Internet

09/10/2015 08h00 - Atualizado em 09/10/2015 08h00

Google Street View mapeia famoso cemitério no Brasil

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Depois de planetas e até o fundo do mar, o Google Street View também vai mostrar imagens em 360° de cemitérios no Brasil. Agora, é possível 'passear' pelos jazigos do cemitério São João Batista, que fica no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, e é o primeiro da América Latina a ser retratado pelo serviço do Google. O local guarda túmulos de celebridades como Cazuza, Carmen Miranda, Machado de Assis, Santos Dumont e Tom Jobim.

Google Maps ganha Street View Player; app cria vídeo com sua rota

Goole utilizou o Trekker para mapear São João Batista (Foto: Divulgação/Google)Goole utilizou o Trekker para mapear São João Batista (Foto: Divulgação/Google)

Embora o esforço de mapear um cemitério possa parecer estranho para alguns usuários, o Google explica que o local é também fonte de conhecimento histórico e até artístico. 

“[Cemitérios] São lugares de onde se pode tirar muito conhecimento, desde vestígios urbanísticos até exemplos de diferentes movimentos arquitetônicos e artísticos que marcaram épocas. No caso do cemitério São João Batista, no Rio, há um elemento extra: uma concentração de túmulos de brasileiros importantíssimos para a história nacional”, diz o anúncio no blog oficial do Google. 

Qual é o melhor serviço de mapas online? Comente no Fórum do TechTudo.

Além de artistas, como Candido Portinari e Helio Oiticica,  o cemitério também guarda túmulos de ex-presidentes, como Marechal Floriano Peixoto e Nilo Peçanha e personalidades brasileiras, como Luis Carlos Prestes, Nelson Rodrigues e Santos Dumont.

Trekker

Google Trekker (Foto: Divulgação/Google)Google Trekker é uma espécie de 'mochila' com câmeras (Foto: Divulgação/Google)


Para mapear o cemitério, o Google utilizou um equipamento conhecido como Trekker. O aparelho reúne diversas câmeras em uma espécie de mochila, que é carregada por pessoas para registrar imagens do local. Além do São João Batista, o Trekker já passou por Fernando de Noronha, o Cristo Redentor e as Cataratas de Foz do Iguaçu. 

Via Google

 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dollynho Comentador
    2015-10-11T10:00:37

    Famoso cemitério do Brasil? Essa Globo e seu cariocacentrismo...

  • Julliano Vieira
    2015-10-09T17:27:20  

    Os cemitérios do brasil são MUITO feios. As pessoas acham que vão "causar" construindo um castelinho em volta, mas tudo o que conseguem é essa favelização do lutar. Espaço mal aproveitado. Impossível encontrar paz em um lugar assim, nem para os mortos e nem pra quem vai visitar. Entre isso ai, e ser jogado na agua pra virar comida de peixe, se fosse escolha minha não teria duvidas.

    recentes

    populares

    • Julliano Vieira
      2015-10-09T17:27:20  

      Que morra então!

    recentes

    populares

    • Julliano Vieira
      2015-10-09T17:27:20  

      Não, farei igual a vc, cara, vou viver pra sempre. Highlander, vamos lutar de espada algum dia pra ver quem sobrevive pra sempre. Eu to falando que é feio porque é e acabou. Cemiterio com a cara do brasil.