06/09/2015 17h45 - Atualizado em 06/09/2015 19h35

Projeto com holograma vence Hackathon Globo; entenda tecnologia

Melissa Cruz Cossetti
por
do Projac, no Rio de Janeiro

O Hackathon Globo realizado neste fim de semana tem um campeão: o Grupo 8, responsável pelo projeto do “HoloGlobo”. Eles usaram o Kinect para capturar imagens em 3D e criar um ambiente de reprodução com capinhas de CD. O sistema foi interconectado com um servidor capaz de reproduzir o conteúdo no Google Cardboard.

Acompanhe tudo o que rolou ao vivo no Hackathon Globo

Durante a demonstração, eles fizeram uma captura do Felipe Andreoli, o mestre totalmente “sem cerimônias” do evento, para mostrar no palco. A proposta impressionou a todos que estavam presentes.

Em segundo lugar ficou o Grupo 2, com o projeto Sentimento do Público. Em terceiro, o Grupo 7, com o app Momento, voltado para torcedores. Os jurados ressaltaram que todas as ideias foram muito boas e que a disputa na casa do BBB foi “muito difícil”, assim como a seleção.

Primeiro lugar: HoloGlobo

O Grupo que ficou em primeiro lugar no Hackahton Globo, dos Hologramas (Foto: Zingara Lofrano / TechTudo)Felipe Andreoli com os vencedores da competição (Foto: Zingara Lofrano / TechTudo)


Com uma das participantes mais novas do Hackaton Globo, Danielle Cohen, de 20 anos, a equipe decidiu focar no desenvolvimento de um holograma que qualquer um poderia ter no próprio smartphone.

Usando o Kinect, o app poderá transformar imagens de novelas ou futebol em imagens que "saltam da tela". O grupo também contou com os participantes Giovanni Marques e Fabio Antonio, que já estiveram em três hackathons. Guilherme Berger, outro integrante da equipe, esteve em sete maratonas quando estudou nos Estados Unidos, pelo programa Ciências Sem Fronteiras.

Veja no vídeo abaixo como funciona o holograma.


A vitória veio como um alento para quem trabalhou sem parar por 33 horas, apenas com pausas para comer e cochilar. “Eu estava com esperança de ganhar desde o início, quando embarquei no projeto. Estou muito feliz representando as meninas", disse Danielle Cohen.

Já Fabio Antônio, ficou surpreso. "Eu não estava esperando. Na hora do anúncio não passava nada na minha cabeça", completou.

Segundo Lugar - Sentimentos do Público

Grupo que ficou em segundo lugar trabalhou os Sentimentos do Público no Hackathon Globo (Foto: Zingara Lofrano / TechTudo)Grupo que ficou em segundo lugar trabalhou os Sentimentos do Público no Hackathon Globo (Foto: Zingara Lofrano / TechTudo)



Terceiro Lugar - Momento

Grupo que ficou em terceiro lugar, com o Momento no Hackathon GLobo (Foto: Zingara Lofrano / TechTudo)Grupo que ficou em terceiro lugar, com o Momento no Hackathon Globo (Foto: Zingara Lofrano / TechTudo)


A cobertura completa do evento você confere na página do Hackahton Globo no TechTudo.


Colaboraram: Zíngara Lofrano e Isabela Giantomaso

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ewerton Assunção
    2015-09-07T20:39:32

    ?

  • Yan Mello
    2015-09-07T17:50:22

    Uma pena esta hackathon não ter sido transmitida pelo livecodingtv :(

  • Fabiano Monte
    2015-09-07T17:15:14

    Projeto muito bem elaborado e com infinitas possibilidade de uso.

  • Guilherme Berger
    2015-09-06T21:59:50  

    Esclarecendo que o escopo do projeto era mais do que somente montar o plástico refletor e exibir os hologramas. Tínhamos um sistema com o Kinect para escanear um modelo 3D 360 de uma pessoa e passar isso diretamente para o app. Sim, em casa você monta o plástico e vê vídeos no YouTube. Isso foi inclusive parte do nosso pitch: o telespectador visualizar hologramas da programação da Globo. O diferencial é a tecnologia para modelar a pessoa.

    recentes

    populares

    • Guilherme Berger
      2015-09-06T21:59:50  

      na boa cara... esse "scaner" não passa de uma filmagem.... porque o modelo não é 3d... é 2d... que projetado nos 4 lados do acrílico dão a impressão de holograma. Não existe "modelagem" da pessoa. mas sim uma única filmagem que é mostrada em 4 vídeos. Bom, parabéns do mesmo modo, mas eu não curti não.

  • Herlon Camargo
    2015-09-06T21:21:06  

    Pesquisem por "smartphone 3d hologram" no Youtube, sem as aspas, para conhecerem os verdadeiros vencedores do HackthonGlobo.

    recentes

    populares

    • Herlon Camargo
      2015-09-06T21:21:06  

      E, para quem já estudou projetos, a definição do mesmo é algo que nunca tenha sido feito, desde o início, meio e fim.

  • Rafael Vale
    2015-09-06T18:33:42  

    Mas essa idéia já ta rolando na internet há semanas....

    recentes

    populares

    • Rafael Vale
      2015-09-06T18:33:42  

      Essa semana meu colega fez um desse e levou para nos mostrar, esse grupo vencedor não fez nada de novo.

    recentes

    populares

    • Rafael Vale
      2015-09-06T18:33:42  

      Manual do mundo já fez isso!