Media centers

30/09/2015 10h46 - Atualizado em 05/07/2016 15h00

Vale a pena investir no Chromecast 2? Veja novos recursos e preço

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O Google lançou o Novo Chromecast, cheio de novidades e evoluções em relação à primeira geração. Com novo formato, integração a equipamentos de som e melhorias internas para a conectividade com redes Wi-Fi, a segunda geração do dongle promete evoluir tudo aquilo que o Chromecast já fazia.

Novo Chromecast ganha mais funções, Wi-Fi melhorado e reprodução de áudio

Mas será que essa é a hora de aposentar o primeiro Chromecast e investir no Chromecast 2? Confira as vantagens e os novos recursos que a versão traz e veja se o investimento vale a pena.

Novo Chromecast ficou redondo para aumentar a área de antena e se conectar melhor ao Wi-Fi (Foto: Divulgação/Google)Novo Chromecast ficou redondo para aumentar a área de antena e se conectar melhor ao Wi-Fi (Foto: Divulgação/Google)

Problemas com Wi-Fi

Há quem nunca tenha tido dificuldades em conectar e distribuir conteúdo via Chromecast, mas há usuários que relatam problemas e instabilidade do aparelho em termos de conectividade. Se você está nesse grupo, a nova versão pode ser a ideal.

Com melhor suporte a Wi-Fi, o novo Chromecast deve funcionar com maior velocidade, permitir que aplicativos e jogos que usam interação entre TV e smart funcionem sem delays e facilitar a vida de quem costuma fazer streaming de vídeo em alta resolução.

As limitações em relação à conexão com a Internet, inclusive, estimularam o Google a criar o formato em disco do novo media center, permitindo uma área de antenas maior, que deve tornar o novo Chromecast mais fácil de se conectar.

Música conectada

Quem quer curtir som vai ter vida mais fácil com o novo Chromecast (Foto: Reprodução/YouTube)Quem quer curtir som vai ter vida mais fácil com o novo Chromecast (Foto: Reprodução/YouTube)

Outra vantagem do novo Chromecast é a capacidade de distribuir áudio por dispositivos de som, tanto via wireless, como via cabo. Dessa forma, quem gosta de reproduzir música a partir do celular, por exemplo, poderá facilmente plugar o novo aparelho em caixas de som de alta qualidade e curtir música com muita facilidade.

No caso do Chromecast de primeira geração, a distribuição de som era possível, mas somente pelos alto-falantes do televisor, ou pelo sistema de caixas de som que, por ventura, o usuário tivesse conectado à TV.

Streaming de vídeos

Se os dois primeiros itens dão clara vantagem à segunda geração do Chromecast, é preciso reconhecer que, em termos de streaming de conteúdo em vídeo, a primeira geração do dongle não deixa nada a desejar.

Na hipótese de que seu uso do aparelho é mais restrito a distribuir vídeos no seu televisor, do Netflix ao YouTube, não há motivo para pular para a nova geração no momento. O Chromecast primeira geração ainda cumpre com facilidade essa tarefa.

Meu primeiro Chromecast

Os pontos anteriores estabelecem uma comparação para quem já tem um Chromecast de primeira geração e avalia a troca pelo modelo novo. Mas e se você está pensando em comprar um? Vale a pena investir no modelo original ou esperar pelo novo?

Chromecast de primeira geração é mais fácil de se encontrar no Brasil (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Chromecast de primeira geração é mais fácil de se encontrar no Brasil (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que o novo Chromecast ainda não tem data para chegar ao Brasil, o que faz do modelo original uma opção mais fácil de se encontrar. O novo aparelho começa a ser vendido nesta semana em 17 países por US$ 35 (R$ 142, em conversão direta).

Se a importação do dispositivo não é um problema no momento para você, é hora de avaliar os pontos positivos em relação ao Chromecast de primeira geração: capacidade de fazer streaming de som para caixas de qualidade e o suporte à conexão de Internet aprimorado fazem da segunda geração do Chromecast um produto mais completo.

Vale lembrar também que as novidades do aplicativo de suporte do Chromecast, que roda no celular, não são exclusivas do novo aparelho. Se você cogita a nova versão por acreditar que o app de controle é melhor, fique tranquilo: o mesmo aplicativo funciona para os dois modelos.

Chromecast dá erro. Como fazer o Allcast parar de travar? Confira no Fórum do TechTudo.

Conclusão 

Se você pode importar com facilidade, não há porque fugir do novo Chromecast. Se você está restrito ao mercado brasileiro, o Chromecast de primeira geração é a opção que resta. Mas vale lembrar que o aparelho ainda é completo e funciona bem na proposta original de fazer de qualquer TV uma smart.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felipe Nascimento
    2015-10-01T21:34:36  

    O Chromecast é um ótimo aparelho, uso muito com Netflix, Plex e Youtube.

    recentes

    populares

    • Felipe Nascimento
      2015-10-01T21:34:36  

      Também são os principais que uso, muito bons, netflix e youtube não precisa nem comentar, mas pra quem não conhece o Plex, recomendo muito! Na minha opinião melhor aplicativo de streaming de conteúdo que existe, inclusive, em termos de usabilidade.

  • José Neto
    2015-10-01T08:25:45  

    Eu tô querendo comer alguém...

    recentes

    populares

    • José Neto
      2015-10-01T08:25:45  

      Então come seu namorado!

    recentes

    populares

    • José Neto
      2015-10-01T08:25:45  

      Come o Pinto do Armando

  • Thiago
    2015-10-02T14:43:40  

    produto ja nasce defasado. Apple Tv está muito a frente.

    recentes

    populares

    • Thiago
      2015-10-02T14:43:40  

      Eu tenho um Apple TV, é uma bosta muito limitado. Vou trocar pelo chromecast.

    recentes

    populares

    • Thiago
      2015-10-02T14:43:40  

      Comprei uma apple tv de um amigo, não passei uma noite com ela. Fui testar e achei o espelhamento de tela precário, cheio de lags, testei as funcionalidades e achei limitadíssima, poucos aplicativos podiam ser instalados, devolvi no dia seguinte...

  • Hugo Guimaraes
    2015-10-27T23:48:50  

    Comprei o novo chromecast e estou usando faz uma semana, o aparelho é ótimo, já gostava do anterior e este então arrebentou.

    recentes

    populares

    • Hugo Guimaraes
      2015-10-27T23:48:50  

      Comprei nos EUA.

    recentes

    populares

    • Hugo Guimaraes
      2015-10-27T23:48:50  

      Já tive o primeiro e agora estou com o segundo, mas nao vi nenhuma diferença a não ser no design. Qual diferença vc notou? Não achei nem mesmo mais rápido que o primeiro

  • Rafael Lima
    2015-09-30T15:51:30  

    Gastar dinheiro pra fazer a TV se conectar a internet ?? Acho inutil.

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2015-09-30T15:51:30  

      Vale a pena

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2015-09-30T15:51:30  

      Nem sabe do q se trata...com certeza

  • Paulo Jobim
    2017-02-01T17:09:15

    O Chromecast é uma decepcao, pois tinha a promessa de espelhar a tela do smartphone na TV, mas somente alguns conteudos são compativeis. Não gostei.

  • Izabela Cunha
    2017-01-12T16:36:08

    mxq e Chromecast. Qual é o melhor?

  • Teo
    2016-01-24T10:54:53  

    Gostaria de saber se o novo modem de banda larga da Vivo com wi-fi configura o Chrromecast? Obrigada

    recentes

    populares

    • Teo
      2016-01-24T10:54:53  

      O chromecast precisa apenas de uma rede Wifi, ele conecta-se automaticamente, independente de ser vivo, netvirtua ou qualquer outro. O que configura o chromecast é o app que você instala no celular ou no google chrome.

    recentes

    populares

    • Teo
      2016-01-24T10:54:53  

      Oi Teo. Realmente, eu tive dificuldades pra conectar no Chromecast no modem da Vivo fibra. Foi só substituir ele por um tplink da vida que funcionou, após feita configuração voltei o modem da vivo e ele funcionava normalmente. Certo dia tive que resetar ele e refazer a configuração, pra minha surpresa tive novamente que trocar os modems. Acredito que aquele modem preto com duas antenas da Vivo fibra não tenha o suporte plug and play em rede.

  • Daniel Pereira
    2016-11-03T23:59:08

    pessoal vale a pena investir no aparelho?

  • Ademilson Maciel
    2015-10-01T09:13:49  

    Eu tenho uma TV e não é Smart, com este aparelho ela ira navegar pelo sinal do meu aparelho wifi, é isso?

    recentes

    populares

    • Ademilson Maciel
      2015-10-01T09:13:49  

      isso

    recentes

    populares

    • Ademilson Maciel
      2015-10-01T09:13:49  

      Você pode controlar pelo desktop via Chrome também.

  • Sérgio Morato
    2016-01-12T17:32:50

    kkk...techtudo e as resenha lixão deles...kkk

  • Armando Pinto
    2015-10-12T15:05:10

    Alguém já ouviu falar na conexão MHL? Principalmente os Gamers?

  • Vágner Silva
    2015-10-07T08:10:09

    Mesmo nas últimas Smart TVs o Chromecast é uma excelente aquisição. Só falta aceitar o controle da própria TV..

  • Mario Jorge
    2015-09-30T23:06:34  

    Tenho um apple TV jogado aqui, tudo inutil essas coisas

    recentes

    populares

    • Mario Jorge
      2015-09-30T23:06:34  

      Ta jogado o apple TV.. Vende ele pra mim baratinho

    recentes

    populares

    • Mario Jorge
      2015-09-30T23:06:34  

      Apple TV também achei uma porcaria, toda bugada e amarrada, já o chromecast, achei bem bacana...

  • Lucas Machado
    2015-10-01T11:09:16

    Excelente aparelho, acredito que para televisões mais antigas o cabo conversor HDMI para RCA deve funcionar bem.

  • Tiago Franco
    2015-10-01T07:43:22  

    Ele possui browser sem a necessidade de um celular?

    recentes

    populares

    • Tiago Franco
      2015-10-01T07:43:22  

      Pelo menos o primeiro não. Vc pode espelhar a tela do celular/pc ou do navegador para a tv, usando um dispositivo.

  • Gláucio Duarte
    2015-09-30T21:26:42

    A bola da vez do Techtudo.

  • Nicolle Silva
    2015-10-01T01:18:20

    Vcs confundiram o novo chromecast com o Chromecast áudio, são dois produtos diferentes. Seria interessante pesquisar e consertar a matéria.

  • Leandro Silva
    2015-09-30T14:40:06  

    "Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que o novo Chromecast ainda não tem data para chegar ao Brasil... ". Reportagem inútil!!!

    recentes

    populares

    • Leandro Silva
      2015-09-30T14:40:06  

      O Chromecast é sensacional. Inventaram um monte de coisas pra elogiar o novo, tudo papo furado. Nem sabem o que falam. O atual funciona muito bem.

    recentes

    populares

    • Leandro Silva
      2015-09-30T14:40:06  

      Depois vocês reclamam que o Brasil e atrazado aliás vocês que fazem ele ser atrazado.

  • Sérgio Morato
    2015-09-30T14:32:27  

    kkkkk !! Comprem aí e me avisem depois!

    recentes

    populares

    • Sérgio Morato
      2015-09-30T14:32:27  

      Concordo***

    recentes

    populares

    • Sérgio Morato
      2015-09-30T14:32:27  

      Mitou

  • Thiago
    2015-09-30T16:07:20

    Se a receita federal informa que podem comprar até 100 doláres em e-commerce no exterior, creio que não há nacessidade de importação.

  • Plínio Neto
    2015-09-30T14:52:19

    Através da matéria, não consegui identificar vantagens suficientes que justifiquem uma troca, nem a longo prazo. Possuo a primeira versão, do ChromeCast e não deixa nem um pouco a desejar.