Computadores

19/12/2015 06h00 - Atualizado em 19/12/2015 06h00

Nova tecnologia pode deixar computadores mil vezes mais rápidos

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, têm um plano para deixar os computadores mil vezes mais rápidos. O N3XT consiste na ideia de empilhar em camadas diversos componentes que, hoje, são independentes no interior do PC: memória, processador, controladores de recursos como USB, processador gráfico e etc, para criar uma doutrina de arquitetura que reduz espaço, aumenta a eficiência energética e melhora o desempenho computacional.

Confira dicas para deixar o computador mais rápido sem instalar nada

Hoje, os componentes que formam um computador são dispostos em placas, em uma orientação horizontal, ou como “em um bairro residencial, cheio de casas”, na associação feita pelos cientistas em entrevista ao site de notícias da universidade. A ideia é construir “prédios”, usando menos espaço e colocando todos os componentes, uns sobre os outros.

Ao criar chips com várias camadas, pesquisadores reduzem consumo de energia e aumentam a performance (Foto: Divulgação/Stanford)Ao criar chips com várias camadas, pesquisadores reduzem consumo de energia e aumentam a performance (Foto: Divulgação/Stanford)

Um ponto central das vantagens relacionadas a essa abordagem é que o consumo de energia elétrica seria bem menor. Como a distância que a informação teria que percorrer de componente a componente cairia bastante no formato “prédio”, a quantidade de eletricidade usada seria menor do que aquela necessária para alimentar uma placa desenvolvida no formado “bairro”.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O mesmo raciocínio pode ser aplicado à performance do computador: como as distâncias a serem percorridas pela informação caem bastante, é possível atingir velocidades muito mais altas de troca de dados entre diferentes componentes. Na avaliação dos cientistas, os ganhos podem chegar a mil vezes o que os computadores horizontais de hoje conseguem.

Outro aspecto interessante do estudo é que os cientistas conseguiram driblar algumas limitações dos materiais usados para criar chips atualmente. Diversos estudos anteriores tinham falhado na missão de criar modelos em que circuitos integrados feitos de silício em orientação vertical funcionassem corretamente.

Contudo, apesar dos avanços realizados pelo estudo, os cientistas manifestam a impressão de que esse tipo de tecnologia está anos distante da realidade. Embora não existam grandes limitações tecnológicas para tornar esse tipo de arquitetura viável tecnologicamente, na avaliação dos pesquisadores, a indústria de semicondutores está profundamente investida nos padrões atuais. Isso provoca a necessidade de enormes investimentos em pesquisa e desenvolvimento que, no momento, não parecem interessar grandes nomes, como a Intel, AMD, Nvidia e ARM.

Por que um computador não funciona em 64bits? Comente no Fórum do TechTudo

Via Stanford News e The Telegraph

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ederson Alvarenga
    2015-12-19T21:13:35  

    Nossa mudou minha vida essa porcaria de techtudo só posta coisas inúteis nunca vi eita estagiarios

    recentes

    populares

    • Ederson Alvarenga
      2015-12-19T21:13:35  

      vá ler a revista caras...

    recentes

    populares

    • Ederson Alvarenga
      2015-12-19T21:13:35  

      Parem de seguir, simples assim. Tem centenas de outras publicações sobre tecnologia, principalmente estrangeiras, para quem lê um pouco de inglês.

  • FERNANDO NETO
    2015-12-19T23:18:53  

    Se queimar algum componente do meio, troca a peça toda e compra outro computador inteiro né?

    recentes

    populares

    • FERNANDO NETO
      2015-12-19T23:18:53  

      ...pessoal, é aqui que tem engrenagem pra mimeógrafo a tinta pra vendê?

    recentes

    populares

    • FERNANDO NETO
      2015-12-19T23:18:53  

      Compre uma impressora

  • Oswaldo
    2015-12-20T00:47:49  

    pensei que falariam dos processadores quânticos

    recentes

    populares

    • Oswaldo
      2015-12-20T00:47:49  

      Atualmente inviável para PCs

  • Cristiano Palmer
    2015-12-20T13:03:22

    A ideia é interessante, mas nada será substituído em caso de falha, se perde todo o conjunto!

  • Lidiane Silva
    2015-12-19T21:51:14  

    Brasileira que não é a tecnologia. A única coisa que eu sei que os brasileiros inventaram foi o limpador de para-brisa. Só que detalhe detalhe, eles colocaram na parte de dentro do carro, para não molhar em dia de chuva, ai os norte Americanos aperfeiçoaram e colocaram para o lado externo.

    recentes

    populares

    • Lidiane Silva
      2015-12-19T21:51:14  

      E "Lidiane", aí vai mais uma: O RAIO LASER TAMBÉM FOI INVENTADO POR UM BRASILEIRO, CHAMADO DR. CÉSAR LATTES. Incrível, né ? Tem BRASILEIRO inventando tudo em todas as áreas da ciência.

    recentes

    populares

    • Lidiane Silva
      2015-12-19T21:51:14  

      A fibra ótica também foi inventada por brasileiros em SP. Carlos Chagas com a identificação do mal de chagas.

  • Denna
    2015-12-20T06:47:42  

    Esse techtudo é furada todo dia mesma coisa app magico, computador turbinado, smart baratinho humilha concorrentes, deveriam substituir esse lugar de estagiários pelo olhar digital, com certeza iriamos ter noticias reais sobre tecnologia.

    recentes

    populares

    • Denna
      2015-12-20T06:47:42  

      Falou tudo. Só tem matéria sem noção, não ajuda nada

    recentes

    populares

    • Denna
      2015-12-20T06:47:42  

      ce vai olhar um smarth baratinho e o menor preço que tem ali é R$1.900,00. Piada.

  • Nelson Novaes
    2015-12-19T22:54:52

    que porcaria essa materia do techTudo, deveriam colocar pessoas mais gabaritada na funçoes porque a meses nao vem nada que presta

  • Iron China
    2015-12-19T21:38:43

    daqui a 20 anos chega no BR

  • Luiz Maximovitz
    2015-12-19T20:35:55

    se sabem disso porque não aplicam nos novos?

  • Geraldo Gomes
    2015-12-19T20:12:50

    A tecnologia é tão nova que não existe.

  • Ronaldo
    2015-12-19T19:25:31

    Teorias tolas e sem nexo. Para poder prever na prática, primeiro eles teriam que criar algo do tipo, conseguir um desempenho acima da média, e aí sim, prever que com mais ajustes, poderiam obter um micro super veloz. Na prática, é tolice porque se fosse tão simples, existiriam já Ultrabooks com velocidade 5 vezes maiores que as atuais disponíveis. Quantos tolos com suas teorias toscas....

  • El Cadoure
    2015-12-19T18:05:40

    Grande porcaria.

  • Carlo Oliveira
    2015-12-19T17:33:14

    mais uma propaganda enganosa

  • Eder Luiz
    2015-12-19T11:32:20  

    Um computador com esse tipo de tecnologia custaria no mínimo 100 mil reais.

    recentes

    populares

    • Eder Luiz
      2015-12-19T11:32:20  

      Erroooooooooooooooooooooooooou

    recentes

    populares

    • Eder Luiz
      2015-12-19T11:32:20  

      A tecnologia pelo que parece é praticamente a mesma, o que muda é a arquitetura.

  • Saudações Negras
    2015-12-19T16:42:19

    Pelo título poderiam colocar assim.... Daqui a cem anos computador comum será mil vezes mais rápido , por enquanto .....

  • Ibis Silveira
    2015-12-19T16:26:28

    Tradução: a tecnologia para produzirem computadores mil vezes mais rápidos, estão bem ai, porém não irão produzi-lo tão cedo, pois estão ocupados em ganhar dinheiro com a estagnação tecnológica.

  • Alexandre Castilho
    2015-12-19T15:57:35

    Pura utopia !!!!!!!!

  • Luciano Soares
    2015-12-19T14:06:06

    Você começa a ler a notícia cheio de esperança e descobre que a solução está mais distante que pisar o pé em marte.

  • Josue Almeida
    2015-12-19T10:37:27  

    No momento, não há interesse em desenvolver a tecnologia, contudo, quando um dos "concorrentes" quiser se tornar pioneiro, os demais, para não ficarem "obsoletos" farão o mesmo. Ou quem sabe um acordo entre eles para pesquisas conjuntas. Só o tempo poderá dizer o que será.

    recentes

    populares

    • Josue Almeida
      2015-12-19T10:37:27  

      enfim, alguém pensando! e é isto mesmo que vai acontecer.

  • Gustavo Siciliano
    2015-12-19T11:56:49

    meu pc já tem essa tecnologia graças a minha maquina do futuro que eu fiz

  • Massaru Toku
    2015-12-19T10:13:01  

    E eu achando que já ia deixar o meu 1000 vezes mais rápido.

    recentes

    populares

    • Massaru Toku
      2015-12-19T10:13:01  

      Naonde baicha eçi N3XT ? hu3

    recentes

    populares

    • Massaru Toku
      2015-12-19T10:13:01  

      kkkkkkkk tbem pensei isso

  • Edi Rorato
    2015-12-19T10:57:10

    Techtudo, criem uma seção "Pesquisa Científica" para evitar que se crie falsas expectativas de pessoas comuns. Só para deixar claro, o silício vai sobreviver mais 40 anos pelo menos. SoCs, NoCs, e chips 3D cada vez mais eficientes irão surgir junto com novas aplicações.