Internet

29/09/2015 08h01 - Atualizado em 29/09/2015 09h57

Marte ganha copo e canudo no Google após descoberta de água pela Nasa

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

Marte ganhou uma homenagem, nesta terça-feira (29), após a descoberta de água salgada no planeta. As imagens divulgadas pela NASA mostram córregos sazonais que aumentam a chance de existência de vida fora da Terra. Logo após a notícia, a gigante de buscas não perdeu tempo e criou um Doodle do Google divertido com copo e canudo para comemorar a novidade. Com alcance global, internautas de todos os países que acessam o site de buscas do Google visualizam a animação que tem um toque de humor. 

Veja outras novidades sobre a NASA

A descoberta de água em Marte acende a esperança de encontrar alguma forma de vida ou indícios que já existiram seres vivos no planeta. "Parece que quanto mais estudamos Marte, mais nós aprendemos como a vida poderia ser suportada e onde existem recursos para que isso aconteça no futuro", disse Michael Meyet, cientista chefe do programa de exploração de Marte da Nasa.

Doodle comemora a descoberta da existência de água em Marte  (Foto: Divulgação/Google)Doodle comemora a descoberta da existência de água em Marte (Foto: Divulgação/Google)

'Verão Marciano'

O Doodle substituiu a logo oficial do buscador e ilustra Marte no lugar de uma das letras "O" da palavra Google. O planeta aparece alegre na animação se refrescando com um copo de água durante o "verão marciano".

Mas, ao contrário do indicado pelo Doodle, a água existente em Marte não é própria para o consumo. A substância descoberta tem alta concentração de sal e é isso que garante sua manutenção no estado líquido mesmo em temperaturas muito adversas. 

Qual é o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo. 

A revelação foi feita pela sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) da NASA e reacende a discussão sobre se o planeta é habitável ou não por micróbios. As linhas estreitas e escuras de água salgada (misturada a outros componentes) escorrem nas encostas de algumas montanhas marcianas. 

"Nosso objetivo em Marte tem sido o de "seguir a água" em nossa pesquisa por vida no universo, e agora nós temos evidências convincentes que validam o que nós suspeitamos há muito tempo. Esse é um avanço significativo, já que parece confirmar a existência de água, hoje, na superfície de Marte", disse John Grunsfeld, astronauta e diretor de missões científicas da Nasa, em comunicado.

Nasa (Foto: Reprodução/Nasa)Imagens da Nasa revelam a existência de água no planeta vermelho (Foto: Reprodução/Nasa)

Curiosity

Essas formações já tinham sido reveladas antes em imagens feitas no planeta pelo robô Curiosity como possíveis salmouras, mas apenas hoje surgiram evidências diretas de que existe água em Marte.

Vídeo: Veja como é a superfície em que foi encontrada água em Marte


Em agosto, a NASA criou dois aplicativos web para que os internautas possam explorar Marte. Experience Curiosity faz simulações que lembram games. Com ele, os usuários podem navegar com o robô, passeando pela superfície do planeta vermelho como se fosse um jogo. Além disso, há ainda o app Mars Trek, um grande mapa interativo do planeta Marte no melhor estilo Google Earth.

Instagram da Nasa

Em setembro de 2013, a agência espacial norte-americana começou a compartilhar imagens capturadas do espaço pelo seu perfil no Instagram (@nasa). Segundo comunicado, o objetivo é utilizar mais as mídias digitais para difundir fotos de descobertas e explorações, além de imagens históricas.

Com Marte, não foi diferente. A foto abaixo foi compartilhada no Instagram da Nasa e teve mais de 174 mil curtidas. Ainda no post, a agência de exploração espacial explicou o processo da descoberta e como as faixas de água em Marte tem comprimento semelhante ao de um campo de futebol.  

Instagram da Nasa (@NASA) tem mais de cinco milhões de seguidores e 1,384 posts  (Foto: Reprodução/Instagram)Instagram da Nasa (@NASA) tem cinco milhões de seguidores e 1,384 posts (Foto: Reprodução/Instagram)


A história por trás dos Doodles do Google; entenda como nasceu o projeto

Relembre todos os Doodles do Google no TechTudo.

Via Nasa

*Colaborou Melissa Cruz e Maria Clara

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tiago Franco
    2015-09-29T14:19:32  

    são as águas de Marte fechando o verão, é promessa de vida no meu coração...

    recentes

    populares

    • Tiago Franco
      2015-09-29T14:19:32  

      É AINDA VÃO ACHAR O QUE NÃO QUEREM DAI

  • Nathy Chan
    2015-09-29T14:27:27

    Prevejo mais um planeta sendo destruído pelo ser humano =s

  • Marcelo Silva
    2015-09-29T16:30:38  

    Apertem o botão vermelho aqui embaixo, escravos!!

    recentes

    populares

    • Marcelo Silva
      2015-09-29T16:30:38  

      kkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Marcelo Silva
      2015-09-29T16:30:38  

      8 escravos.

  • Valério Lopes
    2015-09-29T10:27:20  

    >Para quem é serio e investiga e analisa isso há mui tempo não é nenhuma novidade água em marte, muitos já sabiam o que estão divulgando hoje...

    recentes

    populares

    • Valério Lopes
      2015-09-29T10:27:20  

      "A substância descoberta tem alta concentração de sal e é isso que garante sua manutenção no estado líquido mesmo em temperaturas muito adversas. " Água já se sabia desde o primeiro telescópio (calotas polares). A novidade é a água em estado líquido...

    recentes

    populares

    • Valério Lopes
      2015-09-29T10:27:20  

      'Para quem é serio e investiga e analisa isso há mui tempo não é nenhuma novidade água em marte, muitos já sabiam o que estão divulgando hoje...'' Diga-me, onde aqui você fala sobre água em outro estado ? Sou eu que não sei ler ou você que tá querendo que as pessoas adivinhem seu pensamento?

  • José Erilldo
    2015-09-29T11:56:57

    Só eu que achei que esse "marte" do Google, fosse uma homenagem para a lua vermelha?

  • Fabricio Silva
    2015-09-29T12:07:33

    tem água em marte?.. e morreu