20/01/2016 05h00 - Atualizado em 20/01/2016 08h01

Vale a pena comprar um iPhone 6 usado? Preço pode compensar

Lucas Mendes
por
Para o TechTudo

O preço do iPhone 6 certamente caiu desde seu lançamento em 2014, mas ainda permanece alto – a versão de 16GB custa R$ 3.199 e a de 64GB, R$ 3.499. Vale lembrar que a câmera permanece com apenas 8MP e não há mais a versão de 128GB no Brasil desde o lançamento do iPhone 6S e do 6S Plus. Por isso, é crescente a quantidade de pessoas que optam por comprar o modelo usado celular da Apple

iPhone 6S ou iPhone 6: quais as diferenças entre os tops da Apple

Mesmo com esse aumento, muitos usuários ainda ficam apreensivos em adquirir um aparelho de segunda mão e ele vir com algum defeito. Para acabar com essas dúvidas, veja a lista de pontos positivos e negativos que podem te ajudar na hora de decidir por um usado ou não.

iPhone 6 e 6 PlusAinda vale a pena comprar um iPhone 6 usado? (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Pontos positivos

1. Preço mais barato

Hoje em dia é possível encontrar o iPhone 6 por cerca de R$ 2.300 em grupos e sites de compra e venda de aparelhos. Não podemos dizer ainda que é um um aparelho barato, mas já há uma economia para quem faz questão de ter o iPhone. O preço atual, na loja, chega a R$ 3.499. Já na época do lançamento no Brasil, o valor da versão de 64GB era de R$ 3.899.

Em alguns casos, o smartphone vendido tem pouco tempo de uso, o que aumenta as chances de obter um celular em bom estado. Para confirmar essa informação, é importante pedir a nota fiscal para o vendedor.

2. Bom desempenho

Os celulares da Apple têm ótimo desempenho, mesmo depois de certo tempo de uso. O sistema operacional iOS e os processadores são desenvolvidos pela própria Apple, o que contribui para que o iPhone rode com fluidez, sem apresentar travamentos.

iPhone 6 usado ainda pode apresentar bom desempenho (Foto: Anna Kellen/TechTudo)iPhone 6 usado ainda pode apresentar bom desempenho (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Qual é o melhor celular top de linha a venda no Brasil? Descubra no Fórum do TechTudo

No caso do iPhone 6, isso deve valer por bastante tempo. O celular tem um processador A8 com 64 bits e um coprocessador M8 – especificações que prometem garantir que o aparelho seja capaz de suportar as atualizações do iOS e o uso diário sem grandes problemas.

3. iOS atualizado

A versão mais recente do sistema do iPhone (e do iPad) é o iOS 9. Tradicionalmente, a Apple costuma disponibilizar seus OS até mesmo para os celulares mais antigos. O iPhone 4S, por exemplo, foi lançado em 2011 e já conta com o iOS atualizado. Se a empresa mantiver esse histórico, os usuários do iPhone 6 continuarão recebendo os updates do sistema por pelo menos mais três anos.

iOS 9 é o sistema operacional mais recente da Apple (Foto: Divulgação/Apple)iOS 9 é o sistema operacional mais recente da Apple (Foto: Divulgação/Apple)

Pontos negativos

1. Preço oficial ainda pode diminuir

Logo após o lançamento dos novos iPhone 6S e iPhone 6S Plus, o preço das versões anteriores diminuiu. Como a Apple costuma apresentar um celular por ano – e sempre na mesma data -, espera-se que o iPhone 7 seja anunciado em setembro deste ano.

Portanto, se você não estiver com pressa para comprar um smartphone novo, esperar mais alguns meses pode representar em uma economia ainda maior. Se esse não for o seu caso, você provavelmente vai adquirir um iPhone 6 usado mais caro do que ele será no meio do ano.

2. Possíveis arranhões e marcas de uso

Com o uso diário, é comum que algumas marcas e arranhões apareçam nos celulares, por causa de quedas e batidas acidentais. Caso o usuário não utilize uma capinha protetora, é bastante difícil que o corpo do aparelho permaneça intacto por muito tempo.

Depois de certo tempo, iPhone 6 pode apresentar algumas marcar de uso (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Depois de certo tempo, iPhone 6 pode apresentar algumas marcar de uso (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Dessa forma, ao comprar um smartphone de outra pessoa, é preciso estar ciente da possibilidade de ter em mãos um celular com marcas de uso.

3. Problemas na bateria

Uma característica negativa do iPhone – mesmo nos aparelhos novos – é a bateria. Muitos usuários reclamam que o dispositivo não consegue ficar muito tempo longe das tomadas. No caso de um iPhone 6 usado esse problema fica ainda mais evidente.

Com o passar do tempo, e com o uso constante, a tendência é que a bateria do celular passe a ter uma piora no desempenho. 

Download grátis o app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Quer saber um pouco mais sobre o iPhone 6 antes de comprar? Veja o vídeo:


Cuidado especial: iCloud bloqueado

Esse ponto exige muita atenção daqueles que pretendem comprar um iPhone 6 usado. Se você adquirir um celular da Apple bloqueado no iCloud, será possível utilizar apenas os recursos nativos do sistema. Dessa maneira, o usuário não vai conseguir baixar novos apps.

Para garantir que isso não ocorra, é preciso pedir para que o dono do iPhone finalize a sua sessão no iCloud, deslogando o e-mail cadastrado e permitindo que o novo usuário inicie uma conta diferente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabriel Nunes
    2016-01-20T11:18:49  

    "Iphone Barato" R$ 2.300 kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Gabriel Nunes
      2016-01-20T11:18:49  

      Que briga de crianças. Cada um trabalha, ganha seu dinheiro e investe aonde achar melhor. Parem dessa reina. E os que brigam aqui são os mesmos que falam que as mulheres são fúteis, só querem dinheiro.. e ficam brigando por quem tem o melhor CELULAR? Estão de brincadeira comigo.

    recentes

    populares

    • Gabriel Nunes
      2016-01-20T11:18:49  

      QUERO UM, ENTRE EM CONTATO

  • Max Mta
    2016-01-21T01:05:46  

    SE O MEU TRAVAR, EU DOU UMA PINTADA NELE AI ELE ACORDA...

    recentes

    populares

    • Max Mta
      2016-01-21T01:05:46  

      Vendoo meu 5 s dourado na farantia por 1900 reais... 027981414685

    recentes

    populares

    • Max Mta
      2016-01-21T01:05:46  

      Vai demorar vender, pois um 5S usado se encontra por ai em torno de R$ 1200,00! rsrs

  • Wagner Liborio
    2016-01-21T00:58:00  

    não sou fanboy mas venho comprando iPhone desde do 1 ate o iPhone 6 plus 128gb q tenho agora não troquei pelo 6s porque essas novas funções realmente não fazem diferença pra mim tenho um android novo q trava todo dia realmente se não e um iPhone não e um iPhone

    recentes

    populares

    • Wagner Liborio
      2016-01-21T00:58:00  

      Testa um celular que seja 64bits, única vantagem do iphone é IOS e a"estética". Mas com a tec atual 64bits nenhum androiva vai mais travar.

    recentes

    populares

    • Wagner Liborio
      2016-01-21T00:58:00  

      Wagner...eu tbm tenho Android e o meu não trava! Ah...eu já tive Iphone...4 e 4S...e eles já travaram rs

  • Gatodemais
    2016-01-21T10:15:13

    Meu irmão comprou essa semana um Iphone 6s 64GB em Vancouver Canada um preço equivalente a 780 dólares americano.

  • Renato Finamora
    2016-01-21T09:06:22

    PREFIRO MEU CAIDINHO.

  • Hermes Coelho
    2016-01-21T09:00:41

    Enquanto isso meu 5C ios e meu S6 android manda um joinha pra todos vcs.

  • Fábio Rocha
    2016-01-21T08:50:58

    A que ponto chegamos. Um bate boca tosco de que meu iPhone é melhor que seu Android. Vocês não tem família, amigos, teatro, cinema, cultura onde vivem não? Smartphone é somente mais um facilitador, independente de marca e modelo. Em um país de desigualdade social discrepante, cada um vive com o que pode e vamos respeitar isso. Poupe tempo com discussões relevantes e faça uma economia financeira... vão viajar, conhecer o mundo antes que a vida acabe com ou sem iPhone e Androids.

  • Leony Belarmino
    2016-01-20T12:52:13  

    tenho o 6 a um ano quase com uns 50gb utilizados e nunca travou, por isso compro o iphone.

    recentes

    populares

    • Leony Belarmino
      2016-01-20T12:52:13  

      Por mim pode continuar a 2k, 3k, 4k... nem ligo, me divirto mais com a minha esposa a ter um cell que daki a um ano tá valendo 500 dilmas.

    recentes

    populares

    • Leony Belarmino
      2016-01-20T12:52:13  

      quem disse que não eu tive um 4s...o infeliz vivia travando,vendi ante hoje vive travando...minha amiga entre aspa só me xinga é preço p/quem quer ter um aparelho tão complexo.

  • Sinto Autorizado
    2016-01-21T00:43:20  

    Essa matéria só confirma o que todos ja sabem: Mais vale um iPhone de segunda mão do que um Android Zero kkk E ainda vem Fandroid querer pagara de "intelijúdo" aqui por que economizou uma graninha comprando um telefone com sistema operacional que distribuem até nas escolas da áfrica

    recentes

    populares

    • Sinto Autorizado
      2016-01-21T00:43:20  

      E ISSO MUDOU A SUA VIDA/ PARABENS!!! GARANTO Q NÃO TRANSA,ATA TRANSA SIM...COM A IOS VENDO VIDEOS...LOL

    recentes

    populares

    • Sinto Autorizado
      2016-01-21T00:43:20  

      e vc é tao superior que desmoraliza os africanos, volta pra onde vc veio, pois brasileiro tem sangue negro e indio, ja dizia o Cazuza: "são caboclos querendo ser ingleses"

  • Gustavo
    2016-01-21T02:54:16

    legal que em uma matéria sobre iPhone usado, tá cheio de comentários negativos! resumindo: os que se dizem apaixonados por Android veio dar uma olhadinha só por curiosidade mesmo ;)

  • Givago Santos
    2016-01-20T16:29:35  

    BOM MESMO É NÃO TEM CELULAR, ENXERGA O MUNDO COM OUTROS OLHOS!

    recentes

    populares

    • Givago Santos
      2016-01-20T16:29:35  

      Concordo em partes Givago. O mau uso dele é que prejudica a sociedade.

    recentes

    populares

    • Givago Santos
      2016-01-20T16:29:35  

      Quer dizer que pra comer alguem tem q ter celular????!!! ... fraco hein!!!?

  • Evandro
    2016-01-20T19:11:22  

    As pessoas vivem falando mal do preço dos iPhones mas ninguém repara que TODOS OS APARELHOS TOP DE LINHA SÃO CAROS, um exemplo é o xperia z5 premium que chega a ser mais caro que o iPhone 6s. O culpado são os impostos sobre os impostos dos impostos...... Quem quiser um celular top de linha infelizmente terá que desembolsar uma boa grana independente de ser Apple, samsung, sony, etc.

    recentes

    populares

    • Evandro
      2016-01-20T19:11:22  

      culpado é o povo burro que paga caro. Tudo no Brasil é caro porque tem quem pague. Lei da oferta e demanda. Uma das raras leis que ainda se respeita no Brasil.

    recentes

    populares

    • Evandro
      2016-01-20T19:11:22  

      detalhe: 2000 reais não passa de 500 doletas... Brasileiro é favelado do planeta e acha que o mundo tem que servi-lo

  • Bruna Oliveira
    2016-01-20T14:46:52  

    So lembre de 1coisa, o americano compra o Iphone 6 por $699 , oq seria 700 reais pra gente é pra eles, se esse aparelho custasse $3.000 jamais eles comprariam, pq so brasileiro é otario em pagar um valor desse num smartphone, pense nisso

    recentes

    populares

    • Bruna Oliveira
      2016-01-20T14:46:52  

      MAS ELE GANHA EM DOLAR

    recentes

    populares

    • Bruna Oliveira
      2016-01-20T14:46:52  

      PRA ELE É AINDA MAIS BARATO ...

  • Biel
    2016-01-20T15:32:11  

    Se não é um iPhone não é um iPhone entedão isso ..

    recentes

    populares

    • Biel
      2016-01-20T15:32:11  

      Bom. Se não é um Galaxy não é um Galaxy. Se não é um LG não é um LG. Se não é um Moto não é um Moto. Que slogan mais tosco e raso.

    recentes

    populares

    • Biel
      2016-01-20T15:32:11  

      É raso pra você que relativiza. Da mesma forma que se não for uma ferrari não é uma ferrari. Fica com seu corsinha Wind aí arrastando corrente pelas paginas do iPhone seu chorão

  • Jacques
    2016-01-21T00:23:27  

    Eu sempre tive iPhone do ano, mas esse ano fiquei desempregado acho que agora não dá mais! Sem dinheiro, acho que vou experimentar um celular com a porcaria do Android.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2016-01-21T00:23:27  

      Então fica com o Lumia que pelo menos é seguro e tem mais qualidade se comparar com telefones do mesmo preço

  • Flora
    2016-01-20T22:50:44

    eu sempre tive iphone do ano mas esse ano com o dolar alto assim acho que nao quero mais!!!!

  • Vagner Souza
    2016-01-20T22:19:54

    pra quem é do rio, no site do boa dica , o iphone 6s 16gb esta a partir de 2.800,00

  • Vicente Meneses
    2016-01-20T15:56:33  

    Não adianta falar mal...é o melhor mesmo. Compra quem pode.

    recentes

    populares

    • Vicente Meneses
      2016-01-20T15:56:33  

      é por isso que você não comprou?

  • Bruna Oliveira
    2016-01-20T14:43:43  

    Sem duvida nenhuma Iphone é o melhor smartphone que existe, porem o brasileiro tem mania de grandeza, acha q porque tem um Iphone é melhor que os outros que nao tem dinheiro pra comprar e acabam no android intermediario.

    recentes

    populares

    • Bruna Oliveira
      2016-01-20T14:43:43  

      Já tive ambos. Gosto demais do IOS, mas o preço não compensa. O Android curto tb, mas o desempenho deixa a desejar em aparelhos intermediários e até bons, pois exige muita memória ram. O Windows Phone hoje é o melhor custo x benefício disparado. Sistema clean, rápido, sem travamentos, preços ótimos e bons aparelhos, só peca um pouco na loja de aplicativos, mas está mudando bastante isso, hoje a loja já tem uma gama muito boa de apps.

  • Lucas Rodrigues
    2016-01-20T16:47:31  

    Hoje em dia, quem realmente conhece o mercado da Apple, sabe que da pra comprar um 5s entre 1,200 á 1,500 e o 6 a partir de 1,900/2,000, basta saber procurar!

    recentes

    populares

    • Lucas Rodrigues
      2016-01-20T16:47:31  

      É só fazer uma pesquisa na pagina "Boa Dica".

  • Carlos Alberto
    2016-01-20T16:12:05  

    Paguei no meu 6s 900 reais aqui no Canadá

    recentes

    populares

    • Carlos Alberto
      2016-01-20T16:12:05  

      Canada? luisa tras um ai... kkk

    recentes

    populares

    • Carlos Alberto
      2016-01-20T16:12:05  

      Que escrotifero... kkkkkkk

  • Lucas Pici
    2016-01-20T18:01:02

    Paguei no meu 6s 1550 reais no olx o cara tava precisando de dinheiro ai comprei kkk. fiquei sempre ligados nesses anúncios galera.

  • Luizão
    2016-01-20T16:26:17

    E O BUG DA BATERIA?

  • Bruno
    2016-01-20T11:56:55  

    se quiser ter limites ter limites come um iphone, se quiser ser em limites compre um androide .... curta tudo,,, no mundo ,,,,

    recentes

    populares

    • Bruno
      2016-01-20T11:56:55  

      ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites ter limites

    recentes

    populares

    • Bruno
      2016-01-20T11:56:55  

      ter limites, ter limites, ter limites, ter limites, ter limites, ter limites, ter limites, ter limites, ter limites, ter limites, ter limites, ter limites, ter limites, ter limites, ter limites, ter limites, ter limites, ter limites, ter limites, ter limites, ter limites, ter limites, ter limites, ter limites,

  • Carla
    2016-01-20T16:10:50

    $699 doláres é igual a R$ 2.796,00 reais sem falar dos impostos aqui no Brasil. Portanto esse iphone sai muito caro. Melhor não comprar e deixar a poeira baixar.