Celular

10/09/2015 17h06 - Atualizado em 25/11/2015 18h50

iPhone 6S e Plus: tudo sobre o lançamento da Apple e possíveis preços

Thássius Veloso
por
Da redação

Novos smartphones da Apple, o iPhone 6S e o iPhone 6S Plus foram anunciados ontem (9) com diversas novidades. Os telefones atraíram a atenção pelo novo acabamento, desta vez em ouro rosa; a permanência do armazenamento de 64 GB como melhor opção; e o 3D Touch, novo sensor presente nas telas de 4,7” e 5,5”.

Especial: iPhone e muito mais – os lançamentos da Apple que mudaram o mundo

Chegou a hora de destrinchar as informações que a própria fabricante revelou sobre os novos telefones. Será que o iPhone 6S entorta quando fica no bolso da calça? Quando será possível comprar no Brasil e qual será o preço? Dividimos esta matéria especial em tópicos para responder a cada uma das perguntas mais importantes e para que você conheça tudo sobre o iPhone 6S.

O que tem no iPhone 6S e iPhone 6S Plus?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o iPhone 6S e iPhone 6S Plus são evoluções do iPhone 6 e iPhone 6 Plus – os dois celulares mais vendidos da história da Apple, segundo informações da própria empresa. O desenho industrial permanece o mesmo. Em outras palavras, vale neste caso o velho ditado “cara de um, focinho de outro”.

iPhone 6S e iPhone 6S Plus, os mais novos tops da Apple (Foto: Divulgação) (Foto: iPhone 6S e iPhone 6S Plus, os mais novos tops da Apple (Foto: Divulgação))iPhone 6S tem tela de 4,7 polegadas e iPhone 6S Plus, de 5,5 polegadas (Foto: Divulgação)


O 3D Touch é novo sensor de pressão na tela do smartphone que exibe um menu com opções avançadas. Por exemplo, na tela inicial do iOS 9, o usuário pode tocar no display com mais força sobre o ícone de um determinado aplicativo para ver, ali mesmo, algumas ações rápidas. Na demonstração do app Câmera, o 3D Touch acionava o menu com as possibilidades de fazer uma foto com a câmera principal (agora de 12 megapixels) ou uma selfie (com a câmera frontal de 5 megapixels).

A tecnologia é similar ao Force Touch presente nos MacBooks mais novos: o trackpad do laptop entende o nível de pressão e reage, apresentando novos menus. Embora a Apple tenha maiores possibilidades de popularizar o recurso, a Huawei merece os cumprimentos por ter apresentado um celular com Force Touch ainda na IFA 2015. O TechTudo testou o Huawei Mate S durante a feira de Berlim e contou suas primeiras impressões.

Quer saber tudo sobre o iPhone 6S em vídeo, mas tem somente 90 segundos? Dê play abaixo.


O iPhone 6S tem quanto de armazenamento?

Em termos de memória interna, ele continua com as mesmas opções de antes: 16 GB, 64 GB e 128 GB. O iPhone 6S não tem versão com 32 GB.

3D Touch oferece menu com opções avançadas no app de câmera (Foto: Divulgação/Apple)3D Touch oferece menu com opções avançadas no app de câmera (Foto: Divulgação/Apple)


Qual smartphone da Apple vale mais a pena comprar? Opine no Fórum do TechTudo

O gesto da Apple em não oferecer o modelo com 32 GB é visto por alguns especialistas como uma forma de “gentilmente” forçar os clientes a gastarem US$ 100 a mais no modelo de 64 GB – uma vez que 16 GB num smartphone atualmente só seria recomendável se o aparelho oferecesse slot para cartão de memória do tipo MicroSD. Não é o caso do telefone da Apple.

A Apple não informou o total de memória RAM presente nos novos iPhone. Especula-se no mercado que o iPhone 6S e o 6S Plus tenham 2 GB de RAM, o que seria o dobro do encontrado no iPhone 6 e iPhone 6 Plus. A confirmação só será possível quando a empresa começar a vender os smartphones, em 25 de setembro. Empresas especializadas em assistência técnica costumam desmontá-los para mostrar os componentes internos – como no caso do iPhone 5.

O iPhone 6S entorta?

A pergunta é pertinente depois que o iPhone 6 e o 6 Plus sofreram com o chamado “bendgate”, com diversos relatos de consumidores que colocaram o celular no bolso da calça e viram sua carcaça se curvar. De acordo com a Apple, a geração 2015 do iPhone conta com uma liga de alumínio série 7000.

iPhone 6S tem liga de alumínio série 7000 (Foto: Divulgação/Apple)iPhone 6S tem liga de alumínio série 7000 (Foto: Divulgação/Apple)

A promessa é de um iPhone 6S que não entorta, pois o material é o mesmo utilizado pela indústria aeroespacial. Algumas variantes da série 7000 são utilizadas para construir bicicletas, por exemplo – meio de transporte que requer um metal bastante resistente a impactos.

A tela do iPhone 6S quebra? Ela é Full HD?

Não existe vidro completamente à prova de impactos. Ainda assim, a Apple diz que o iPhone 6S e Plus possuem o vidro mais forte já utilizado em um smartphone. Como a fabricante é responsável por todo o seu processo produtivo, inventou uma forma especial de troca iônica dupla que nenhuma outra empresa de celulares é capaz de reproduzir.

iPhone com acabamento prateado e dourado (Foto: Divulgação/Apple)iPhone com acabamento prateado e dourado (Foto: Divulgação/Apple)

As promessas da Apple para o vidro dos novos iPhones são elevadas. Entretanto, a empresa não divulgou que ele é “resistente à água” ou “à prova d’água”, como já é encontrado no Xperia Z5/Z5 Premium. Ao menos não há nenhuma informação até o momento sobre proteção seguindo o padrão IP, aquele utilizado pela indústria para determinar se um telefone pode entrar dentro da água.

O iPhone 6S tem display de 4,7 polegadas, mesmo tamanho daquela presente no iPhone 6. A chamada Tela Retina HD oferece resolução de 1334 x 750 pixels, com densidade de pixels de 326 ppi.

Por sua vez, o iPhone 6S Plus permanece com display de 5,5 polegadas característico do iPhone 6 Plus. Sua Tela Retina HD tem resolução Full HD de 1920 x 1080 pixels. A densidade de pixels é de 401 ppi. Ambos são widescreen.

Qual é o peso dos novos iPhones?

Durante o keynote de lançamento, o CEO Tim Cook não fez referências ao iPhone 6S ser “o mais leve já feito pela Apple”. Nem poderia dizê-lo: o 6S e o 6S Plus ficaram mais pesados do que a geração anteror.

O iPhone 6S pesa 143 gramas, contra 129 gramas do iPhone 6. Já o iPhone 6S Plus pesa 192 gramas – também é mais do que os 172 gramas do iPhone 6 Plus lançado em 2014.

A câmera do iPhone 6S é boa?

Somente testes especializados podem confirmar a qualidade da câmera de 12 megapixels do smartphone da Apple. Ainda assim, a fabricante fez importantes alterações em relação ao iPhone 6. A mais evidente delas é o salto na resolução: o iPhone 6S tem câmera de 12 megapixels, bastante superior à de 8 megapixels do iPhone 6. O aumento foi de 50% na quantidade de pontinhos que o sensor é capaz de registrar.

A Apple continua apostando na técnica conhecida como HDR. Com ela, o telefone faz três fotos simultaneamente e as combina para que o resultado seja o melhor possível. A imagem final tende a ter cores vibrantes, sem iluminação “estourando”.

iPhone 6S e iPhone 6S Plus trazem câmera de 12 megapixels (Foto: Divulgação/Apple) (Foto: iPhone 6S e iPhone 6S Plus trazem câmera de 12 megapixels (Foto: Divulgação/Apple))iPhone 6S e iPhone 6S Plus trazem câmera de 12 megapixels (Foto: Divulgação/Apple)

A lente do iPhone 6S é coberta por cristal safira e oferece abertura de f/2.2. Há estabilização da imagem – para evitar tremidos – e redução de ruído em fotos com ambientes escuros ou pouco iluminados. O GPS marca presença para registrar a posição geográfica exata de cada foto feita com o dispositivo.

Donos do iPhone 6S e 6S Plus também estarão bem servidos na hora de gravar vídeos: a câmera reformulada da Apple é compatível com filmagem em 4K – ideal para quem está pensando em comprar uma TV 4K, com maior resolução.

O resultado final são imagens com resolução de 3840 x 2160 pixels a 30 quadros por segundo. O iPhone 6S também filma em resolução Full HD (1080p) a 60 quadro por segundo. Quem quiser economizar dados na hora de mandar seus vídeos ainda poderá fazer as gravações com resolução HD (720p) a 30 quadros por segundo.

O iPhone 6S ainda tira fotos enquanto filma em 4K. Nestes casos, as fotos finais terão 8 megapixels (mesma qualidade da foto nativa do iPhone 6 em sua resolução máxima).

A função de câmera lenta (slow motion, em inglês) possibilita filmagens a 120 ou 240 quadros por segundo.

Novo iPhone 6S, lançado em 2015, é mais pesado que o iPhone 6 de 2014 (Foto: Divulgação/Apple)Novo iPhone 6S, lançado em 2015, é mais pesado que o iPhone 6 de 2014 (Foto: Divulgação/Apple)

A câmera frontal de 5 megapixels também faz vídeos em HD de 720p. Em ambientes escuros, a tela automaticamente vai se acender para elevar a quantidade de luz, numa função que a Apple chama de Flash Retina. A câmera de selfies tem timer e detector de rostos.

O sensor de digitais do iPhone 6S é bom?

Podemos afirmar categoricamente que o sensor de impressões digitais presentes no iPhone 6, da geração anterior, é muito bom. A Apple sustenta que o Touch ID do iPhone 6S ficou duas vezes mais veloz. Ou seja, o consumidor pode esperar um desbloqueio de tela mais rápido.

O Touch ID também é usado no iOS 9 para autorizar transações financeiras com cartão de crédito e com o Apple Pay, o sistema de pagamentos virtuais da Apple.

iPhone 6S tem sensor de digitais Touch ID melhorado (Foto: Divulgação/Apple)iPhone 6S tem sensor de digitais Touch ID melhorado (Foto: Divulgação/Apple)

iPhone 6 ou iPhone 6S? Participe do debate

Quando é o lançamento do iPhone 6S?

As encomendas de pré-venda da Apple se iniciam em 12 de setembro nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, China e outros mercados de economia forte. A Apple não informou quando os brasileiros poderão encomendar o iPhone 6S.

Os aparelhos serão entregues e também serão vendidos em lojas a partir do dia 25 de setembro nos mesmos países citados acima. Da mesma forma, a Apple brasileira não informou quando o iPhone 6S e o 6S Plus chegarão ao território nacional.

iPhone 6S branco na tela de recebimento de ligação (Foto: Divulgação/Apple)iPhone 6S branco na tela de recebimento de ligação (Foto: Divulgação/Apple)

Tradicionalmente o iPhone é lançado no Brasil no fim do ano, com foco nas compras de Natal. O jeito que tem é esperar as operadoras Vivo, Claro, TIM e Oi iniciarem os cadastros para comprar o smartphone.

Qual o provável preço do iPhone 6S no Brasil?

Esta não chega a ser a pergunta de um milhão de dólares, mas certamente vale “milhares de reais”. O iPhone 6 (lá de 2014) não é um smartphone barato. O iPhone 6S deve seguir a mesma linha de preços praticados para a geração anterior do telefone:

– R$ 3.499 pelo iPhone 6S de 16 GB;
– R$ 3.899 pelo iPhone 6S de 64 GB;
– R$ 3.899 pelo iPhone 6S Plus de 16 GB;
– R$ 4.299 pelo iPhone 6S Plus de 64 GB.

Entretanto, é importante destacar que qualquer suposição sobre os valores cobrados pelos smartphones é uma aposta. A Apple Brasil não informou quanto eles vão custar no mercado brasileiro, nem em quais condições. É altamente provável que clientes de pós-pago das prestadoras de telefonia celular encontrem preços mais em conta, desde que aceitem assinar um contrato de 12 meses (tempo máximo permitido pela Anatel para um acordo do tipo).

Quais são as cores do iPhone 6S?

A Apple trabalha com quatro acabamentos distintos para o telefone:

– Frente branca e traseira prateada;
– Frente branca e traseira dourada;
– Frente branca e traseira em ouro rosado;
– Frente preta e traseira em cinza espacial.

iPhone 6S ganhou opção de cor rosa (Foto: Divulgação/Apple) (Foto: iPhone 6S ganhou opção de cor rosa (Foto: Divulgação/Apple))iPhone 6S ganhou opção de cor rosa (Foto: Divulgação/Apple)

A chegada do iPhone 6S afetou diretamente as cores do modelo anterior: a Apple passou a vender o iPhone 6 e iPhone 6 Plus somente nas combinações branco/prateado e preto/cinza espacial O preço dos iPhones antigos também passou por redução no Brasil, enquanto o dos iPads subiu. Não há detalhes sobre a chegada e preço brasileiro do iPad Pro (com tela de 12,9”).