Redes sociais

16/12/2015 18h32 - Atualizado em 17/12/2015 12h57

WhatsApp é bloqueado por 48 horas em todo o território nacional

Thássius Veloso
por
Da redação

O WhatsApp será bloqueado pela Vivo, TIM, Oi e Claro a partir da 0h desta quinta-feira (17). O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal confirmou o recebimento de uma intimação judicial, que também afeta os clientes da Sercomtel e Algar Telecom. A decisão de deixar o WhatsApp fora do ar no Brasil tem validade de 48 horas.

Bloqueio do WhatsApp: conheça apps alternativos de mensagens

A medida cautelar foi imposta pela 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, após um pedido do Ministério Público, feito com base no Marco Civil da Internet. Segundo a Justiça, o aplicativo de mensagens “não atendeu a uma determinação judicial de 23 de julho de 2015”.

Como excluir um membro de um grupo no WhatsApp (Foto: Marvin Costa/TechTudo) (Foto: Como excluir um membro de um grupo no WhatsApp (Foto: Marvin Costa/TechTudo))WhatsApp ficará bloqueado por 48 horas (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Em 7 de agosto de 2015, a empresa foi novamente notificada, e uma multa foi fixada em caso de não cumprimento. Como ainda assim o WhatsApp não atendeu à determinação judicial, a solicitação de bloqueio do serviço deferida pela juíza Sandra Regina Nostre Marques.

Como usar WhatsApp com VPN no 3G, 4G e no Wi-Fi

O processo criminal corre sob sigilo e o autor da ação não pode ser informado. No entanto, o sindicato informou que nenhuma empresa de telefonia faz parte da ação que resultou na ordem judicial.

O sindicato informou que todas as operadoras afiliadas têm condições técnicas de realizar o bloqueio, mas não soube dizer como Claro, TIM, Vivo, Oi, Sercomtel e Algar Telecom vão implementar a suspensão. O órgão também não esclareceu se o bloqueio será implementado nas redes Wi-Fi mantidas pelas prestadoras de telefonia móvel.

Leia na íntegra a nota do SindiTeleBrasil:

“As prestadoras de serviços de telefonia móvel, representadas pelo SindiTelebrasil, receberam na tarde desta quarta-feira (16) intimação judicial e cumprirão determinação da Justiça para bloquear o aplicativo WhatsApp, em todo o território nacional, a partir da 0h00 desta quinta-feira (17/12), pelo prazo de 48 horas, de acordo com as possibilidades técnicas e operacionais. O SindiTelebrasil esclarece ainda que as prestadoras não são autoras e não fazem parte da ação que resultou na ordem judicial.”

O Facebook, dono do WhatsApp, informou por meio de sua assessoria no Brasil que não vai se pronunciar sobre o caso. Segundo a empresa, “são operações diferentes”.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

– App mais usado do Brasil

O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros, segundo pesquisa revelada nesta semana pelo Ibope Inteligência. Em seguida aparecem o Facebook, YouTube e Instagram. Segundo o levantamento, realizado via internet com 2 mil usuários, 93% deles disseram ter o mensageiro instalado no celular.

Ranking de apps mais usados no Brasil (Foto: Divulgação/IBOPE)  (Foto: Ranking de apps mais usados no Brasil (Foto: Divulgação/IBOPE) )Ranking de apps mais usados no Brasil (Foto: Divulgação/IBOPE) (Foto: Ranking de apps mais usados no Brasil (Foto: Divulgação/IBOPE) )

Estimativas indicam que o aplicativo deve encerrar 2015 com mais de 900 milhões de usuários ativos no planeta. Em comparação, o Facebook tem 1 bilhão de usuários ativos diários e o Instagram, 300 milhões.

Procurado pela reportagem, o WhatsApp não comentou o assunto até a publicação desta matéria.

– Histórico

Em fevereiro, o app foi alvo de outro mandado judicial determinando seu bloqueio. A decisão foi expedida pelo juiz Luis Moura Correia, de Teresina (PI), que alegou que os responsáveis pelo software se recusavam a fornecer informações sobre uma operação policial realizada em 2013.

No vídeo abaixo, aprenda como driblar o bloquei do WhatsApp utilizando VPN:



 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tenente Zureta
    2015-12-21T07:44:41

    ta na hora de tirar essa materia da pagina, estagiario.

  • Oráculo Silva
    2015-12-16T22:06:06  

    Nas telefônicas não vai funcionar, mas no wifi vai.

    recentes

    populares

    • Oráculo Silva
      2015-12-16T22:06:06  

      calma pessoa.... são 48 horas só.

    recentes

    populares

    • Oráculo Silva
      2015-12-16T22:06:06  

      estou usando Wifi e não está funcionando : (

  • Eduardo Porto
    2015-12-17T07:46:29

    O curioso é o tanto de gente maldizendo o marco civil da net, dizendo que isso é o culpado, que é uma ferramenta de controle do governo....e se você ler o marco civil, dá a entender que o bloqueio do aplicativo é ilegal pelo que promulga a lei. Ou seja, o marco civil protege seu direito de usar o bendito whatsapp.

  • Joel Queiroz
    2015-12-17T14:58:38

    Esse tuto aí só funciona pra android

  • Deivide Aparecido
    2015-12-17T14:17:14

    As empresas de telecomunicações não tem estruturas para um bom serviço e não tem o que fazer e prejudica a todos o certo sem whatsapp ninguém faz recarga de telefone de nem uma operadora !!!!!

  • Leandro Oliveira
    2015-12-16T19:00:14  

    O povo em contrapartida deveria deixar de usar os serviços das operadoras pelo mesmo período em que o whatsapp ficar fora do ar, dar um bom prejuízo a eles.

    recentes

    populares

    • Leandro Oliveira
      2015-12-16T19:00:14  

      Sim, Gustavo! O bloqueio é Nacional, ou seja, só aqui no Brasil, isso a nossa justiça sabe bloqueá né! Mais as contas dos políticos ladrão, ela não consegue bloqueá, que mesmo renunciando, esses ladrões miseráveis, continuar a receber salários.

    recentes

    populares

    • Leandro Oliveira
      2015-12-16T19:00:14  

      O povo é tão atrasado que não sbem usar vpn affs só baixar o psiphon ou betternet na play store que volta o whatsapp kkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Luis Martorano
    2015-12-17T12:39:50

    Que bloqueio?? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Joubert Vasconcelos
    2015-12-17T12:10:46

    Se houve insubordinação ou descumprimento de ordem judicial, não seria mais correto prender o responsável pelo descumprimento? Bloquear o app pode até trazer danos financeiros para a empresa, mas serão irrelevantes a longo prazo. Quem acaba pagando o preço é a população que se acostumou com o aplicativo e não tem nada a ver com o processo em questão.

  • Sergio.rossi
    2015-12-17T12:02:50

    Essas operadoras não prestam contas dos créditos dos pré-pagos. Nunca se sabe onde foram usados e quanto, simplesmente desaparecem e aí ficam te aporrinhando que tu só tem R10,00 de saldo e mesmo assim vai realizar a ligação.. Fora o bando de mensagens comerciais que entopem seu aparelho. Isso é uma mina de ouro ,já que o poder público não dá a mínima.

  • Fabio Azevedo
    2015-12-17T12:00:24

    Vou morrer porque zapzap está bloqueado ? Claro que não . Mas conheço um monte de gente que usa o zapap para fins comerciais e acadêmicos . Normalíssimo . Negar isso seria um crime contra a democracia . Todos tem direito a uma escolha . Se o zapzp veio trazer prejuízo às operadoras então que estas ultimas cobrem menos ou forneçam um serviço melhor . Quase 1 real por uma mensagem ? Assalto . Extorsão . Eu uso o whatsapp sim e quero voltar a usar .

  • Bruno Cabral
    2015-12-17T11:51:59

    Bloquear a conta do safados em Brasilia ninguém quer....!!!!!

  • Zé Povinho
    2015-12-16T23:27:23  

    Eu sou a favor de acabar com todo tipo de tecnologia,acabar com a internet,a tv,carros,metrô,avião e ficar só com o rádio no máximo;

    recentes

    populares

    • Zé Povinho
      2015-12-16T23:27:23  

      E olha lá que até os índios hj têm internet!

    recentes

    populares

    • Zé Povinho
      2015-12-16T23:27:23  

      É muito fácil Zé Povinho: MORRA!

  • Heberson
    2015-12-17T08:32:54  

    Betternet, só instalar e conectar, vlw

    recentes

    populares

    • Heberson
      2015-12-17T08:32:54  

      VPN não é ambiente seguro. Tô fora

  • Castilho Turbano
    2015-12-17T09:45:15  

    Esse uatzapp não serve pra nada, só serve para atrapalhar meus funcionarios, distraindo do serviço, ainda bem que acabou! qm gosta desse programa nao tem cultura.

    recentes

    populares

    • Castilho Turbano
      2015-12-17T09:45:15  

      Seus funcionários vão render mais então kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Castilho Turbano
      2015-12-17T09:45:15  

      Castilho, você não sabe nem escrever o nome do aplicativo corretamente e fala que os seus funcionários é que não têm cultura? tsc tsc tsc

  • Fideas
    2015-12-17T10:49:25

    É um aplicativo americano que foi punido por se recusar a ajudar a Justiça a elucidar crimes. Depois ficam reclamando de impunidade... Dá um tempo, aproveita e troca por um concorrente menos ruim e que não infringe a lei!

  • Rodrigo Inhaquites
    2015-12-17T10:38:34

    eles conseguem tirar o whatsapp de pais inteiro mas nao conseguem bloquear os telefones nos presidios...

  • Adriano Oliveira
    2015-12-17T10:29:26

    Bom dia a todos. Não sou a favor do bloqueio mas desculpem minha ignorância e me respondam. Por quê 48 hs. Ou pode ou não pode. Este 48 foi aleatório ou tem explicação lógica ou científica?

  • Karl Weis
    2015-12-17T10:29:09

    Desligaram 2 horas antes da determinação judicial, ou seja , as teles estão por trás desse abuso. VPN e PROXI neles

  • Adilson Alves
    2015-12-17T10:26:08

    Achei muito bom pode acreditar que o dia da maioria dos brasileiros sera bem mais produtivo, esse programa se tornou vicio para muitas pessoas, as pessoas vão ao um restaurante ou outro ambiente social e deixam de conversar com as pessoas ao seu lado para ficar nesse programa que na maior parte só serve para passar bobagens da internet.

  • Ronaldo Alcantara
    2015-12-17T10:03:36

    ESTA MESMA JUSTIÇA DEVERIA BLOQUEAR OS TELEFONES DE TODOS OS PRESÍDIOS.

  • Charles Santos
    2015-12-17T09:57:14

    Hoje é um dia perfeito para sair com os amigos, fazer uma festa, conversar (pessoalmente) com os vizinhos, enfim, sem WhatsApp podemos nos socializar mais um pouco. Bom Dia a todos!

  • Kikito
    2015-12-17T09:37:53

    alguém ja conseguiu desbloquear o whatsapp pro windows phone ??

  • Decio Junior
    2015-12-17T09:24:02

    Para um país governado pelo PT , whatsapp é coisa de capitalismo decadente . Tem que encerrar mesmo ! Viva Cuba !

  • Rone Alves
    2015-12-17T09:20:55

    Interessante que esse bloqueio está sendo na véspera da decisão do rito do impeachment

  • Darci Mendonça
    2015-12-17T08:30:22

    A justiça brasileira toma cada decisão que envergonha qualquer cidadão, prejudica a todos por causa de um problema judicial, não teria outro mêtodo de fazer eles cumprirem a lei? Pessoas com poderes nas mãos e sem capacidade de usar, deveriam se preocupar em fazer uma reforma judicial para melhorar as acões do judiciário em punir rigorosamente os bandidos de colarinho branco.