iOS é o SO dos dispositivos móveis. Quer zoar zoa direito.

  • Rasputin
    2015-08-25T09:08:09  

    Cara, eu usei o MSX e esses que a matéria citou eram "foguetes" perto do MSX e IBM de tela verde. Jogava muito Salamander, Marine Corps, Knightmare no MSX e no IBM Karateca. Saudades desse computadores onde a diversão também estava em digitar um prompt de comando no DOS para que o jogo entrasse.

    recentes

    populares

    • Rasputin
      2015-08-25T09:08:09  

      Tb achava que prompt de comando era parte da diversão !

  • Jorge Coelho
    2015-08-25T07:48:05  

    Lembro que a conta telefônica do meu pai veio em um envelope super grande, e lá estavam todas as conexões interurbanas que eu fazia para me conectar na internet, não tinha um provedor em minha cidade. Escondi a conta e só entreguei quando estavam todos felizes em uma mesa de almoço num domingo...rsrs

    recentes

    populares

    • Jorge Coelho
      2015-08-25T07:48:05  

      kkkkkk!

    recentes

    populares

    • Jorge Coelho
      2015-08-25T07:48:05  

      Isso me lembra quando me conectei na BBS da NASA, baixei um monte de fotos de alta resolução e depois veio a conta... Até que meu pai foi bonzinho só escondeu o cabo da fonte do computador.

  • Rommel Pino
    2015-08-25T10:31:46  

    Me lembro bem do Win 95, tinha 13 anos nessa época. O pc lá de casa veio com ele instalado mais o pacote de personalização chamado Plus! Vinha com vários temas onde se trocavam os sons, papéis de parede, cursores do mouse... Meu pc na época era um Pentium MMX 200mhz, HD 32GB, Ram 32mb, kit multimidia e tubão de 14" rsrsrsrsrs

    recentes

    populares

    • Rommel Pino
      2015-08-25T10:31:46  

      Aliás, corrigindo, o HD era de 2,5GB !! 32gb nem existia ainda...

    recentes

    populares

    • Rommel Pino
      2015-08-25T10:31:46  

      Bem q eu achei estranho tanto espaço kkkk

  • Gustavo
    2015-08-25T08:51:49  

    ostentação era ter um modem us robotics 56k... nuuuoossa qdo eu tive um... mergulhei na internet com no maximo 32kbs e se achando o tal

    recentes

    populares

    • Gustavo
      2015-08-25T08:51:49  

      Ostentação pura... Tinha um de 14.400 Hahahahaha

  • Alan Rebelo
    2015-08-25T17:55:06  

    Pauta boa na mão de um jornalista fraco. essa matéria renderia slide de imagens e depoimentos. na mão dessa menina, ficou um, sussurro ao vento.

    recentes

    populares

    • Alan Rebelo
      2015-08-25T17:55:06  

      O problema destes sites é que são caça cliks!!! O titulo não condiz com o conteúdo .

  • Gabriel Silva
    2015-08-24T16:32:15  

    na época emprestei um cd original para um colega e depois nunca mais vi...

    recentes

    populares

    • Gabriel Silva
      2015-08-24T16:32:15  

      foi mal cara, eu tava precisando de grana, vendi.

    recentes

    populares

    • Gabriel Silva
      2015-08-24T16:32:15  

      kkkkkkkkkkkk foi um tal de flávio

  • Luiz Junior
    2015-08-25T10:35:35

    Me lembrei do ZipDrive kkkk. Um "super" disquete.

  • Sonia Cunha
    2015-08-25T10:28:55

    Eu tinha 2 aninhos na época.

  • Carlos Barreto
    2015-08-25T10:23:14

    O melhor foi o XP e ponto!

  • Milton Junior
    2015-08-25T09:25:53

    Consertem a informação: Está escrito "Windows 85" sobre o desenho da caixa!!!!!

  • Dyego Bezerra
    2015-08-25T09:22:41

    Tech tá na hora de trocar seus estagiários. Tá difícil!

  • Milton Junior
    2015-08-25T09:21:25

    Na boa, o Vista é muito pesado, sem dúvida o melhor até agora é o W7!