Roteador

05/12/2015 06h01 - Atualizado em 07/12/2015 13h18

Li-Fi: veja tudo o que a Internet 100 vezes melhor que o Wi-Fi pode fazer

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Cientistas e start ups da Europa começam a testar as primeiras aplicações da tecnologia Li-Fi, que visa disponibilizar conexão com a Internet por meio de luz emitida por lâmpadas de LED compatíveis com a tecnologia, em vez de ondas de rádio, como o Wi-Fi que usamos atualmente. 

Pesquisadores testam Li-Fi e conexão é 100 vezes mais rápida que Wi-Fi

A tecnologia ainda engatinha, mas já mostra grande potencial com resultados 100 vezes melhores do que o Wi-Fi em termos de velocidade de transferência de arquivos.

Assistir filmes e séries

A vida promete ficar bem mais fácil para quem curte assistir filmes e séries via Internet. Embora o fator determinante sobre a performance desse tipo de serviço seja a velocidade da sua Internet, e não a taxa de transferência entre o roteador e o seu dispositivo, o uso do Li-Fi deve melhorar as coisas para quem não tem Internet tão rápida.

Curtir séries e filmes por meio de serviços como o Netflix será mais confortável com o Li-Fi (Foto: Divulgação/Netflix)Curtir séries e filmes por meio de serviços como o Netflix será mais confortável com o Li-Fi (Foto: Divulgação/Netflix)

Se hoje a Internet distribuída via Wi-Fi pode apresentar gargalos e causar travadas na hora de ver algum conteúdo em resolução mais alta, como Full HD, o Li-Fi promete dar conta disso e muito mais, já que a velocidade é tão superior.

Em testes de performance, realizados em laboratório, o Li-Fi pode chegar a 224 gigabits por segundo (Gbps). Com essa velocidade, é possível transmitir 18 filmes de 1,5 gigabytes a cada segundo.

Jogos em multiplayer

Conectar PC, ou console, à Internet para jogar, via Wi-Fi, não é uma boa ideia: a rede sem fio costuma apresentar velocidades de transferências mais lentas do que via cabo, o que pode provocar atrasos na transmissão de dados entre o dispositivo que roda o jogo e os servidores na Internet: o resultado é o temido “lag”, que compromete a experiência e diminui consideravelmente a diversão.

Uso do Li-Fi pode tornar a conexão sem fio viável para jogos em rede, além de deixar roteadores atuais para trás (Foto: Fabricio Virorino/TechTudo)Uso do Li-Fi pode tornar a conexão sem fio viável para jogos em rede, além de deixar roteadores atuais para trás (Foto: Fabricio Virorino/TechTudo)

Tudo isso pode ser contornado quando o Li-Fi se tornar viável, já que as velocidades de transferência de informação entre dispositivo e roteador serão bem mais altas.

Um roteador top de linha, no padrão 802.11n, pode atingir 600 Mbps (megabits por segundo). É uma velocidade 370 vezes menor do que os 224 gigabits por segundo possíveis com o Li-Fi.

Vai valer a pena ter um servidor em casa

Usando o Li-Fi, sua rede doméstica poderá oferecer velocidades extremamente altas para a troca de arquivos. A 224 gigabits por segundo, você poderia mover uma temporada inteira da sua série preferida do computador a um HD externo em dois segundos.

Com o Li-Fi, você poderia transferir 18 arquivos de 1,5 GB em apenas um segundo na sua rede doméstica (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)Com o Li-Fi, você poderia transferir 18 arquivos de 1,5 GB em apenas um segundo na sua rede doméstica (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)

Outro exemplo: você poderia transferir 50 GB de músicas do seu celular para o seu computador em poucos segundos. Com o uso de um HD externo de mesa, com acesso à Internet, todos os seus arquivos poderiam ser facilmente acessados na rede e transferidos com grande velocidade.

Streaming em 4K

O Chromecast ainda não suporta 4K, mas futuras gerações do dispositivo do Google e seus rivais deverão ser capazes de distribuir vídeos nesse tipo de resolução.

Furutas versões do Chromecast e dispositivos do gênero podem se beneficiar das altas velocidades do Li-Fi (Foto: Divulgação/Google)Furutas versões do Chromecast e dispositivos do gênero podem se beneficiar das altas velocidades do Li-Fi (Foto: Divulgação/Google)

Nesse cenário, redes sem fio de alta velocidade serão essenciais. Um vídeo de um minuto em Full HD, com 25 quadros a cada segundo, e compactado a H.264 pode ter até 56 MB. O mesmo vídeo de um minuto, com as mesmas especificações, mas com resolução 4K, pode ter até 1,68 GB.

Ou seja, conteúdos nessa resolução podem ser até 20 vezes maiores do que o Full HD. Para curtir streaming em 4K na sua rede sem fio, será necessário que a velocidade de transferência cresça bastante para suprir essa demanda. Com o Li-Fi, é possível dar conta desse volume de dados, já que em um segundo, é possível transmitir 224 gigabits.

Roteador com pouco sinal, como resolver? Confira no Fórum do TechTudo.

Casas conectadas

Com a popularização de dispositivos com a Internet das Coisas, residências conectadas terão de aprimorar sua cobertura de rede sem fio.

Para funcionar corretamente, esses aparelhos e acessórios, que vão de geladeiras à janelas, precisam estar constantemente conectados com a Internet. Uma forma interessante de prover o acesso à rede pode ser o Li-Fi.

Além de permitir altas velocidades para a troca de informações, a rede baseada na luz pode se distribuída em todo o espaço de uma residência de forma eficiente, já que ao contrário dos sinais de rádio emitidos pelos roteadores Wi-Fi, o Li-Fi não sofre interferências.

Outra vantagem é o fato de que, nesse modelo, cada lâmpada da residência serve de ponto de distribuição de Internet, permitindo que todos os espaços da casa recebam sinal de rede de qualidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Roberto
    2015-12-05T18:45:36  

    Vcs alegam que o problema do lag em jogos é por causa da velocidade do rede WI-FI e com velocidades maiores esse problema acabaria, isso é TOTALMENTE MENTIRA, o problema da wifi que causa lag nos jogos é o fato de que se precisa converte o sinal do computador para wi-fi para depois quando chegar no outro ponto ter que converte o sinal wi-fi para o sinal do computador, isso gera o lag que todo mundo reclama da Wi-fi, e acredito que o li-fi tenha o mesmo problema uma vez que tera que converter seu sinal nas luzes.

    recentes

    populares

    • Paulo Roberto
      2015-12-05T18:45:36  

      kkkkkkkk nunca li tanta desinformação num post só... O "lag" que você percebe se dá pelo delay ou pelo jitter da sua conexão. Gente, gente, vamos estudar, vamos ler matérias em sites sérios e aprender um pouco mais...

    recentes

    populares

    • Paulo Roberto
      2015-12-05T18:45:36  

      pois é, prevejo no futuro gente reclamando de lag pq alguém ligou a lampada da cozinha, era só o que faltava...

  • Rogerio Francisco
    2015-12-05T13:46:54  

    Ondas atravessando nossos corpos ...... isso não é legal

    recentes

    populares

    • Rogerio Francisco
      2015-12-05T13:46:54  

      Temos ondas "atravessando" nossos corpos o tempo todo, apesar de ela nao atravessarem nada né. mas ondas de radio sao tao comuns quanto o ar, e ondas de luz temos o tempo todo, tomando sol, assistindo tv, lendo com a luz acessa.

    recentes

    populares

    • Rogerio Francisco
      2015-12-05T13:46:54  

      relaxa, nosso corpo não está preparado para receber ondas de internet.

  • Iuri Novaes
    2015-12-05T20:02:41  

    Está errado o tema da matéria, a tecnologia não deixa o wi fi melhor, isso porque o li fi substitui o wi fi, o correto é dizer que o li fi é 100x melhor que o wi fi

    recentes

    populares

    • Iuri Novaes
      2015-12-05T20:02:41  

      Adianta vc ter uma internet dessas se o seu computador é a manivela? E se a minha conexão for de 100gb isso requer roteadores e modens compatíveis. Sem falar de computadores a alturas. Vc tbm é alienado então

    recentes

    populares

    • Iuri Novaes
      2015-12-05T20:02:41  

      Iuri, vou te dar a oportunidade de ler de novo o que eu escrevi e os comentários anteriores e interpretar direito o que eu escrevi.

  • Leandro Vieira
    2015-12-05T13:50:07  

    o problema, é que vai ter que por um desse em cada comodo, haja repetidor, e vai ter que pensar em aonde poe no quarto, se tu dorme na parte de baixo de uma beliche a luz vai ter que ficar ao lado oposto e quem dorme em cima, vai ficar com a luz na cara

    recentes

    populares

    • Leandro Vieira
      2015-12-05T13:50:07  

      Santa ignorância, é um imbeócil

    recentes

    populares

    • Leandro Vieira
      2015-12-05T13:50:07  

      A luz nao vai precisar bater no seu note para gerar o sinal, a luz so vai carregar o sinal a uma velocidade maior.

  • Nilton
    2015-12-06T08:30:04

    Falto pesquisa já temos roteadores que transferem 1,5 gb ou mais ótimos para jogos e Streaming de videos em hds com banda em 5 ghz são mais caros na faixa de R$ 450,00 reais mais valem a pena.

  • Macsuiama
    2015-12-05T11:51:51  

    Tá mas estamos esquecendo uma coisa, a energia cada vez mais cara, ao ter que deixar a luz ligada para ter conexão, no final do mês a conta irá vim estourando.... é de se colocar na ponta do lápis (ou da caneta se preferir) e pensar em qual será mais econômico no final das contas...

    recentes

    populares

    • Macsuiama
      2015-12-05T11:51:51  

      Preparem-se, a transferência de matéria (jornada nas estrelas) será o próximo passo.

    recentes

    populares

    • Macsuiama
      2015-12-05T11:51:51  

      Acho que não e bem assim, vc transferir um determinado volume para um Hd externo e etc, não esqueçam da compatibilidade dos aparelhos,para chegar no HD, o conteúdo esta indo via USB, e mesmo em USB 3.0 o negócio não é lá aquelas coisas.

  • André
    2015-12-06T09:24:31

    Um mais animal que o outro..

  • Carlos Zarzur
    2015-12-05T17:46:47  

    nunca ouvi tanta besteira na minha vida ! copiar a 224giga/s de velocidade para seu HD externo ! o HD mais rapido que temos nao chega nem a 1gb de velocidade de gravacao. Para alcancar essas velocidades sao feitas multiplas atividades, por favor nao canalizem essa velocidade em uma atividade, o demais hardwares nao tem essa capacidade.

    recentes

    populares

    • Carlos Zarzur
      2015-12-05T17:46:47  

      Correto!

  • Helio Brandao
    2015-12-06T08:14:21

    Por favor. Pare. Leia e pense. Antes de postar

  • Antonio Almeida
    2015-12-06T00:55:03

    Se acabarem com o lag existente quando a rebimboca se conecta a parafuseta, aí sim teremos uma conexão perfeita.

  • Porangatu
    2015-12-05T21:20:12  

    estocar vento... é a soluçaõ.

    recentes

    populares

    • Porangatu
      2015-12-05T21:20:12  

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • SAMY ELIAS
    2015-12-05T20:30:04  

    Energia eólica é a solução para usufruir desse avanço.

    recentes

    populares

    • SAMY ELIAS
      2015-12-05T20:30:04  

      uma delas