Redes sociais

06/10/2015 08h00 - Atualizado em 06/10/2015 08h00

Vídeos 360 no Facebook: tudo o que você precisa saber

Laura Martins
por
Para o TechTudo

O Facebook está brigando com o YouTube por visualizações de vídeos na internet. Por isso, apenas seis meses depois da plataforma do Google adicionar suporte aos vídeos em 360°, a rede social começou a aceitar as imagens feitas por câmeras esféricas, tanto na web quanto em dispositivos móveis. As gravações mostram todos os ângulos de um cenário e podem ser controladas pelos usuários. Aprenda agora como postar, assistir e configurar os vídeos em 360° no Facebook

Facebook terá GIFs como foto do perfil e imagens 'temporárias'; entenda

Vídeos esféricos em 360 graus estão sendo testados no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook) (Foto: Vídeos esféricos em 360 graus estão sendo testados no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook))Entenda tudo sobre os vídeos em 360° do Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)


1. Quem pode assistir?

Atualmente os vídeos 360º do Facebook podem ser visualizados por qualquer um em PCs ou em celulares com o Android. Na versão desktop, porém, os vídeos não rodam no Internet Explorer e no Safari. Já em dispositivos móveis, é preciso estar com a versão mais recente do Facebook e com Android 4.3 ou superior instalado.

2.  Como assistir 360º?

No computador, os diferentes ângulos dos vídeos podem ser explorados com o mouse, basta clicar e arrastar o sensor pelas imagens. Já no Android, a visualização pode ocorrer de duas maneiras: deslizando o dedo pela cena ou inclinando o celular para o lado quer conhecer. Vale lembrar que os vídeos esféricos serão identificados com a marca "Vídeo em 360°", no canto inferior esquerdo da imagem. 

Lista te ajuda a entender vídeos 360 no Facebook (Foto: Divulgação / Facebook)Lista te ajuda a entender vídeos 360 no Facebook (Foto: Divulgação / Facebook)

3. Como gravo um vídeo 360º?

Os vídeos em 360° são gravados com câmeras especiais, chamadas de esféricas. Esses equipamentos já têm a tecnologia necessária para transformar as imagens em cenários 360º automaticamente. Caso outros aparelhos sejam utilizados, será preciso adicionar os metadados manualmente. 

4. Existe alguma limitação de tamanho? 

O Facebook aceita vídeos 360º de, no máximo, 10 minutos e tamanho máximo de 1,75 GB.

5. Como carrego o vídeo 360 no Facebook?

Se o vídeo foi gravado com uma câmera esférica, a postagem é feita como qualquer gravação comum na Linha do Tempo ou na página desejada. 

Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo. 

Caso contrário, é preciso adicionar os metadados manualmente e depois postar o vídeo na TimeLine. Para páginas, siga o mesmo processo de vídeos normais e antes de publicar selecione a opção "Avançada" e, em seguida, selecione "Isto foi gravado em 360°"

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafaella Willemen
    2016-10-24T17:29:30

    a LG 360 cam , já adiciona metadados aos videos e fotos feitos em 360?