Internet

15/10/2015 08h49 - Atualizado em 15/10/2015 10h43

Dia do professor ganha homenagem do Google com quadro escolar colorido

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

O dia do professor 2015, comemorado no Brasil nesta quinta-feira (15), ganhou uma homenagem animada do Google. Para celebrar os mestres, a logo do buscador foi substituída por um Doodle que remete a um quadro negro de escola, com cálculos de matemática, desenhos de átomos, planetas e até uma partitura de música - para celebrar todos os tipos de educadores. Em seu blog, a equipe do Google destaca a profissão como “uma das mais nobres e altruístas escolhas de todo o mundo”.

A história do logo do Google em sete momentos rápidos

Google homenageia dia dos professores, com Doodle animado.  (Foto: Divulgação/Doodle)Google homenageia dia dos professores com Doodle animado. (Foto: Divulgação/Doodle)


História

A origem da comemoração é muito antiga, e data desde 1827, quando Dom Pedro I instituiu um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil e garantiu que todas as cidades teriam suas "escolas de primeiras letras". Mas, foi somente em 1947 que um professor de São Paulo, Salomão Becker, teve a ideia de criar uma data especial para celebrar os professores - o dia escolhido foi o mesmo de Dom Pedro I: 15 de outubro. 

A escolha do dia também foi influenciada pela Igreja Católica, já que celebra-se também em 15 de outubro a Santa Teresa de Ávila, escritora e religiosa espanhola, que é Padroeira dos Professores. Becker, que ficou conhecido pela frase "Professor é profissão, educador é missão", sugeriu a data por ser o dia em que professores e alunos de Piracicaba, sua cidade natal, traziam doces de casa para comemorar. 

Professor Aula Sala (Foto: Pond5)Comemoração do dia do professor foi oficializada em 1963 (Foto: Pond5)

A data foi oficializada em 1963 e, desde então, é um feriado escolar. Neste dia, não há aulas nas instituições de ensino, e os alunos costumam enviar mensagens e cartões para desejar um feliz dia do professor aos seus mestres preferidos. 

Qual foi o melhor Doodle da história do Google? Opine no Fórum do TechTudo.

Na página oficial dos Doodles, o Google utiliza uma frase de Confúcio para homenagear os mestres:  "Um verdadeiro professor é aquele que, mantendo vivo o passado, também é capaz de compreender o presente". 

Dia do Professor ao redor do mundo

O dia dos mestres não é comemorado apenas no Brasil e acontece em diversos dias do ano em outros lugares do mundo. Muitos deles também foram homenageados com Doodles do Google, como o dia dos professores na Índia, comemorado no dia 5 de setembro, na Tailândia, em 16 de janeiro, na Malásia, em 16 de maio, um dia após a celebração da data no México e Coréia.

Ainda, países como El Salvador, Bolívia e Guatemala comemoram o dia dos mestres em junho, enquanto o Nepal celebra em julho, por exemplo. Os países que comemoram a data mais próxima dos brasileiros são Canadá, Bulgária e Estônia, que celebram o dia do professor na mesma data: 5 de outubro. Eles também foram homenageados com um Doodle especial. Nesta sexta-feira (16), será a vez da Unesco homenagear os professores.

*Colaborou Maria Clara Pestre

Entenda a história por trás dos Doodles:





Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Maria
    2015-10-15T16:38:56

    Parabenizo Google pela homenagem ao professor, ficou muito bonita e é também sugestiva; homenagear o professor é engrandecer uma nação.