06/09/2015 08h00 - Atualizado em 18/07/2017 16h37

Conheça o vidro 2.5D, presente na tela do iPhone e outros smartphones

Maria Clara Pestre
por
Da redação

Com tantos smartphones à venda no mercado, o consumidor tem uma dura missão de escolher aquele que melhor lhe atende. Especificações técnicas, termos desconhecidos, jargões do mercado – tudo isso pode dificultar na hora da compra. Para completar, as telas apresentam variadas tecnologias, entre elas o tal do “vidro 2.5D”. O que é tela 2.5? A gente te ajuda nessa dúvida.

A denominação 2.5D refere-se a uma leve curvatura presente nas bordas do vidro que cobre a tela do smartphone. Ao contrário das telas 2D, que são planas, o display 2.5D é sutilmente arredondado, o que garante uma sensação de toque mais suave.

Celular travando? Descubra os principais motivos e saiba como resolver 

Com ajuda de célula de hidrogênio, autonomia do iPhone 6 chegou a uma semana (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: Com ajuda de célula de hidrogênio, autonomia do iPhone 6 chegou a uma semana (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))O vidro 2.5D está presente no iPhone 6 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Esta tecnologia pode ser encontrada nos badalados iPhone 6, iPhone 6 Plus, Nexus 6 e Xiaomi Mi Note, entre outros.

Ao contrário da tela 3D, presente no Galaxy S6 Edge, por exemplo, somente a camada protetora do vidro 2.5D é curva. No primeiro caso, da Samsung, toda a tecnologia interna e o display do smartphone são adaptados ao formato, possibilitando a inclusão de ícones e widgets na parte curva da tela.

A fabricação do vidro 2.5D, portanto só se difere do da tela 2D na hora da finalização, quando as bordas são curvadas. Embora esteja se popularizando com rapidez atualmente, esse recurso não é tão recente e já vem sendo utilizado desde de 2011, com o Lumia 800. 

Detalhe da lateral do Galaxy S6 Edge (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)O efeito da tela 3D é muito mais evidente (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Quais são as vantagens?

Na prática, o efeito do vidro 2.5D pode passar despercebido, já que não traz nenhuma funcionalidade nova ao celular: suas vantagens são puramente estéticas e ergonômicas. Isso porque o display curvado é muito mais agradável ao olhar, além de se ajustar melhor ao toque do usuário. Ele ainda impede possíveis machucados ao deslizar o dedo pela tela, já que o vidro é chanfrado, ou seja, tem as bordas (ou arestas) arredondadas para evitar acidentes. 

E as desvantagens?

Por ter as bordas curvas, o display de um celular com vidro 2.5D está mais exposto a impactos e portanto, mais suscetível a quebrar. Esse risco aumenta já que é mais difícil adquirir películas protetoras, que devem ser fabricadas especialmente para aderir a este tipo de tela.

Além disso, a aplicação da tecnologia pode interferir diretamente no custo de produção do celular, aumentando o seu preço final. Essas características, entretanto, dependem de outros fatores envolvidos na montagem do aparelho, e podem variar de uma marca para outra.

Na prática, a tecnologia do vidro 2.5D torna o design do smartphone mais elegante e funcional, mas seus efeitos podem passar despercebidos por olhares menos atentos. Portanto, apesar se ser uma adição interessante, sua presença não deve ser um fator decisivo na hora de escolher um aparelho. 

Colaboração: Raíssa Delphim e Lucas Mendes. Com informações: AndroidAuthorityFrandoid.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bento Neto
    2015-11-21T00:59:23

    Muito útil! Esclareceu minha dúvida, engraçado é que tem gente que fala que é besteira, depois quando algum amigo perguntar o que é, ele vai dar uma de sabichão por que ele leu aqui sobre o assunto...

  • Cara Micro
    2015-09-29T04:10:27

    alguém já cortou o dedo em borda reta de celular? que forçado, hein???

  • Igniter Code
    2015-09-12T15:44:47

    ..é o que?! repete aí!

  • Gidevaldo Franco
    2015-09-07T07:12:02

    Perai , deixa eu ver.... Notícia que mudou meu dia....aff

  • Comentador Franco
    2015-09-06T20:49:02  

    Graaaaande coisa!

    recentes

    populares

    • Comentador Franco
      2015-09-06T20:49:02  

      Mesmo

    recentes

    populares

    • Comentador Franco
      2015-09-06T20:49:02  

      Techtudo não sabe de nada, muita reportagem tosca.