Celular

07/09/2015 09h34 - Atualizado em 07/09/2015 13h10

Testamos Huawei Mate S na IFA 2015: top chinês rouba a força da Apple

Laura Martins
por
da IFA 2015, em Berlim

Fazer teste do Huawei Mate S é uma prova de força. Literalmente. Afinal, o gadget da gigante chinesa, lançado na IFA 2015, traz a tecnologia Force Touch - capaz de reconhecer a pressão colocada ao mexer na tela. O aparelho, inclusive, antecipou a Apple, que deve apresentar sua versão da tecnologia nesta semana, com o iPhone 6S.

Acompanhe a cobertura em tempo real da IFA 2015 no TechTudo

Para quem não conhece, a linha Mate é a top de linha da Huawei, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, responsável por boa parte da infraestrutura de telecomunicações do Brasil. Porém, por algum motivo “secreto”, a empresa não traz seu “flagship” para o Brasil.


O Mate S é o sucessor do Mate 7, lançado na IFA em 2014. Assim como o anterior, o modelo traz o sensor de leitor de digitais na parte traseira – considerado por muitos o melhor do mercado -, a interface Emui do Android e uma superbateria, capaz de carregar inclusive outros aparelhos.

Huawei Mate S é o novo top de linha da empresa (Foto: Laura Martins/TechTudo)Huawei Mate S é o novo top de linha da empresa (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Mas o grande atrativo do Mate S é mesmo a função Force Touch. A tela reconhece a pressão e é capaz de funcionar até como uma balança (há um aplicativo nativo para isso, inclusive). Você pode, pode exemplo, aumentar ou abaixar o volume da música, apertando mais forte ou mais fraco a tela. Ou dar um zoom maior ou menor.

Huawei Mate S tem um design bonito e funções diferenciadas (Foto: Laura Martins/TechTudo)Huawei Mate S tem um design bonito e funções diferenciadas (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Por enquanto, ainda é uma função sem utilidade prática, mas há a expectativa de que novos aplicativos sejam desenvolvidos em breve. Do contrario, periga se tornar na balança mais cara do mundo.

O novo celular traz outra função que chama atenção: alguns comandos podem ser feitos com os dedos dobrados, pressionando a tela com a falange. Ao fazê-lo, um “raio” azul aparece na tela, recortando-a para fazer um print. Ainda é possível escrever na tela a letra M e ir direto para Música, por exemplo, ou a letra E para ativar o browser.

Huawei Mate S reconhece toque com a falange dos dedos (Foto: Laura Martins/TechTudo)Huawei Mate S reconhece toque com a falange dos dedos (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O sensor de digital – localizado na parte traseira do celular – traz interessantes funções. Ao passar o dedo de cima para baixo, por exemplo, aparecem as notificações. Já as imagens passam de um lado pro outro ao passar os dedos em sentido horizontal. A aplicação pode ser útil para otimizar o tempo – e dar uma confortável sensação de controle.

O que realmente impressiona é o modo com comandos manuais da câmera fotográfica. A Huawei realmente tenta chegar perto da experiência de uma câmera DSLR, dando diversas opções de configuração manual. É possível configurar o ISO, compensação da exposição, tempo de exposição e balanço de branco, por exemplo.

Huawei Mate S tem uma lateral muito fina e pegada confortável (Foto: Laura Martins/TechTudo)Huawei Mate S tem uma lateral muito fina e pegada confortável (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Nas configurações, porém, o Mate S não conseguiu surpreender tanto. O aparelho traz três opções de armazenamento interno (de 32GB, 64GB e 128GB), mas todos rodam um processador octa-core Kirin 935, de 64-bit, mas com apenas 3 GB de RAM. A tela é uma Gorilla Glass 4, Super Amoled 1080p. É uma bela configuração, mas há no mercado muita coisa mais poderosa.

No entanto, o grande contra da Huawei, especificamente do Mate S, é a interface, batizada de Emui. Notadamente, é uma das mais pesadas, menos atualizadas, mais feias e menos funcionais disponíveis para Android. E com muitos "bloatwares", aqueles aplicativos pré-instalados que você não consegue remover.

Huawei Mate S traz a tecnologia Force Touch antes do iPhone 6S (Foto: Laura Martins/TechTudo)Huawei Mate S traz a tecnologia Force Touch antes do iPhone 6S (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O Mate S é um celular realmente bonito, extremamente fino – mais que o iPhone 6, inclusive - e muito leve. A pegada é muito boa, graças à traseira que simula aço escovado. Por outro lado, quem não está acostumado pode estranhar o tamanho: a tela de 5.5 polegadas é consideravelmente maior que a de um iPhone 6 (que tem 4,7 polegadas), por exemplo, mas do tamanho do iPhone 6 Plus.

Qual é o lançamento mais esperado da IFA 2015? Comente no Fórum do TechTudo

Trata-se de um belo smartphone, funcional, rápido, leve, com leitor de digitais e uma excelente câmera. Mas você vai pagar caro para ter o Force Touch: as versões custam 650 euros, 700 euros e 800 euros respectivamente para os modelos de 32 GB, 64 GB e 128 GB (a última opção, batizada de Luxury, é única que tem a nova função). Talvez seja por isso que os aparelhos da Huawei não chegam ao Brasil.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ivan.caldas
    2015-09-08T08:48:12  

    Sempre tem um chato falando de iphone.

    recentes

    populares

    • Ivan.caldas
      2015-09-08T08:48:12  

      kkkkkkkk, tipo isso Vanessa, no prazo que tive pra usar um samsung, durou 6 dias de uso e queimou a placa de rede de conexão. e pra deixar claro pros revoltados, não era galaxy pocket, o aparelho era 1.900 reais. Samsung nunca mais na vida.

    recentes

    populares

    • Ivan.caldas
      2015-09-08T08:48:12  

      Vanessa Monte, o IOS desde da versão 8 permite instalar teclados de terceiros e o "SWYPE" é uma opção... instale desfrute também no IOS... Eu uso no meu iPhone...

  • Dequinha
    2015-09-07T17:21:28  

    simm..tem umonte celular melhor que o ihone..o problema é o android que é instavel facil de hackear. ios muito melhorrr

    recentes

    populares

    • Dequinha
      2015-09-07T17:21:28  

      Eu tenho um IOS por opção, porque gosto de IOS, mas tenho amigos que preferem um Android, é questão de preferencia gente, de gosto, é por isso que existem mais de 10 mil modelos de celular, e mais de um sistema de celular com diversas versões, pro publico ESCOLHER, você trabalha, você compra e você paga, então escolha o melhor pra você e deixa o amigo escolher o melhor pra ele.

    recentes

    populares

    • Dequinha
      2015-09-07T17:21:28  

      Sabe de nada, inocente...

  • Rogério Alditore
    2015-09-08T10:56:09  

    Volto a perguntar... porque tanta gente faz root no Android? Se o sistema já é instável, vulnerável e inseguro. O que mais falta nesta porcaria de sistema? Fazer pirataria? Roubar a senha bancaria dos outros? Pegar a senha de cartão de credito dos outros?

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2015-09-08T10:56:09  

      Ele fez uma simples pergunta de Android, mas os idiotas preverem falar mal da Apple Acho que eles querem que ninguém sabia do perigo de fazer root no Android.

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2015-09-08T10:56:09  

      Rogério, respondendo sua dúvida (tomando por base a sua total ignorância da informação, claro), ROOT é um procedimento que permite explorar a estrutura do sistema para altera - lo de modo a otimizar ou personalizar a utilização. Existem ENORMES vantagens e desvantagens nesse procedimento, recomendado para pessoas com experiência em configurações do sistema. Não é questão apenas de melhorias, mas uma liberdade para dar uma repaginada completamente pessoal a algo previamente editado.

  • Bruce Nolan
    2015-09-08T08:09:39  

    celular para traficantes vender suas gramas de cocaina

    recentes

    populares

    • Bruce Nolan
      2015-09-08T08:09:39  

      seus gramas, suas gramas, quem se importa? Pra "bom entendedor" ...

    recentes

    populares

    • Bruce Nolan
      2015-09-08T08:09:39  

      gramas não né,kilos

  • Alisson Felipe
    2015-09-07T23:58:40  

    para quem esta com inveja do android, ou para quem tenta ajudar cegos fanboys apple, abre o olho: Windows Phone não trava nunca e é o melhor em tudo, além de se garantir no futuro da inovação mobile

    recentes

    populares

    • Alisson Felipe
      2015-09-07T23:58:40  

      Concordo com os 3, sistema muito bom, muito leve.. troquei meu LG G2 por um Lumia 930, totalmente satisfeito, além das excelentes fotos um poderoso hardware..

    recentes

    populares

    • Alisson Felipe
      2015-09-07T23:58:40  

      Para trabalhar, para abrir arquivos desde do office ao pdf, não existe melhor! Travar? Isso não existe no Windows Phone, pois trabalha essencialmente com aplicativos desenvolvidos pela Microsoft, ou seja, não pesa e nem usa a memória de forma desnecessária com atualizações pífeas e sem fundamentos.

  • Rino Júnior
    2015-09-08T11:37:56

    E quem não tem um iphone choraaaaaaaaaa! e fala do android bugado e do samsung trava-trava (só avisando que travar não é normal, hein??) Esse xig-ling pode até ter a mesma tecnologia, mas nunca funcionará com a estabilidade de um smart da apple. BANG!

  • Linguador
    2015-09-08T10:43:04  

    Sempre tem um chato falando mal do iPhone. Quem mandou não estudar?

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-09-08T10:43:04  

      kkkkkkkkkk

  • Adecio Mascarenhas
    2015-09-08T21:20:23

    Neste aparelho eles criticam o sensor de pressão da tela diz que eh a balança mais cara do mundo, que só serve pra isso, aí quando a Apple lançar vai ser maravilhoso, sensacional, espetacular, super útil, hipócritas vendidos

  • Julio Souza
    2015-09-07T13:03:31  

    Um monte de empresas lançam celulares a todo momento mas não conseguem fazer melhor mesmo copiando algumas qualidades e melhor fazer um telefone sem copiar o iPhone derrepente da certo

    recentes

    populares

    • Julio Souza
      2015-09-07T13:03:31  

      Na verdade, tirando, talvez, o mini display port dos macs, não faz muito sentido a frase "copiar a Apple", visto que nem o nome "iphone" é original(cisco/linksys fez primeiro), nem o formato(Samsung f700/ Sony Style Phone), nem o touchscreen em telefones(IBM Simon), nem tablet(existem desde 1950), nem appstore(EAppWrapper/BeOS/muitas distros Linux tiveram antes), nem a maçã mordida(Gênesis 3;6), nem o mouse(Xerox), nem o ambiente gráfico(Xerox), nem o Objective-C(Stepstone), nem o leitor de Digitais em Smartphones(Motorola Atrix 4G/Ulysse Nardin Chairman 2)...

    recentes

    populares

    • Julio Souza
      2015-09-07T13:03:31  

      eu poderia escrever um livro aqui... Mas e daí, hoje a Apple corre atras do Android em funcionalidades e tamanho de tela que os apple fãs, antes, tiravam sarro, mas e daí? Quem se beneficia é o usuário final... E não, se for pra ostentar, os smartphones mais caros, luxuosos(e defasados) do mundo, na verdade, rodam Android(vide Ulysse Nardin Chairman 2, por exemplo!!!)...

  • Jorge Henrique
    2015-09-08T09:52:17  

    samsung sempre inovando, chupa apple!

    recentes

    populares

    • Jorge Henrique
      2015-09-08T09:52:17  

      Huawei, não Samsung... mesmo assim, não vejo motivo pra essa guerrinha, visto que os processadores Apple A4(iPhone 4) até o A7(iPhone 5s) foram feitos pela Samsung, e parece que o A9 será de novo da Samsung...

  • Rogério Alditore
    2015-09-08T11:12:37

    Sempre tem um chato ou analfabeto falando mal de iPhone e iPad.

  • Lucy
    2015-09-08T10:44:33

    Fazer um vídeo com o esmalte descascado não é legal, sejam mais detalhistas!

  • Leo Roli
    2015-09-07T18:54:06  

    Meu Zenfone 5 tira onda.

    recentes

    populares

    • Leo Roli
      2015-09-07T18:54:06  

      meu xperia z85 quebra os dois

    recentes

    populares

    • Leo Roli
      2015-09-07T18:54:06  

      e o governo agradece a fortuna que vocês 3 pagaram de impostos

  • Rogério Alditore
    2015-09-08T09:15:37  

    Volto a perguntar...porque tanta gente faz jailbreak no iphone. O sistema não é "fantástico"? O que falta:?

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2015-09-08T09:15:37  

      Quem faz Jailbreak é quem quer ter as coisas sem pagar, quer ter um Iphone pirata, porq o sistema é bom sim rs

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2015-09-08T09:15:37  

      Acho que é mais por poderem instalar e carregar o que quiserem no aparelho sem serem censurados pela apple, ou seja, liberdade.

  • Rafael Costa
    2015-09-08T10:37:07

    Processador Kirin 935? nunca tinha ouvido antes, isso presta? Pra mim, smartphone só é bom se a bateria aguentar 2 a 3 dias sem carregar, slot pra cartão e uma boa câmera.

  • Alex Santos
    2015-09-08T10:29:19

    lindo celular, pena que o brasil coloca tanta dificuldades e tanto imposto que as empresas desistem de mandar os aparelhos pro brasil.. sem duvida o aparelho mais bonito do mercado..

  • Jimbo Jalutão
    2015-09-08T10:12:08

    Essa seção de comentários é uma porcaria, só gente tentando inflar o ego e tentando se sentir especial com a escolha do smartphone que fez. Vocês tem noção que qualquer pessoa pode ir lá e comprar a mesma porcaria de smartphone que vocês tem? Não tem nada de especial, vocês não são mais espertos ou melhores por terem comprado marca X ou Y de smartphone, não é exclusividade. Quanta imbecilidade.

  • Pastor Damasceno
    2015-09-08T09:52:17  

    Agora se o Android realmente colocar em pratica a opção de atualização sempre do sistema.. ai vou pensar muito no assunto, se volto ou não para os Android. Aceito criticas construtivas e opiniões entre os dois.

    recentes

    populares

    • Pastor Damasceno
      2015-09-08T09:52:17  

      A opção de atualização não é do Android. A Google quer fazer isso pra linha de smartphones dela, ou seja, a linha Nexus. As outras marcas, que modificam o sistema, não vão seguir o sistema de atualizações. Elas já não fazem agora, imagina se vão atualizar mensalmente.

  • Phineas
    2015-09-08T10:03:31

    Pena que vem com android

  • Robervalino Freitas
    2015-09-08T10:01:16

    Pode até ter a mesma função, mas com esse chinês não dá pra ostentar selfie na frente do espelho e mostrar a maça! (ironia)

  • Pastor Damasceno
    2015-09-08T09:52:05

    Vou colocar minha experiencia em telefone: meu primeiro Android foi um Milestone(Motorola) achei fantástico, 1 ano depois peguei um S2 (Samsung) Cel maravilhoso, me atendia em todos os quesitos que precisava, enta o resolvi pegar um melhor, e comprei um Note2(Samsung) e foi onde veio minha decepção, achei horrível, sem atualização e vivia reiniciando e travado (ate então minha opinião Apple era apenas um modinha) foi então que ganhei na empresa onde trabalho um 5S (apple) e realmente me surpreendeu.. Hoje tenho um 6 de 128gb e não volto e nem troco mais por Android..

  • Victor
    2015-09-08T08:32:18  

    Esse aparelho é tudo isso mesmo?

    recentes

    populares

    • Victor
      2015-09-08T08:32:18  

      a questão nãoé se vc pode comprar, e sim, se vc quer dar seu dinheiro pra essas empresas.

  • Max Bagé
    2015-09-08T09:30:35

    Pena ser android!!!

  • Renan Souza
    2015-09-08T09:29:35

    Aparelho absurdamente bonito. Parabéns, pena que não veremos tão cedo aqui em terras tupiniquim , até porque se tivesse, o valor seria astronômico. Valeu Dilma!!!!

  • Gilmar Faustino
    2015-09-08T00:44:16  

    Para os desinformados a Apple não presta porque não querem pagar pelos aplicativos ou por que não sabem usar? Eu pago por que gosto e me sinto bem, não importa o que eu tenha de pagar pelos aplicativos, é bom pra mim, me faz sentir bem e nunca tive nenhum problema com Apple. É questão de gosto e habilidade gente, só isso! Comprem o quiserem dentro do orçamento de vocês, o meu orçamento me dá condições e prazer de comprar Apple!

    recentes

    populares

    • Gilmar Faustino
      2015-09-08T00:44:16  

      É isso aí....

    recentes

    populares

    • Gilmar Faustino
      2015-09-08T00:44:16  

      Legal cara, quer uma estrelinha? Vai lhe fazer sentir melhor consigo mesmo se você tiver a impressão de que os seus gadgets eletrônicos são melhores do que os das outras pessoas?