Roteador

15/11/2015 06h00 - Atualizado em 15/11/2015 06h00

Rádio FM pode melhorar o sinal do seu Wi-Fi, afirma pesquisador

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Cientistas da Northwestern University, nos Estados Unidos, investigam as possibilidades do uso de frequências moduladas (o FM, do rádio) como forma de aprimoramento das redes sem fio. Batizada de Wi-FM, a tecnologia busca usar as frequências moduladas como forma de impedir que redes wireless provoquem interferência umas nas outas, possibilitando maior estabilidade e velocidades de transferência de dados nessas redes.

Novos extensores de Wi-Fi prometem ‘turbinar’ games e streaming 4K

Num Wi-Fi comum, dependendo da vizinhança, o sinal pode sofrer obstruções e interferências provocadas pelas emissões de roteadores vizinhos. Num cenário de espectro repleto de sinais de Wi-Fi, pacotes de informação acabam obstruindo uns aos outros e o resultado acaba sendo velocidades mais lentas na hora de navegar na Internet.

Alterar o canal da rede Wi-Fi pode aumentar a velocidade da sua Internet (Foto: pond5) (Foto: Alterar o canal da rede Wi-Fi pode aumentar a velocidade da sua Internet (Foto: pond5))Rádio FM pode melhorar o sinal da conexão Wi-Fi (Foto: pond5)

Aleksandar Kuzmanovic, professor de engenharia elétrica na universidade, dá um exemplo do fenômeno: “muita gente acaba irritada com seus roteadores, mas na verdade, o que está acontecendo é que o vizinho está assistindo Netflix”.

O Wi-FM corrige esse tipo de problema porque usa um sistema que monitora o nível de ruído nas proximidades. Isso permite que um roteador compatível com a tecnologia envie pacotes de dados aos aparelhos conectados apenas quando detectar momentos ideais, em que a poluição diminui, garantindo que os dados chegarão sem interferência aos usuários.

Roteador com pouco sinal, como resolver? Confira no Fórum do TechTudo

Aparentemente, a ideia parece sugerir que o sistema criaria um delay, já que o roteador teria que o envio de dados poderia ser interrompido. Entretanto, esses lapsos são muito curtos, de acordo com os cientistas, a ponto de serem imperceptíveis. A vantagem do rádio FM é que essas frequências têm grande facilidade em atravessar paredes e outros obstáculos físicos, algo que sempre é um problema para redes Wi-Fi convencionais.

Outra vantagem da tecnologia é o fato de que grande parte dos smartphones atuais possuem antenas e rádio FM, o que facilitaria uma eventual popularização desse padrão de comunicação.

Embora a tecnologia seja acessível e relativamente barata para ser implementada, ainda não há informações sobre o uso comercial do Wi-FM.

Via Northwestern University

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leonardo Silva
    2015-11-29T11:51:59

    O sistema WI-Fi opera em (spread spectrum) significa que ele transmite e recebe fragmentos de um mesmo pacote IP em varias frequencias ou canais simultaneamente, depois ele (o pacote IP) é remontado e enviado para o gateway. Esse sistema é muito eficiente, porém, o grande obstaculo a ser contornado é o excesso de pontos de presença de WI-Fi em um mesmo ambiente. o ideal seria adotar medidas de construção civil capazes de criar telas de blindagem seletivas para Wi-Fi ao entorno da casa, não permitindo a interferência dos "vizinhos"...

  • Silvia
    2015-11-15T13:22:34  

    .....Encontrei um site que já está com preço de black friday !! Copie e cole no google e procure : black friday brasil 2015 ml

    recentes

    populares

    • Silvia
      2015-11-15T13:22:34  

      vaza black fraude !

    recentes

    populares

    • Silvia
      2015-11-15T13:22:34  

      Vende e não entrega.. só mané para comprar em site desconhecido.

  • José Brito
    2015-11-16T09:46:35

    Muito bom

  • Tilasco Pinto
    2015-11-15T11:51:21  

    curioso, mas o wifi tem a opção de mudar a sua frequencia e possui ate mesmo aplicativos que ajudam a achar uma frequencia diferente das outras ou seja , a interferencia nao é um problema para as redes wifi

    recentes

    populares

    • Tilasco Pinto
      2015-11-15T11:51:21  

      E só mudar frquencia , canal . Uma dica que dou é trocar o firmware do rotiador , o meu e um tp link 740n , coloquei o firmware da 'Gargoyle' , a net melhorou 50% , parou de fica caindo , e antes quando ia baixa algo pelo torrents , ngm conseguia usa a net , travava todos , agr baixo e a net continua de boa nos outros aparelhos

    recentes

    populares

    • Tilasco Pinto
      2015-11-15T11:51:21  

      pode-se mudar o canal também