Sistemas Operacionais

29/09/2015 15h01 - Atualizado em 15/07/2016 10h32

Android Marshmallow: tudo sobre a atualização do sistema do Google

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Android 6 Marshmallow é oficial. Também chamado de Android M, o sistema operacional do Google para celulares foi anunciado nesta terça-feira (29) em um evento nos Estados Unidos. Junto com o software, foram apresentados também os smartphones Nexus 5X e Nexus 6P. As principais novidades ficam por conta de um novo sistema de economia de bateria e da evolução do Google Now, agora capaz de fornecer informações dentro de apps.

Nexus 6P e Nexus 5X: celulares têm Android ‘puro’; conheça especificações

A empresa mostrou todas as melhorias que devem desembarcar em smartphones e tablets em breve. O Android M estará disponível a partir da “próxima semana”.

Android 6.0 Marshmallow (Foto: Divulgação)Google apresenta a versão final do Android 6.0 Marshmallow (Foto: Divulgação)

O Google iniciou o evento, como de costume, divulgando alguns números do Android no mundo. No último ano, o sistema chegou a 1,4 bilhão de dispositivos únicos. O crescimento aconteceu principalmente em países pobres e em desenvolvimento, onde o Android dobrou seu mercado.

Dave Burke, do Google, mostra as novidades do Android 6.0 (Foto: Reprodução/YouTube)Dave Burke, do Google, mostra as novidades do Android 6.0 (Foto: Reprodução/YouTube)

Consumo de bateria

O recurso Doze, anunciado em junho durante o Google I/O 2015, quando o Android Marshmallow era chamado de Android M, funciona graças a uma otimização no sistema que reduz o consumo de energia do aparelho quando ele não está sendo usado. Segundo o Google, o recurso pode economizar 30% a mais de bateria com a tela desligada se comparado com versões anteriores do Android.

Doze promete diminuir o consumo de bateria em modo stand by (Foto: Reprodução/YouTube)Doze promete diminuir o consumo de bateria em modo stand by (Foto: Reprodução/YouTube)

Buscas do Google

O aplicativo oficial do Google também está mais inteligente no novo Android. Com o Now On Tap, ele é capaz de sugerir informações úteis ao usuário dentro de apps, bastando, para isso, pressionar o botão Home.

Em uma demonstração, foi possível ver a novidade em ação a partir de uma conversa do WhatsApp – ao receber um convite de um amigo para sair, o Google pode sugerir apps de reserva de mesa em restaurantes, por exemplo, entre outras opções.

Busca por voz

Now On Tap foi demonstrado em funcionamento dentro do WhatsApp (Foto: Reprodução/YouTube)Now On Tap foi demonstrado em funcionamento dentro do WhatsApp (Foto: Reprodução/YouTube)


Outro recurso que estreia no Android 6.0 é a busca por voz usando apps de terceiros. Hoje disponível somente com apps do Google e uma seleção pequena de programas não desenvolvidos pela gigante das buscas, o uso de voz para obter informações poderá ser realizado com qualquer app no futuro, desde que o desenvolvedor adapte essa funcionalidade e a coloque à disposição em uma atualização.

Menos apps pré-instalados

O Android 6.0 Marshmallow também trará vantagens para quem não gosta dos aplicativos que vêm pré-instalados no celular. O sistema promete trazer menos apps de fábrica, dando mais opção ao usuário para baixá-los ou não, além de permitir que eles sejam desinstalados quando desejado. Ainda não está claro, porém, se a novidade será aplicada a todos os modelos de terceiros.

Refinamentos no design

Animações de notificações e aberturas de apps melhoradas, com aparência mais fluida, e outros detalhes estão entre os refinamentos ao Material Design presentes no Android Marshmallow. A imagem de carregamento está mais atrativa, por exemplo, e a gaveta de apps mais útil com uma fileira de programas mais usados no topo, além de busca direta de itens pela letra inicial – algo como o que o Windows Phone já faz na sua lista de apps instalados.

Material Design ganhou novas animações de notificações e abertura de apps (Foto: Reprodução/YouTube)Material Design ganhou novas animações de notificações e abertura de apps (Foto: Reprodução/YouTube)

Permissões de apps

Outra melhoria que já havia sido anunciada antes é a possibilidade de ajustar permissões de apps individualmente. Similar ao iOS, o Android agora será capaz de bloquear ou conceder o acesso a microfone e outros recursos de hardware para cada app instalado. Ao usar o Periscope, por exemplo, o usuário verá um alerta na tela pedindo sua autorização para que a câmera seja ativada. O objetivo é controlar melhor o que apps fazem no aparelho, protegendo melhor as informações do dono.

Apps podem ter permissões controladas individualmente (Foto: Reprodução/YouTube)Apps podem ter permissões controladas individualmente (Foto: Reprodução/YouTube)

Disponibilidade

O Google, como de costume, irá primeiro atualizar os dispositivos da linha Nexus com o novo Android, em um processo que começa, segundo a empresa, “na próxima semana”. Receberão o Android 6.0 os smartphones Nexus 5 e Nexus 6, os tablets Nexus 7 e Nexus 9, além do concorrente da Apple TV, o Nexus Player. Os novos aparelhos Nexus 5X e Nexus 6P já saem com a versão Marshmallow de fábrica.

O que você espera do Android M? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pedrinho Dias
    2016-04-28T22:41:39

    O meu é um z3 e também parou os dados móveis

  • Ana Oliveira
    2016-03-10T23:58:04

    Atualizei meu moto G 2a geração e desde então meus dados não funcionam

  • Fabiano
    2015-11-25T11:18:00  

    Ola bom dia tenho um LG G 3 titanio e prescisa atualizar o sofiter mais nao concigo pois diz que nao esta cadastrado o que eu faco pra atualizar desde ja obrigado

    recentes

    populares

    • Fabiano
      2015-11-25T11:18:00  

      Primeiro, entre na escola e aprenda a escrever...

    recentes

    populares

    • Fabiano
      2015-11-25T11:18:00  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Marah Ferreira
    2015-11-05T10:06:59

    Quando vai sair a atualização para o moto g 2 ?

  • Hamilton Bento
    2015-11-03T15:03:57

    Grande coisa, android 6.0. Se vc nao é um cara MUITO rico, com condição de pagar um ABSURDO pelo ultimo grande lançamento de alguma marca, não verá esse android tão cedo. E... mais um detalhe, há pouca novidades ou inovações nesse sistema, ou nenhuma mesmo, nada nele chamou minha atenção. Atualizar só pra ter a "ultima" versão, msm que sem nenhuma melhoria, que bom em.

  • Sandro Bolzani
    2015-10-04T15:36:45  

    Será que o Xperia Z3 será atualizado?

    recentes

    populares

    • Sandro Bolzani
      2015-10-04T15:36:45  

      Sim, já foi confirmado pela Sony.

    recentes

    populares

    • Sandro Bolzani
      2015-10-04T15:36:45  

      Quando o moto G 2015 vai receber a atualização do ANDROID marshmallow?

  • Christyan Leal
    2015-09-29T17:44:38  

    Legal as novidades. Esse gerenciamento de energia que windows e iOS ja tem sao muito bem vindos. O problema é o tempo que esse beneficio vai levar para chegar as pessoas. Quando tiver 23% de dispositivos ja vai estar saindo a versão N.

    recentes

    populares

    • Christyan Leal
      2015-09-29T17:44:38  

      Acho que voce nao faz ideia do que escreve. O sistema da Apple bota para ibernar quase tudo em segundo plano, exceto waze e alguns outros, e ainda pede permissao sua para isso. O Windows ja nasceu assim, mas funcionava de forma terrivel até a versão 7.5 (as mensagens de whats nao eram em tempo real por exemplo). Agora o Android esta copiando esse funcionamento. Nada a ver com aquele modo Stamina do z3 (que por sinal eu tenho um tambem).

    recentes

    populares

    • Christyan Leal
      2015-09-29T17:44:38  

      Sim o foco do modo Stamina é a conexão(internet, dados, etc.) mas eu me refiro quanto à eficiência no gerenciamento de energia. E não é um recurso exclusivo do Z3 mas para todos os aparelhos da Sony a partir do Android 4.0.

  • Gabriel
    2015-09-29T15:26:56  

    Gostei do Now On Tap, vai ser muito útil. A Google sempre surpreendendo, principalmente com o Android.

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2015-09-29T15:26:56  

      Se fosse no IOs seria uma função revolucionária.

  • Julio Costa
    2015-09-30T14:29:21  

    Estou ancioso para atualizar no meu iphone 6s. Kkkkk

    recentes

    populares

    • Julio Costa
      2015-09-30T14:29:21  

      Minha querida e admirável Capivara, vá pagar as 600 parcelas que você fez para obter seu aparelho, porque pra falar "anCioso" e ter um celular caro, deve ser deputado ...

  • Cleytiane
    2015-10-13T16:56:52

    ja tive o meu nexus 5 atualizado, o que mais gostei foi o espaço que melhorou no aparelho, mas até agora não vi muita coisa, ja tentei de tudo mas não consigo arrumar a notificação do whats, não recebo notificações de nada, e o atalho para ligações não funciona.

  • Jacques
    2015-10-04T20:17:18  

    Quer saber quando seu Androga vai atualizar? Liga pra Google e pergunta... Telefone: 0300-253-1177

    recentes

    populares

    • Jacques
      2015-10-04T20:17:18  

      iPhanático pirando na matéria sobre Android! kkk

  • Linguador
    2015-10-13T16:18:02

    Se você não conseguiu atualizar, ligue para o suporte: 0800 761 0880

  • Armando Pinto
    2015-10-12T00:02:43

    ANSIOSO PARA ATUALIZAR MEU MOTO G1.

  • Josias Silva
    2015-09-30T11:44:32  

    Quando sera que a linha do Moto G2 será atualizada.?

    recentes

    populares

    • Josias Silva
      2015-09-30T11:44:32  

      É só instalar a rom CyanogenMod e ser feliz :)

    recentes

    populares

    • Josias Silva
      2015-09-30T11:44:32  

      Moto G2 será atualizado, porém, só ano que vem.

  • Kaio
    2015-10-05T17:26:26

    só queria saber quando que chega essa atualização

  • Lucas Bittencourt
    2015-09-30T19:52:14  

    Será que o LG G3 vai receber essa atualização?

    recentes

    populares

    • Lucas Bittencourt
      2015-09-30T19:52:14  

      Receberá sim Lucas, a Linha LG G4 e o LG G3

  • Rodrigo
    2015-09-30T16:25:14

    Só espero que o LG G3 receba essa atualização.

  • José Junior
    2015-09-30T14:52:03  

    o meu galaxy s5 vai receber a atualização?

    recentes

    populares

    • José Junior
      2015-09-30T14:52:03  

      Provavelmente sim porem só daqui a uns 6 meses ou quando a Samsung estiver de bom humor

  • Silvio Marques
    2015-09-30T11:21:21

    Para quem já instalou o M tem que fazer alguma coisa? Será que terão atualizações?

  • Mateus Porfirio
    2015-09-29T18:00:59  

    zenfone 5 vai receber??

    recentes

    populares

    • Mateus Porfirio
      2015-09-29T18:00:59  

      Não adianta nada receber a atualização, se vai continuar com esse launcher bizarro (com licença, techtudo) da Asus, que descaracteriza todo o SO, além de não aproveitar a maioria das novas funcionalidades. Compra um Nexxus que vc não terá mais essa dúvida...

    recentes

    populares

    • Mateus Porfirio
      2015-09-29T18:00:59  

      Victor entra no site da Asus e atualiza por lá ao invés de esperar via OTA

  • Charles Anderson
    2015-09-29T21:25:11

    Ainda bem que o meu moto g 3 vai receber Android Marshmallow

  • Linguador
    2015-09-30T01:55:41

    "Infinita", então dura para sempre, nunca vai acabar, vai ficar sempre 100% ? Olha lá hem... se não vou chamar o Celso Russomano na Patrulha do Consumidor! Pode ser uma propaganda falsa ou enganosa.

  • Marcos Paz
    2015-09-30T00:34:03

    Só poderia ser a globo. Mentindo pra poder chamar atenção, na pagina iniciar fala Bateria infinita, e nem fala disso no texto. Marmelada!

  • Presidente Universo
    2015-09-29T17:55:27  

    smarts android só valem a pena os high-end, esse SO é a invenção menos boa do Google, pelo menos pra qm tem smarts medianos pra baixo é

    recentes

    populares

    • Presidente Universo
      2015-09-29T17:55:27  

      realmente...quando me recordo do meu galaxy Y da vontade de chorar :(

    recentes

    populares

    • Presidente Universo
      2015-09-29T17:55:27  

      Galaxy Y não é smart, amigo... ou pelo menos que compra não é.... rsrs... zuera...

  • Felipe Silva
    2015-09-29T16:46:46  

    nao só nao gostei de o Galaxy S5 nao receber o Androi M! Chato isso veio!!

    recentes

    populares

    • Felipe Silva
      2015-09-29T16:46:46  

      Ainda bem que o meu é o Nexus 5 uffa

    recentes

    populares

    • Felipe Silva