08/01/2016 10h20 - Atualizado em 08/01/2016 18h53

Fim da Motorola: veja o que muda nos smartphones 'Moto by Lenovo'

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

A Motorola vai deixar de existir no mercado de smartphones em 2016. Os próximos Moto X, Moto G e Moto E chegarão às prateleiras com a marca 'Moto by Lenovo',  empresa chinesa que comprou a fabricante em 2014. O anúncio aconteceu na última quinta-feira (8), e com ele muitas dúvidas surgiram na cabeça de quem é fã dos celulares da marca.

Moto X Force, Moto X Style, Moto G 3: conheça todos os celulares da Motorola

Com dúvidas se a assistência técnica continuará existindo? Quer saber quando as mudanças entram em vigor? O TechTudo preparou esse guia respondendo a essas e outras perguntas sobre como as mudanças afetam o usuário. 

Motorola deixará de existir e vai dar lugar à Moto by Lenovo em 2016 (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Motorola deixará de existir e vai dar lugar à 'Moto by Lenovo' em 2016 (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

A Motorola vai deixar de existir completamente?

Nos smartphones, sim. Desde que comprou a Motorola, a Lenovo possuía duas marcas de celulares: a Vibe, com o nome da empresa, e a Moto, sob o domínio da Motorola. Segundo o site americano CNET, tudo será unificado sob a tutela da empresa chinesa em 2016 e os populares X, G e E terão a marca “Moto by Lenovo”. É a mesma estratégia adotada pela Microsoft que manteve apenas Lumia após comprar a divisão de celulares da Nokia.

Através de sua assessoria de imprensa no Brasil, a Motorola confirmou a informação através de comunicado: "A Motorola Mobility continua a existir como parte do grupo Lenovo e vai liderar as áreas de engenharia e design em todos os nossos produtos móveis. No entanto, para a nossa estratégia de marketing, vamos adotar duas marcas em smartphones e wearables e seguir daqui para frente, com Moto e Vibe globalmente."

Já no mercado de telecomunicações, a Motorola Solutions continuará existindo com desenvolvimento de tecnologia de redes, patentes e venda de equipamentos. A única “lembrança” que ficará nos aparelhos é o icônico “M”, que continuará sendo usado pela Lenovo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

Quando a mudança entrará em vigor?

Sucessor do Moto X Force já deve vir com o a nova marca da Lenovo (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Sucessor do Moto X Force já deve vir com o a nova marca da Lenovo (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Não há previsão exata de quando o marca será extinta, já que a Lenovo disse apenas que isso ocorrerá este ano. O mais provável é que os novos telefones já cheguem com a nova “Moto by Lenovo”, o que costuma acontecer no início do segundo semestre. Além disso, a empresa ainda precisa revelar mais detalhes sobre o futuro do site da Motorola, dos serviços de atendimento e da estrutura física da empresa.

Comprei um telefone da Motorola. Continuarei recebendo assistência?

Sim! Quanto a isso, nada deve mudar. Afinal, a Lenovo já controla a Motorola há quase dois anos e também vende seus produtos no Brasil. Sendo assim, é bastante provável que as assistências técnicas sejam apenas renomeadas nos próximos meses, mas o usuário deve ficar atento às autorizadas da sua cidade para não ser pego de surpresa em caso da mudança de endereço. As garantias também continuarão válidas.

Os Moto X, G e E continuarão sendo vendidos no Brasil?

Muito provavelmente. A Lenovo já manifestou interesse em vender seus celulares no Brasil e até lançou o Lenovo Vibe A7010 por aqui no último mês. Assim, os Moto X, G e E devem também continuar disponíveis, a menos que a empresa resolva focar apenas nos telefones Vibe. No entanto, considerando a popularidade dos “Moto”, isso é uma possibilidade remota, por enquanto.

Os aparelhos atuais continuarão recebendo atualizações do Android?

Fim da Motorola pode mudar forma como aparelhos são atualizados (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Fim da Motorola pode mudar forma como aparelhos são atualizados (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

É provável que sim. A Lenovo já tinha comprado a Motorola quando a empresa lançou as atualizações do Android 5.0 (Lollipop) e 6.0 (Marshmallow). O que pode mudar é a política de updates da nova “Moto” para os futuros sistemas, como no tempo de liberação dos pacotes e aparelhos contemplados. Isso, porém, demanda um posicionamento oficial da Lenovo sobre o assunto.

 E Moto 360, Moto Maker e outros produtos? Vão acabar também?

Ainda não se sabe. O fim da Motorola deve trazer algumas reorganizações na empresa e que pode extinguir alguns produtos. O relógio Moto 360 e o serviço de personalização Moto Maker são bastante populares e têm mais chances de serem preservados. No entanto, acessórios como fones de ouvido e carregadores podem adotar apenas a marca da Lenovo.

A Motorola “sobrevivente” pode voltar a fabricar smartphones?

Ela já fabrica. Embora pouco se fale, a Motorola Solutions possui alguns aparelhos com Android voltados para o público corporativo. São telefones bastante robustos como LEX L10, dispositivo de mão LTE para missão crítica desenvolvido especialmente para forças de Segurança Pública, permitindo conexão internet em banda dedicada e exclusiva, além de integração com telefonia celular e padrão de rádio P25.

Quantos aos consumidores domésticos, isso dependerá dos acordos da empresa com a Google, primeira compradora em 2011, e com a Lenovo. Por enquanto, a Motorola Solutions demonstrou pouco interesse em voltar para o ramo, ao contrário da Nokia, que já lançou um tablet e pode apresentar um smartphone Android esse ano.

A Lenovo pode lançar um Moto com Windows 10 Mobile?

A pergunta que todo fã do Windows Phone tem feito desde que a Lenovo comprou a Motorola do Google deve continuar sem resposta. Embora a empresa chinesa tenha revelado interesse no sistema da Microsoft, parece pouco provável que ela adote na marca “Moto”, que tradicionalmente usa Android. Porém, só nos resta aguardar o que vem por aí.

Moto G 3, Galaxy J5 ou iPhone 5C: qual celular comprar? Comente no Fórum do TechTudo.

* Correção: a matéria foi publicada inicialmente com o a informação incorreta de que o TC70 seria fabricado pela Motorola Solutions. No entanto, o aparelho é fabricado pela Zebra Technologies. O gadget fabricado pela Motorola Solutions é o LEX L10. O texto foi atualizado as 18h50 do dia 08/01.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabriel Santos
    2016-09-05T08:41:06

    Algo que me deixou em dúvida se a Lenovo vai manter o Android puro nos moto g, e, x ou pretende fazer modificações com o sistema, e de quanto tempo isso pode demorar... É só isso que eu me preocupo :/

  • Nixon Correia
    2016-01-08T15:12:58  

    Esse negocio ai de que tudo que vem da China é ruim. Vcs estão enganados, o pastel que eles fabricam é muito bom.

    recentes

    populares

    • Nixon Correia
      2016-01-08T15:12:58  

      Tem umas chinezinhas que tem uns pastelzinhos bem gostosos kkk. Asa Akira e uma delicia huahuahua

    recentes

    populares

    • Nixon Correia
      2016-01-08T15:12:58  

      Agora aqui o papo é pastel e olhos puxadim kkkkkkk

  • Luciano
    2016-01-08T11:17:31  

    Acredito que os Smartphones da Motorola terão um UP porque os notebooks da Lenovo são perfeitos....tenho um e não troco por outra marca. Para mim Asus e Lenovo são imbatíveis....

    recentes

    populares

    • Luciano
      2016-01-08T11:17:31  

      a lenovo foi comprada por um grupo e chineses também donos da cce agora a motorola

    recentes

    populares

    • Luciano
      2016-01-08T11:17:31  

      Lenovo é só mais uma Postivo da vida, tudo que ela fabrica é de origem e qualidade duvidosa. Passo longe!

  • Diogo Dias
    2016-01-14T09:28:57  

    E agora? Moto X Play ou Lenovo A7010 ? eis a questão!

    recentes

    populares

    • Diogo Dias
      2016-01-14T09:28:57  

      Estou adorando o A7010. Até o momento só não gostei muito do formato dele, para mim e um pouco ruim de manusear. De resto, não deixa nada a desejar com o Moto X.

    recentes

    populares

    • Diogo Dias
      2016-01-14T09:28:57  

      Comprei um Lenovo Vibe e nao me arependo o ceelll, e uma máquina, já usei moto X, MotoG3 e não trocaria por o meu Vibe

  • Adilson Raimundo
    2016-01-08T12:06:46  

    Uma vez questionei a assistência técnica desta marca por causa da duração da bateria. Foi pré-smartphone. Questionei que a bateria deles durava um dia e meio, enquanto a Nokia durava 7 dias. Resposta da atendente: A Nokia é melhor! Depois disso nunca mais comprei nada que fosse Motorola!

    recentes

    populares

    • Adilson Raimundo
      2016-01-08T12:06:46  

      Se atendente entendesse de telefone, ela estaria na divisão de tecnologia da empresa, e não atendendo telefone.

    recentes

    populares

    • Adilson Raimundo
      2016-01-08T12:06:46  

      André, um smartphone sem nenhum app sem wi-fi, sem redes móveis, só telefone e SMS dura no máximo 48 horas. O meu Nokia quadradinho aguentava até 10 dias seguidos sem carregar, e utilizando pra mandar SMS e jogar direto.

  • Claudio Barbosa
    2016-01-08T11:25:36  

    Meu Deus.....quem tinha preconceito contra os celulares chineses e amamvam ou amam o MOtorola com ficará?

    recentes

    populares

    • Claudio Barbosa
      2016-01-08T11:25:36  

      Até a pouco tempo todos os iPhone eram montado na China! Se eu não me engano a primeira fábrica de iPhone fora da China e em Jundiaí SP . todo projeto e desenvolvido na Califórnia U.S.A ! A grande vatangem para Apple da vantagem ser na China e a mão de obra barata.

    recentes

    populares

    • Claudio Barbosa
      2016-01-08T11:25:36  

      muito brasileiros sao ignorante !!!!!!!!!kkkk Hoje China a mão de obra barata??? nao!!!!!!!!Empregado chinesa ganha mais do que brasileiro. Eficiente de fancionamento muito mas PAPIDO do que brasileiro .Uma hora chinesa consigo fazer 3 ,mas brasileiro so consigo fazer 1 .

  • Renato Rocha
    2016-01-11T01:09:47  

    Lenovo + Motorola = Quem arrisca????

    recentes

    populares

    • Renato Rocha
      2016-01-11T01:09:47  

      Quem possui moto x , moto g, moto e, Lenovo já fabrica os smarts a algum tempo.

  • Geferson
    2016-01-09T08:34:41  

    Torço o nariz qdo leio ou ouço "LENOVO", é involuntário. Qdo fiquei sabendo que lenovo havia comprado a motorola me decepcionei, agora que finalmente temos bons smarts android, a lenovo se mete. Tomara que a divisão da motorola continue a frente da fabricação dos smarts moto.

    recentes

    populares

    • Geferson
      2016-01-09T08:34:41  

      Já faz tempo que a Lenovo fabrica esses smarts, agora só vai mudar o nome! Esse povinho brasileiro se liga em "nome de marca" que vou te contar viu!

    recentes

    populares

    • Geferson
      2016-01-09T08:34:41  

      Lenovo e uma porcaria meu amigo, eu falo pro experiencia propria

  • Erick Ivarrola
    2016-01-12T11:23:32

    A China comprou meu comentário

  • Pedro Vasconcelos
    2016-01-11T00:34:23  

    Alguém me ajuda !!! Tenho um moto g 3 e n consigo atualizar para o Android 6.0 eu tento manualmente mas diz q o meu software está na última versão sendo q o meu Android está na 5.1.1 eu moro no Ceará n sei se faz alguma diferença na atualização e a minha NET é fraca.

    recentes

    populares

    • Pedro Vasconcelos
      2016-01-11T00:34:23  

      Procura uma Internet melhor para fazer sua atualização, não tem segredo não!

  • Thiago Villar
    2016-01-09T00:46:05

    CCE

  • Thiago Villar
    2016-01-09T00:45:07

    Começou Comprando Errado.

  • Thiago Villar
    2016-01-09T00:44:54

    CCE = Começou Comprando Errado.

  • Thiago Villar
    2016-01-09T00:44:12

    CCE = COMEÇOU COMPRANDO ERRADO kkk

  • Thiago Villar
    2016-01-09T00:42:16

    CCE = COMEÇOU COMPRANDO ERRADO kkkkkkkkkk

  • Carlos Neves
    2016-01-09T02:22:41  

    Já vão tarde !!! O que não serve pra nós Brasileiros, mandamos pra China... Os ChingLins são os mais indicados mesmo, afinal de contas, tudo quanto é porcaria, vem de lá !!!

    recentes

    populares

    • Carlos Neves
      2016-01-09T02:22:41  

      Cara acorda... Garanto q hj vc esta usando alguma coisa da china.... Os cara vão dominar o mundo. hoje já compete direto com os EUA e Japão. A credibilidade é questão de tempo, pois tecnologia eles tem. Os caras fazem trem bala, carros, todo tipo de eletrônico, etc. Comparar o Brasil com a China é a mesma coisa da Formiguinha/Elefante.

    recentes

    populares

    • Carlos Neves
      2016-01-09T02:22:41  

      Isso mesmo senhores, defendam esses falsificadores, aliás, por que não fazem campanha para que tenhamos um presidente Chinês ???

  • Maycow Kardozzo
    2016-01-10T12:05:44

    Põe windons no moto. Q nunca mais eu compro um.

  • Marcos Martins
    2016-01-09T20:15:31  

    o q é lenovo????

    recentes

    populares

    • Marcos Martins
      2016-01-09T20:15:31  

      Meu p.a.u

    recentes

    populares

    • Marcos Martins
      2016-01-09T20:15:31  

      Lenovo é uma marca de smartphone e notebook chinesa, mais já existe no Brasil uma fabrica de notebook lenovo, já tive um smartphone Lenovo é muito bom ate agora foi o melhor smartphone que possuí.

  • Dudu Leon
    2016-01-09T22:16:35

    Lá se vai a melhor marca de celulares de preso bacana

  • Ricardo Clementino
    2016-01-08T21:31:11  

    Compre um iphone e sejam felizes para sempre.

    recentes

    populares

    • Ricardo Clementino
      2016-01-08T21:31:11  

      Veja no Mercado Livre a quantidade de iphones com defeito pra vender.....

    recentes

    populares

    • Ricardo Clementino
      2016-01-08T21:31:11  

      Compre um iPhone e sinta uma imensa vontade de chuta-lo na parede de tanta raiva que ele te proporciona. iPhone nunca mais, se um dia decidir trocar meu Windows Phone por outro sistema com certeza vou passar o mais distante possível do iOS.

  • Marcos Martins
    2016-01-09T20:16:00

    Partiuuu Samsung.........

  • Julio Machado
    2016-01-09T19:39:23

    Vici já era se for ruim de assistência igual a Lenovo ,comprei um notebook com 8 meses deu problema tive que encostar pois não há assistência perto e o Sac deles é uma porcaria envie fotos várias vezes que pediram e até hoje não me ajeitaram nem o Reclame aqui me salvou .

  • Wallace Fabiano
    2016-01-09T19:21:09

    Se não receber atualizações, não tem problema! Existem roms modificadas..

  • Everaldo Xavier
    2016-01-09T18:44:07

    CCE = COMEÇOU COMPRANDO ERRADO !

  • Jonatas Silva
    2016-01-09T14:37:06  

    Meu Deus... A marca motorola tem mais reputação no mercado que a lenovo, com isso, as vendas dessa nova marca vai cair muito. Que empresa burra. Vou voltar a comprar Sansung.

    recentes

    populares

    • Jonatas Silva
      2016-01-09T14:37:06  

      ainda bem que nao comprei o moto g3