Editores

18/11/2015 16h26 - Atualizado em 18/11/2015 16h26

Picasa ou Photoscape? Saiba qual é o melhor editor de imagens

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

O PhotoScape e o Picasa, do Google, são boas alternativas gratuitas ao Photoshop na hora de editar imagens. Para organizar fotos ou usar ferramentas de edição, as duas opções podem ser bem úteis para quem deseja fazer ajustes simples e rápidos.  

Gmail Labs: conheça 10 aplicativos que prometem mudar as vidas dos usuários

Quer saber qual é a melhor plataforma para melhorar fotos e imagens gratuitamente no seu computador? Confira o comparativo entre os programas e descubra qual deles é o mais indicado para usar de acordo com as suas tarefas.

Picasa ou Photoscape? Veja quem ganha o comparativo (Foto: Arte/TechTudo)Picasa ou Photoscape? Veja quem ganha o comparativo (Foto: Arte/TechTudo)

Interface: Picasa

Picasa apresenta uma interface simples e agradável (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Picasa apresenta uma interface simples e agradável (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Tanto o Picasa quanto o Photoscape contam com interfaces bem explicadas e agradáveis, com ferramentas de fácil acesso, sem apresentar problemas para o usuário inicial. Apesar disso, as fotos ficam melhor expostas no Picasa, ganhando maior destaque, além de deixar o visual mais bonito e organizado. Esse é o motivo de o Photoscape perder no quesito interface, que pode ser melhorada.

Compatibilidade: Picasa

O Photoscape está disponível para dispositivos com os sistemas operacionais Windows NT, 2000, XP, Vista, 7 e Windows 8, além de Mac OS X 10.8 ou superior.

Já o Picasa, tem, além desses, suporte ao sistema operacional Linux. Com isso, o programa vence quando o assunto é compatibilidade. Até o momento, porém, nenhuma das duas ferramentas suporta Windows 10.

Organização de fotos: Picasa

Para quem busca por um organizador de arquivos, o Picasa, sem dúvidas, é a escolha ideal entre os dois programas. Com o serviço, é possível separar fotos em pastas ou por rostos, dando nomes a cada um, além de contar com opções de marcar fotos favoritas e mais recursos que ajudam na hora de encontrar imagens específicas. Enquanto isso, o Photoscape não oferece muitas possibilidades.

Ferramentas de edição: Photoscape

Photoscape possui mais ferramentas de edição do que o Picasa (Foto: Reprodução/Photoscape)Photoscape possui mais ferramentas de edição do que o Picasa (Foto: Reprodução/Photoscape)

Em termos de edição, o Picasa ainda deixa a desejar, já que traz recursos limitados, focados em ajustes mais rápidos. Já o Photoscape se sai muito bem quando o quesito é ferramenta de edição. O programa possui funcionalidades e opções mais avançadas, o que permite maiores mudanças nas imagens. Para completar, com o editor, você pode transformar fotos em GIFs animados, editar em lotes e combinar imagens. Se o objetivo é substituir o Photoshop, por exemplo, é uma saída muito válida.

Qual é o seu editor de imagens favorito? Comente no Fórum do TechTudo.

Compartilhamento: Picasa

Outro ponto em que o Picasa tem vantagem em relação ao Photoscape é o compartilhamento direto com a web. Com o programa do Google, você pode fazer o upload das fotos e álbuns que desejar direto para o Google Fotos, o que pode deixar tudo mais organizado e disponível em qualquer lugar ou plataforma online. O concorrente, por sua vez, não conta com opções de compartilhamento.

Conclusão: Picasa

Tanto o Picasa quanto o Photoscape cumprem bem o que prometem, garantindo boas opções para uma edição rápida e simples. O software do Google tem mais recursos de organização e compartilhamento, enquanto o rival tem mais ferramentas e possibilidades de edição específicas. Apesar do Picasa vence a disputa na maioria das categorias, mas o Photoscape também é uma ótima opção.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares