Celular

31/01/2016 08h00 - Atualizado em 31/01/2016 08h00

Vale a pena comprar um Galaxy S4 usado? Lista traz prós e contras

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Samsung Galaxy S4 é um celular com lançamento em 2013. O smartphone chegou ao mercado como top de linha, mas atualmente pode ser encontrado usado em lojas virtuais pelo preço médio de R$ 500. A fabricante já lançou vários telefones depois do S4, no entanto, investir no modelo usado poder ser vantajoso.

Ainda vale a pena comprar um Galaxy S4? Confira vantagens e desvantagens

Com hardware interno potente e custo-benefício positivo, ainda vale a pena comprar um Galaxy S4? Confira os detalhes abaixo e decida se investir em um S4 usado é uma boa ideia.

Galaxy S4 tem bateria de 2.600 mAh (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Galaxy S4 tem bateria de 2.600 mAh (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Galaxy S4: vale a pena comprar o celular usado? (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Especificações Técnicas

O Galaxy S4 roda Android 4.2.2 (Jelly Bean), contando com processador Qualcomm Snapdragon 600 quad-core, de 1,9 GHz; memória RAM de 2 GB; armazenamento interno de 16 GB; tela de 5 polegadas (1080 x 1920 pixels); câmera traseira de 13 megapixels e câmera frontal de 2 megapixels; conexão 4G e Wi-Fi; e, por fim, bateria com capacidade de 2.600 mAh.

As configurações não são as melhores do mercado, mas, ainda assim, são boas, principalmente ao considerar que esse é um celular com lançamento em 2013, dois anos antes do Galaxy S6

Galaxy S4 tem tela de 5 polegadas e bordas arredondadas (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Galaxy S4 tem tela de 5 polegadas e bordas arredondadas (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Aparelho tem especificações técnicas bem interessantes (Foto: Luciana Maline/TechTudo))

Visualmente, o Galaxy S4 segue o padrão da linha Galaxy, com bordas arredondadas e botão home. Apesar disso, o smartphone não tem o design mais recente da série, que mudou bastante a partir do irmão mais novo, Galaxy S5, e foi mantido no S6 e no S6 Edge. Quanto às dimensões, o telefone não mudou tanto assim, afinal o S4 tem medidas de 136,6 x 69,8 x 7,9 mm e 130 g de peso.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Garantia e Assistência Técnica

Um detalhe importante na hora de comprar um aparelho usado é saber quanto tempo de uso ele tem. Não é ideal, por exemplo, investir em um modelo cuja garantia de fábrica já tenha encerrado. A assistência técnica da Samsung tem diversos locais no Brasil, o que já é um ponto positivo. Mesmo que o cliente tenha que pagar por possíveis consertos, provavelmente, não terá dificuldade de encontrar serviço autorizado por perto.

Assistência técnica da Samsung é boa no Brasil (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Assistência técnica da Samsung é boa no Brasil (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Preços

O Galaxy S4 usado pode ser encontrado em sites como o Mercado Livre por preços em torno de R$ 500. O valor está bem mais em conta do que uma unidade nova do celular da Samsung, que tem, nas principais lojas do varejo, preços em torno dos R$ 1300. Com isso, comprar um Galaxy S4 usado pode sair por menos de um terço do smartphone novo. 

Concorrentes

Por até R$ 500, é possível comprar, por exemplo, o Redmi 2 e o Lumia 635. O telefone chinês tem tela de 4,7 polegadas (720 x 1280 pixels), sistema MIUI 6.0, conexão 4G, entrada para dois chips, processador quad-core Snapdragon 410, de 1,2 GHz, memória RAM de 1 GB e armazenamento interno de 8 GB. 

O Lumia 635, por sua vez, tem conexão 4G, Windows Phone 8.1, tela de 4,5″, processador quad-core Snapdragon 400, de 1,2 GHz, 512 MB de memória RAM e armazenamento interno de 8 GB.

Sistema do Redmi 2 é Android com cara de iPhone (Foto: Luana Marfim/TechTudo) (Foto: Sistema do Redmi 2 é Android com cara de iPhone (Foto: Luana Marfim/TechTudo))Redmi 2 tem tela de 4,7 polegadas HD e entrada para dois chips com Internet 4G (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Mesmo para um smartphone de 2013, o Galaxy S4 tem especificações técnicas mais avançadas do que muitos telefones mais atuais. Quando o assunto é desempenho do hardware, ainda vale muito a pena comprar o S4 em vez de um celular de entrada.

Conclusão

Antes de comprar um celular usado, é importante analisar as condições do dispositivo com cuidado. Se o telefone estiver conservado, com bom funcionamento e preço próximo de R$ 500, essa pode ser uma boa compra, até porque o modelo tem especificações melhores do que diversos gadgets lançados em 2014 ou 2015. 

Qual é o melhor smartphone intermediário? Comente no Fórum do TechTudo

O grande problema de comprar um telefone antigo, porém, é saber o quanto ele ainda vai durar. A bateria pode estar viciada, o desempenho, um pouco pior, e outras possíveis falhas acumuladas com o tempo de uso. Para isso, a melhor opção, é testar um smartphone usado antes de comprar. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Professor
    2016-01-31T16:19:31  

    Não compre smartphones usados, pois geralmente a vida útil da bateria já chegou ao fim. Com 500 dilmas já é possível comprar um Lumia 640 que atenderá bem a maioria dos usuários, além disso é um produto novo e em linha.

    recentes

    populares

    • Professor
      2016-01-31T16:19:31  

      esse Nokia Lumia se não me engano é windows phone !!! Nao quero nem de graça quero essa porcaria...o q comprei, fiz ele voar contra o muro de tanta raiva destaBosta....minha opnião.

    recentes

    populares

    • Professor
      2016-01-31T16:19:31  

      João... vc que não deve entender a utilidade dele. OU então gosta de encher o cel de aplicativos inúteis

  • Joao Kosecki
    2016-01-31T19:52:33  

    nunca mais compro essa porcaria de windows phone !!!! Nunca mais !!!! Todos os lançamentos de aplicativos tesão, sai primeiro para Android etc...e somente após 1 ano que esses aplicativos vão para essaPorcaria de Windows phone !!!

    recentes

    populares

    • Joao Kosecki
      2016-01-31T19:52:33  

      E vc quer mais aplicativos pra quê ? Tenho o Face, twitter e whats e já atende muitíssimo bem além do sistema ser bem mais fluido. Qual aplicativo vc que, aquele que simula tela quebrada ? kk

  • Marcelo Alves
    2016-01-31T11:57:38  

    eu precisava comprar um smart mais baratinho para andar na rua pq andar um iphone 6 ou galaxy s6 é pedir pra ser roubado e tomar um prejuizo muito alto, entao precisava de um mais basico, barato e bom, comprei um Galaxy J2 por 457 reais em promoção, excelente aparelho, recomendo, ele tem o tamanho do iphone 6, inclusive o touch win da samsung esta bem mais fluido neste aparelho e tem vindo com bem menos porcarias de apps inuteis da samsung

    recentes

    populares

    • Marcelo Alves
      2016-01-31T11:57:38  

      Eu tenho um S4 mini duos e também atende minhas necessidades não tenho problema é nois!!!!!!

  • Jacques
    2016-01-31T21:39:18  

    Foi um dos piores smartphones que tive! Travar, claro que essa porcaria trava, mas com 'milhões' de vírus e mais alguns zilhões de malwares, é lógico que essa porcaria iria acontecer! E isso, com certeza, é culpa do sistema Androga. Meu Galaxy S4 nunca parou de travar! Recomendo comprar o iPhone 6 de 64GB, que bate de frente todos os smartphones com Android.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2016-01-31T21:39:18  

      tmabém, fica vendo "suados e molhados" pelo celular, ae fica difícil não pegar vírus hahaha.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2016-01-31T21:39:18  

      Problema com smart todos podem ter...mas na maioria dos casos o problema é o usuário...eu tive um S4 e nunca tive problema algum...problemas com mauware e virus não tenho nem no pc.

  • Linguador
    2016-01-31T14:24:15  

    Duvido que essa porcaria ainda funcione! Não basta ser pobre, tem que ter um celular da Samsung.

    recentes

    populares

    • Linguador
      2016-01-31T14:24:15  

      hater

    recentes

    populares

    • Linguador
      2016-01-31T14:24:15  

      Eu tinha um celular da Samsung q durou 7 anos. Acho q eh a melhor marca quanto a duração do aparelho. Só a bateria q com o tempo naturalmente perdeu um pouco da capacidade

  • Yuri Barbosa
    2016-02-01T09:56:04

    Porcaria...! Tive um S4 que queimou sozinho... sempre usei carregador original e do nada o celular queimou uma "plaquinha" que custava R$750. Isso já tinha acontecido com outro aparelho samsung que tive. E quando fui perguntar a assistência da empresa eles me falaram que acontece normalmente. Estou com um Moto X Style.... o celular é muito melhor.. não esquenta... bateria melhor.. camera melhor.. sistema puro...

  • Gui Marques
    2016-02-01T09:52:42

    Vale a pena comprar sim. Bem pesquisado acha até por menos d 500 reais. Eu tenho um S4 i9515L, rodando liso a Cyanogenmod 13 (Android 6.0 Marshmallow).

  • Francisco Bruno
    2016-02-01T09:15:01

    Gostava no meu S4 e depois do meu S5, hoje gosto do meu Moto X Force.

  • Gilson Pereira
    2016-02-01T08:14:52

    Nada contra, mas ao postar um comentário de algo que (nunca teve), baseando-se em nada, vocês estão fazendo um desserviço, galera, vamos segurar o ímpeto é parar de falar mal de algo que nunca tivemos

  • Fábio M.g.
    2016-02-01T01:12:28

    O problema todo é que o preço dos smartphones esta completamente superfaturado. Esse tipo de aparelho não pode custar tanto, caso contrário só alimenta a atratividade para a bandidagem. Gente esperta anda com aparelho barato. Smartphone acima de R$400,00 aqui no Brasil é pedir para ter prejuízo enorme em caso de assalto, pois infelizmente hoje é o tipo de crime preferido pelos bandidos.

  • Linguador
    2016-01-31T14:14:54  

    O pobre tem sempre a esperança de quando morrer ir para o céu e ganhar um iPhone.

    recentes

    populares

    • Linguador
      2016-01-31T14:14:54  

      Status kkkkkk somente pro trouxa do brasileiro mesmo, que acha que um smartphone lhe define. Se você é um bosta pode tatuar a Maça da Apple na testa, que você continuará sendo um bosta kkkkkk.

    recentes

    populares

    • Linguador
      2016-01-31T14:14:54  

      As pessoas realmente normais, precisam somente de uma coisa: CÉREBRO, coisa ausente em muitos, pelo o que se observa nos comentários kkkkkk Entrando na onda infelizmente Iboyola é Iboyola e sempre foi assim kkkk

  • Igor Gonçalves
    2016-01-31T20:40:08

    Um dos melhores smartphones que tive! Travar, claro que travava, mas com 'milhões' de app's e mais alguns zilhões de jogos, é lógico que iria acontecer isso, mas com certeza um celular que nunca me deixou na mão! Recomendo comprar com toda a certeza, bate de frente com muito smartphone atual.

  • Max Mta
    2016-01-31T20:21:20

    SE ACABAR O ZAP ZAP, O POBRE MORRE. PK ELE VIVE EM FUNÇÃO DE ZAP ZAP

  • Rodrigo
    2016-01-31T15:51:17  

    Nunca mais compro samsung, TODOS os meus deram defeito rapido.

    recentes

    populares

    • Rodrigo
      2016-01-31T15:51:17  

      lógico, você deve deixar o celular cair o tempo todo e acha que ele é feito de titânio? Aposto que voCÊ NÃO CUIDa

  • Rhyss1972
    2016-01-31T19:40:39

    eu tenho Samsung s-6 e bom

  • Rhyss1972
    2016-01-31T19:21:31

    TENHO O SAMSUNG S-6 E BOM

  • Ronaldo Silva
    2016-01-31T18:44:08

    O máximo que eu pago num celular são 300 contos e tem que ter tudo, não precisa ser lançamento, mas tem que ser zero o atual é um LG, que custou 250; show de boleba, tem até TV.....kkkkk.....kkk...é smart....kkkkk......kkk..... 250.......montão de anos comigo( 2 )...kkkk.....

  • William Marcatti
    2016-01-31T17:06:42  

    Só tem comédia

    recentes

    populares

    • William Marcatti
      2016-01-31T17:06:42  

      E S.E.M.S.U.N.G.A KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Mariana Souza
    2016-01-31T11:19:49  

    Tenho o Galaxy S4 e adoro ele, pra mim é perfeito.

    recentes

    populares

    • Mariana Souza
      2016-01-31T11:19:49  

      LG g2 deve ser bom sim, o nexus 5 foi baseado nesse celular quando foi lançado pelo google e LG, eu tenho NEXUS 5 e nunca vou trocar por outro celular

    recentes

    populares

    • Mariana Souza
      2016-01-31T11:19:49  

      É perfeito mesmo, só não gosto do design dele...

  • Daniele Santos
    2016-01-31T15:19:44

    Eu tenho um S4 Mini e é perfeito, atende minhas necessidades e roda até jogos mais pesadinhos... muito bom!!!

  • Douglas Dias
    2016-01-31T15:18:46

    Tem gente aida q prefere o moto g 3 do q um celular de 2013 muito mais potente

  • Carlos Alberto
    2016-01-31T10:02:27  

    compre qualquer outra marca mas sai de Samsung! kkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Carlos Alberto
      2016-01-31T10:02:27  

      Samsung e moto G são bem melhores.

    recentes

    populares

    • Carlos Alberto
      2016-01-31T10:02:27  

      galaxy win só é bom quando novo, pior porcaria que já comprei na vida!