11/12/2015 07h00 - Atualizado em 11/12/2015 07h00

Computador quântico do Google e Nasa é 100 milhões de vezes mais rápido

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Engenheiros do Google e da Nasa anunciaram que testes com o D-WAVE 2X, computador quântico desenvolvido pelas duas entidades, atingiu performance 100 milhões de vezes melhor do que um computador comum. O registro impressionante foi obtido em um teste em que o D-WAVE 2X rodou um problema de otimização e encontrou a solução muito mais rápido do que um computador convencional, usando um processador de apenas um núcleo.

Como tirar ruído e chiado do microfone no seu computador

Computadores quânticos são um dos grandes sonhos da tecnologia e, aos poucos, estão deixando as páginas da ficção científica. O motivo é a potencial capacidade de processamento desse tipo de equipamento em contraste com os sistemas convencionais.

Computador quântico do Google e da Nasa tem desempenho 100 milhões de vezes superior ao de um computador comum (Foto: Divulgação/D-WAVE)Computador quântico do Google e da Nasa tem desempenho 100 milhões de vezes superior ao de um computador comum (Foto: Divulgação/D-WAVE)

Como o nome diz, um computador quântico usa princípios da mecânica quântica para funcionar. Enquanto os computadores atuais calculam e processam informação a partir de bits, compostos de valores binários de 1 e 0, as máquinas quânticas usam qubits, que podem assumir os valores 0 e 1 simultaneamente. Esse detalhe faz do computador quântico muito mais ágil em processamento pesado.

Para dar uma perspectiva dessa diferença de capacidade de processamento, o que o D-WAVE 2X faz em um segundo, um PC comum poderia levar 10 mil anos para alcançar.

O problema de otimização usado no teste é comparável àqueles problemas matemáticos em que é necessário calcular a melhor forma para e atingir um objetivo. Exemplo: um motorista de ônibus precisa cobrir um número X de pontos, espalhados numa área grande. Conforme aumenta o número de pontos, as possíveis rotas se multiplicam até o ponto em que o cérebro humano é incapaz de lidar com tantas variáveis numa janela de tempo realista.

Vale a pena comprar o Raspberry Pi 2? Comente no Fórum do TechTudo

Aí entram os computadores. No caso do D-WAVE 2X, o problema de otimização rodado na máquina tinha um total de 1.000 variáveis, ou “pontos de ônibus”.

Além do natural interesse do Google nas perspectivas por trás dessa tecnologia para acelerar a infinidade de serviços oferecidos via Internet, a Nasa pretende aplicar esse tipo de tecnologia em tarefas exigentes, como cálculos orbitais, controle de tráfego aéreo e mapeamento de mudanças climáticas e do comportamento dinâmico da atmosfera terrestre.

Via ArsTechnica

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Adilson Veronesi
    2016-05-12T10:33:06

    será que suporta Overclock?kkk

  • Antonio Junior
    2016-05-06T21:58:30

    será que roda minicraft?

  • Elyan Cardoso
    2016-01-14T11:38:36

    nossa sera que roda fifa 2016 sahuuashuhsauhasuhsahushusahushusauhashusahushuahushushusahaushuashuashuasuhhuashuhusahusahusahusahuashuuashsahuuhashsa

  • Leandro
    2015-12-11T07:56:10  

    Isso esta sendo desenvolvido com a ajuda do Alien que o USA tem em seu poder, na base de Dulce é o JROD que ta passando esta tecnologia aos americanos , em troca eles fornecem cobaias humanas para testes no piso subterrâneo da base onde os aliens fazem experimentos com a raça humana, por isso as guerras servem de fundo para a "Colheita", pessoas somem na guerra.

    recentes

    populares

    • Leandro
      2015-12-11T07:56:10  

      Lamento acabar com sua crença mas esse JRod que vc fala foi um boneco criado por uma equipe de efeitos especiais. Acorda cidadão. Vai estudar matemática, português e outras coisas para melhorar de vida.

    recentes

    populares

    • Leandro
      2015-12-11T07:56:10  

      Quantos comentários inteligentes.... mas a terra já foi quadrada.....

  • Ediel Filho
    2015-12-18T12:01:24

    Roda Dota 2?

  • Pytacos
    2015-12-11T08:03:32  

    Se o homem tem esta capacidade de criar , imagine quem criou os humanos ! .

    recentes

    populares

    • Pytacos
      2015-12-11T08:03:32  

      Assistam COSMOS e parem de viajar.

    recentes

    populares

    • Pytacos
      2015-12-11T08:03:32  

      buguei

  • Robson Trindade
    2015-12-12T11:35:23  

    Já que este é um site de tecnologia, que tal um pouco mais de informações técnicas? Da pra definir "computador comum"? Da pra, no mínimo, dizer a velocidade em Flops que ele alcança?

    recentes

    populares

    • Robson Trindade
      2015-12-12T11:35:23  

      O quântico também é binário. Estou achando essa matéria meio esquisita.

    recentes

    populares

    • Robson Trindade
      2015-12-12T11:35:23  

      Enquanto os computadores atuais calculam e processam informação a partir de bits, compostos de valores binários de 1 e 0, as máquinas quânticas usam qubits, que podem assumir os valores 0 e 1 simultaneamente. Esse detalhe faz do computador quântico muito mais ágil em processamento pesado. leiam a matéria haha

  • Beto Jamaica
    2015-12-14T21:34:44

    Preciso de um desse pra jogar minecraft

  • Ricardo Santos
    2015-12-11T13:13:15  

    Esse pc ai desinstala baidu? Caso desinstale irei comprá-lo na black fraude do ano que vem

    recentes

    populares

    • Ricardo Santos
      2015-12-11T13:13:15  

      Técnico contratado para desinstalar o Baidu, formatou o pc do cliente e, por vingança, o famigerado aplicativo se instalou remotamente no pc do técnico.

    recentes

    populares

    • Ricardo Santos
      2015-12-11T13:13:15  

      roda o windows 10?

  • Vagabundonato
    2015-12-11T21:23:58  

    Pouco importa se tem desempenho 100 milhões de vezes superior ao de um computador comum, QUERO SABER SE RODA CRYSIS... /?

    recentes

    populares

    • Vagabundonato
      2015-12-11T21:23:58  

      Esta é a questão

    recentes

    populares

    • Vagabundonato
      2015-12-11T21:23:58  

      Em full settings???

  • Kaio Vinícius
    2015-12-13T08:44:53

    Roda Crysis 2?

  • Cristianno Rodrigues
    2015-12-12T10:43:48  

    Esse Leandro foi dispensado pelos ET, e agora fica com recalque, por não servir nem para cobaia, contente-se com sua insignificância......

    recentes

    populares

    • Cristianno Rodrigues
      2015-12-12T10:43:48  

      O computador e super rápido, aí chega um técnico e instala o Windows. De volta a estaca ZERO !!!

  • Alyson Bezarius
    2015-12-11T23:27:57  

    Quero ver ele se dar bem rodando o Windows Vista! kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Alyson Bezarius
      2015-12-11T23:27:57  

      no dia que conseguirem a manchete vai ser justamente essa. Até hj nada ainda heheheheh

    recentes

    populares

    • Alyson Bezarius
      2015-12-11T23:27:57  

      kkkkk

  • Luiz Alberto
    2015-12-12T10:05:20

    cheio desses doentes da teoria da conspiração

  • Ignacio
    2015-12-12T09:57:46

    Vai conseguir rodar Windows 8?

  • Bruno Junior
    2015-12-11T22:09:05  

    Foi desenvolvido pelo homem portanto não tem capacidade superior ao cérebro humano. pode ser muito veloz em tarefas simples com variáveis determinadas lógicas, porém ao se deparar com variáveis indeterminadas abstratas trava imediatamente, esta condição é exclusiva do cérebro. Não deixa de ser um feito admirável para a ciência e para dispositivos de organização lógica de informação, mas nada tão extraordinário assim.

    recentes

    populares

    • Bruno Junior
      2015-12-11T22:09:05  

      Superiores a elas?? Sim pose ate ser mad voce esta pensando pequeno amigo. As bacterias estao povoando a terra a maid de 3bilhoes de anos adaptadas aos maid diferentes climas e aos maiores cataclismas ja vistos. Sera que a raca humana bate este recorde?

    recentes

    populares

    • Bruno Junior
      2015-12-11T22:09:05  

      quando a ia for criada estamos fufu

  • Isaac Prates
    2015-12-12T08:34:40

    Uma vez meu professor de programação disse que mais cedo ou mais tarde estaríamos perdidos quando a computação quântica entrasse na "moda". Tudo que aprendemos na computação atual estaria obsoleto devido a computação quântica, temo que está chegando esse dia

  • Ezequias Honorato
    2015-12-11T14:22:48  

    É inimaginável a gama de avanços tecnológicos já descobertos mas ainda ocultos por razões geoeconômicas, políticas e bélicas óbvias envolvidas no jogo do poder mundial. Pena o contraponto disto a deterioração contínua do relacionamento humano visto na fome e pobreza de bilhões, por exemplo.

    recentes

    populares

    • Ezequias Honorato
      2015-12-11T14:22:48  

      verborragia mode on as vezes e sinal explicito de quem sofre de idiotia!! fica a dica!!

    recentes

    populares

    • Ezequias Honorato
      2015-12-11T14:22:48  

      Pobre e miserável é o Gery Ringkjob pra postar uma asneira dessa que foi o homem que criou Deus.

  • Gilberto Oshiro
    2015-12-12T05:15:20

    Quanto maior o avanço tecnológico e mais oculto ele estiver, maior é o domínio sobre as massas.

  • Kennedy Pires
    2015-12-12T00:53:00

    E assim essas duas empresas acabam de vez com a criptografia, teem o poder de bisbilhotar a quem elas quiserem...

  • Joel
    2015-12-11T22:40:03

    O Google vai dominar o mundo com essa máquina , e os comentários daqui ta pior q os comentários da política

  • Izanami
    2015-12-11T22:38:53

    Duvido que rode o Windows 8 sem travamentos.. Isso sim é tecnologia alienígena, só daqui a mil anos usufruiremos adequadamente

  • Guilherme Cruz
    2015-12-11T22:37:50

    Com um desses em 1 semana dá pra formar aquele super BD com todas as senhas MD5, SHA1, Blowfish de todos os sites, FB, TW, GLE, quebrar todos os SSL, entrar em todos os emails e conversas do Wickr e Telegram em tempo real, e muito mais, aliás, alguns cidadãos russos já têm boa parte disso.

  • Izanami
    2015-12-11T22:37:43

    Duvido que rode o Windows 8 sem travamentos. isso sim é tecnologia alienígena, só daqui a mil anos usufruiremos adequadamente

  • Izanami