Roteador

02/12/2015 06h00 - Atualizado em 02/12/2015 09h40

Luzes de Natal podem prejudicar sinal de Wi-Fi, garante pesquisa

Luciana Maline
por
Da redação

A potência da internet via Wi-Fi pode apresentar maior lentidão no final do ano e o grande vilão dessa história são as luzes usadas como enfeite de Natal. A conclusão veio por meio de uma pesquisa feita pela reguladora britânica Ofcom, que analisou as redes no Reino Unido e concluiu que os apetrechos natalinos atrapalham o sinal da sua rede, devido ao uso de energia elétrica. 

Problemas com Wi-Fi? Veja as principais causas dos problemas de conexão

A empresa reconhece, no entanto, que, ao diagnosticar a relação como rede elétrica como o principal problema, diversos aparelhos eletrônicos podem ter esse papel desagradável, como microondas, babá eletrônica, televisão e até o ar-condicionado, muito usado no Brasil em tempos de verão.

imagem-mulher-celular-natal (Foto: Pond5)Luzes de natal podem ser responsáveis pelos problemas com a internet no fim de ano (Foto: Pond5)


Como ninguém quer ficar sem enviar mensagens de "feliz natal" ou deixar de postar nas redes neste fim de ano, alguns cuidados com o Wi-Fi podem ser importantes. Vale lembrar que a lentidão da internet pode estar ligada não só a aparelhos eletrônicos, mas a diversos erros com o roteador.

Por isso, o TechTudo separou alguns dicas para turbinar o seu roteador e compensar o transtorno trazidos pelos pisca-piscas. Confira:

Repetidores

Os repetidores são aparelhos autônomos que redirecionam o sinal wireless do roteador principal. Com isso, ele cobre pontos-cegos da sua casa, por exemplo, e leva o sinal a lugares distantes. 

Saiba um pouco mais sobre os repetidores e os melhores modelos 

Repetidor conta com porta RJ-45 (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Repetidor conta com porta RJ-45 (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Repetidores podem ser uma alternativa para melhorar o Wi-Fi(Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Trocar a antena

Trocar a antena também pode ser uma solução muito boa e barata. A potência delas é medida por uma unidade chamada dBi, e os roteadores, geralmente, vem com com antenas de 2 ou 3 dBi. Se há chance de trocar, não perca tempo: uma antena com 12 dBi custa menos do que R$ 100.

Entenda o procedimento e saiba como escolher a melhor antena.

Posicionar o aparelho no melhor lugar

Como o sinal Wi-Fi é enviado por ondas, a posição pode ser um diferencial para a captação. Assim, se o roteador fica no chão, em locais fechados, ou muito perto de outros eletrodomésticos, ele se enfraquece. Por isso, posicionar o aparelho em um lugar central e uma altura considerável, pode ser um diferencial no desempenho de seu aparelho.

Qual é o melhor canal de roteador wireless? Opine no Fórum do TechTudo.

Usar uma latinha de cerveja

O alumínio provoca uma elevação das ondas do roteador e, por isso, é muito comum a utilização de latas como uma alternativa fácil e barata. Saiba detalhes e confira tutorial completo do TechTudo.

roteador-com-latinha-destaque (Foto: Lata de alumínio posicionada no roteador (Foto: Raquel Freire/TechTudo))A latinha de alumínio pode ser um bom recurso (Foto: Raquel Freire/TechTudo)


Colaborou Juliana Pixinine

Via OfcomThe Guardian e BBC

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Silva
    2015-12-02T13:26:41

    to mais preocupado com o wifi estragar minhas luzes de natal...mundo estranho..