Sistemas Operacionais

30/09/2015 09h15 - Atualizado em 30/09/2015 09h15

CEO da Microsoft visita o Brasil e incentiva jovens a ensinar código

Leonardo Avila
por
Para o TechTudo

Satya Nadella, CEO da Microsoft, reforçou o compromisso da companhia com a educação de programadores e apoio a novos empreendedores, em sua primeira visita como líder da gigante de Redmond ao Brasil. “Queremos empoderar indivíduos e empresas para fazerem mais”, disse Nadella, em uma palestra a alunos da Faculdade Anhembi Morumbi, em São Paulo. A presença do diretor-executivo da fabricante do Windows 10 serviu de fechamento para a Windows Insights Week

Office 2016 terá Continuum e Cortana em português; saiba o que vem por aí

Durante a visita, Nadella apresentou iniciativas como o DreamSpark, que disponibiliza pacotes de software gratuitos para algumas das maiores faculdades nacionais, e eventos como o Imagine Cup. O Cup é uma espécie de Copa Mundial de jovens empreendedores, realizada pela Microsoft desde 2003 e que já conta com uma série de equipes brasileiras entre os finalistas.

Satya Nadella, CEO Microsoft (Foto: Leonardo Avila)Satya Nadella, CEO Microsoft, em visita ao Brasil (Foto: Leonardo Avila/TechTudo)



Derrubar as barreiras de entrada

“A ideia é realmente fornecer o software, tecnologia e sistemas em nuvem para qualquer um criando uma companhia”, disse Satya Nadella. “Porque, de início, queremos que vocês façam o inimaginável sem o fardo do custo, queremos derrubar barreiras de entrada”, explica.

Muitos aqui vão encontrar soluções que irão resolver problemas globais 
Satya Nadella, CEO da Microsoft

Para a plateia de alunos no auditório do Anhembi Morumbi, o CEO também lançou um desafio. “Cada um de vocês aqui que estão aprendendo tecnologia hoje tem uma responsabilidade real além do aprendizado: a de ensinar código”. O desafio de democratizar acesso à formação computacional, relata Nadella, passa também por gerar professores. “Todos vocês, que são apaixonados por tecnologia, não apenas deveriam aprender, também lhes encorajo a voltar aos seus bairros, voltar a lugares que ninguém vai, e ensinar”, disse.

CEO da Microsoft (Foto: Leonardo Avila/TechTudo)CEO da Microsoft incentiva estudantes e ensinar código (Foto: Leonardo Avila/TechTudo)


O executivo recebeu no palco representantes de iniciativas parceiras, como a CDI que ensina computação e empreendedorismo digital para jovens carentes, e os responsáveis pelo eFit Fashion, projeto de um grupo da USP, que permite criação automatizada de moldes de roupa e vencedor do Imagine Cup em julho. Satya Nadella disse ainda acreditar no potencial inovador do país, e sugeriu: “Muitos (aqui) vão encontrar soluções que irão resolver problemas globais”, disse.

Satya Nadella falou também sobre a tecnologia de armazenamento em nuvem. Segundo o CEO, além de ser uma “mudança de paradigma” na forma como a companhia cria seus produtos, a tecnologia tem como valor principal a mobilidade. “Não mobilidade para um único dispositivo, mas mobilidade para as pessoas”, completa. “Isso é possível apenas pela nuvem”, encerra.

Ambiente de trabalho do futuro

O executivo também comentou a visão da Microsoft sobre o ambiente de trabalho do futuro, inserido em um mundo de computação densa e economias em retração. “Fundamentalmente, a natureza do trabalho está transitando da lógica de ferramentas pessoais para o diálogo em grupos”, diz Satya Nadella.

Windows: qual o melhor de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo. 

É uma filosofia interna que vem ganhando corpo com os últimos lançamentos da companhia: o Windows 10 funciona nativamente em uma gama de dispositivos, entre PCs, tablets e smartphones, enquanto o pacote Office 2016 traz na bagagem ferramentas de trabalho em grupo e facilita o compartilhamento de arquivos – nada de muito novo para quem usa serviços como o Google Drive, mas ainda assim um passo importante para a empresa no mundo da nuvem.

Windows 10 (Foto: Leonardo Avila/TechTudo)Danilo Bordini, gerente do Grupo Novas Tecnologias e Inovação, fala sobre Windows 10 (Foto: Leonardo Avila/TechTudo)


“Nós acreditamos que a tecnologia digital pode empoderar qualquer pessoa, mas pode ser amplificada ao conectar pessoas no contexto de organizações”, finaliza o CEO.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Yan Mello
    2015-09-30T18:13:10

    Eu queria que isso tivesse sido transmitido pelo LivecodingTV