Celular

24/11/2015 07h01 - Atualizado em 24/11/2015 07h01

‘iPhone 5S é bom?’ Sim, mas existem opções melhores de celulares

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O iPhone é um celular muito desejado e, a cada versão lançada, modelos antigos ficam com preço mais atrativo para quem não quer pagar caro pelo top de linha da Apple.  Esse é o caso do iPhone 5S, lançado em 2013, duas gerações atrás do iPhone 6S, que desembarcou no Brasil no último dia 13.

iPhone 5S ou iPhone 5C: qual celular antigo da Apple vale a pena comprar?

O iPhone 5S traz portabilidade e o design elegante da Apple, mas, será que ainda vale a pena comprar o celular? Veja a seguir pontos positivos e negativos do modelo antigo da Apple e descubra se ele é o celular ideal para você.

iphone-5s-mais-barato1 (Foto: TechTudo)Ainda vale a pena comprar o iPhone 5S? Descubra em lista de prós e contras (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Pontos positivos do iPhone 5S

Leia a seguir quatro vantagens de apostar no smartphone antigo da Apple.

1. Design

A Apple é conhecida pelo design elegante de seus produtos, algo evidenciado pelos contornos icônicos do iPhone 5S. O celular tem corpo de alumínio e vidro Gorilla Glass na parte frontal, para proteção contra arranhões. Apesar de concorrentes como Samsung e Sony investirem em melhorias importantes eu seus smartphones, muitos ainda consideram o iPhone o mais atrativo visualmente.

iphone-5s-destaquehome (Foto: Luciana Maline/TechTudo)iPhone 5S tem tamanho ideal para segurar com uma só mão (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O corpo do aparelho tem tamanho ideal para segurar sem desconforto e guardar nos bolsos. Suas dimensões podem atrair quem busca por um celular avançado sem comprometer a usabilidade com uma só mão, por exemplo.

2. Qualidade do display

Com exceção do iPhone 4, o celular da Apple nunca chamou atenção pela resolução da tela. Porém, ela não deixa de ser uma das melhores do mercado, com brilho intenso e cores bem balanceadas. Mesmo não sendo HD, o display IPS do iPhone 5S oferece 326 pixels por polegada em 4 polegadas de diagonal.

3. TouchID

iPhone 5S tem bateria que promete durar cerca de 10 horas com 3G (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: iPhone 5S tem bateria que promete durar cerca de 10 horas com 3G (Foto: Luciana Maline/TechTudo))iPhone 5S tem sensor de digitais no botão Home (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

A grande novidade do modelo 5S, aperfeiçoada em modelos mais recentes e adotada pela concorrência, é o sensor de impressões digitais no botão Home. Com ele, é possível manter o telefone protegido contra acesso não autorizado sem precisar de senhas. O TouchID, como é chamado, também facilita compras de apps e músicas na loja da Apple, servindo como atalho para agilizar a transação e evitando que crianças, por exemplo, baixem jogos pagos sem permissão.

Esse recurso só é visto com a mesma eficiência no Galaxy S6 e em aparelhos que ainda nem desembarcaram no Brasil, como o Nexus 5X e o Nexus 6P.

4. Desempenho fluido

Uma vantagem clara do iPhone frente aos celulares com Android é o aproveitamento completo do que o hardware pode oferecer. Com apenas 1 GB de RAM, o iPhone 5S consegue lidar muito bem com vários apps abertos e oferecer transição de telas fluida em qualquer ocasião. Aplicativos pesados podem demorar a carregar, mas as animações são raramente prejudicadas. Portanto, mesmo comprando um aparelho lançado há dois anos, o usuário ainda terá uma experiência sólida na maioria dos apps para iPhone.

Desvantagens do iPhone 5S

Abaixo estão os quatro motivos para não comprar um iPhone 5S atualmente.

1. Tamanho da tela

iPhone 5S vem com processador mais avançado A7 (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: iPhone 5S vem com processador mais avançado A7 (Foto: Luciana Maline/TechTudo))iPhone 5S tem tela de 4 polegadas (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Embora sua qualidade seja um ponto positivo, a tela de do iPhone 5S peca pelo tamanho reduzido. São somente 4 polegadas, contra as 5 ou 6 polegadas oferecidas pelos concorrentes. Como resultado, é mais difícil navegar na web, pois as páginas mostram menos conteúdo; assistir a vídeos não é tão bom; e até digitar no teclado virtual pode ser difícil para quem tem mãos grandes. As dimensões até favorecem quem gosta de celulares compactos, mas, para muitos pode ser um ponto negativo. 

2. Armazenamento

O modelo mais barato do iPhone 5S tem 16 GB de memória interna, o que pode ser pouco, levando em consideração o tanto de espaço que as atualizações da Apple ocupam. Em alguns casos, é preciso ter mais de 1 GB livres para fazer o update do iOS – caso raro para usuários da maçã. Outro ponto que prejudica o consumo de memória são os aplicativos baixados, normalmente mais pesados do que o mesmo programa feito para Android. O problema está na maneira com que o Xcode, software de desenvolvimento da Apple, compacta os aplicativos, que no final precisam de mais espaço para serem instalados.

3. Bateria

O Mac e o iPad são dois exemplos de produtos da Apple com excelente duração de bateria, ao contrário do iPhone. Se há uma reclamação constante entre usuários do smartphone da maçã, mesmo os mais fieis, é de que a carga não dura muito tempo, obrigando o dono a andar sempre com um carregador em mãos. Parte da concorrência já percebeu essa necessidade e passou a lançar aparelhos com baterias impressionantes, como o Moto X Play e o Moto Maxx, ou com componentes otimizados para gastar pouca energia, como o Xperia Z3 e Z3 Compact.

4. Preço

iPhone 5S leva a melhor quando o assunto é ficha técnica (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: iPhone 5S leva a melhor quando o assunto é ficha técnica (Foto: Luciana Maline/TechTudo))iPhone 5S tem preço alto para um celular de 2013 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O iPhone 5S foi lançado há dois anos e, mesmo assim, ainda é vendido por mais de R$ 2 mil em média. Seu preço é equivalente ao de muitos smartphones mais modernos de outras marcas, como o do Galaxy S6 em algumas lojas online. Com alguma sorte, é possível encontrar o 5S por menos, na casa dos R$ 1.600, o que, ainda assim, é mais do que o cobrado por aparelhos como o Zenfone 2, que tem um telão e 4 GB de RAM; o Moto X Play, com sua bateria enorme de carregamento rápido; e o Xperia Z3, com sua excelente câmera.

Qual smarpthone da Apple vale mais a pena comprar? Comente no Fórum do TechTudo.

No final das contas, é preciso avaliar se o design refinado, a portabilidade e a fluidez do iOS compensam o investimento em um aparelho que pode ter a memória cheia em pouco tempo, não oferece experiência acima da média para assistir a vídeos e navegar na web, e que dura pouco tempo longe da tomada. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • William Melo
    2015-11-24T09:27:09  

    Existem opções muito melhores que o 6s antes mesmo dele nascer, agora imagina o 5s.

    recentes

    populares

    • William Melo
      2015-11-24T09:27:09  

      Rodrigo falou tudo, iphone é mais moda do que celular... haha

    recentes

    populares

    • William Melo
      2015-11-24T09:27:09  

      iphone é bom, vocês que são recalcados

  • Edson Lacerda
    2015-11-25T01:13:02  

    - Até compraria um Iphone 5s ou 5c mas as tais restrições da Apple e que me impedem de ter um além do preço alto é claro. Este fantástico celular não tem expansão de memória e nem um simples rádio fm tem, para ouvir uma rádio só se você tiver um bom plano de dados ou wifi, carregar o celular só com o cabo da apple se estiver numa emergência não poderá carregar o seu iphone há não ser que vc carregue o seu cabo no bolso o tempo todo, bluetooth só para iphone ou produtos da apple. A Apple é turrona demais!

    recentes

    populares

    • Edson Lacerda
      2015-11-25T01:13:02  

      Fausto, experimente um bom celular com Android e veja o quanto vc está enganado sobre a expansão de memória. Não adianta, a falta de expansão de memória no iPhone é um ponto negativo, principalmente pra quem é "obrigado" a comprar a versão de 16gb. E ai Sinto, continua com a mesma choradeira sobre riqueza hein! kkkk Argumentar que é bom, nada!

    recentes

    populares

    • Edson Lacerda
      2015-11-25T01:13:02  

      kkkkkkkkkkkkkk sabe nem escrever! "Renaul" , "Hiundai" kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Alex Goncalves
    2015-11-25T00:55:01  

    A verdade é uma só, quem pode compra IPhone, quem não pode arruma desculpa e compra qualquer outra tranqueira financiada

    recentes

    populares

    • Alex Goncalves
      2015-11-25T00:55:01  

      Boa noite. Gostaria de deixar aqui a minha opiniao. Tive um galaxy s 5 e com 1 ano e 4 meses ele começou a apresentar o seguinte defeito. Quando a tela entra no descanso e apaga nao ascende mais. Tiro a bateria e coloco e nada. Ja resetei de todas as formas... e nada. Mandei para assistencia tecnica e la vai uma grana. Trocar a placa principal, ou seja, placa mae. Depois disso comprei um iphone 5 s. Espero gostar. Minha primeira experiencia com o iphone. Dizem que é igual ao carro corolla. Caro mais nao da defeito.

    recentes

    populares

    • Alex Goncalves
      2015-11-25T00:55:01  

      Amigos, a verdade é uma só! o iPhone é sim a melhor opção de mercado, mesmo para as pessoas com a Classe mencionada pelo William Melo. Quando você compra um iPhone, compra um equipamento para pelo menos 48 meses. Quando você compra um Android terá um equipamento para no máximo 14 meses. Teste o sinal de voz dos aparelhos da Samsung, LG, Sony e Motorola, depois com o mesmo chip teste no iPhone, irão ver a vasta diferença!

  • Marlon Silva
    2015-11-25T06:28:48  

    Vocês têm que entender uma coisa. iPhone É GÁS NOBRE não mistura. Só isso VLW.

    recentes

    populares

    • Marlon Silva
      2015-11-25T06:28:48  

      Nobre igual seu carro.

    recentes

    populares

    • Marlon Silva
      2015-11-25T06:28:48  

      Boa noite. Hj comprei um iphone 5 s. Tive o Galaxy 5 s, me descepicionei. É um bom aparelho. Mais apòs 1 ano e 4 meses ele entrou numa de desligar a tela e nao ligar mais. Mandei para assisntencia tecnica. Resultado....terei que trocar a placa principal. Nunca caiu, nunca entrou na agua, sem nehum arranhao. Depois disso resolvi sair fora.

  • Marcelo Gallo
    2015-11-29T12:34:21  

    Numa boa, sei que vão escrever um monte (Principalmente que não conhece ou nunca usou), mas o Lumia 640XL na versão 4g, por R$1000,00 é muito melhor que o 5s, inclusive, vale mais à pena que o 6 plus, uma vez que tem o mesmo tipo de hardware, o software é tão bom quanto o IOS, a Camera é melhor e não trava de jeito nenhum.... Aí vem um monte de gente falar da loja.... A loja tem 500 mil aplicativos, muito menos do que o s 2 milhões da apple e da google.... na boa, não vou colocar 2 milhoes de aplicativos no meu celular, nem 500 mil, nem 100 mil, etc... vou por no maximo uns 20 ou 30....

    recentes

    populares

    • Marcelo Gallo
      2015-11-29T12:34:21  

      Nunca teve um 5s né? Certeza absoluta.

    recentes

    populares

    • Marcelo Gallo
      2015-11-29T12:34:21  

      ja usei ios ,android e windows phone e sinceramente o que conta e o aparelho se vc comprar um top de linha dificilmente havera travamentos.

  • Helen Araujo
    2015-11-25T09:20:06  

    Tive android muito tempo. Modelos top de linha. Mudei pro iOS e não volto mais. O iOS é fluido. O sistema NAO TRAVA. Abro vários apps. Alterno entre eles sem dores de cabeça. Tenho iPhone 6 128gb e não pretendo troca-lo tão cedo! Nunca deu um problema e nem uma mínima travada ou lentificação. A mim não intere 15gb de ram se o meu com muito menos DESEMPENHA de maneira MAIS EFICAZ. É caro? É! Mas é um preço a mais que EU faço questão de pagar por um desempenho melhor. Só isso. Nada de fanboy.

    recentes

    populares

    • Helen Araujo
      2015-11-25T09:20:06  

      Isso é fanatismo! Eles não percebem isso... Eu tenho um S6 Edge hoje, antes tinha um s5... Quem fala mal de android é porque deveria ter um Moto G. Eu não tenho nada que reclamar do Android, achei até melhor pois o IOS é limitado e o Android não!

    recentes

    populares

    • Helen Araujo
      2015-11-25T09:20:06  

      iOS não é limitado, é um sistema privado. por isso que o mesmo não dá tantos bugs que nem alguns concorrentes. Tenho ambos aparelhos e posso afirmar que em questão de SW o Android está muito atrás do iOS

  • Oscar Neto
    2015-11-24T18:47:05  

    Pra quem conhece um pouco de especificações de hardware, e compara com outros aparelhos, Sony ou Samsung, não compra iphone, mas para quem quer ter um para ostentar aos leigos, paga mais caro por nada.

    recentes

    populares

    • Oscar Neto
      2015-11-24T18:47:05  

      Com tanto hardware o samsung deveria humilhar o iphone em velocidade... e não é bem isso que acontece, agora me conte qual é a grande vantagem de tanto hardware?

    recentes

    populares

    • Oscar Neto
      2015-11-24T18:47:05  

      Alguém, você já viu os comparativos do S6 Edge vs 6S? Veja lá, dps vc volta aqui pra gente conversar!

  • Alisson Alves
    2015-11-25T20:44:35  

    Já utilizei alguns iPhones e realmente o aparelho da Apple é ótimo, contudo não me arrependo de ter comprado um Android no meu caso um Xperia z2, não trava,.nunca me deixou na mão e não fica devendo nada pro iPhone.

    recentes

    populares

    • Alisson Alves
      2015-11-25T20:44:35  

      Acredito... Acho que no passado o Android deveria ser ruim mesmo... Mas hoje quem continua falando isso é por falta de conhecimento ou por ter um celular ruim!

  • Igor Nishimura
    2015-11-25T09:27:13  

    Se não é Apple não é Apple!

    recentes

    populares

    • Igor Nishimura
      2015-11-25T09:27:13  

      Fanatismo!

    recentes

    populares

    • Igor Nishimura
      2015-11-25T09:27:13  

      É, comentário assim não tem relevância. Afinal comentam com a emoção de fã!

  • Leeh Barbosa
    2015-11-25T16:29:52  

    android e ruim demais não vejo a hora de pegar um ios , bateria e de menos carrego mil vezes se for preciso, tenho moto g2 e tem horas que da vontade de tacar na parede de travar.

    recentes

    populares

    • Leeh Barbosa
      2015-11-25T16:29:52  

      haha aí não falei? Olha essa Yann aí... Olha o Celular dela! Meu deuss!! Gente é o celular de vcs que é ruim e não o android! hahaha

    recentes

    populares

    • Leeh Barbosa
      2015-11-25T16:29:52  

      O coitado do sistema android é que paga o pato pelos celulares ruins!

  • Clei Santos
    2015-11-24T17:48:36  

    Hoje tenho um Galaxy Kzoom. Um lumia 1020 e um Note 5 EDGE que é um devorador de bateria. Estou pensando em comprar um da Asus 2 que tem 128 gb de memória e uma memória externa de 128 gb.

    recentes

    populares

    • Clei Santos
      2015-11-24T17:48:36  

      Note 5 edge? ??? O cara inventou um celular! !! Kkkkk

    recentes

    populares

    • Clei Santos
      2015-11-24T17:48:36  

      kkkkkkkkkkkk vi isso

  • Pedro
    2015-12-04T20:14:14  

    Acho que realmente o único problema da Apple, é o preço dos seus aparelhos.

    recentes

    populares

    • Pedro
      2015-12-04T20:14:14  

      COLOCA A CONCORRÊNCIA DEBAIXO DO BALAIO... NAO EXISTEM COMPARAÇÕES ... SIMPLES ASSIM

  • José Rodrigues
    2015-11-28T00:33:19

    Melhor que o iPhone 5S, só existe o iPhone 6 ou iPhone 6S, o resto esquece!

  • Robson Cardoso
    2015-11-24T21:52:52  

    Já usei todos os sistemas, variadas marcas, porém nada pode se comparar a um iphone, realmente, é algo de outro planeta.

    recentes

    populares

    • Robson Cardoso
      2015-11-24T21:52:52  

      Qual tecnologia que os outros tem faz tempo?

    recentes

    populares

    • Robson Cardoso
      2015-11-24T21:52:52  

      todas as que o iphone tem entre outras. Informe-se. Nem o force touch é uma idéia original.

  • Sinto Autorizado
    2015-11-25T10:21:42  

    Tenho iPhone mas esse papinho de "humilha" já tá enchendo o saco... Vai pro inferno Techtudo. Que tal começar a enriquecer esse vocabulário de "sexta série"?

    recentes

    populares

    • Sinto Autorizado
      2015-11-25T10:21:42  

      Ninguém mais consegue ler as matérias deles.

  • Adriano Montich
    2015-11-24T21:28:44  

    Tenho desde 2013 o 5s (32gb), e ainda é mto melhor do q mtos lançamentos de Android por ai ....

    recentes

    populares

    • Adriano Montich
      2015-11-24T21:28:44  

      O meu é de 64 GB e até hoje nunca me deixou com espaço faltando...

  • Fábio Guazuma
    2015-11-24T22:50:47  

    Eu tenho um e não tenho do que reclamar. Porém só comprei pois moro nos EUA, enquanto morava no Brasil eu tive dois Androids que eram muito bons tb! Problema aí é o preço, muito caro um celular top!!

    recentes

    populares

    • Fábio Guazuma
      2015-11-24T22:50:47  

      Lembrando que nos EUA o iPhone custa o mesmo quase que outros celulares com IOS. Ou seja, um tapa na cara de muita gente.

  • Leonardo Alves
    2015-11-25T07:43:25

    Qualquer smartphone Top da Nokia é melhor em quase tudo do que um iPhone. E custa 1/3 do preço. Sendo assim, quando você paga muito mais caro pelo produto da Apple, na verdade está pagando um ágio pela exclusividade da grife. Simples assim.

  • Bernardo Amaral
    2015-11-25T08:36:06  

    MEU GALAXY NOTE 4 HUMILHA ESSE TELEFONE DE B,O,N,E,Q,U,I,N,HA.

    recentes

    populares

    • Bernardo Amaral
      2015-11-25T08:36:06  

      é android? não obrigado.

    recentes

    populares

    • Bernardo Amaral
      2015-11-25T08:36:06  

      Galaxy note 4? Não tenho o que comentar.

  • Sem Regras
    2015-11-25T08:36:21

    Acabei de ligar meu IPHONE e vi a matéria. Vou dizer o q acho ihh minha bateria esta acaban

  • Pescador Parrudo
    2015-11-24T16:21:52

    HUMILHA e sempre Humilhará.....chupem os antis!

  • Danilo Araujo
    2015-11-25T07:10:12

    maior parte dos usuarios de iphone sofre de algum retardo e mania de riqueza..

  • Danilo Araujo
    2015-11-25T07:00:38

    mais materias compradas

  • Christyan Leal
    2015-11-24T23:45:57

    Muito bom aparelho. Só que hoje para mim não dá mais. Tela pequena.

  • Alexandre Freitas
    2015-11-24T21:58:28

    Eu possuo um 5S, muitos falam de aparelhos com hardware mais potentes e outras coisas, meu aparelho completou um ano este mês, nunca deu um problema se quer, tipo travar, apagar do nada, fechar um APP sem solicitação. Apesar de vc pagar um pouco mais, vc tem um aparelho atualizado e sem problemas por um maior tempo. Já passei da idade de ostentação, comecei com sony, passei para Samsung e por enquanto não troco meu 5S por nenhum da concorrência.