Celular

11/09/2015 06h00 - Atualizado em 02/03/2016 19h33

3D Touch: como funciona a tela com sensor de pressão do iPhone 6S

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

Os iPhone 6S e o iPhone 6S Plus, lançados pela Apple na última quarta-feira (9), trazem um recurso que promete transformar o modo como o celular reconhece o toque do usuário: o 3D Touch. Com a novidade, o iPhone conseguirá identificar diferentes níveis de intensidade de toque para ativar diferentes ações. 

iPad Pro tem tela de 12,9” e canetinha stylus Apple Pencil

A nova tecnologia, que nos rumores era chamada de Force Touch, terá aplicações práticas em diversos apps como Instagram, Facebook Messenger , entre outros. Entenda o que o 3D Touch será capaz de fazer. 

iPhone 6S chegará com 3D Touch inspirado no Force Touch do MacBook (Foto: Reprodução/Apple)iPhone 6S chegará com 3D Touch inspirado no Force Touch do MacBook (Foto: Reprodução/Apple)


O que é?

Apesar do nome, a nova tecnologia da Apple não tem nada a ver com o 3D presente nos filmes do cinema. Na verdade, o 3D Touch é uma forma de reconhecimento da densidade de toques e nada interfere na reprodução de imagens. Ou seja, ela adiciona novos comandos gestuais ao smartphone.

Para tornar o 3D Touch real, a Apple implementou novos sensores atrás do vidro e integrados ao painel LCD do aparelho capazes medir a força aplicada sobre a tela. Assim, os novos iPhones conseguem identificar não só os toques na horizontal e vertical, mas também sentir a a sua profundidade. 

3D Touch virá integrado ao painel LCD do iPhone 6S (Foto: Reprodução/Apple)3D Touch virá integrado ao painel LCD do iPhone 6S (Foto: Reprodução/Apple)

Assim como no novo MacBook, o iPhone 6S virá com um componente capaz de oferecer pequenas vibrações conforme o usuário aplica a força à tela do telefone. Assim, ao clicar no celular, o usuário terá a impressão de estar usando um trackpad. 

O Mate S, smartphone da Huawei lançado na IFA, também conta com a tecnologia usa os dados de pressão exercida pelos dedos sobre o display para acionar recursos como zoom em imagens.

Para que serve?

Com o 3D Touch o iPhone será capaz de reconhecer uma gama muito maior de gestos e suportar muito mais atividades. Logo na tela inicial do sistema, por exemplo, o usuário poderá selecionar o aplicativo da câmera de forma suave para escolher entre: tirar uma selfie, gravar um vídeo normal, em câmera lenta ou tirar uma foto tradicional. 

iPhone 6S terá atalhos na tela inicial graças ao sensor 3D Touch (Foto: Reprodução/Apple)iPhone 6S terá atalhos na tela inicial graças ao sensor 3D Touch (Foto: Reprodução/Apple)

A novidade também funcionará em aplicativos terceiros, permitindo que o usuário acesse as notificações do Instagram sem ter que entrar na tela inicial do app. No geral, o 3D Touch promete ser bastante útil para visualizar informações sem sair da tela anterior - estilo pop-up. 

Ao receber uma mensagem com um endereço, por exemplo, bastar clicar sobre o local para abrir um mapa em uma janela menor, como um preview. O mesmo valerá com miniatura de sites, caixa de e-mails e mais.

3D Touch do iPhone 6S oferecerá preview de mapas e sites da web (Foto: Reprodução/Apple)3D Touch do iPhone 6S oferecerá preview de mapas e sites da web (Foto: Reprodução/Apple)

A janela pop-up também poderá ser exibida em tela inteira. Para isso, basta realizar um toque mais forte no conteúdo aberto - esse movimento é conhecido como "Peek and Pop". Ao arrastar o dedo durante uma pré-visualização, o usuário poderá realizar outras ações, que dependem da aplicação que estiver aberta. 

O 3D Touch também substituirá o conhecido gesto feito para visualizar todos os aplicativos abertos no iPhone. Ao invés de clicar duas vezes no botão Home do celular, o usuário deverá pressionar fortemente a extremidade da tela. Além disso, será possível transformar o teclado virtual do sistema em um trackpad, ao aplicar mais força na tela do aparelho.

iPhone 6S usará 3D Touch na função Peek and Pop que abre apps a partir de miniaturas (Foto: Reprodução/Apple)iPhone 6S usará 3D Touch na função 'Peek and Pop' que abre apps a partir de miniaturas (Foto: Reprodução/Apple)

Por fim, os aficionados por personalização poderão utilizar a nova tecnologia para ativar os papéis de parede animados na tela de bloqueio. O recurso deve funcionar tanto para os wallpapers padrão da Apple tanto para as novas Live Photos, apresentadas nesta quarta-feira (9).

Em quais aparelhos?

Inicialmente, o 3D Touch estará disponível somente nos mais recentes lançamentos da Apple: iPhone 6S e 6S Plus. Estão de fora até mesmo do iPad Pro e o iPad Mini 4. No mundo, o lançamento do smartphone será no dia 25 de setembro, mas o Brasil terá de esperar mais um pouco - ainda não há previsão de lançamento por aqui. 

iPhone 6S e 6S Plus são os únicos aparelhos equipados com o 3D Touch e papéis de paredes animados (Foto: Reprodução/Apple)iPhone 6S e 6S Plus são os únicos aparelhos equipados com o 3D Touch e papéis de paredes animados (Foto: Reprodução/Apple)

A simples atualização para o iOS 9, que será lançado mundialmente no dia 16 de setembro, não dará acesso aos recursos do 3D Touch, que necessita dos novos sensores implementados nos iPhone 6S para funcionar. 

Qual é o smartphone mais esperado de 2015? Comente no Fórum do TechTudo.


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Edson Jr.
    2016-05-10T11:13:14

    Agora é esperar chegar nos aparelhos com Android.

  • Marcelo Santos
    2015-09-11T21:59:06  

    Esse celular e a cara do Jean willys

    recentes

    populares

    • Marcelo Santos
      2015-09-11T21:59:06  

      Pobre invejoso kkkk

    recentes

    populares

    • Marcelo Santos
      2015-09-11T21:59:06  

      Menu de contexto detected auiehauheauehaueh