30/09/2015 06h00 - Atualizado em 30/09/2015 06h00

Uso de memórias DDR3 pode queimar processadores Skylake; entenda

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Quem pretende fazer upgrade para a nova geração de processadores Skylake da Intel, e pretende usar memórias DDR3, precisa ficar atento à voltagem dos módulos de RAM. O uso de pentes de memória DDR3 de maior tensão pode causar a queima dos controladores do processador, de acordo com a Intel.

GTX 980 4GB ou GTX 980 Ti 6GB; qual a mais indicada para comprar?

CPUs usam controladores internos para gerenciar o relacionamento entre processadores e memórias. Cabe a esse componente administrar a troca de dados e reconhecer a memória instalada no computador.

Uso de memórias DDR3 e processadores Skylake da Intel pode causar prejuízos no médio prazo (Foto: Divulgação/Intel)Uso de memórias DDR3 e processadores Skylake da Intel pode causar prejuízos no médio prazo (Foto: Divulgação/Intel)

Os processadores Skylake funcionam com memórias DDR3 e DDR4. Mas, o controlador foi desenvolvido para funcionar com memórias do padrão mais antigo de baixa voltagem, de até 1,35 volts. O problema é que, por padrão, a enorme maioria dos módulos de memória DDR3 funcionam a 1,5 volts.

 Módulos de tensão mais alta, como 1,6 volts, são comuns em computadores de jogos. Pentes de memória desse tipo poderiam fritar o controlador do processador com o tempo, o que inutilizaria a CPU.

Tensões mais elevadas são encontradas, também, em computadores com overclock, já que para acelerar a memória, o usuário costuma elevar a voltagem de operação dos módulos.

Qual é a melhor placa de vídeo de até R$ 750? Comente no fórum do TechTudo.

É importante observar que o processador vai funcionar com uma memória de alta voltagem durante um tempo. Mas o estresse contínuo causado pela tensão alta demais vai gerar super aquecimento localizado e causará danos físicos irreversíveis ao processador.

Se você estuda investir num processador Skylake, tenha cuidado na hora de escolher a memória que você vai usar. O mais seguro é separar um dinheiro a mais para comprar pentes DDR4, que devem operar sem qualquer tipo de restrição com os novos processadores.

Via Tom’s Hardware

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares