Celular

05/09/2015 07h00 - Atualizado em 08/09/2015 19h27

Testamos o Xperia Z5 e o Z5 Compact, com leitor de digitais na lateral

Fabrício Vitorino
por
Da IFA 2015, em Berlim

O Xperia Z5, enfim, apareceu. E a Sony lançou seu novo top de linha com toda a pompa durante a IFA 2015, feira de tecnologia realizada em Berlim, na Alemanha. Mas o Z5 não veio sozinho: além da versão “tradicional”, com tela de 5,2 polegadas, a japonesa trouxe o Xperia Z5 Compact, com display de 4,6", e o Xperia Z5 Premium, com 5,5", o primeiro smart com tela 4K do mundo.

Testamos o Galaxy Note 5, smartphone com caneta da Samsung

Testar o Z5 na IFA tem um quê de nostalgia. Afinal, no ano passado, a Sony também debutava a família Xperia Z3 no mesmo estande. Nesse tempo, a empresa passou por uma grave crise, lançou de forma estranha o Z3+ e “pulou” para o Z5.

Veja, abaixo, o teste em vídeo dos novos smartphones da linha Xperia


Especificações

A nova família tem especificações de respeito: rodam um processador Qualcomm Snapdragon 810, a 2 GHz e GPU Adreno 430. Os smartphones também têm uma supercâmera traseira de 23 megapixels, que grava vídeos em 2K, e frontal de 5 megapixels, que filma em HD. Os aparelhos possuem armazenamento interno de 32 GB (expansíveis via MicroSD), são resistentes à água e incluem leitor de impressões digitais no botão Power.

Tela do Xperia Z5 "normal" é de 5,5 polegadas (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Sony apresentou seus novos smartphones da linha Xperia durante a IFA 2015 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

As diferenças entre eles, no entanto, são pequenas. O Z5 e o Z5 Premium vêm com 3 GB de memória RAM, contra 2 GB do Z5 Compact. A tela do irmão menor tem resolução HD, enquanto a do Z5 é Full HD.

Design

De cara, uma diferença: os Z5 são grossos, esquisitos e parecem que estão com uma capa. Os smartphones também são meio desajeitados: há um pequeno relevo nas bordas que incomoda na pegada – mas ajuda a manter o aparelho nas mãos.

Detalhe da lateral do Xperia Z5 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Detalhe da lateral do Xperia Z5 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Testamos o Galaxy S6 Edge Plus, novo top de linha 'gigante' da Samsung

O botão Power mudou: sai de cena aquele círculo, tradicional na linha Xperia, e entra um retângulo em relevo, com o leitor de digitais – que funciona e muito bem, inclusive. Em termos de ergonomia, só perde para o recurso do Mate 7 e Mate S, da Huawei, que fica na traseira, sob a câmera.

Aliás, ainda que o Z5 seja essencialmente o mesmo que o Xperia Z3+, a traseira com um material transparente similar ao vidro (Frosted Glass) é mais confortável. Antes, era impossível mantê-lo limpo e sem digitais. Agora, elas não colam mais ali.

Diferença entre os modelos lançados pela Sony (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Diferença entre os modelos lançados pela Sony (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

O botão de volume sumiu. Na verdade, ele está ali, abaixo do botão de Power, mas virtualmente inacessível. É tão esquisito acessá-lo que você precisa fazer um malabarismo.

O Z5 Compact, no entanto, não é bonito. Nem leve. Nem confortável. É grande e esquisito. Perdeu a elegância do Z3 Compact e ganhou uma paleta de cores no mínimo duvidosa. Se a diferença de preço não for grande, o Z5 Compact tende a virar peça de museu. 

Sony Xperia Z5 é apresentado durante a IFA 2015  (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Parte superior do Xperia Z5 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Tela

O Z5 tem o tamanho do iPhone 6 Plus, enquanto o modelo menor é similar ao iPhone 6. Mas ambos parecem menores, graças ao aproveitamento de tela da Sony. O Z5 é até mais elegante que o iPhone, mas não chama tanta atenção.

Sony Xperia Z5 e Xperia Z5 Compact são apresentados durante a IFA 2015  (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)A tela é um dos pontos fortes dos novos tops de linha da Sony (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


Galaxy S6 Edge Plus e Note 5 já estão em produção no Brasil

A versão "normal" dos novos Xperias consegue um excelente resultado, mas o Premium é impressionante. Sua tela 4K parece conseguir algo até então impensável: fazer a tecnologia se tornar relevante nos aparelhos. Na prática, porém, constatamos que a supertela do Premium não tem nenhuma utilidade. Um ponto polêmico, porém, é a bateria. Como será que o aparelho vai se comportar para reproduzir essa monstruosidade de resolução?

Software

Um rápido abrir de tela já dá a noção de que a Sony passou a vassoura no seu Android. Aparentemente, bem menos bloatware (aqueles apps indesejados que você não consegue desinstalar), bem menos cara de Sony, bem mais clean. Mas, se a interface parece mais ágil, o boot ficou assustador: beira um minuto para que o celular esteja pronto para ação.

Sony Xperia Z5 é apresentado durante a IFA 2015 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Sony Xperia Z5 é apresentado durante a IFA 2015 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Zenfone 2, Zenfone Selfie e mais: Asus lança nova linha para o Brasil

Câmera

Aqui está outro ponto forte da família Z5: as câmeras contam com o sistema de zoom “mais rápido do mundo”, segundo Kazuo Hirai, CEO da empresa. Além disso, a função Clear Image Zoom de 5x oferece um zoom digital que promete ter a mesma qualidade da imagem de um zoom ótico. Nos testes rápidos, no entanto, fica bem claro que o zoom é digital, dada a granulação e pixelização, sobretudo das áreas escuras.

Sony Xperia Z5 e Xperia Z5 Compact são apresentados durante a IFA 2015  (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Câmera traseira de 23 megapixels do Xperia Z5 é um dos pontos fortes do smartphone (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


Qual o melhor smartphone para tirar fotos tipo "selfie"? Opine no Fórum do TechTudo

No geral, a câmera do Z5 segue a tradição da Sony: é excelente, é top de linha e, sobretudo em vídeos, faz bonito. Mas ainda é muito subestimada, ainda mais se compararmos com os novos Galaxys e iPhones.

Disponibilidade e preço

Opções de cor da linha Xperia Z5 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Opções de cor da linha Xperia Z5 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

A Sony ainda não confirmou datas ou preços para a chegada do aparelho ao Brasil, mas dado o histórico da empresa, isso deve acontecer em breve. Na Europa, os aparelhos chegam entre outubro e novembro. O Z5 Compact custa € 599 (R$ 2.526,72, em conversão direta), enquanto o Z5 tem o preço de € 699, (R$ 2.948,54) e o Premium, € 799 (R$ 3.370,37). Aliás, valores bem salgados. Resta saber por quanto eles chegarão ao Brasil.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcio Reis
    2015-09-05T18:47:35  

    Um dos principais motivos de se ter um iPhone é a assistência técnica. Quebrou eles te dão outro. Mesmo quebra acidental vc paga uma taxa é ganha um novo. Zerado. Já estou na 4 geração do iPhone e não quero outra coisa. Meu irmão ficou 4 meses pra poder resolver o seu problema com a Nokia.

    recentes

    populares

    • Marcio Reis
      2015-09-05T18:47:35  

      Sem contar que a tela do xperia z2 frontal é praticamente inquebrável, o meu caiu de todas as formas possíveis e nada. Quero ver só derubar um iphone pra ver

    recentes

    populares

    • Marcio Reis
      2015-09-05T18:47:35  

      Nao gastei nada na troca de um Z3 danificado por um novinho

  • Davi Manoel
    2016-09-14T11:19:27

    Tive um ZQ e agora tenho um Z3 Compact....me salva de vários perrengues em questões de compatibilidade....ainda vou continuar na Sony por um bom tempo.

  • Leandro
    2015-09-06T10:56:00  

    Se não é IPHONE , não é IPHONE

    recentes

    populares

    • Leandro
      2015-09-06T10:56:00  

      Coitado desse daí, deve estar pendurado do lado de uma tomada agora

    recentes

    populares

    • Leandro
      2015-09-06T10:56:00  

      Avaaaaaaaaaaaa....ainda bem que Cristovão Colombo descobriu a América antes de você nascer,se não você passava a perna nele. Ashashash

  • Alex Ribeiro
    2015-09-05T14:42:14  

    O fato de ter Snapdragon 810 me desanimou. O preço, mais ainda. Sem falar que quando for lançado aqui no Brasil, vai ser uma semana antes da divulgação do Z6. Por esses motivos, desisti da Sony.....................

    recentes

    populares

    • Alex Ribeiro
      2015-09-05T14:42:14  

      So mudo do Sony z3 quando lançarem algo inovador, ate agora os posteriores sao sonys z3 com melhoras

    recentes

    populares

    • Alex Ribeiro
      2015-09-05T14:42:14  

      deixxar de comprar um iphone para comprar um sony e doido

  • Lucas
    2015-09-06T13:18:46  

    O Z3+ está sendo vendido por R$ 2.499,00. Por esse motivo eu acredito que o Z5 vá custar mais de R$ 3.200,00 no Brasil....

    recentes

    populares

    • Lucas
      2015-09-06T13:18:46  

      São loucos mesmo viu. Só pra se ter uma idéia o Galaxy s6 já pode ser encontrado por R$ 2000,00 e atropela o Z5 Compact, já os Z5 poderia custar uns 2800 e o z3+ uns 2500. As fabricantes deveriam pensar tanto em performance quanto preço. Elas gastam muito dinheiro em investimento na tecnologia e depois colocam um preço exorbitante querendo recuperar o dinheiro do dia para o outro. Mais esquecem que ficam com as prateleiras congeladas logo depois. Deveriam contratar uma empresa de assessoria para vê que não é assim que se lidam com o mercado.

    recentes

    populares

    • Lucas
      2015-09-06T13:18:46  

      (In)felizmente nao compro mais galaxy, embora sempre tenha melhoras a camera, bateria e software continuam sempre os mesmos, o que muda sao os numeros das especificaçoes

  • Marcelo Rodrigues
    2015-09-05T12:25:41  

    Realmente um bom aparelho, mas pode ter problemas e ai ? Esqueça, o serviço de assistência técnica é desrespeitoso e ridículo. Um único local para atender na cidade de São Paulo, mostra realmente o pouco caso da empresa com seus clientes.

    recentes

    populares

    • Marcelo Rodrigues
      2015-09-05T12:25:41  

      É questão de saber onde procurar a assistência

    recentes

    populares

    • Marcelo Rodrigues
      2015-09-05T12:25:41  

      Apesar do bom feedback do Z2, resolvi comprar o Z3 no lançamento...e tive problemas em relaçao ao software beta e fragilidade do aparelho, e a assistencia técnica foi a decepçao... Uma unica no Brasil (e terceirizada). Apesar da demora inevitavel da espera, recebi um novo aparelho com duas peliculas, novos itens, e sem qualquer custo adicional. O aparelho é muito bom, mas a Sony ó poderia investir no pos venda em assistencias tecnicais regionais ou em capitais.

  • Lúcio Teixeira
    2016-02-01T17:32:17

    Alguém sabe se ele tem carregamento magnético ou sem fio?

  • William
    2015-09-05T23:14:03  

    Para fazer um aparelho que seja competitivo contra o Z5, a Samsung deve demorar uns 3 anos e a Apple uns 5 anos...

    recentes

    populares

    • William
      2015-09-05T23:14:03  

      A Apple já tem tecnologia superior mas não. solta

    recentes

    populares

    • William
      2015-09-05T23:14:03  

      Em questão de bateria e resistência física do celular a Apple fica no chinelo perto do xperia z (2,3,5)

  • Gilberto Filho
    2015-09-05T11:28:13  

    meu iphone com resolução hd que custou 4.500,00 reais é melhor resolução kkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2015-09-05T11:28:13  

      PODE ATE SER FABRICADO MAIS NÃO É UM ANDROID QUE É UMA PORCARIA QUE SÓ SABE GASTAR BATERIA...IOS RODA LISO E É LEVE E NÃO GASTA BATERIA....TENHO IPHONE 6 PLUS E O MOTO X FORCE E O IPHONE 6 PLUS ECONOMIZA MUITO MAIS BATERIA DO QUE O X FORCE....ESTOU DESDE SABADO COM IPHONE LIGADO E O X FORCE JA TIVE QUE CARREGAR A BATERIA E A BATERIA DO X FORCE É BEM MAIOR, VIVA IOS.

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2015-09-05T11:28:13  

      Kkkkkkk meu irmão tem um iphone 6, enquanto ele passa 24hrs sem carregar, o meu z2 passa 48hrs, sem contar que se ele usar direto (p jogos principalmente) dura menos dr 3hrs. A qualidade da bateria é inquestionável

  • Marcelo Dutra
    2015-09-28T22:14:55  

    Tenho um sony há três anos (xperia L). Ultimamente ele anda dando memória cheia mesmo eu apagando tudo que é possível, passo raiva as vezes mais pow o celular custou R$ 721 na época e lá se vão três anos. Sabe porque comprarei outro sony ? o celular simplesmente é indestrutível, já taquei na parede de raiva quando o mesmo trava (as vezes por minha culpa) e o infeliz nem se quer arranhou a tela.

    recentes

    populares

    • Marcelo Dutra
      2015-09-28T22:14:55  

      todos os meus celulares, são da marca sony...durabilidade inquestionavel, nao preciso andar com carregador para todos os lados..celular simplismente o melhor..(particurlamente) troco de aparelho por vaidade pq são um lançamento melhor que outro...pago o preço que for!! minha mera opnião ;)

  • Alex Silva
    2015-09-05T14:53:23  

    CELULAR TOP COM CUSTO E BENÉFICO = ZENFONE 2

    recentes

    populares

    • Alex Silva
      2015-09-05T14:53:23  

      Também concordo com vc, o baratinho top da Asus, vou comprar um também, o Zenfone 2 deluxe

    recentes

    populares

    • Alex Silva
      2015-09-05T14:53:23  

      Realmente as configurações dele estão muito bacanas!!!

  • Renato Pc
    2015-09-05T14:25:11  

    Tive o Z3 logo quando foi lançado mas me decepcionei e troquei passado um mês. A pegada dele me incomodava, muito quadradao e pelo visto continua com o mesmo "problema".

    recentes

    populares

    • Renato Pc
      2015-09-05T14:25:11  

      De fato a pegada dele incomoda um pouco, é muito escorregadio e mancha muito com nossas digitais. Mais no geral é um excelente smartphone.

  • Alisando Cresce
    2015-09-05T15:27:31  

    Um zilhão de coisas, mas usamos mesmo a câmera e o WhatsApp e algum joguinho esporadicamente.

    recentes

    populares

    • Alisando Cresce
      2015-09-05T15:27:31  

      Não use seu exemplo para generalizar Alisandro Cresce, o meu Z3 só não uso para fazer saques pois ele ainda não imprime cédulas, mais a minha vida quase toda eu resolvo por ele, de rede social a serviços bancários. Logo, não use seus exemplos para generalizar!!! Abraço

  • Edson Junior
    2015-09-05T14:38:11  

    Sony é sony

    recentes

    populares

    • Edson Junior
      2015-09-05T14:38:11  

      Uuiiiiii... vc não tem um Sony... vc tem um Somy...kkk

    recentes

    populares

    • Edson Junior
      2015-09-05T14:38:11  

      Concordo com o Marcelo, parece mentira mas deixei uma vez cair um adoçante em cima da tela, trincou e aí foi só melhoras....a tela começou a quebrar cada vez mais e não consegui mais mexer. R$ 450,00 para trocar. :(

  • Julio Souza
    2015-09-06T07:37:13  

    Única coisa que a sono produzil de bom foi um som 3 em 1 na metade dos anos 90 no resto sempre produtos de 3 ou no máximo 2 grupo, com este tijolo ai não é diferente 4k em celulares e igual a 720 com brilho alto.

    recentes

    populares

    • Julio Souza
      2015-09-06T07:37:13  

      Parei de ler no "produziL"...

    recentes

    populares

    • Julio Souza
      2015-09-06T07:37:13  

      Deve ter um galaxy pocket, pra falar em tijolo kkkkkkk

  • Juliano Moreira
    2015-10-04T18:30:43  

    alguem sabe me dizer qual material foi usado na traseira do z5 premium, pois soube que o vidro usado no z3 quebra facilmente ,, ate mesmo no bolso.....

    recentes

    populares

    • Juliano Moreira
      2015-10-04T18:30:43  

      não sei te dizer o material, mas que quebra facilmente é verdade, meu z3 tem um trinco atras pq tava no meu bolso, mas do resto o aparelho é top!

  • Jacques
    2015-09-24T21:42:57

    Parei de ler em: os Z5 são grossos.

  • Cristiano
    2015-09-05T22:51:33  

    não consigo entender essas reportagens do techtudo, um dia coloca reportagem que celular com tela de 4k não presta, depois coloca falando bem, vai entender, esses caras não sabem é de nada.

    recentes

    populares

    • Cristiano
      2015-09-05T22:51:33  

      Cristiano, você está enganado, os celulares de outras marcas tem tela de 2k, o único que tem tela de 4k nesse momento é o Z5 Premium.

  • Andrey
    2015-09-06T00:33:30  

    Eu vou desistir do Techtudo, sempre jogando a favor de certas marcas. Tenho um Z1 o aparelho é excelente, agora com o Z5 vou trocar de celular, pela experiencia recomendo a Sony, principalmente para quem curte fotografia. Fora que mesmo o meu sendo antigo lançado em 2013 ele roda tudo sem travar.

    recentes

    populares

    • Andrey
      2015-09-06T00:33:30  

      Sony sinônimo de qualidade playtation , Bravia, xperia etc...

    recentes

    populares

    • Andrey
      2015-09-06T00:33:30  

      Techtudo é patrocinado pela certas marcas, o Z5 está mais bruto pra dar mais resistência a tela, e mesmo assim achei bonito o designe.

  • João Eiras
    2015-09-06T10:25:00

    a sony só fica abaixo da microsoft e de mais ninguem só produto top em tudo que ela faz, as vezes o problema e preço ela abusa bastante

  • Marco
    2015-09-05T13:06:22  

    no video a tela 4K nao parece nada de mais, será que vai dar muita diferença? o olho humano consegue captar tal informação 4k em apenas 5.5 polegadas?

    recentes

    populares

    • Marco
      2015-09-05T13:06:22  

      kkkkkk sei despeito pq o iphone ainda é 720p

    recentes

    populares

    • Marco
      2015-09-05T13:06:22  

      Marco e tela 2k? Tbm não consegue, mas faz parte do mercado.

  • Aline Oliveira
    2015-09-06T09:06:39  

    Acho que os designers da Sony não estavam em si quando projetaram essa "belezura."

    recentes

    populares

    • Aline Oliveira
      2015-09-06T09:06:39  

      Esse Doni usa Drogas, nunca teve um Sony e ta falando. A Sony atualizou todos tops de linha nos últimos anos para todas as versões, desde o Zq, lançado em 2011 e o mesmo possivelmente receberá o Android 6,coisa que nenhuma outra fabricante fará com seus tops de linha. Samsung e Lg pulam muitas atualizações, na Sony quase todas vem pro usuário.

  • Diogo Macedo
    2015-09-06T09:46:15

    Design ficou muito pior q os anteriores, mas pelo menos isso talvez aumente um pouco a resistência do aparelho. Tinha até pouco tempo um Z3 e um belo dia ele simplesmente me aparece com a traseira, também de vidro, trincada. Sem cair ou sofrer pancada. Sem contar q o aparelho não tinha nada de diferente em relação ao tempo de duração da bateria e travava pelo menos 2 vezes ao dia. Enfim, decepcionante minha experiência com a linha Z da Sony.

  • Doni Ferreira
    2015-09-05T16:53:55  

    Mas que celularzinho feio hein, sem contar que é sony, ou seja atualizaçoes de software de vez em quando e isso quando solta alguma. Sou muito mais LG e Samsung.

    recentes

    populares

    • Doni Ferreira
      2015-09-05T16:53:55  

      A Bravia e o Playstation mandaram um abraço

    recentes

    populares

    • Doni Ferreira
      2015-09-05T16:53:55  

      Notebook Vaio também. Tenho um comprado em 2009 e está funcionando ligado 24h por dia desde janeiro de 2014, sem problemas. Sem travar no Elementary OS.

  • Tony Stark
    2015-09-06T08:54:45

    $teve Job$ deve estar se revirando no túmulo ao saber desse celular top.