Roteador

27/11/2015 06h00 - Atualizado em 27/11/2015 06h00

Pesquisadores testam Li-Fi e conexão é 100 vezes mais rápida que Wi-Fi

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Novos testes demonstram que as conexões sem fio Li-Fi, que usam luz para trocar dados, não só são absolutamente viáveis do ponto de vista comercial, como se mostraram extremamente mais rápidas que as redes Wi-Fi convencionais, que usam ondas de rádio para trocar dados. De acordo com os testes realizados na Estonia, no estágio atual de desenvolvimento, o Li-Fi pode transmitir dados a 1 Gbps (gigabit por segundo), velocidade 100 vezes maior do que a média do Wi-Fi atual.

Saiba mais sobre o funcionamento e o processo de invenção do Li-Fi

Cientistas da Estonia estão levando sistemas que usam essa tecnologia para funcionar em casas e escritórios de Tallinn, capital do país. A pesquisa é patrocinada pela Velmenni, uma empresa de tecnologia interessada em comercializar a tecnologia.

Empresa estoniana começa a testar a aplicação de redes Li-Fi em empresas do país com resultados impressionantes (Foto: Divulgação/Velmenni)Empresa estoniana começa a testar a aplicação de redes Li-Fi em empresas do país com resultados impressionantes (Foto: Divulgação/Velmenni)

A ideia por trás do Li-Fi é o uso de luz visível como meio de transmissão de informação. O sistema funciona usando luz de LED que modula sua intensidade a frequências muito altas, imperceptíveis ao olho humano. Esse piscar da luz é responsável por transmitir os 0 e 1 que fazem a estrutura da informação a ser captada pelos dispositivos conectados na rede.

A melhor analogia possível para entender o mecanismo é o código Morse, que pode ser transmitido com luz. Além da alta velocidade, o fato da luz não atravessar paredes faz do Li-Fi uma rede muito mais segura do que o Wi-Fi.

Além dos estudos realizados na Estônia, outras empresas europeias desenvolvem os primeiros dispositivos e interfaces com vistas a aplicações comerciais no futuro próximo. A Oledcomm, por exemplo, desenvolve uma rede Li-Fi para ser usada num hospital francês enquanto que a PureLiFi, criada pelo inventor dessa tecnologia, já oferece a instalação de redes que atingem velocidades de 11,5 MB por segundo.

Roteador com pouco sinal, como resolver? Confira no Fórum do TechTudo

No momento, os principais projetos em torno do uso de redes Li-Fi giram em torno da ideia de reaproveitar as estruturas atuais de transmissão wireless já instaladas em empresas e residências como forma de diminuição de custos.

Em todo caso, as perspectivas de atingir velocidades tão altas na transmissão de dados, e com maior segurança, devem despertar a atenção de investidores e novas empresas no curto prazo.

Via Science Alert

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jonas Oliveira
    2017-01-07T21:53:54

    Certamente meus netos que irão nascer alcançarão o LI-FI. Eu não consigo viver mais uns 70 anos.

  • Lucas Figueiredo
    2015-11-27T11:32:35  

    aqui no brasil chega em 2050, logo depois que o 4g for implementado com sucesso

    recentes

    populares

    • Lucas Figueiredo
      2015-11-27T11:32:35  

      Será que chega tão rápido assim. Nem a tv analógica eles querem desligar. Deveria ter sido em 2016, adiaram p/ 2018 e, agora querem adiar sem prazo definido.

  • Pablo Pinheiro
    2015-11-27T13:00:19  

    bom para quem não mora no brasil, um país aonde ainda em algumas regiões se tem internet de 1/2 mb... E se o cliente solicita uma outra conexão a empresa diz que: já acabaram os pontos... .'-'.

    recentes

    populares

    • Pablo Pinheiro
      2015-11-27T13:00:19  

      sim, eu entendi, só quis dizer que tipo, até essa tecnologia chegar aqui no brasil e funcionar direitinho vai demorar bastante tempo, sendo que até hoje ainda existem lugares que não tem uma internet "boa" para os padrões de download e outras coisas que temos hoje... Tipo uma internet de 2mb em 2005 seria uma maravilha, hoje não é considerada nem boa...

    recentes

    populares

    • Pablo Pinheiro
      2015-11-27T13:00:19  

      Realmente vc não entendeu...

  • Hugo Mattos
    2015-11-27T09:47:55  

    Pra explicar melhor, assiste o vídeo: Harald Hass: Dados sem fio de qualquer lâmpada elétrica

    recentes

    populares

    • Hugo Mattos
      2015-11-27T09:47:55  

      Me obrigue!!

    recentes

    populares

    • Hugo Mattos
      2015-11-27T09:47:55  

      kkkkkkkkkkkkkk!!

  • Jonatas Bianchi
    2015-11-27T16:12:19  

    Se não atravessa paredes, eu não posso deixar meu aparelho na sala e usar o celular no quarto, por exemplo? Qual a vantagem disso?

    recentes

    populares

    • Jonatas Bianchi
      2015-11-27T16:12:19  

      imagine um departamento com várias mesas, e uma lampada no meio dela discreta, mandando um sinal 100x mais rápido que um roteador.É para isso que ela vai servir prioritariamente.

    recentes

    populares

    • Jonatas Bianchi
      2015-11-27T16:12:19  

      Finalmente um comentário coerente !!!

  • David Santos
    2015-11-27T16:06:50  

    Avisa esses gênios que transmitir dados usando luz já foi inventado a tempos. Chama-se fibra óptica

    recentes

    populares

    • David Santos
      2015-11-27T16:06:50  

      O MD foi mais usado do que vai ser isso ai. Aplicação inútil.

    recentes

    populares

    • David Santos
      2015-11-27T16:06:50  

      Fibra ótica é um tipo de transmissão óptica FÍSICA, a matéria fala de transmisão através do ar, ou seja sem o uso de cabos.

  • Diego Batista
    2015-11-30T20:45:19  

    Muito bom!!! agora muita gente vai dormir com a luz acesa kkkk

    recentes

    populares

    • Diego Batista
      2015-11-30T20:45:19  

      Acho que não vai interferir não!!

    recentes

    populares

    • Diego Batista
      2015-11-30T20:45:19  

      lamentáveis comentários , se não for gozação....

  • Everton Souza
    2015-11-30T11:09:30  

    essa tecnologia nao vai virar, anotem e tirem print pra ver daqui uns anos , nao vai da certo o povo nao vai aderir a esta tecnologia podem me cobrar depois , esse negocio de desligar luz , gastar mais energia e nao passar pelas paredes parece coisa de tecnologia ultrapassada abs

    recentes

    populares

    • Everton Souza
      2015-11-30T11:09:30  

      Aposto cinco Dilmas que a tecnologia pega!

    recentes

    populares

    • Everton Souza
      2015-11-30T11:09:30  

      Pelo que a ciência demonstra a muitos anos , a velocidade da luz ainda é maior que a velocidade das ondas de rádio, de formas que creio que devemos pagar pra ver, ou seja vamos aguardar até a tecnologia chegar ao nosso alcance, acredito que isto seria mais inteligente do que simplesmente detonar algo que ainda não compreendemos, OK?

  • Cristiano Borges
    2015-11-27T15:43:47  

    Quem vai querer uma porcaria que não ultrapassa a barreira de uma parede? Isso é mais segurança? segurança é limitar a rede wifi com uma senha segura.

    recentes

    populares

    • Cristiano Borges
      2015-11-27T15:43:47  

      Sim, conclusão: Para vc ter a internet em toda casa, vai ter que comprar uns 6 bagulhos desses kkkkkkk boa sorte amigos!!! um na sala , um no quarto, um na cozinha, e um no banheiro, quem sabe... O futuro é sinônimo de facilidade, para o uso domestico, isso não serve para mim.

    recentes

    populares

    • Cristiano Borges
      2015-11-27T15:43:47  

      Ahh ia me esquecendo, os mais inteligentes, podem derrubar as paredes de dentro da casa para ter em toda casa seu LI-fi.

  • Ivan.caldas
    2015-11-27T11:26:24  

    Muito legal, porem se apagar a luz tchau internet.

    recentes

    populares

    • Ivan.caldas
      2015-11-27T11:26:24  

      carlos costa vc é um asno ao quadrado. abraços. É nóis alvaro!

    recentes

    populares

    • Ivan.caldas
      2015-11-27T11:26:24  

      Hummmmmm...ja entendi tudo! Falo pederastas!

  • Alexandre Freire
    2015-11-27T15:32:08  

    Aumento na velocidade da internet e da conta de luz.

    recentes

    populares

    • Alexandre Freire
      2015-11-27T15:32:08  

      Desligar a lampada não faz sentido, já que com o Wi-Fi também temos essa opção desligar modens e roteadores. Os gastos são os mesmos, tanto de energia, quanto de internet. A diferença é velocidade de uma tecnologia e de outra.

    recentes

    populares

    • Alexandre Freire
      2015-11-27T15:32:08  

      Em relação a desempenho, a "ideia" é boa.

  • Bruno
    2015-11-30T09:22:49  

    É o final dos tempos esta escrito. 'Quando a luz não tiver mais o papel de iluminar, o obscuro tornará o tempo e espaço mais tempestuosos' Leviticos 25,4

    recentes

    populares

    • Bruno
      2015-11-30T09:22:49  

      Q viagem!!!! kkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Bruno
      2015-11-30T09:22:49  

      Por favor me indique essa boca, pelo jeito o bagulho é de primeira!

  • Jadson Vidal
    2015-11-27T16:59:58  

    A meu ponto de vista, não atravessar parede é um limitador grande. Acho que a grande sacada hoje do Wi-Fi é permitir a conexão através dos cômodos... A seguridade de uma rede é uma outra coisa. A velocidade é realmente incrivelmente mais rápida, mas o fator não atravessar parede não me anima...

    recentes

    populares

    • Jadson Vidal
      2015-11-27T16:59:58  

      Jbaiak, até concordo que desta forma seria legal, mas pelo que vi é necessário utilizar a lampada que estão desenvolvendo. Desde que a lampada seja clara, e ilumine o ambiente, sem problema algum.

    recentes

    populares

    • Jadson Vidal
      2015-11-27T16:59:58  

      Luis Filho.. da Pu*ta!

  • Fabiano Santana
    2015-11-27T15:18:16  

    Será que vai dar pra ficar conectado no escuro? kkkkkk seria um tédio ter que ficar com o quarto de luz acesa para ter conexão.

    recentes

    populares

    • Fabiano Santana
      2015-11-27T15:18:16  

      Eles devem dar um jeito de adaptar um dimmer na lâmpada para escurecer a luz.

  • Hugo Santos
    2015-11-28T12:32:05  

    Acho q essa tecnologia perderia o contexto de mobilidade e flexibilidade no mercado. Digamos q elas podem tomar o lugar apenas das redes cabeada,s mas jamais substituirão o Wi-Fi a não ser q inventem uma forma dela atravessar paredes...

    recentes

    populares

    • Hugo Santos
      2015-11-28T12:32:05  

      só abrir um buraco na parede

    recentes

    populares

    • Hugo Santos
      2015-11-28T12:32:05  

      ou colocar uma porta

  • Rodrigo Dobis
    2015-11-29T18:28:27

    SE VIR COM LAMPADA RESERVA VAIS SER ÓTIMO

  • Alexandre Lima
    2015-11-27T16:31:03  

    E O CUSTO DE MANTER UMA LUZ LIGADA ?

    recentes

    populares

    • Alexandre Lima
      2015-11-27T16:31:03  

      Sim, mas muitas vezes o Roteador Wi-Fi fica ligado e uma lâmpada também...

    recentes

    populares

    • Alexandre Lima
      2015-11-27T16:31:03  

      Um processador atual (i7) em FULL THROTTLE consome em média de 70 a 140 Watts, dependendo do modelo. Essa lâmpada deverá consumir menos de 20.

  • Geraldo Gomes
    2015-11-29T10:35:12  

    A desvantagem desta tecnologia é que as lampadas teriam que ter uma ligação de um cabo até um switch no computador, ou seja teríamos que mudar toda a fiação da casa para funcionar.

    recentes

    populares

    • Geraldo Gomes
      2015-11-29T10:35:12  

      Não se ela for desenvolvida para conectar-se direto à tomada e carregar dentro de si (aparelho transmissor que se parece uma lâmpada led) um SoC configurado para transmissão.

  • Fiaspirina Telacubus
    2015-11-27T12:02:56  

    Acredito que em pelo menos 300 anos o Li-Fi estará disponível aqui no Brasil por um preço viável. É por essas e outras que eu adoro meu país, sempre no topo do mundo...

    recentes

    populares

    • Fiaspirina Telacubus
      2015-11-27T12:02:56  

      brazel ç2

  • Ricardo Francisco
    2015-11-28T09:22:40

    Colegas dexa os caras fabricarem, colocarem no mercado com um preço que caiba nos bolsos dos Brasileiros, testamos o biricutico e opinamos posteriormente...não é melhor? hahahahahha

  • Danilo Nascimento
    2015-11-27T21:25:55  

    Até 2002 quando eu morava nos USA, já existia esse tipo de tecnologia por lá. Qual é a novidade?

    recentes

    populares

    • Danilo Nascimento
      2015-11-27T21:25:55  

      Numa rápida googlada, mostra que tudo começou em 2010/2011, tanto que se vc procurar não há pra vender no ebay por produtos Li-Fi, quer não há fabricação em larga escala, não mente que é feio moleque.

    recentes

    populares

    • Danilo Nascimento
      2015-11-27T21:25:55  

      Que mico,seeeeeee em 2002 nos Estados Unidos tinha na época não entendi os estudos dos cientistas..............é o quê msm Mar mininu

  • Adriano Costa
    2015-11-27T16:22:12  

    So não descobrem a cura da AIDS pq sera? Puro e simples fato ganhar muito dinheiro com remédios e tratamentos caríssimos.

    recentes

    populares

    • Adriano Costa
      2015-11-27T16:22:12  

      TODO. TODO. TODO, post de nova tecnologia tem alguém pra cobrar cura pra aids e câncer. essa galera deve achar que existe UM cientista no mundo que não pode descobrir cura pra doença pq tá ocupado estudando outra coisa, só pode.

    recentes

    populares

    • Adriano Costa
      2015-11-27T16:22:12  

      Melhor que a cura é a prevenção diferentes do câncer,assim os mesmos não demorariam a estudar as possibilidades. Só acho

  • Sow Baio
    2015-11-27T14:35:40  

    jesus está voltando.... a hora do juízo final está chegando

    recentes

    populares

    • Sow Baio
      2015-11-27T14:35:40  

      Jesus não EXISTE!

    recentes

    populares

    • Sow Baio
      2015-11-27T14:35:40  

      A vida dos cara é tão ruim que precisa que Jesus volte pra dar jeito, vai trabalhar meu jovem é o melhor que você faz.

  • Nayara
    2015-11-27T15:13:09  

    E O SER HUMANO...NAO VAI SER PREJUDICIAL AO SER HUMANO???PELE...JESUS ESTA VOLTANDO

    recentes

    populares

    • Nayara
      2015-11-27T15:13:09  

      deve rever a historia de cristo, man! Fatos comprovam que tal história provem antes mesmo da tal era de cristo.... ......sem querer abalar sua fé ela é sua

    recentes

    populares

    • Nayara
      2015-11-27T15:13:09  

      Por que todo crente gosta de um Caps Lock? E onde aperta pra desver?

  • Roberto Silva
    2015-11-27T16:59:37

    A coisa no Brasil é tão ruim que o WIFI daqui é quase manuel