Celular

23/09/2015 06h00 - Atualizado em 23/09/2015 16h26

Tudo que você precisa saber antes de comprar um celular importado

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

Muitos brasileiros que viajam aos Estados Unidos e outros países aproveitam a oportunidades para comprar um novo smartphone. O preço do telefone acaba se tornando um chamariz, mas é preciso levar em consideração outros fatores importantes. Por exemplo, se a garantia funciona no Brasil e se tem assistência técnica do produto importado em território nacional. Também é preciso checar se o telefone é desbloqueado para uso nas operadoras nacionais.

iPhone 6S: saiba o que ficou de fora do lançamento e pode vir no iPhone 7

Confira tudo o que você precisa saber antes de decidir se vale a pena ou não comprar um celular no exterior.

iPhone 6S e 6S Plus é o novo objeto de desejo de quem vai viajar para os Estados Unidos (Foto: Divulgação)iPhone 6S e 6S Plus é o novo objeto de desejo de quem vai viajar para os Estados Unidos (Foto: Divulgação)



A garantia vale no Brasil?

Um fator que vale a pena ser avaliado é se a garantia do produto é aceita no Brasil. Na maioria dos casos, as fabricantes só reconhecem a garantia de aparelhos comprados em lojas do país. A Samsung, a LG e a Nokia, por exemplo, não costumam fornecer garantia internacional. Já a Apple oferece uma opção de 12 meses para produtos da empresa comprados em qualquer loja física ou online. O modelo, porém, deve estar homologado por aqui.

Entretanto, segundo com o Procon de São Paulo, a fabricante tem a obrigação de consertar um produto que apresente defeito, desde que a marca seja mundialmente conhecida. Isso porque o fornecedor nacional se beneficia dessa marca com publicidade e a credibilidade dela. Assim, ainda de acordo com o PROCON de São Paulo, “o fornecedor brasileiro, que representa a marca internacional, deverá reparar o produto adquirido no exterior, mesmo sem a garantia mundial, no prazo máximo de trinta dias corridos, contados a partir da data da reclamação.”

Caso o smartphone não tenha conserto, o consumidor tem direito à substituição por outro igual ou a devolução da quantia paga, sem prejuízo de eventuais perdas ou danos.

O aparelho tem opção de idioma em português?

Uma observação importante na hora de comprar um aparelho no exterior é verificar se ele possui opção de idioma em português. Se o usuário não for fluente em outro idioma popular, como inglês e espanhol, isso pode prejudicar o uso do smartphone. É possível instalar o idioma no celular novo, mas lembre-se que terá um trabalho a mais.

Vou pagar imposto ao entrar no Brasil?

Ao viajar e voltar com um novo aparelho, o usuário pode declarar o produto como item de uso pessoal e ficar isento de impostos. Para isso, o ideal é tirá-lo da caixa e trazê-lo na bagagem de mão. Se o consumidor ainda quiser trazer o antigo celular, ele pode ter dificuldade em explicar o porquê ele usa dois celulares.

Agora, se a intenção for comprar o aparelho na Internet, é preciso ter cuidado com as taxas de impostos via correios ou qualquer outro tipo de serviço de transportes aéreo.

Bateria de hidrogênio permite que o iPhone 6 tenha carga para sete dias em testes (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: Bateria de hidrogênio permite que o iPhone 6 tenha carga para sete dias em testes (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))Impostos podem deixar o aparelho importado praticamente com o mesmo preço do nacional (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Qual smartphone da Apple vale a pena comprar? Descubra no Fórum do TechTudo

Um produto de até US$ 500, por exemplo, sofre uma taxação de 60% sobre o valor aduaneiro. Esse encargo é estabelecido pela Secretária da Receita Federal do Brasil (RFB). Se a compra for feita no cartão de crédito, que é o mais comum, também será taxado o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), de 6,38%. Dessa forma, ao somar todos os impostos, o smartphone pode sair pelo mesmo preço que é vendido no Brasil.

Meu celular importado terá assistência técnica no Brasil?

O usuário também deve levar em consideração se o smartphone possui cobertura integral de assistência no Brasil. Quanto mais exclusivo o aparelho for no mercado internacional, mais difícil será de encontrar suporte para conserto no país. Além disso, peças para esses gadgets também podem ser raridade por aqui.

O 4G de um celular importado funciona no Brasil?

Também é importante se informar se o 4G de um aparelho importado é compatível com a frequência adotada no Brasil. Apesar de a União Internacional de Telecomunicações estudar a possibilidade de unificar a produção de aparelhos para o 4G multifrequência, alguns smartphones operam em faixas diferentes da utilizada no país. Neste caso, o celular pode até funcionar normalmente com acesso ao Wi-Fi, mas não terá conectividade 4G.

No Brasil, a faixa de frequência adotada é entre 2,5 GHz e 2,69 GHz, a mesma empregada em países como Austrália, Nova Zelândia, México, Canadá, Chile, Colômbia e Costa Rica, além de algumas nações europeias. Já os Estados Unidos, país favorito pelos brasileiros para comprar o iPhone, a frequência utilizada é a de 700 MHz. Vale lembrar que o telefone da Apple possui tem conectividade multinacional em seus modelos mais recentes, e por isso funciona em território brasileiro.

Celular comprado no exterior funciona no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo

Campanha visa aumentar a base de usuários com acesso às redes 4G da TIM (Foto: Isadora Díaz/TechTudo) (Foto: Campanha visa aumentar a base de usuários com acesso às redes 4G da TIM (Foto: Isadora Díaz/TechTudo))Não esqueça de verificar se o 4G vai funcionar no Brasil (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Funciona normalmente com as operadoras brasileiras?

Quando um novo modelo de iPhone (caso do iPhone 6S atualmente) é lançado, muitos brasileiros aproveitam a sua viagem aos Estados Unidos para a aquisição da novidade. Porém, o que muitos não sabem é que ao comprar um smartphone em uma Apple Retail Store, o usuário deve solicitar o modelo full price (preço cheio, em tradução livre). Este tipo de iPhone é desbloqueado – não vem atrelado a contratos com operadoras norte-americanas e pode ser usado com as brasileiras. No entanto, custa mais caro.

Via Procon-SP, Correios, Anatel e Portal Brasil

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Francisco Mendes
    2018-05-01T21:07:59

    o Brasil, é um maravilhoso pais, mais esses politicos malditos acabam com o nosso pais, tem que aparecer um jeito de acabar com todos esses parasitas.

  • Francisco Mendes
    2018-05-01T21:05:47

    tudo que entra no brasil eles já pensam em roubar o povo, o raça miseravel

  • Ismael Santos
    2017-09-23T10:55:38

    Li mais desinformação do que informação, compro celulares do exterior, são ótimos, quanto a garantias, só se vc for "A Z A R A D O" , se preocupar antes da compra não existe, rsrsrsrsrsr, funcionam em português e G4 em 99% é compatível , minha ultima aquisição MotoZ Play.

  • Paulo Henrique
    2017-07-04T16:19:23

    Eu queria comprar o Asus - ZenFone 3 Zoom Alguém ja testou se é compatível?

  • Carlos Neto
    2016-10-01T16:29:25  

    Alguem sabe se o s7 funciona?

    recentes

    populares

    • Carlos Neto
      2016-10-01T16:29:25  

      Também queria saber, queria comprar o S7 de 64 GB que não vendem no Brasil :/

  • Raul Ramos
    2015-09-23T14:11:49  

    Trago sempre meus HTC de fora sem problemas ja alguns anos...

    recentes

    populares

    • Raul Ramos
      2015-09-23T14:11:49  

      Queriac omprar um htc

    recentes

    populares

    • Raul Ramos
      2015-09-23T14:11:49  

      tenho a mesma duvida do wesley Bruno. tbm quero pegar o moto z force

  • Renê Santos
    2015-09-23T11:12:14  

    A Samsung tem assistência global...

    recentes

    populares

    • Renê Santos
      2015-09-23T11:12:14  

      Tive problema com o duos prime. Na garantia. Liguei para o sac da samsung que me passou endereço e telefone da assist técnica aqui no Rio (Taquara). A dita loja informou que conserta mas não na garantia!?!?!? Alô, Houston? Alguém no Capcon?

    recentes

    populares

    • Renê Santos
      2015-09-23T11:12:14  

      Procon neles!

  • Shasha Palanco
    2016-06-21T10:53:31

    Tinha um S4 Samsung, comprado nos EUA. Queimou o display. Ninguem conseguiu trocar. Tive que jogar fora.

  • Linguador
    2015-09-23T11:38:22

    A Samsung é campeã na pagina "Reclame Aqui". A Samsung tem a pior assistência.

  • Alexandre Lima
    2015-09-23T18:12:46

    ESQUEÇA , VOCÊ NUNCA MAIS TERÁ ACESSO A TECNOLOGIA DE PONTA!!! - Agora volte ao trabalho para dar dinheiro do sustento da sua família, para os comunistas....

  • Bruno Ribeiro
    2015-09-24T12:36:55

    Dolar R$4,24 neste momento e o pessoal falando de vantagem em comprar fora do país, nos eua por exemplo não existe parcelamento

  • Mauricio Lucena
    2015-09-23T17:51:54

    Tudo o que você precisa saber antes de comprar um celular importado: 1 - Aqui no Brasil está mais barato, então compre aqui.

  • Lázaro Nixon
    2015-09-23T13:35:41  

    Ta de brincadeira?? Dollar a 4,10?

    recentes

    populares

    • Lázaro Nixon
      2015-09-23T13:35:41  

      Dolar Turismo 4,60

    recentes

    populares

    • Lázaro Nixon
      2015-09-23T13:35:41  

      Não se esqueça do IOF (imposto sobre operações financeiras) qdo vc comprar com seu cartão de crédito la no exterior. kkkkk