Placas

15/10/2015 07h00 - Atualizado em 15/10/2015 10h04

Martelo do Thor feito em casa com Arduino só é levantado pelo dono

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

Fãs dos super-heróis da Marvel agora podem ter seu próprio Mjolnir, o martelo do Thor com Arduino, que foi desenvolvido por um engenheiro e pode até ser feito em casa. Assim como no mais recente filme dos Vingadores, que estreou em abril deste ano, onde apenas Thor é capaz de levantar seu martelo, a invenção só poderá ser levantada por seu dono.

Fã dos Vingadores cria luva do Homem de Ferro com laser 'destruidor'

O desafio só é possível porque o dispositivo vem equipado com um identificador de impressão digital e eletroímãs.

Engenheiro elétrico desenvolve Mjolnir, martelo do Thor com Arduino que só pode ser levantado pelo dono (Foto: Reprodução/Sufficiently Advanced)Engenheiro elétrico desenvolve Mjolnir, martelo do Thor com Arduino que só pode ser levantado pelo dono (Foto: Reprodução/Sufficiently Advanced)

A ideia da réplica, desenvolvida pelo engenheiro elétrico Allen Pan, surgiu quando Pan viu a cena do filme em que apenas Thor consegue levantar o martelo e encarou como desafio tentar reproduzir o mesmo efeito. O modelo foi construído utilizando eletroímãs poderosos, baterias e um scanner impressão digital embutido no punho do aparelho, ligado a um Arduino Pro Mini.

Ainda, o engenheiro encheu o transformador de um microondas, que usa eletricidade para produzir um campo magnético na parte superior do Mjolnir, tornando-o difícil de levantar ao entrar em contato com uma superfície de metal. Com apenas um pouco de programação, Allan transformou o sensor de digitais para funcionar como um interruptor. Dessa forma, os eletroímãs só serão desligados quando o próprio encostar seu polegar no sensor.

O que ainda precisa ser inventado no mundo da tecnologia? Comente no Fórum do TechTudo

O martelo se torna realmente “não-levantável” por mais ninguém além do dono somente quando está sobre uma superfície de algum metal ferroso, mas isso não o torna menos divertido. Depois de concluir o modelo, o engenheiro levou o Mjolnir feito em casa para as ruas de Venice Beach, na Califórnia, para notar a reação das pessoas ao tentarem levantar o objeto de tampas e bueiros, e o resultado pode ser conferido no vídeo abaixo.


Via TechWorm, Geeky Gadgets e Digital Trends

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • O Animal
    2015-10-15T18:36:34  

    Na boa, tremenda besteira, com o imã é mole, quero ver fazer o martelo do Thor mesmo, que somente o Dono possa levantar em qualquer lugar, essa matéria é uma propaganda enganosa!

    recentes

    populares

    • O Animal
      2015-10-15T18:36:34  

      Animal, cachorro que muito late não morde.. Na internet todo mundo tem dinheiro, bem formado e pega 5 mulheres por dia só com o olhar.

    recentes

    populares

    • O Animal
      2015-10-15T18:36:34  

      Foi isso que eu disse? Vc se fosse formado em computação iria perder seu tempo vago, que é raro, pra tentar fazer o martelo do Thor? Acredito que até vc que defende ele não iria fazer isso.

  • Genival Conta
    2015-10-15T14:27:58  

    Enquanto ele fazia este projeto final de virgindade, o malandro pegava a namorada dele.

    recentes

    populares

    • Genival Conta
      2015-10-15T14:27:58  

      o pior e que os "virgens" vão ser bem sucedidos ganhando notas pretas, e ai as mulheres dos " pegadores " vão dar um pé da bunda deles porque são Burros e sem DINHEIRO, kkkkk

    recentes

    populares

    • Genival Conta
      2015-10-15T14:27:58  

      Gente qual a necessidade deste projeto????????????.....e os virginaldos defendendo.......Ah vá!

  • Daniel Moreira
    2015-10-17T19:33:22

    Show uma mistura de engenharia elétrica com interface biométrica para acionar os capacitores de eletro magnetismo...e ainda sistema em arduino...

  • Rogério Alditore
    2015-10-15T12:23:32  

    O que essa porcaria tem a ver com tecnologia?

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2015-10-15T12:23:32  

      Nada a ver mesmo... Deve ter a ver com geografia... ou Direito...

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2015-10-15T12:23:32  

      kkkk coisas sobrenaturais

  • Diego
    2015-10-16T09:52:30  

    essa ideia e ótima...se conseguissem levar isso para os carro de alguma forma, o índice de capotamentos seria infinitamente menor, tornando os veículos mais seguros e estáveis....

    recentes

    populares

    • Diego
      2015-10-16T09:52:30  

      mas o asfalto teria que ser de metal, imagina? os trens usam essa tecnologia sobre os trilhos.

    recentes

    populares

    • Diego
      2015-10-16T09:52:30  

      ser, nao, poderia ter partículas de metal. tipo o q o Japão usa no asfalto so q com borracha, pra resistirem a tremores...

  • Marcelo Silva
    2015-10-15T13:42:20  

    Virgindade protegida com sucesso.

    recentes

    populares

    • Marcelo Silva
      2015-10-15T13:42:20  

      Engraçado é que os burros têm o esteriótipo de que os inteligentes são todos virgens. kkkk

  • Jeferson Pessoa
    2015-10-15T14:26:44  

    malditos asiaticos...mal posso prever seus movimentos

    recentes

    populares

    • Jeferson Pessoa
      2015-10-15T14:26:44  

      Asiáticos?

  • Alexandre Santos
    2015-10-15T15:09:13

    O que a falta de mulher não faz com a pessoa. Fala sério!!!!

  • Gabriel Loureiro
    2015-10-15T13:32:58  

    Na verdade isso tem um imã e so de ver que ele so bota o martelo no metal da pra perceber

    recentes

    populares

    • Gabriel Loureiro
      2015-10-15T13:32:58  

      burroo kkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Gabriel Loureiro
      2015-10-15T13:32:58  

      Abriram alguma reserva de ANTAS? Pq aqui ta tendo bastante.

  • Bruno Cardoso
    2015-10-15T11:02:54  

    tanta coisa pra inventar em prol da humanidade e o cara estuda e perde tempo inventando uma bobagem

    recentes

    populares

    • Bruno Cardoso
      2015-10-15T11:02:54  

      Larga de ser criança Bruno Cardoso. O cara que produziu isso ralou a vida inteira pra ter este conhecimento e com certeza todo cientista contribui muito pra humanidade. Ele fez o martelo e a reportagem diz que foi simples pra ele. Então espero que você continue ajudando todas as pessoas e nunca tire um tempo pra si mesmo e se divertir. Porque este cara que criou o martelo, mesmo na diversão, produziu conhecimento.

    recentes

    populares

    • Bruno Cardoso
      2015-10-15T11:02:54  

      Falou aí Thiago, o inventor... kkkk

  • Luiz Coelho
    2015-10-15T19:19:20

    Qual a utilização desse martelo? bater bife? auto-defesa? cê loko cachoeira

  • Thallyson
    2015-10-16T08:20:43  

    isso tem e um ima, se não repararam ele so coloca o martelo em cima de metais kkkk e so ele que deve saber de um botão para desligar esse ima kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Thallyson
      2015-10-16T08:20:43  

      Por isso que o Brasil é o país de gente burra... Ninguém lê nada...

    recentes

    populares

    • Thallyson
      2015-10-16T08:20:43  

      aff

  • Juniel Sousa
    2015-10-16T10:02:41

    esse estagiários da globo deveriam procurar ler mais, porque ate hoje não foi criado ne um engenheiro elétrico, desse que pode ligar na tomada, conheço muitos engenheiros eletricista que deve ser o caso desse cara ai, mais fazer o que.

  • Paolo Santos
    2015-10-16T03:47:31  

    Vejo o povo aqui comentando, chamando a criação do cara de "porcaria" dai eu pergunto, o que você fez de útil? Se deu o trabalho de tentar fazer algo que possa ser interessante? Talvez a invenção do cara não tenha utilidade para todos, mas foi um grande esforço da parte do cara. Porque em vez de criticar não tenta fazer algo de realmente produtivo?

    recentes

    populares

    • Paolo Santos
      2015-10-16T03:47:31  

      ISSO AE PAOLO!!!! o cara foi genial.

  • Rodrigo Ramos
    2015-10-16T01:35:54

    Quantos Kgf será q tem esse eletroimã?

  • Nalata
    2015-10-16T01:01:49

    Invenção do século!!! Kkkkkkkkkk

  • Allan Araujo
    2015-10-15T23:01:37

    Engenheiro elétrico? não seria engenheiro eletricista...?

  • Jose Pereira
    2015-10-15T22:51:03

    GRANDE PORCARIA NÃO VAI RESOLVER NADA !! NÃO TEM PODER !!!

  • Wanderson Moura
    2015-10-15T17:52:53  

    Podem falar o que quiserem... Realmente isso não vai mudar o mundo, mas a ideia é legal, e super bacana kkk ... Não fiquem com inveja. Tão falando que é bobo e simples, mas ninguém ainda tinha conseguido fazer, até então!

    recentes

    populares

    • Wanderson Moura
      2015-10-15T17:52:53  

      É mesmo

  • Bruno Guerrero
    2015-10-15T16:06:53  

    acho que é tipo um ima, vc vê que ele só coloca o martelo onde tem ferro, aí tem um botão secreto que desativa o ima, muito bom isso aí, quanto custa?

    recentes

    populares

    • Bruno Guerrero
      2015-10-15T16:06:53  

      mas que burro ...dá zero para ele!!!!! kkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Bruno Guerrero
      2015-10-15T16:06:53  

      Kkkkkkkkkk q loco

  • Álvaro França
    2015-10-15T21:38:20

    Prezados, por favor, quem é graduado em engenharia elétrica é engenheiro ELETRICISTA e não elétrico. Engenheiro elétrico é, no máximo, um engenheiro que movido a eletricidade.

  • Marciel Barros
    2015-10-15T21:33:40

    Toda vez que alguém escreve Engenheiro "Elétrico", um unicórnio desaparece. Por favor, vamos evitar o sumiço de tais criaturas místicas. Grato!

  • José Vasconcellos
    2015-10-15T21:15:05

    Só quem for digno pode levantar disse Odin.

  • Julio Souza
    2015-10-15T20:34:55

    Vou fazer com uma bola de futebol e vou pedir para os muleques chutar

  • Matheus Klahn
    2015-10-15T14:31:10  

    Vou fazer em casa, pelo o que eu vi é bem fácil de fazer mesmo, acho esses materiais facilmente, obrigado pela matéria...

    recentes

    populares

    • Matheus Klahn
      2015-10-15T14:31:10  

      manda pro meu e-mail o resultado depois. Tem que ser programador. Manda no facebook. Pode comprar algumas coisas que precisar no Aliexpress, demora, mas chega.

    recentes

    populares

    • Matheus Klahn
      2015-10-15T14:31:10  

      Isso não é facil de fazer não, tem que ter noção de engenharia eletrica, computação e eletrônica. Leigo não faz isso nem com ajuda da internet.