Celular

25/10/2015 07h00 - Atualizado em 25/10/2015 07h00

iPhone 6S: modelo importado dos EUA vai funcionar com o 4G do Brasil?

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

Quem deseja comprar o iPhone 6S nos Estados Unidos precisa tomar certos cuidados. O top da Apple ainda não tem lançamento confirmado no Brasil e nem preço divulgado, mas espera-se um valor nada barato. Com isso, muitos clientes decidem adquirir o celular nos EUA ou outros países por quantias relativamente mais baixas.

Testamos o iPhone 6S: conheça a experiência de uso do celular da Apple

Se esse é o seu caso, é preciso ficar atento a diversos fatores, especialmente à Internet 4G utilizada, que pode ser incompatível com o padrão brasileiro. Confira a análise do TechTudo para ajudar você a escolher o iPhone no exterior corretamente.

iphone-6s-e-6s-plus (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)iPhone 6S da AT&T e T-Mobile são compatíveis com o Brasil já que usam GSM (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)

- Quais modelos são compatíveis com a rede brasileira?

Para um smartphone ser compatível com a rede brasileira, é preciso que o aparelho tenha suporte à Banda 7 da rede LTE/4G (2.600 MHz). Sempre que você for comprar um dispositivo em outro país, é importante verificar se essa faixa é coberta, não importa a fabricante.

Nos Estados Unidos, por exemplo, os modelos compatíveis com a rede brasileira são o iPhone 6S A1633 e o iPhone 6S Plus A1634. Os dois são comercializados por uma vasta lista de operadoras, com destaque para a AT&T. Além disso, há os modelos A1688 (6S) e A1687 (6S Plus), vendidos pela T-Mobile, mas que devem ser comprados apenas na opção GSM.

Os iPhones A1688 e A1687 também podem ser encontrados internacionalmente em operadoras do Canadá, Austrália, México e países da União Europeia como Reino Unido, Portugal, Alemanha e França. O aviso, porém, é o mesmo: optar pelos modelos com suporte à tecnologia GSM apenas, evitando a CDMA.

- Todas as operadoras dos Estados Unidos e Europa são compatíveis com o Brasil?

Não são todas as operadoras estrangeiras compatíveis com o Brasil. O usuário deve ficar bem atento antes de comprar um gadget no exterior, ainda que cubra a Banda 7 do 4G. Para que o iPhone seja ativado em uma operadora brasileira, ele precisa suportar a tecnologia GSM. Por isso, fuja de empresas que utilizam o padrão CDMA, afinal esse foi extinto no Brasil em 2012.

iPhone-6S-plus-1 (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)iPhone 6S pode ser comprado lá fora, mas é preciso ficar atento à banda (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)

Ao comprar o seu telefone nos Estados Unidos, dê preferência às operadoras AT&T e T-Mobile - que usam GSM -, e evite a Verizon e a Sprint, que adotam o CDMA. No caso de operadoras pequenas, é importante pesquisar sobre o tipo de rede utilizada, para não ter surpresas desagradáveis.

Comprar o iPhone 6 ou esperar o 6S? Opine no Fórum do TechTudo

No entanto, se você estiver pela Europa, não é preciso se preocupar tanto. Quase todas as operadoras do Velho Continente estão na rede GSM, mas, ainda assim, vale a pena perguntar quando houver dúvidas. Por fim, se o iPhone for comprado na Ásia, é preciso ter cuidado, já que algumas operadoras, como as chinesas, utilizam redes CDMA.

- O aparelho vem bloqueado?

Há outra questão importante para os usuários observarem: a política de bloqueio das operadoras. Antes de comprar um celular na loja de uma operadora ou pela Internet, verifique se o dispositivo estará liberado para ser utilizado com qualquer empresa no Brasil.

iPhone 6s pode vir bloqueado de acordo com a política da operadora e da legislação local (Foto: Divulgação/Apple)iPhone 6s pode vir bloqueado de acordo com a política da operadora e da legislação local (Foto: Divulgação/Apple)

Para tentar manter os clientes, algumas empresas de telefonia vendem aparelho bloqueado para linhas de companhias concorrentes. A prática é comum quando o usuário compra um celular dentro de um contrato, mas pode variar de acordo com a legislação local. Vale a pena pesquisar se o país onde você pretende adquirir o iPhone costuma bloquear gadgets.

- A garantia cobre um produto comprado no exterior?

A Apple, originalmente, não estendia a garantia global a modelos de iPhones não comercializados no Brasil. Como ainda não se sabe qual versão do iPhone será lançada por aqui, o modelo com cobertura garantida pela fabricante ainda é uma incógnita.

Apple pode se negar a reparar modelos de iPhone 6s não comercializados no Brasil, mas questão pode parar nos tribunais (Foto: Divulgação/Apple)Apple pode se negar a reparar modelos de iPhone 6s não comercializados no Brasil, mas questão pode parar nos tribunais (Foto: Divulgação/Apple)

Para o alívio dos consumidores, uma decisão judicial tem obrigado a companhia a consertar qualquer iPhone, ainda que o modelo não seja disponibilizado por aqui. Isso, porém, é uma questão que pode ir parar nos tribunais e gerar problemas para os usuários. Saiba mais sobre o assunto no artigo do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Roberto Guimaraes
    2015-10-25T15:52:03  

    Acabei de trazer um iphone 6s dis eua e está funcionando perfeitamente.. Funcionou lá e aqui

    recentes

    populares

    • Roberto Guimaraes
      2015-10-25T15:52:03  

      Não por muito tempo, pois em 2017 a Anatel vai cortar o acesso a rede de modelos não homologados por ela. Eu trabalho na Anatel e estou participando dos testes junto da Vivo, TIM, Claro e Oi para cortar a numeração de série que não tem homologação junto ao órgão, portanto fique atento.

    recentes

    populares

    • Roberto Guimaraes
      2015-10-25T15:52:03  

      quiser eu compro kkk

  • João Caetano
    2016-02-23T09:19:50  

    Eu comprei um A1688 da Verizon e funciona sim. Inclusive mostra a homologação pela Anatel. Tenho até um print com 4G da Vivo. No site da Apple informa que ambos os A1688 (CDMA e GSM) aceitam o 4G do Brasil. Portanto nada de desespero, turma.

    recentes

    populares

    • João Caetano
      2016-02-23T09:19:50  

      Comprei um no paraguay, da operadora Sprint A1687 e não aceita nenhuma operadora.

    recentes

    populares

    • João Caetano
      2016-02-23T09:19:50  

      Joao Caetano, estou com um problema no 4g da CLARO no aparelho 6s A1688 da Verizon aqui no brasil, vc ja testou seu aparelho em algum claro ?

  • Bruna Damiani
    2016-05-09T16:31:10

    Olá, estou indo para o Canadá e gostaria de comprar um iphone 6S, qual modelo se encontra por lá? Devo comprar o A1688 ou A1633? Obrigada

  • Vicente Ferreira
    2016-02-14T11:34:25

    A matéria está ótima. Comprei ontem o 6s em Aventura-Flórida exatamente igual ao sugerido na matéria A1688 T-mobile. Falei com dois vendedores da loja. Ambos que confirmaram que esse é o recomendado pro Brasil. Inclusive abriram um site da Apple no meu Galaxy S5..rsrsrs...e mostraram a compatibilidade.

  • Daniel Ibanez
    2015-10-26T15:14:25  

    comprei o iphone 6s nos usa. O modelo foi o a1688 da t-mobile, modelo este que ja esta homologado pela anatel. inclusive , já aparece na regulamentação do meu celular o simbolo da anatel. quem quiser comprar o iphone fora, com garantia no brasil, tem que ser o a 1688 ,. da t-mobile, GSM. funciona normalmente. 4g

    recentes

    populares

    • Daniel Ibanez
      2015-10-26T15:14:25  

      O meu tbm é o A1688, funcionando perfeitamente.

    recentes

    populares

    • Daniel Ibanez
      2015-10-26T15:14:25  

      Qual a operadora de vocês ? O meu não está pegando embora no aparelho dos meus filhos que também são 4g funciona perfeitamente

  • Rogério Alditore
    2015-10-28T15:21:26

    O iPhone 6S é o melhor smartphone do mundo. Se você é um favelado ou trouxa que tem inveja dos usuários de iPhone, por favor clique no vermelho. Obrigado

  • Marcio Ribeiro
    2015-10-28T08:14:05

    lógico bando de analfabetos digitais ........ logico que tem garantia bando de analfabetos digitais.

  • Leandro Silva
    2015-10-25T22:46:21  

    Moto max realmente quanto a isso é ótimo mais comprei um moto x 2 geração e já queimou o softer !!

    recentes

    populares

    • Leandro Silva
      2015-10-25T22:46:21  

      kkkkkkk Boa

    recentes

    populares

    • Leandro Silva
      2015-10-25T22:46:21  

      Roberto" isso só existe na cabeça de vocês usuarios da maça super faturada e dafasada" KKKKKKK Roberto vc usa drogas?

  • Roberto
    2015-10-25T16:40:00  

    a materia é muito informativa mais me veio uma duvida na mente agora, quem seria o IdI0ta pra comprar um iphone quando poderia comprar um android?

    recentes

    populares

    • Roberto
      2015-10-25T16:40:00  

      rita silva verdade deixa esses iludidos com seus delirios continuarem achando que uma maçanzinha mordida de 1 giga de ram é melhor que o nosso android

    recentes

    populares

    • Roberto
      2015-10-25T16:40:00  

      O ponto é que ainda é lícito nesse país ter o aparelho que quiser, com o sistema que cada um achar melhor e ninguém tem nada com isso, a não ser que vc tb saia por aí pagando as costas dos outros, claro. Coincidentemente tb tenho um Nexus, além de um 6 plus e, advinhe, prefiro o 6. Problema meu, só meu. Vc pode achar que sou idiota por isso, já eu chamo isso de liberdade de escolha e de fazer com meu dinheiro o que eu bem entender. Agora, o q me admira no caso é fãboy de Android, com um nexus, entrando em noticia de Apple pra fazer mimimi..... Quem é o verdadeiro idiota?

  • Ivan.caldas
    2015-10-26T10:44:47

    Acho muito sacrifício para ter o lançamento mais novo do mês no bolso.

  • Andre Moras
    2015-10-25T15:17:52  

    O modelo vendido no brasil é o modelo A1688 já homologado anatel, funciona o 4G normalmente e vem desbloqueado para qualquer operadora, alem de possuir garantia apple no brasil sem problema algum, quem estiver procurando iphone 6s encontra na "NOTETEC" recomendo comprar lá.

    recentes

    populares

    • Andre Moras
      2015-10-25T15:17:52  

      Acabou esse negocio de comprar fora não funciona aqui, ta tudo igualado !

  • Lunana Silva
    2015-10-25T21:02:08  

    essa materia mim ajudou bastante

    recentes

    populares

    • Lunana Silva
      2015-10-25T21:02:08  

      Me ajudou bastante!

    recentes

    populares

    • Lunana Silva
      2015-10-25T21:02:08  

      Mim calapalida.......kkkkkkkk affff

  • Renato Pm
    2015-10-25T14:24:28

    Esses Iphones são muito caros,mas comprei o meu na Vivo,ultilizando pontos e assinando contrato de fidelização...saiu pela metade do preço,....enfim....pra pagar com preço cheio é loucura!

  • Sara Sherazard
    2015-10-25T14:04:00

    nossa do tijolão para o futuro.....

  • Alessandra Costa
    2015-10-25T09:52:21  

    vcs sabem se o aparelho é tarifado aqui no Brasil se for pedido por um site nos Eua que envia para o Brasil? e qt?

    recentes

    populares

    • Alessandra Costa
      2015-10-25T09:52:21  

      60% do valor do aparelho e frete somados.

    recentes

    populares

    • Alessandra Costa
      2015-10-25T09:52:21  

      Todo produto está sujeito a taxação, e embora não haja uma regra a respeito, não é comum algo até USD 50.00 ser taxado. Isso posso afirmar pois sou costumaz consumidor do mercado Chinês. Um aparelho celular certamente será taxado, e aí pode ser cobrado até 60% do valor do aparelho, mais eventuais taxas de correios e armazenamento do produto retido.

  • Moacir
    2015-10-25T11:42:30

    PESSOAL QUERIA QUESTIONAR ALGO DIFERENTE, SEMPRE NAS PÁGINAS, APARECEM ESTAS PROPAGANDAS DE LOJAS COM PREÇOS ATENTADORES, PORÉM LOJAS QUE JÁ TEM RECLAMAÇÕES NO SITE RECLAMA AQUI, VERIFIQUEI ACIMA UMA LOJA COM NOME ELESHOP, E SÓ VENDEM PRODUTOS PIRATAS, UMA CAMISA LACOSTE POR 79 REAIS, AI VEM A QUESTÃO QUEM HOSPEDA ESTA LOJA NA PÁGINA, É DO G1? OU SEJA A EMPRESA GLOBO, NÃO FILTRA QUEM COLOCA ANÚNCIO NA SUA PÁGINA?

  • VIRGINIA REIS
    2015-10-25T10:36:41

    Much ado about nothing......