Mapas e Localização

17/12/2015 11h00 - Atualizado em 17/12/2015 15h10

O que é o Google Maps Business View?

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Maps Business View é um produto do Google para clientes comerciais que visa levar a tecnologia do Street View para dentro de estabelecimentos comerciais, como restaurantes, lojas, shoppings e hotéis. Isso tudo através de fotos esféricas (360 graus) em alta definição.

Google Maps faz 10 anos: confira a linha do tempo da plataforma online

O serviço é pago e pode ser contratado junto a parceiros da gigante das buscas no Brasil, que certificou agências, revendedores e fotógrafos profissionais do país, com o equipamento e a técnica adequados para capturar fotos e mostrar tours virtuais imersivos do local nos resultados de busca.

Beethoven ganha Doodle incrível do Google com jogo de música

Saiba o que é e como funciona o Street View para negócios (Foto: Divulgação) (Foto: Saiba o que é e como funciona o Street View para negócios (Foto: Divulgação))Saiba o que é e como funciona o Street View para negócios (Foto: Divulgação/Google)

As imagens esféricas também aparecem em resultados do Google Maps, mostrando o interior de estabelecimentos que contrataram os serviços com sua descrição habitual. Segundo o Google, os passeios virtuais podem até duplicar o interesse do usuário em uma determinada empresa na web, e duas a cada três pessoas desejam ter mais conteúdo do tipo ao realizar buscas online. As informações foram obtidas em uma pesquisa independente realizada em julho de 2015.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Para contratar uma sessão de fotos, basta acessar o site oficial do Business View (google.com/intl/pt-BR/maps/streetview) e entrar em contato com um dos parceiros certificados. No Brasil, há 12 estados com o serviço disponível: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Só na capital paulista, há oito agências credenciadas.

Cadastro de profissionais

O Google Maps Business View permite que fotógrafos e agências se cadastrem para entrar no time de parceiros e ganhar o selo de confiança da empresa. Para isso, é necessário preencher um formulário online e ter o equipamento de fotografia, que inclui, por exemplo, câmera com captação rápida de foto esféricas em HDR e, no mínimo, 32 megapixels.

Qual lugar você quer ver no Street View? Comente no Fórum do TechTudo.

Para um fotógrafo ser elegível, ele deve publicar, pelo menos, cinco photo spheres para cada sessão de fotos qualificada nos últimos 150 dias, publicar pelo menos 10 sessões de fotos no mesmo período, e ter pelo menos 80% das fotos aprovados para o Google Maps, de acordo com a política disponível no site oficial.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares