28/01/2016 15h44 - Atualizado em 28/01/2016 18h40

Apple anuncia recall de tomadas para iPhone, Mac e iPad; veja como fazer

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

A Apple admitiu falha de fabricação em suas tomadas fabricadas entre 2003 a 2015. Os adaptadores de parede defeituosos podem quebrar e dar choque quando tocados, razão pela qual a empresa da Maçã abriu um programa de troca gratuito.

Como usar a garantia, o suporte e a assistência técnica da Apple no Brasil

O recall é restrito aos adaptadores vendidos para uso no Brasil, Europa, Austrália, Nova Zelândia, Coreia e Argentina. Segundo a fabricante, os modelos enviados para outros países não apresentam o erro. Veja como identificar uma tomada com defeito e pedir substituição por uma nova.

Veja como trocar adaptador da Apple defeituoso (Foto: Reprodução/Apple)Veja como trocar adaptador da Apple defeituoso (Foto: Reprodução/Apple)

Para saber se o adaptador pode apresentar o defeito, olhe em sua parte interior, onde o gadget é conectado ao adaptador de alimentação. Os afetados pela falha apresentam quatro ou cinco caracteres ou numerais, conforme indicado na imagem acima (à esquerda). Já os reformulados vêm com o código regional de três letras (BRA, no Brasil).

Download grátis o app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Outra forma de identificar é pelo pino. Os adaptadores afetados pelo erro de fabricação vendidos no Brasil têm pinos finos redondos. O esquema abaixo mostra os formatos de adaptadores defeituosos de outros países, que também estão contemplados no recall gratuito.

Tipos de pinos dos adaptadores afetados (Foto: Reprodução/Apple)Tipos de pinos dos adaptadores afetados (Foto: Reprodução/Apple)

Como trocar

A troca é feita diretamente na Apple Store. A fabricante recomenda agendar o atendimento no Genius Bar, localizado no interior do estabelecimento, ou em um centro de serviço autorizado (você pode consultar os endereços aqui). A empresa fará a verificação do número de série do Mac, iPad, iPhone ou iPod com o qual foi enviado o adaptador.

Vale a pena o macbook com tela retina? Opine no Fórum do TechTudo

Via Apple

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Julio Souza
    2016-01-28T22:25:55  

    Deveriam fazer um Recall dos aparelho Android pois acho que já vem com vicio oculto de ser muito ruim

    recentes

    populares

    • Julio Souza
      2016-01-28T22:25:55  

      Parabéns Adriano Oliveira! Tenho também um Galaxy S6 Edge que é muito superior a qualquer modelo do iPhone.

    recentes

    populares

    • Julio Souza
      2016-01-28T22:25:55  

      Cara o samsung trava muito, prefiro iphone não trava e não tem virus.

  • Daniel Lincoln
    2016-01-29T11:13:15

    Tenho um Android, melhor que IOS.. Tenho um Iphone, melhor que samsung, tenho um nokia, melhor que motorola, Meu iphone é melhor que todos, meu S6 Edge é o melhor! kkkk Só risos nos comentários kkkk

  • Paulo Lima
    2016-01-30T14:51:21

    No exemplo da figura o código numérico têm 4 dígitos (é o caso do meu MACBOOK Pro) porem no meu iPAD são 5 dígitos. De todo modo pé no saco de ter que ir trocar...

  • Carlos Bonfim
    2016-01-29T08:44:31  

    Não vou troca tomada nenhuma. Vou dar um pulinho ali nos states e comprar uma sem defeito. Fui!

    recentes

    populares

    • Carlos Bonfim
      2016-01-29T08:44:31  

      kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Carlos Bonfim
      2016-01-29T08:44:31  

      Carlos Bonfim: Isso não é ser rico é ser burro com tempo de sobra.

  • Felipe Costa
    2016-01-29T15:49:07  

    Cade o recall dos cabos???

    recentes

    populares

    • Felipe Costa
      2016-01-29T15:49:07  

      Calma! Vai sair junto com o recall dos recalcados de Android.

  • Carlos Bonfim
    2016-01-29T08:46:18  

    Porque nenhuma destas tomadas tem o pino do aterramento?

    recentes

    populares

    • Carlos Bonfim
      2016-01-29T08:46:18  

      Quer fio terra?

  • Alexandre Anjos
    2016-01-29T10:41:50  

    Iphone é o novo Nextel... uma vez sinônimo de ostentação, hoje em dia sinônimo de pobre que quer demonstrar poder!

    recentes

    populares

    • Alexandre Anjos
      2016-01-29T10:41:50  

      Olha o recalque.

    recentes

    populares

    • Alexandre Anjos
      2016-01-29T10:41:50  

      Empresário?? e não tem 3000 mil reais???

  • Felipe Anghinoni
    2016-01-29T11:07:14

    O meu ta sumindo o desenho da maça atrás, "Se sentindo confuso".

  • Adriano Oliveira
    2016-01-29T10:05:52

    Samsung S6 Edge , mandou um abraço.

  • Rogério Alditore
    2016-01-29T08:44:08

    i-ke porcaria esse carregador...rsrsrs

  • Will Gonçalves
    2016-01-29T07:51:23  

    Vejo as pessoas falando de pobre e favelado.Abram o olho hein,num ta longe o dia em que os pobres e favelados vão tocar fogo nesse país.

    recentes

    populares

    • Will Gonçalves
      2016-01-29T07:51:23  

      Com o PT no poder os pobres vão só aumentar,afinal o PT gosta tanto de pobre que os multiplica,agora a pior pobreza é de espírito,essa não escolhe classe social e nem discrimina.

  • Alfredo Silva
    2016-01-28T19:06:37  

    I-chatice total. I-pedância, i-arrogância, i-marketing, i-babaquice.

    recentes

    populares

    • Alfredo Silva
      2016-01-28T19:06:37  

      i-pobre

    recentes

    populares

    • Alfredo Silva
      2016-01-28T19:06:37  

      Marlem voce foi cruel kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Wagner Rocha
    2016-01-28T19:05:16  

    Pensei que iphone não dava defeito.

    recentes

    populares

    • Wagner Rocha
      2016-01-28T19:05:16  

      O que mais tem na favela é Iphone, pois é um pseudo "Status" que esta no alcance de qualquer pessoa... ostentação idiota sabe?

    recentes

    populares

    • Wagner Rocha
      2016-01-28T19:05:16  

      FELIPE eu morro na favela e tenho um iphone 6 com nota fiscal e tudo , acho que vc esta equivocado , meu amigo !

  • Anderson Cockles
    2016-01-29T07:28:11

    Editores, as fotos da matéria estão muito ruins! Principalmente ao dar zoom!

  • Arildo Silva
    2016-01-29T06:50:53

    Tem um monte de i bobo aqui ,tenho Iphone ,tenho Android ,gosto dos dois, e quem fica falando mal dos pobres , cuidado : a crise vai te pegar.

  • Sara Dâmaso
    2016-01-28T20:34:33

    A troca é do carregador completo (adaptador + cabo)? Não ficou claro na matéria nem no comunicado da Apple.

  • André Pereira
    2016-01-28T22:07:23  

    Eu comprei o meu em 2015 mas o carregador que veio nao é esse

    recentes

    populares

    • André Pereira
      2016-01-28T22:07:23  

      O teu é o modelo 5W.

  • Fabio
    2016-01-28T16:20:23  

    Nem li a matéria toda mas já vou esculhambar de vez - provavelmente o problema do I-adaptador deve ser no I-Parafuso - O I-parafuso tem um design arrojado e custa aproximadamente U$ 1.350,00 sem os impostos. Aqui no Brasil vc pode comprar o I-Parafuso por R$ 4.280,00

    recentes

    populares

    • Fabio
      2016-01-28T16:20:23  

      Kkkkkkkkkkkkkkkkk bem assim mano.

    recentes

    populares

    • Fabio
      2016-01-28T16:20:23  

      O i-mbecil que desenvolveu a i-tomada deve estar dizendo i-ferrou!