08/01/2016 16h16 - Atualizado em 08/01/2016 16h19

Drone gigante que pode transportar pessoas é destaque na CES 2016

Marlon Câmara
por
Da CES 2016

Os drones atuais já fazem muito mais que voar e gravar vídeos. Alguns podem proteger a sua casa, outros entregar encomendas. A fabricante chinesa Ehang resolveu entrar no espírito inovador e mostrou na CES, em Las Vegas, o protótipo do 184, o primeiro drone que pode carregar pessoas em seu interior. O robô é bem maior que os comuns, e chamou muito a atenção durante a feira.

Acompanhe tudo o que está rolando na CES 2016 ao vivo

O aparelho tem um funcionamento muito simples: o passageiro escolhe a distância que quer percorrer e aperta um botão que faz o drone decolar. Depois, quando ele chegar ao destino, é só apertar um segundo botão para pousar. O robozão, que só pode carregar um viajante por vez, é capaz de voar por 23 minutos e chega a uma velocidade de 100 km/h.


A Ehang diz que o drone é bem seguro para voar, com vários dispositivos de segurança que garantem o robô no ar por mais tempo mesmo acabando a bateria, por exemplo. Mas o brinquedo não inspira muita confiança e, em uma primeira olhada, parece que o usuário vai precisar de muita coragem para se arriscar em um desses.

Drone 184 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)O protótipo do drone 184 permite carregar pessoas e tem funcionamento simples (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Ainda não existe previsão de lançamento para o 184, muito menos preço. Até porque ele ainda é um protótipo, e precisa de aperfeiçoamento. Ainda assim, ele é bem interessante para mostrar como a tecnologia dos drones está evoluindo tão rapidamente, a ponto de imaginarmos estar voando em um desses em um futuro próximo.

Drone 184 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)O protótipo do 184 não inspira confiança, mas possui muitos dispositivos de segurança (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

O que esperar da CES 2016? Confira no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cleber M
    2016-04-28T11:17:26

    23 horas ou 23 minutos ?

  • Jorge Costa
    2016-02-14T09:09:29

    Todos estão Filosofando sobre sobre " ser ou não ser" incoerente denominar esse aparelho de DRONE.. Esse veículo aéreo , tripulado ou não , automático ou não , provavelmente deverá ter outra denominação ...

  • Pedregulio Salgado
    2016-01-09T09:27:04  

    PODE COLOCAR A SOGRA PRA FAZER UM TESTE ?

    recentes

    populares

    • Pedregulio Salgado
      2016-01-09T09:27:04  

      Pode, mas sem programar a aterrizagem.....rsrsrsrsrsr

  • Leandro S.
    2016-01-08T17:36:34  

    Um drone é um veículo aéreo NÃO tripulado, logo, isso não é um drone.

    recentes

    populares

    • Leandro S.
      2016-01-08T17:36:34  

      Você já escolheu a sua.

    recentes

    populares

    • Leandro S.
      2016-01-08T17:36:34  

      Se o "passageiro" aperta um botão para decolar e pousar, ele interfere no comando da aeronave, na minha opinião, é um tripulante.

  • Fábio Yoshida
    2016-01-08T18:45:39  

    Este é o primeiro helicóptero elétrico. Dificilmente fará sucesso mas sua função é iniciar uma nova era no transporte individual. Em breve, este tipo de aeronave terá espaço para mais passageiros e autonomia maior e sem necessidade de helipontos, tudo isso com controles mais fáceis, possibilitando que o cidadão comum, com poucas aulas, consiga pilotá-lo com segurança. Não teremos carros voadores, teremos superdrones.

    recentes

    populares

    • Fábio Yoshida
      2016-01-08T18:45:39  

      Melhor ainda.

    recentes

    populares

    • Fábio Yoshida
      2016-01-08T18:45:39  

      Achei que a ignorância não existia no Japão. Acredito nas novas ideias sempre. Algo inicial pode ser aperfeiçoado. A concorrência vai chiar, os vendedores de carros e motos burros vão boicotar. Os empresários inteligentes verão nova oportunidade de abraçar a natureza. Quem enxerga só problemas é um idiota reclamão.

  • Vinicius Bacelar
    2016-01-11T10:55:19

    Isso aí é um drone sim.. Qual a dificuldade de entender isso ?

  • Glaucio Costa
    2016-01-09T10:26:01  

    Pensei que isso já se chamasse helicóptero!

    recentes

    populares

    • Glaucio Costa
      2016-01-09T10:26:01  

      a nem, me poupe! eu nao li isto

  • Charles Siqueira
    2016-01-09T09:51:55

    Futuro ta ai.......se o planeta não sucumbir antes....

  • Hummerhell
    2016-01-09T09:26:37

    ....belo fatiador de carne...

  • Dharles Ferreira
    2016-01-09T09:15:14

    Independentemente do tempo de vôo, gostaria mesmo era de ver o chefe da equipe do projeto deste drone entrar dele e fazer um teste drive, ai eu acredito.

  • Cristiano Lemos
    2016-01-09T00:28:27  

    23h ou 23min????

    recentes

    populares

    • Cristiano Lemos
      2016-01-09T00:28:27  

      Pois é 23 minutos é a autonomia do drone de brinquedo do meu filho.

    recentes

    populares

    • Cristiano Lemos
      2016-01-09T00:28:27  

      duvido 23h de voo... ko porque se nao ja existiriam avioes com bateria . sendo que aviao e mais eficiente que o drone.

  • Cleber Btl
    2016-01-09T02:57:21  

    fazendo o cálculo dá 38,33 km por carga de bateria

    recentes

    populares

    • Cleber Btl
      2016-01-09T02:57:21  

      esse tempo provovelmente não e em velocidade máxima e sim parado no ar.. quem tem drone sabe que quando vc voa em velocidade reduz o tempo de bateria .

  • Eduardo Anjos
    2016-01-09T08:51:11

    Os incompetentes da materia nem conseguiram um video do drone em voo.

  • Vitor Leitao
    2016-01-09T08:50:24

    23 horAS...KKK TECHTUDO

  • Josimar Junior
    2016-01-09T08:49:08

    23 horas ou 23 minutos???????.... ah estagiarios.... o mais importante da notícia não foi dito....rsrsrs

  • Delcir Dallagnol
    2016-01-09T08:41:03

    Em algumas cidades de determinados lugares do Brasil vão enfiar a família inteira dentro....aí o bicho não levanta.

  • Douglas Ferrari
    2016-01-09T03:53:48

    Será que tem idiota que não percebeu que este drone aí ,é apenas um projeto de computador.

  • Ewerton Carvalho
    2016-01-08T23:42:21

    Porque eu Negon não apareceu direito?

  • Rumoaohepta7
    2016-01-09T00:04:06  

    É estritamente proibido controlar ou pilotar este protótipo bêbado! Qualquer trocada de pés, adeus pernas.

    recentes

    populares

    • Rumoaohepta7
      2016-01-09T00:04:06  

      Ele não tem pedaleira. Ele é controlado por um Tablet. Apenas isso.

  • Ricardo Martins
    2016-01-09T00:08:48

    Por que ainda não fizeram um drone cheio de bombas para serem jogadas no plenário cheio de padrões do PT?

  • Samuel Silva
    2016-01-09T01:49:35

    Puxa o padre dos balões podia estar vivo para testar, com certeza não morreria...

  • Flavio Junior
    2016-01-09T01:44:02

    Vou comprar um desse . rs

  • Ricardo Martins
    2016-01-09T00:09:18

    Ladrões*

  • Anibal Nakagawa
    2016-01-09T00:01:02

    no video diz ser 23 horas e no texto 23minutos?!?! qual é a verdadeira autonomia???

  • Alexandre Cunha
    2016-01-08T22:51:12

    helicoptero pequeno, e não um drone gigante. se for assim, vou colocar piloto automático em um apache e chamar de drone