09/11/2015 08h41 - Atualizado em 09/11/2015 11h55

Hedy Lamarr, atriz do 1º orgasmo no cinema e inventora, estreia em Doodle

Melissa Cruz
por
Da redação

Hedy Lamarr, nome artístico da atriz e inventora austríaca, é tema do Doodle Google desta segunda-feira (9). Radicada nos Estados Unidos, entre as suas contribuições mais significativas estão a co-invenção, junto ao músico e compositor George Antheil, durante a Segunda Guerra Mundial, do sistema de comunicações para as Forças Armadas dos EUA que serviu de base para o que hoje conhecemos como a telefonia celular (móvel). Além do destaque na tecnologia, a então jovem Hedy protagonizou o primeiro orgasmo feminino no cinema há 82 anos. Hoje seria seu 101º aniversário.

Black Friday: 6 dicas para comprar no celular

Hedy nasceu em 9 de novembro de 1914 em Viena. Morreu em janeiro de 2000, em Altamonte Springs. Faria 101 anos e ganha do Google, com um vídeo também disponível no YouTube ,de pouco mais de um minuto, a gigante de buscas faz homenagem.

“Adoramos destacar boas histórias sobre as realizações de mulheres na ciência na tecnologia. Quando a história envolve uma celebridade de Hollywood dos anos 40, que além de ser uma estrela do cinema, também desenvolveu uma tecnologia que utilizamos todos os dias nos nossos smartphones, então é mesmo necessário compartilhar com o mundo”, disse a doodler Jennifer Hom, em post no blog do Google. A trilha sonora do vídeo ficou por conta do compositor Adam Ever-Hadani, de São Francisco. 

Hedy Lammar, atriz do primeiro orgasmo no cinema e inventora estreia em Doodle do Google (Foto: Divulgação/MGM)Hedy Lamarr, atriz do primeiro orgasmo no cinema e inventora estreia em Doodle do Google (Foto: Divulgação/MGM)


Quem é Hedy Lamarr?

Em Hollywood, Hedy chegou a receber o título de “mulher mais bonita do mundo”. Mas, não foi só a beleza que ela mostrou ao público. Usando os princípios de notas musicais no piano, Hedy e Antheil criaram um sofisticado aparelho que causava interferência em rádios para despistar radares nazistas.

A atriz patenteou o projeto em 1940 com seu verdadeiro nome: Hedwig Eva Maria Kiesler. A patente para o chamado “frequency hopping” ajudou a criar bases para tecnologias muito conhecidas de todos nós como Bluetooth, GPS e Wi-Fi (todas conexões de rede sem fio e móveis).

O Doodle de Hedy Lamarr é uma criação de Jennifer Hom (Foto: Divulgação/Google) (Foto: O Doodle de Hedy Lamarr é uma criação de Jennifer Hom (Foto: Divulgação/Google))O Doodle de Hedy Lamarr é uma criação da doodler Jennifer Hom; veja o rascunho (Foto: Divulgação/Google)

Hedy e o primeiro orgasmo do cinema

Grande sucesso na Holywood noire dos anos 1940, a atriz entediada pela indústria cinematográfica, acabou focando seus talentos em ajudar o esforço de guerra aliado ao desenvolver e patentear os princípios da tecnologia que deu origem a quase todas as forma de redes sem fio que conhecemos hoje. Mas, há muita história para contar sobre sua carreira nas telonas do cinema. Aos 17 anos, estreou seu primeiro filme alemão.

Qual o melhor Doodle do Google? Veja opiniões no Fórum do TechTudo.

No início de 1933, Hedy estrelou o filme de Gustav Machatý, Êxtase. A película tcheca foi gravada em preto e branco. As cenas de nudez protagonizadas por Hedy Lamarr, que encenou momentos sem roupas ao nadar no lago ou a correr por entre as árvores, foram motivos de censura e bloqueios em vários países por anos. 

Além destas, outra sequência escandalizou a sociedade (e gerou ciúmes no seu casamento): A cena em que a jovem expressa o êxtase sexual. Além de polêmica na época, a cena dá origem ao título do filme. Hedy simulava um ato sexual, naquele que seria o primeiro orgasmo feminino do cinema.

Interesse por tecnologia e outras curiosidades

Boa matemática e famosa por ter sido casada com um industrial do setor de armamentos, tinha conhecimentos sobre o poder de fogo usado na Segunda Guerra. Aliando esses dois talentos, uniu forças com George Antheil, um compositor e pianista de vanguarda. Juntos, desenvolveram uma ideia de usar sinais de rádio emitidos para torpedos submarinos impossíveis de serem encontrados por rivais.

Hedy Lammar em Doodle do Google sobre sua vida no cinema e na tecnologia (Foto: Reprodução/Google)Hedy Lammar em Doodle do Google sobre sua vida no cinema e na tecnologia (Foto: Reprodução/Google)

O Doodle desta segunda-feira consiste em um vídeo que resume a trajetória da atriz. Com estética que remete aos padrões de 1940 e trilha sonora de jazz, a animação conta a vida de Hedy: dos filmes e do glamour ao desenvolvimento tecnológico das redes de comunicação sem fio. Atriz durante o dia, era no meio da noite que Hedy desenvolvia suas ideias em cadernos à meia luz, como retrata o Doodle.

Hedy Lamarr foi casada seis vezes. Em ordem, Friedrich Mandl (1933–1937) Gene Markey (1939–1941), John Loder (1943–1947), Teddy Stauffer (1951–1952, W. Howard Lee (1953–1960) e Lewis J. Boies (1963–1965).

Como é a patente de Hedy Lamarr

A tecnologia desenvolvida pela dupla previa que os sinais pulariam de faixa de frequência a faixa de frequência para evitar a ação inimiga. A ideia, dessa forma, uniu o bom repertório de conhecimentos tecnológicos de Hedy com a instrução musical de George Antheil, um sujeito com o mesmo tipo de talento autodidata, até para a medicina. Anos mais tarde, ele escreveria um livro sobre endocrinologia.

A marinha norte-americana acabou abrindo mão de investir na ideia dos dois amigos naquele momento. Nos anos 1960, durante a crise de mísseis em Cuba, o projeto foi reaberto e é a evolução dessa ideia que torna realidade padrões de redes sem fio de diversos tipos como o Wi-Fi (Internet wireless).

Vídeo no Doodle do Google no YouTube explica a invenção de Hedy Lamarr


A versão inicial consistia na troca de 88 frequências. A ideia surgiu em frente a um piano. A dupla ensaiava em dueto, quando repetindo em outra escala as notas que tocavam, perceberam que era possível duas pessoas conversarem entre si, mudando frequentemente o canal de comunicação, para despistar padrões. Bastava que fizessem isso simultaneamente. 

História de Hedy Lamarr - Biografia e Filmografia

Hedy Lamarr nasceu em Viena (Áustria), em 9 de novembro de 1914 e faleceu em Altamonte Springs, na Califórnia (EUA), em 19 de janeiro de 2000. Durante o auge de sua carreira nos anos 1940.

Sua carreira no cinema começou na Europa, quando protagonizou a cena considerada escandalosa em Ecstasy, filme de 1933. Hedy ficou conhecida como "Ecstasy Girl".  A polêmica em torno do filme forçou a atriz a se mudar para Paris, onde conheceria Louis B. Mayer, dono da MGM, que a contrataria para virar uma estrela em Holywood. Antes do filme, Hedy Lamarr de chamava Hedwig Eva Maria Kiesler. Após mudar de nome assinar com a MGM, estreou no cinema americano anos depois, em 1938. 

Nos Estados Unidos, ela estrelaria filmes famosos como Sansão e Dalila (1949), Flor do Mal (1946), Argélia (1938) e A História da Humanidade (1957), em que interpretou Joana D'Arc.

Durante seu primeiro casamento, com Fritz Mandl, Hedy passou por um momento em que se encontrou aborrecida e entediada com a carreira no cinema. Isso a motivou a desenvolver os talentos e interesses em ciência e tecnologia que, mais tarde, fariam dela inventora e cientista. Hedy optou por viver seus últimos anos em isolamento, até da família e amigos. A atriz faleceu aos 85 anos de falência cardíaca.

*Colaborou Filipe Garretti 

A história por trás dos Doodles do Google; entenda como nasceu o projeto

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Artur Filho
    2015-11-09T17:46:14  

    A mulher foi revolucionária para a época: cientista, atriz, artista, mas se tem algo ligado a sexo é o que vira chamada da matéria.

    recentes

    populares

    • Artur Filho
      2015-11-09T17:46:14  

      Sim, eles usaram a chamada pra atrair mais pessoas para o artigo, se o problema está com eles ou com a gente, eu não sei, mas aposto nos dois. Quanto ao artigo, a mulher fez duas coisas que muitos insistem em pensar que nunca poderão ser feitas pela mesma pessoa, ser extremamente bonita, e expor e lucrar com essa beleza, e também ser inteligente e talentoso para ciência.

    recentes

    populares

    • Artur Filho
      2015-11-09T17:46:14  

      Isso mesmo Jaqueline, a chamada serve para atrair as pessoas porem a maioria das pessoas sequer lê o artigo.

  • Dionatan Felipe
    2015-11-09T22:07:20  

    Ai ela inventa o WIFI, e o tema do post da techtudo é o orgasmo dela, NEM A GOOGLE CITOU ORGASMO DELA GENTE

    recentes

    populares

    • Dionatan Felipe
      2015-11-09T22:07:20  

      pois é, e tem gente que vai comentando sem sequer ler a respeito

  • Francisco Rogerio
    2015-11-09T21:05:12  

    esse google só homenageia gente inútil, deveria homenagear gente que fez história de verdade com Hitler esse sim merece respeito e homenagens.

    recentes

    populares

    • Francisco Rogerio
      2015-11-09T21:05:12  

      Vc já deveria assistir a homenagem dele lá no INFERNO.

  • Francisco Rogerio
    2015-11-09T21:15:18  

    mais uma inutilidade do google daqui a pouco estão homenageando a gretchen

    recentes

    populares

    • Francisco Rogerio
      2015-11-09T21:15:18  

      Hedy Lamarr criou a tecnologia para "despistar" radar, esta tecnologia é a base para o padrão das redes sem fio

  • Francisco Rogerio
    2015-11-09T21:08:39  

    deveria homenagear Hitler esse sim merece respeito e homenagens.

    recentes

    populares

    • Francisco Rogerio
      2015-11-09T21:08:39  

      vou homenagear sua mãe idiota

  • Guilherme Trindade
    2015-11-09T21:19:15  

    deveriam homenagear Hitler esse sim merece homenagens

    recentes

    populares

    • Guilherme Trindade
      2015-11-09T21:19:15  

      copiou

  • José Coelho
    2015-11-09T17:46:17  

    Justa homenagem!!! Visionária, mulher do século XXI !!!

    recentes

    populares

    • José Coelho
      2015-11-09T17:46:17  

      idiota

  • Maria Moreira
    2015-11-09T12:57:06  

    Linda!!!

    recentes

    populares

    • Maria Moreira
      2015-11-09T12:57:06  

      linda, maravilhosa e inteligente.

    recentes

    populares

    • Maria Moreira
      2015-11-09T12:57:06  

      Igualzinho as nossas "celebrities" de hoje... rsrsrsrs