19/01/2016 06h00 - Atualizado em 19/01/2016 06h00

Novos processadores só vão aceitar rodar Windows 10, diz Microsoft

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Os futuros processadores da AMD, Intel e Qualcomm terão suporte restrito ao Windows 10, deixando de lado versões antigas e populares do sistema operacional, como o Windows 7 e Windows 8.1. A medida, anunciada pela Microsoft, reflete sobre alguns modelos Skylake atuais da Intel e é focada em versões corporativas do sistema.

Skype Translator já está disponível para todos os usuários Windows 10

A mudança da Microsoft pode ser vista como um movimento estratégico para empurrar seus clientes corporativos a realizarem o upgrade para o Windows 10. Ao restringir o suporte do sistema operacional a processadores mais novos, a companhia coloca pressão para que empresas do mundo inteiro realizem a migração para o sistema mais novo.

Nova política da Microsoft visa forçar o upgrade para o Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Nova política da Microsoft visa forçar o upgrade para o Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Para atender às necessidades de grandes empresas que podem demorar ainda no processo de migração do Windows 7, ou 8.1, para o 10, a Microsoft vai manter o suporte a alguns processadores Skylake da Intel até julho de 2017.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Do ponto de vista do usuário doméstico, no futuro, isso significará que novos computadores equipados com as futuras gerações de processadores da AMD, Intel e Qualcomm não terão suporte a Windows antigos. Na prática, isso pode significar desde perda de algumas funções desses sistemas até instabilidade e mal funcionamento.

Segundo a Microsoft, há um considerável volume de trabalho necessário para garantir que versões antigas do Windows funcionem corretamente em processadores mais novos.

A medida de restringir suporte a essas edições em novos processadores é também uma forma de agradar os fabricantes de hardware, que acabam desobrigados a investir na criação de drivers para manter os sistemas velhos operando em novos computadores.

O Windows 10 vale a pena? Comente no Fórum do TechTudo

Vale destacar que a mudança não significa que Windows 7 e o Windows 8.1 deixarão de ser suportados nos equipamentos em que rodam atualmente. Atualizações de segurança e correção de bugs devem continuar sendo liberadas pela Microsoft até que os prazos de suporte dos dois produtos seja encerrados em 2020 e 2023, respectivamente.

Via Microsoft Experience Blog

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Claudio Merlo
    2016-02-16T21:48:08

    o foco é win 10 nao o processador ...

  • Cristiano Scalamato
    2016-01-20T14:34:54  

    Isso é ridículo. Duvido que as fabricantes de hardware aceitem tais embustes propostos pela MS. E se eu quiser instalar outro sistema. E se eu quiser instalar uma distro Linux, um SCO-Unix, sei lá, qualquer coisa. Vai querer me dizer que o processador não vai ser compatível com meu sistema operacional ??? Há algo errado ou vou ter que voltar pra faculdade ...

    recentes

    populares

    • Cristiano Scalamato
      2016-01-20T14:34:54  

      Amigo creio que o você tenha entendido errado a notícia (O titulo também não ajuda muito) o que a matéria quer dizer é que a Microsoft não garante que seus sistemas operacionais mais antigos (7, 8, 8.1) funcionaram em processadores novos ... Não que ela vai obrigar algum fabricante a só suportar Windows em seus hardwares

  • Caleby Silva
    2016-01-19T15:17:24  

    Conheçam o linux, sem fanatismo, não sou fã boy, mas windows já era.

    recentes

    populares

    • Caleby Silva
      2016-01-19T15:17:24  

      Concordo com o Mirai, está longe de ser um sistema operacional para todos os usuários de PC's.

    recentes

    populares

    • Caleby Silva
      2016-01-19T15:17:24  

      dependa do Terminal para fazer tudo, escrevendo comandos bizarros!

  • Bruno Ribeiro
    2016-01-20T13:27:30

    Ou seja, computadores com processadores mais antigos serão mais caros que os novos? kkkkkkkkkkkkk. Ridículo isso, computador é meu e eu instalo o sistema operacional que eu quiser....

  • Carlos Dinão
    2016-01-20T07:22:44  

    Estou muito satisfeito com meu 486 DX/2 66MHz 16MB rodando D.O.S e MS Windows 3.11. Jogos tipo Prince Of Persia, Doom, Wolfenstein 3d, Hexagon, Heretic, Blood rodam sem dar nenhuma travada com minha avançada placa de vídeo VGA Matrox 4MB e a super placa de áudio SoundBlaster 16. Show de bola meu PC Game.

    recentes

    populares

    • Carlos Dinão
      2016-01-20T07:22:44  

      Coloquei winkawaks no meu, estou feliz agora.

  • Tenente Zureta
    2016-01-20T07:19:25

    Olha ae a Microsoft querendo que as pessoas migrem forçadamente pra essa cilada cheia de bugs e incompatibilidades chamado Windows 10 !!! E claro, os leitores mais leigos vao entrar em desespero e logo pensarão realmente em mudar o seu sistema (win7 ou 8.1) que estão bem funcionais, para essa boca de lobo do Win10.... que só vai estar estavel e funcional a partir de 2018.

  • Maluquero Bok
    2016-01-19T14:37:31  

    primeiramente tem q parar de fazer i5 quad core custando mil reais.. o meu i5 2500 tem desempenho bem parecido em jogos, quase a mesma coisa que os atuais, e custou metade do preço.. Quando lançarem um octa core que compensar, com bom desempenho, e tiver um preço acessível, ai talvez eu comece e planejar a trocar meu i5, por enquanto só penso em uma VGA melhor pra esse ano e talvez.. um SSD(mas esse só quando lançarem 500gb e com preço decente).

    recentes

    populares

    • Maluquero Bok
      2016-01-19T14:37:31  

      Dentro dos próximos 5 anos vc provavelmente vai conseguir manter o 'esqueleto' da sua máquina e jogar tranquilamente, mas quando estiver se aproximando a nova geração de consoles, provavelmente os sockets de processador e as compatibilidades de VGA estarão bem diferentes e nossas máquinas de hoje ficarão ineficientes. Dessa maneira, vc acaba migrando pra nova arquitetura de OS e processador no longo prazo, mesmo que não queira.

  • Rafael Silveira
    2016-01-19T15:40:21

    Antes os novos pcs/notes só aceitarem windows 10 do que a MS enfiar o upgrade para o mesmo na goela de máquinas que não são compatíveis. Este mesmo note que escrevo não funciona o WIFI com o 10...

  • Felippe Rodrigues
    2016-01-19T15:15:10

    Isso não é só pra "empurrar" o novo sistema operacional, nessa matéria só foi citado pontos negativos dessa mudança. Isso vem acontecendo por que a Microsoft está unificando todo ecossistema Windows, e TODOS os APPS / JOGOS / SOFTWARES vão passar a rodar tanto pra PC quanto pro Celular (Windows Phone) e para o XBOX (ONE), por isso esse tipo de mudança e acredito ter outros motivos também.