Celular

08/09/2015 14h52 - Atualizado em 08/09/2015 19h23

Testamos a tela 4K do Xperia Z5 Premium, mas não vimos utilidade nenhuma

Fabrício Vitorino
por
Da IFA 2015, em Berlim

O Xperia Z5 Premium foi, sem dúvida nenhuma, um dos assuntos mais comentados na IFA. Afinal, era apenas uma questão de tempo para que alguma fabricante lançasse o primeiro smartphone com tela 4K. Agora, será que o aparelho vale mesmo a pena?

Testamos Huawei Mate S na IFA 2015: top chinês rouba a força da Apple

No dia da apresentação, o Z5 Premium ficou separado do resto da família – o Z5 e o Z5 Compact. Isolado em redomas de vidro, com uso restrito aos demonstradores e em testes controlados, a novidade parecia promissora. Pouco útil, mas empolgante.

Detalhe da lente do Xperia Z5 Premium (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Detalhe da lente do Xperia Z5 Premium: resolução é de "XX.X MP" (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)



Nos últimos dias de feira, já com menos gente no estande da Sony, conseguimos parar e, por alguns minutos, olhar. Só olhar. Analisando, comparando, refletindo: as TVs 4K ainda nem se popularizaram, e os smartphones estão apenas começando a filmar em 4K. Ter uma tela de 5,5 polegadas nessa resolução abissal parece exagero.

E, de fato, é. Lado a lado com o Xperia Z5 normal, há, claro, uma diferença de saturação, de tons claros e escuros, de brilho e contraste. E só. A tão esperada “resolução 4K” fica no nome. Vai ficar na história também; só não vai conquistar o consumidor.

Xperia Z5 Premium exposto na IFA 2015 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Xperia Z5 Premium exposto na IFA 2015 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Qual smartphone você considera o melhor atualmente? Opine no Fórum do TechTudo

A resolução de 3840 x 2160 é demais. Não há como negar que a tela do Z5 Premium é maravilhosa. Mas o raciocínio é óbvio: tela superpotente exige mais poder de processamento. Mais poder de processamento, um maior gasto de bateria. E quanto maior for esse gasto, mais vezes você terá que carregar seu smart. Simples assim.

Além do mais, essa demonstração da Sony, ao que parece, foi uma decisão corrida. Os aparelhos não estavam disponíveis ao público e, inclusive, alguns deles ainda nem estavam prontos: sob a lente da câmera, enquanto alguns informavam o número de megapixels, outros apresentavam "XX.X".

Assista abaixo ao vídeo, direto de Berlim, com as primeiras impressões sobre a tela 4K do Z5 Premium.

Na verdade, ninguém entendeu o motivo de a Sony lançar um smart com tela 4K. A “guerra fria” das especificações já acabou, e a gigante japonesa não vive um bom momento no mercado, lutando contra concorrentes que são mais populares, mais baratos ou mais bem distribuídos. Lançar um aparelho (ok, ele é lindo) caríssimo, cuja principal função não é nada útil, não parece um bom caminho para reconquistar o mercado.

Conheça, no vídeo abaixo, o Xperia Z5 e o Xperia Z5 Compact, ambos revelados na IFA 2015. A equipe do TechTudo usou os telefones e contou as primeiras impressões.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andre Marin
    2015-09-08T20:11:54  

    Tenho um Sony e digo... NÃO COMPREM ESSA BOSTA!

    recentes

    populares

    • Andre Marin
      2015-09-08T20:11:54  

      meu xperia z3 é fantástico, podem comprar, recomendo!

    recentes

    populares

    • Andre Marin
      2015-09-08T20:11:54  

      pelo visto vai lançar o z10 e eu vou continuar com o meu z3... muito bom. bonito.. e ja esta pago.. kkk

  • Tiago Pereira
    2015-09-08T21:10:07  

    É igual as pessoas que estão largando as TVs full HD pra comprar as 4k,agora me digam por acaso se as emissoras ou até as TVs pagas possuem conteúdo 4k no Brasil, oh povo burro.

    recentes

    populares

    • Tiago Pereira
      2015-09-08T21:10:07  

      Bah, acho que vou pois não vejo conteúdo em 4K, só em fullHD..rsrs.

    recentes

    populares

    • Tiago Pereira
      2015-09-08T21:10:07  

      mano.. ja tem conteudo 4k na internet... so ter uma net boa...

  • Allyson Caetano
    2016-02-01T10:03:04

    4k é muito pixel pra uma tela tão pequena... ninguém consegue enxergar isso vendo de tão perto... acho que um Full HD pra celular estaria ótimo.... 4k só pra TV ou monitor...

  • Adriano Taborda
    2015-12-22T09:41:44

    pode ter certeza, essas pessoas que estão criticando não dinheiro pra comprar e ficam desdenhando do aparelho,vão chorar na cama que é lugar quente!!!! kkkkkkkkkk

  • Adriano Taborda
    2015-12-22T09:37:32

    Tenho um Xperia Z3 compact e recomendo, é absolutamente sensacional, os outros são fichinhas perto dele, a imagem 4k do menino é surreal!!!!!!!!

  • Renato Gonçalves
    2015-11-13T18:48:29

    QUALIDADE, o pior é voce ver as pessoas falando que o pós venda da sony é o maior pouco caso com seus clientes para resolver o PROBLEMA......., então pessoa pense muito antes de comprar um celular de 4.299,00 pois pelo que vejo esta tampa é do mesmo jeito que do modelo Z3.

  • Renato Gonçalves
    2015-11-13T18:47:58

    O pior de tudo é que a única que trocaria esta tampa seria a sony pois se vc fizer o serviço em outro lugar voce irá perder a GARANTIA. Eu estava louco aguardando o lançamento do Z5 PREMIUM, mas com este problema que aconteceu comigo à uns vinte dias atrás, andei pesquisando e são várias reclamações do mesmo problema. Não importa em pagar um valor ALTO em um aparelho mas tem que ter o minimo que seria....

  • Renato Gonçalves
    2015-11-13T18:46:09

    Faz nove meses que comprei um sony xperia Z3.....e recentemente percebi que a borracha de vedação da tampa usb / memory card rasgou e sendo assim não esta mais vedado o aparelho. Um dos quisitos de comprar este aparelho seria para poder tirar fotos qdo fosse ao clube, mas agora com este problema esta função será impossível,

  • Marco Dantas
    2015-09-08T16:19:36  

    Matéria tendenciosa, quero ver o que vão falar se a Apple lançar mesmo também com tela 4k e a Samsung também seguir.

    recentes

    populares

    • Marco Dantas
      2015-09-08T16:19:36  

      Faz nove meses que comprei um sony xperia Z3.....e recentemente percebi que a borracha de vedação da tampa usb / memory card rasgou e sendo assim não esta mais vedado o aparelho. Um dos quisitos de comprar este aparelho seria para poder tirar fotos qdo fosse ao clube, mas agora com este problema esta função será impossível, pior que são inúmeras pessoas com este mesmo problema e pelo comentário das pessoas a SONY não resolve o problema além de demorar de 20 a 30 dias, a sony alega que foi mal uso.

    recentes

    populares

    • Marco Dantas
      2015-09-08T16:19:36  

      mas com este problema que aconteceu comigo à uns vinte dias atrás, andei pesquisando e são várias reclamações do mesmo problema. Não importa em pagar um valor ALTO em um aparelho mas tem que ter o minimo que seria.....QUALIDADE, o pior é voce ver as pessoas falando que o pós venda da sony é o maior pouco caso com seus clientes para resolver o PROBLEMA......., então pessoa pense muito antes de comprar um celular de 4.299,00 pois pelo que vejo esta tampa é do mesmo jeito que do modelo Z3.

  • Wesley Elionidio
    2015-11-09T22:26:26

    Tenho um Sony Z Ultra. Tenho um Samsung Note 4. Faz um ano que tenho. Não troco o Z Ultra por 4 Note 4. Z 5 PREMIUM SERÁ MEU PRÓXIMO SMARTPHONE. SAMSUNG NUNCA MAIS. PARABÉNS SONY. QUANTO AO SITE TECHTUDO. MUITO RUIM. NÃO ENTENDEM DE TECNOLOGIA.

  • Marlene Ricardi
    2015-09-08T20:55:50  

    Então essa matéria não tem sentido algum??? Se já se parte do pré suposto que a tela 4K não tem nenhuma serventia, utiliza muito processador e consome muita bateria, não era necessário ir à IFA para testar o aparelho. O fato é uma que uma hora, alguma empresa tinha que lançar um aparelho com tela 4K, a Sony o fez, o aparelho grava em 4K, reproduz em 4K e as imagens gravadas podem ser assistidas em uma TV 4K. Parabéns pra Sony pelo aparelho que tem sentido de ser lançado, essa matéria é que não teve sentido algum de ser escrita.

    recentes

    populares

    • Marlene Ricardi
      2015-09-08T20:55:50  

      Matéria tendenciosa, estagiário deve ser fã boy da apple.

    recentes

    populares

    • Marlene Ricardi
      2015-09-08T20:55:50  

      Ta na cara que este ser que publicou isso tem um iPhone está se "roendo" porque seu smart perto do z5 parece um v3 kkkkkkkkkkk

  • Pyetro Costa
    2015-09-09T21:27:17  

    Hahaha e desde quando os TESTES do TechTudo são confiáveis?... Cada teste um pior que o outro... E Aliás que teste foi esse? De OLHOMETRO? Porque até onde eu entendi, nem puderam pegar o celular na mão direito, quando mais fazer um teste de tela de verdade... PIADA!!! Vocês estão ficando cada vez mais ridículos...

    recentes

    populares

    • Pyetro Costa
      2015-09-09T21:27:17  

      foi de olhometro mesmo AUHSUASHUA ridiculo

  • Sandro Mussato
    2015-09-12T18:01:57

    Aposto que daqui uns 3 dias vai aparecer nego aqui falando mal do aparelho, falando que a tela trincou o coisas do tipo. Certeza que as concorrentes arrumam nego pra denegrir a imagem de aparelhos que eles se sentem ameaçados. A LG ou Motorola por exemplo niguém ataca. Mas a Sony é o alvo principal.

  • Gustavo Dantas
    2015-09-08T16:28:20  

    Sinceramente, o Xperia Z3 D6643 foi o meu último celular da Sony. Nunca mais compro nenhum smartphone dessa empresa. Possui muitos problemas de software, hardware esquenta com qualquer coisa, aparelho frágil que não pode nem olhar que já quebra. Assistência técnica porca e enrolada. Pós vendas muito ruim! Celular hoje na minha opinião ou é Samsung, Apple ou Motorola.

    recentes

    populares

    • Gustavo Dantas
      2015-09-08T16:28:20  

      Pós venda ruim ? Cara pós venda da Sony e uma das melhores, só não e melhor que Apple, compara aí quanto ta valendo um s4 e quanto ta valendo o Xperia z1.... Já tive um t2 ultra, nem era top de linha mas eu já gostava muito, quero que lance logo é o Xperia M5, minha próxima compra com certeza !!

    recentes

    populares

    • Gustavo Dantas
      2015-09-08T16:28:20  

      Tem muitos comentários bestas, a Sony é a maior e melhor empresa de eletrônicos do mundo, eu tenho um Z2 é maravilhoso e até passo 4 dias de bateria com ele e minha esposa um Z3 mais maravilhoso ainda é o meu próximo smartphone vai ser Sony Japonês.

  • Jose Silva
    2015-09-09T01:36:47  

    Sony parou no tempo !!! Não inova só tem esse tijolos de Mau gosto...!!! Vai falir...

    recentes

    populares

    • Jose Silva
      2015-09-09T01:36:47  

      Até 2030 sai o primeiro iPhone a prova d'agua.

    recentes

    populares

    • Jose Silva
      2015-09-09T01:36:47  

      tijolo ps2? kkkkkkkkkkkkkk

  • Rhayan
    2015-09-11T15:32:13

    sony perdeu nos consoles e quis arregar pro celular kkkkkkk

  • Christian Silva
    2015-09-09T01:50:46  

    Desculpa TechTudo, mas se foçe um celular da apple ou da samsung vocês estariam falando que é o melhor celular de todos! E outra vocês conseguem colacar duas informações diferentes e erradas na mesma página!!! Dica: Olhem as informações de bateria de vários celulares. Tem muitas erradas.

    recentes

    populares

    • Christian Silva
      2015-09-09T01:50:46  

      Verdade Christian Silva tem muita coisa errada, inclusive o seu português, cara você não tem mais moral algumas.kkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Christian Silva
      2015-09-09T01:50:46  

      Parabéns, Christian Silva!!! Normalmente, quem é corrigido se morde e começa a xingar quem corrigiu. Tua reação foi brilhante.

  • Sparrow Silva
    2015-09-09T03:01:10  

    Engraçado sony cópia sansung cópia não sai igual ? Mais o original mesmos é só a apple

    recentes

    populares

    • Sparrow Silva
      2015-09-09T03:01:10  

      Só acho que a tecnologia ta chegando em um ponto que não existe essa de um copiar o outro, daqui a pouco, o que um tem vai ser essencial e vai ter em todos, e sem falar que isso e bom pra nos né ? Aquela função que um tem e o outro não tem, daqui a pouco vai ser presente em todos, só acho que essa história e só de fanboy que nem conhece e fala

  • Marcio Neves
    2015-09-09T20:35:17

    Nossa que matéria tendenciosa, que coisa irritante ver um cara defender a Apple e Samsung e não dar o braço a torcer que A sony está com um produto superior aos demais... Quando lançarem o z5 premium irei comprar, esse Apple S6 é uma piada quando comparado ao z5 premium.

  • Tony Silva
    2015-09-09T18:45:49

    Desculpa Techtudo, mais vocês só sabem rebaixar as outras marcas que não seja a samsung e a Apple.

  • Fábio Guazuma
    2015-09-09T10:38:50  

    Podem me chamar se antiquado, mas se querem um celular bom, e aqui nao estou falando de preço, vai de Apple ou os tops da Samsung, e talvez os tops da LG. Fora disso a chance de dar ruim é grande!

    recentes

    populares

    • Fábio Guazuma
      2015-09-09T10:38:50  

      Moto X, desde o modelo 2013, e mesmo sem ser "top", manda lembranças...

    recentes

    populares

    • Fábio Guazuma
      2015-09-09T10:38:50  

      Só um toque... procurem sites de avaliação(inclusive gringos) comparando o iPhone 6 e Sony Xperia Z3 Compact e chorem com os resultados. Não estou falando de comparação de hardware, é de performance mesmo! Sony bate fácil!

  • Adriano Delfino
    2015-09-09T14:12:24

    é um celular premium, diferenciado. é o algo a mais dele é sua tela grande de alta resolucao, cuja maior bateria suporta o seu maior gasto... quem pode pagar otimo, agora nao venha me falar que a sony errou nessa inovacao... se fosse a apple ou samsung teriam total apoio

  • Miller
    2015-09-09T13:53:44

    o nome disso aqui na minha cidade é "varada n'água"

  • Felipe Assafin
    2015-09-09T13:11:38

    Sinceramente o pessoal focou muito na inutilidade da alta resolução, já perceberam que a realidade aumentada também está avançando?! Tenta usar qualquer óculos de VR em um celular com baixa resolução!!!

  • Thiago Silva
    2015-09-09T11:39:16  

    Matéria tendênciosa,com esse pensamento deveríamos estar ainda com TV em preto e branco.

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2015-09-09T11:39:16  

      Mas cores nos podemos ver a diferença, 4k não numa tela tão pequena, então é inútil sim