Internet

03/11/2015 17h46 - Atualizado em 03/11/2015 17h57

OneDrive: Microsoft acaba com espaço ilimitado e diminui plano gratuito

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (3) uma mudança que prejudica os usuários do OneDrive. O serviço deixará de oferecer armazenamento ilimitado, antes disponível para assinantes do Microsoft Office 365, e passará a limitar a quantidade de espaço para usuários gratuitos. As medidas passam a valer a partir de janeiro de 2016 e se estendem para novos e antigos usuários da plataforma.

Dropbox ou OneDrive? Descubra qual serviço de armazenamento é o melhor

O cancelamento do plano de armazenamento ilimitado começou por um motivo curioso. De acordo com a Microsoft, um pequeno número de usuários abusou da liberdade para guardar no OneDrive grandes coleções de filmes e séries, além de backups completos de vários PCs diferentes. O comunicado da companhia menciona, inclusive, que em alguns casos há contas com mais de 75 TB de dados armazenados.

OneDrive deixará de oferecer espaço ilimitado para assinantes e colocará limites mais baixos para usuários gratuitos (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)OneDrive deixará de ter espaço ilimitado e colocará limites mais baixos (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

"Em vez de focar em cenários de backup, queremos manter o foco na produtividade e na colaboração com experiências que beneficiam a maioria dos usuários do OneDrive", afirmou a Microsoft. 

Os assinantes do OneDrive deixarão de ter espaço infinito e terão de se contentar com um limite de 1 TB, independente do plano e do tempo que possui a conta no serviço.

Cortes no OneDrive gratuito

Quem usa o modelo gratuito serviço da Microsoft para guardar arquivos na nuvem precisa ficar atento porque os limites também serão reduzidos.

Antes, cada conta grátis dava direito a 15 GB. Agora, o limite para usuários que não pagam mensalidade caiu para 5 GB. O mesmo vale para quem tem acesso ao bônus de 15 GB extras garantidos na compra de algum celular com Windows.

Vou perder meus arquivos?

A Microsoft afirma que as medidas passam a valer no começo de 2016, mas que usuários que, por acaso, possuam dados que superem o limite de 5 GB em suas contas gratuitas terão até 12 meses para copiar esses arquivos. O mesmo vale para quem é assinante e terá de se enquadrar no limite de 1 TB.

Passada a data limite, a Microsoft vai estipular uma taxa a ser paga para que o usuário possa ter acesso ao volume de dados que estourar os novos limites do OneDrive.

Qual é o melhor serviço de armazenamento na nuvem? Comente no Fórum do TechTudo.

Via OneDrive e The Next Web

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eudes Junior
    2016-04-21T21:45:59

    Parabéns Microsoft vou migrar pro Gmail, tremenda palhaçada.

  • Anderson Campos
    2015-11-04T12:28:09

    Repito: Prefiro o Google Drive

  • Junior Silva
    2016-04-07T14:57:58

    Que sacanagem com agente, se não tinha capacidade para que inventou, se tratando de armazenamento em nuvens o sistema tem que ter a capacidade de aumentar e não diminuir, vou partir para outros tipo MEOCloud, MEGA entre outros .............

  • César Lijó
    2015-11-28T21:05:54

    Isso é uma palhaçada. Usuários antigos deveriam ter seus direitos adquiridos preservados. Agora voltam atrás do que fizeram. Isso queima a imagem da empresa e vai fazer muita gente desistir do Windows phone e voltar pro android que oferece espaço ilimitado no fotos. Eu acho 30gb gratuito pouco quem dira 5gb.

  • Vagner Machado
    2015-11-04T07:14:27  

    Real motivo: Dar espaço "ilimitado" e 15gb grátis pra cada smartphone e windows 10 estava dando um prejuízo danado. Inventaram essa de que usuários "abusaram" do serviço e que todos pagariam o Pato por conta disso. Obviamente dar esse espaço todo de graça não era lucrativo. Só isso.

    recentes

    populares

    • Vagner Machado
      2015-11-04T07:14:27  

      Microsoft Fila da Mãe! Que dizer que teve gente que pagou R$ 259,00 no Office 365 Home com o Objetivo de ter o Espaço "Ilimitado" no OneDrive e agora eles vem com esta noticia... E tem mais até hoje nunca vi uma conta que realmente possuía espaço Ilimitado no OneDrive! Trocaram de nome agora pouco, Agora trocam de ideia. Se fosse para novos clientes tudo bem, mas para antigos clientes e ainda mais reduzir os 30GB Gratuitos para 5GB. E melhor se vender ao Google de uma vez! Lasco o Cliente!

  • John Doe
    2015-11-14T02:35:17

    Nem uso. tem tantas outras opções.

  • Almir Ribeiro
    2015-11-06T13:11:55

    Vai perder mercado. Se é ilimitado, o usuário quem sabe o que coloca r. Então seja mais clara e coloque regras mais rígidas...tem serviços muito bons . A mentalidade capitalista imperando. * Já estão perdendo muito com o Libre Office (que é muito bom), e agora com essa, vão perdendo mais espaço...bom, cabe aos usuários decidirem.

  • Antonio Souza
    2015-11-04T10:04:02

    Um usuário jogou 75 Tera Byte lá dentro. Imagino o que tem nesses dados... Imagino que tinha bilhões de dados repetidos... Imagino que é algum hater querendo ferrar com o espaço da MS. Sei lá. Nesse mundo tem de tudo.